iOS 13 terá Modo Escuro e novidades na interface do iPad

iOS 13 terá Modo Escuro e novidades na interface do iPad 4
Começam a surgir os primeiros vazamentos sobre os recursos do próximo iOS.

O portal de notícias Bloomberg, no mesmo artigo em que revelou a existência de futuros iPhones com câmeras 3D e portas USB-C, também entregou possíveis novidades que estão sendo desenvolvidas para o iOS 13, próxima grande atualização do sistema operacional da Apple que roda em iPhones, iPads e no iPod Touch.

Não há muitos detalhes a respeito dos recursos e a Apple costuma ser mais eficiente em manter as novidades do software em segredo do que as do hardware de seus produtos, mas listamos a seguir o que foi vazado até agora sobre o sistema.

Dark Mode

Há alguns anos circulam rumores de que a Apple incluirá um Modo Escuro (ou Dark Mode) no iOS e, aparentemente, isso deve ocorrer mesmo no iOS 13. Essencialmente, um modo escuro inverte o design clássico de aplicativos de “fundo branco com fontes pretas” para “fundo preto com fontes brancas” o que supostamente facilita a leitura em ambientes escuros, especialmente nas telas OLED dos iPhones X/XS/XS Max.

Após o macOS Mojave, Modo Escuro deve chegar ao iOS 13.
Após o macOS Mojave, Modo Escuro deve chegar ao iOS 13.

O recurso já é oferecido em uma série de apps de terceiros como Twitter, Wikipedia, Reeder e Apollo for Reddit e foi a principal novidade da última atualização do macOS – Mojave – em 2018. Além do iOS, rumores apontam que a próxima versão do Android também oferecerá um Modo Escuro.

iPad

A criação de uma nova Home para o iPad era esperada em 2018, mas teria sido adiada com a decisão da Apple de investir em melhorias de performance e correção de bugs no iOS 12, ao invés de novas funcionalidades. Esse ano, porém a nova interface deve finalmente ser lançada, mas não há detalhes do que ela irá oferecer.

iOS 13 deve trazer novidades para a interface do iPad
iOS 13 deve trazer novidades para a interface do iPad

Outro rumor levantado pela Bloomberg é que será possível navegar em várias instâncias de um mesmo aplicativo para iPad através de abas, como em um navegador. Ao contrário de sistemas desktop, como Windows e macOS, atualmente o iOS permite abrir apenas uma instância de cada aplicativo.

O iOS 13 também incluiria melhorias no gerenciamento de arquivos, uma das grandes fraquezas do tablet, mas não há informações sobre que tipo de novidades estão sendo desenvolvidas.

Serviços

Uma das prioridades da Apple em 2019 é a ampliação da oferta de serviços da companhia, que hoje conta com o Apple Music e o iCloud como principais produtos.

As principais novidades nesse sentido serão os lançamentos de dois serviços por assinatura: um para streaming de filmes, séries e programas de TV originais que competirá com o Netflix e Amazon Prime Video e outro de acesso a jornais e revistas pagos através do Apple News.

Tanto o serviço de vídeos quanto de notícias funcionariam no mesmo modelo: paga-se uma assinatura mensal para obter acesso ilimitado a todo o catálogo de conteúdos disponível.

TV App para iOS
O aplicativo TV para iOS

É possível que esses serviços sejam lançados antes do iOS 13 ser liberado, através de atualizações para o iOS 12. Embora não seja segredo que a Apple esteja comprando e produzindo conteúdo em massa para sua plataforma de streaming de vídeos, o anúncio oficial do serviço (cujo nome ainda é desconhecido) é esperado para o início desse ano.

Já o serviço de assinatura de revistas e jornais que será acoplado ao Apple News era esperado desde que a Apple adquiriu a Texture em 2018, uma empresa que oferecia essencialmente esse mesmo produto.

Lançamento do iOS 13

Tradicionalmente as novidades das futuras versões do iOS são reveladas no mês de junho durante a Worldwide Developers Conference, ou WWDC, principal evento da Apple para desenvolvedores de apps, mas a liberação oficial da atualização ocorre no final do ano, geralmente em setembro, junto ao lançamento dos novos iPhones.

Fonte: Bloomberg.

1 Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe seu comentário:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba Notícias por E-mail:

Share via