Os jogos mais esperados de 2022 - capa

Confira os jogos mais esperados de 2022

Avatar of joão pedro boaventura
Montamos uma listona com os jogos mais esperados de 2022 para que você não deixe passar nenhum grande lançamento no ano que vem.

O ano de 2021 está ficando para trás e 2022 está logo ali. Devido à pandemia da Covid-19, muitos títulos que estavam em produção precisaram ser adiados. A adoção de diversos procedimentos sanitários e de segurança acabaram alterando o fluxo de produção original. Para que você não se perca em meio a tantos lançamentos de peso vindo aí, separamos uma lista com os jogos mais esperados de 2022!

Os jogos mais esperados de 2022 com data confirmada

Considerando a proximidade, a maioria dos principais jogos previstos para o período do primeiro trimestre já recebeu uma data de lançamento definitiva. Confira a lista dos principais games de 2022 com dia e mês assegurados:

Pokémon Legends: Arceus

  • Lançamento: 28 de janeiro
  • Plataformas Confirmadas: Nintendo Switch
  • Desenvolvedora: Game Freak

Dando continuidade à oitava geração dos monstrinhos de bolso e após relegar a produção dos remakes Brilliant Diamond/Shining Pearl para um estúdio terceirizado, a Game Freak assume as rédeas em Pokémon Legends: Arceus. Esse é mais novo título da série principal da franquia Pokémon e que se propõe a reformular o estilo de jogo tão tradicional para a franquia. Situando-se em uma Sinnoh de tempos passados — aqui denominada Hisui, o objetivo dos treinadores é criar a primeira pokédex regional, ao mesmo tempo em que se aventura por um enredo onde o todo-poderoso Arceus tem um papel de proeminência na trama.

Dying Light 2: Stay Human

  • Lançamento: 4 de fevereiro
  • Plataformas confirmadas: PC, Switch (edição em nuvem), PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series
  • Desenvolvedora: Techland

A história se desenrola 20 anos após o jogo original. O vírus que havia se espalhado por Harran durante a primeira narrativa agora tomou conta do mundo todo, o levando novamente para uma espécie de segunda idade das trevas. No controle do novo protagonista, Aiden Caldwell, explore a cidade com um arsenal de ferramentas, como um gancho de escalada e um paraglider, além de se equipar com armas de longa distância, que vão de bestas a shotguns, para derrotar os zumbis que aterrorizam o local. Em Dying Light 2: Stay Human, as decisões do jogador importam, suas escolhas afetarão diretamente o equilíbrio de poder na cidade e na forma como os NPCs lidam com Aiden.

The King of Fighters XV

  • Lançamento: 17 de fevereiro
  • Plataformas confirmadas: PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox Series
  • Desenvolvedora: SNK Corporation

Quebre todas as expectativas! Depois de uma entidade misteriosa chamada Verse ter assolado o torneio de The King of Fighters XIV, as almas dos lutadores do passado retornaram ao plano terreno, fazendo com que nomes como Ash Crimson, Chris, Yashiro Nanakase e Shermie voltassem à vida! Além disso, o selo que prendia o poderoso Orochi começou a enfraquecer, fazendo com que o time formado por Chizuru Kagura, Kyo Kusanagi e Iori Yagami tenha que agir para impedir que uma nova catástrofe atinja o mundo. The King of Fighters XV promete um gameplay suficientemente competitivo para se manter forte nas comunidades de jogo de luta, principalmente após a implementação do sistema rollback, no intuito de favorecer as conexões nas partidas online.

Horizon Forbidden West

  • Lançamento: 18 de fevereiro
  • Plataformas confirmadas: PlayStation 4, PlayStation 5
  • Desenvolvedora: Guerrilla Games

Horizon Forbidden West dá sequência à saga de Aloy, que segue em direção ao oeste para desbravar uma bela e perigosa fronteira em um distante e pós-apocalíptico futuro, onde você vai enfrentar máquinas colossais e ameaças humanas surpreendentes e novas. Descubra os segredos dessas terras desoladas com novas ferramentas, que permitem desde a exploração submarina com auxílio da máscara de mergulho, até os picos de relevo mais elevados e distantes, graças ao lança-gancho e ao planador, além de se aproveitar do novo sistema de escalada livre, que traz ainda mais tridimensionalidade ao vasto e magnífico mundo aberto do game.

Elden Ring

  • Lançamento: 25 de fevereiro
  • Plataformas confirmadas: PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series
  • Desenvolvedora: FromSoftware

O que acontece quando se juntam um dos escritores mais populares da modernidade, conhecido justamente pela facilidade em matar os principais personagens de suas tramas, e a desenvolvedora famosa por produzir games com dificuldades brutais em que a morte do personagem jogável está sempre à espreita? Elden Ring é o resultado dessa curiosa união que parece que pertenceu sempre uma à outra. Vagando pelas Terras Intermediárias no comando do Maculado, derrote semideuses, reúna as Grandes Runas para restaurar o Anel Pristino e se tornar o lorde daquele lugar.

Babylon’s Fall

  • Lançamento: 3 de março
  • Plataformas confirmadas: PC, PlayStation 4, PlayStation 5
  • Desenvolvedora: PlatinumGames

Assuma o controle de um Sentinela, um ex-prisioneiro do império agraciado pelos poderes Caixão de Gideon, símbolo incrustado em suas costas que representa um contrato de servidão, ao mesmo tempo em que mantém o Sentinela vivo enquanto desbrava até os andares mais altos da Torre da Babilônia. Babylon’s Fall é o novo RPG cooperativo desenvolvido pela PlatinumGames, o estúdio conhecido por produzir experiências refinadíssimas em combates e responsável por títulos como NieR: Automata, Metal Gear Rising: Revengeance e Bayonetta.

Gran Turismo 7

  • Lançamento: 4 de março
  • Plataformas confirmadas: PlayStation 4, PlayStation 5
  • Desenvolvedora: Polyphony Digital

Na sétima versão de um dos mais populares simuladores de corrida do mundo, você pode revisitar o Modo de Simulação GT, a campanha individual na qual é possível não só pilotar os possantes, mas também comprá-los, personalizá-los e vendê-los. Gran Turismo 7 disponibiliza mais de 420 carros pensados individualmente, no intuito de recriar o manejo único de cada um, enquanto percorre os mais de 90 percursos disponíveis.

Triangle Strategy

  • Lançamento: 4 de março
  • Plataformas confirmadas: Nintendo Switch
  • Desenvolvedora: Square Enix/Artdink

O novo RPG tático da Square Enix para o Switch é uma espécie de ressurreição espiritual de Tactics Ogre, um longínquo RPG tático de 1995 original do Super Famicom (SNES japonês) e que só chegou deste lado do globo em 1998, no PlayStation original. Encapsulado em um estilo gráfico similar ao do elogiado Octopath Traveler, Triangle Strategy se passa no continente Norzelia em meio a uma guerra entre as três potências que ocupam o local: Glenbrook, Aesfrost e Hyzante. Dessa forma, o jogador precisa controlar o protagonista, Serenoa Wolffort, ao lado de seus colegas, enquanto faz escolhas que impactam no resultado da guerra em Norzelia.  

Stranger of Paradise: Final Fantasy Origin

  • Lançamento: 18 de março
  • Plataformas confirmadas: PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series
  • Desenvolvedora: Team Ninja

Em uma reinterpretação soturna do cenário do primeiro Final Fantasy, Jack Garland é um homem cuja ambição é destruir o arquidemônio Caos ao lado de seus aliados, transportados de outro mundo. O diferencial de Stranger of Paradise: Final Fantasy Origin é sua jogabilidade completamente orientada para a ação — cortesia dos especialistas da Team Ninja — ao mesmo tempo em que incorpora vários dos elementos clássicos da franquia.

Tiny Tina’s Wonderlands

  • Lançamento: 25 de março
  • Plataformas confirmadas: PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series
  • Desenvolvedora: Gearbox Software

Invada os domínios de um cenário de board game onde você poderá, com um rolar dos dados, criar seu próprio herói, desbravar masmorras e matar monstros, até o derradeiro encontro contra o vilanesco Lorde Dragão, neste looter shooter que é um spin-off de Borderlands. Tiny Tina, por sua vez, será sua guia: agindo como a mestra de jogo, sujeite-se às suas mudanças arbitrárias em seu país das maravilhas, mudando as regras como bem entende na aventura cooperativa para até quatro jogadores.

S.T.A.L.K.E.R. 2: Heart of Chernobyl

  • Lançamento: 28 de abril
  • Plataformas confirmadas: PC, Xbox Series
  • Desenvolvedora: GSC Game World

Vasculhe a Zona de Exclusão de Chernobyl, uma vasta área cheia de inimigos perigosos. Caminhe ao epicentro da mortal anomalia radioativa em S.T.A.L.K.E.R. 2: Heart of Chernobyl, o primeiro jogo da série desde Call of Pripyat, lançado em 2009. Escolha seus caminhos com atenção, uma vez que eles poderão moldar o futuro de toda a humanidade.

Saint’s Row

  • Lançamento: 23 de Agosto
  • Plataformas confirmadas: PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series
  • Desenvolvedora: Volition

Após duas incursões de sucesso no mais puro nonsense de máfia, Saint’s Row volta em um reboot cujo trailer de anúncio foi consideravelmente mal recebido pelos fãs por não corresponder à atmosfera que os títulos anteriores entregaram, especialmente no quesito humor. Declarações feitas na conta oficial do game já deixam claro que a Volition e a DeepSilver, responsáveis pela marca, não recuarão em suas decisões artísticas, então nos resta aguardar os próximos passos.

Jogos previstos para 2022 com janela de lançamento confirmada

Alguns dos principais jogos de 2022 já confirmados não têm uma data exata divulgada, mas contam com uma janela de lançamento, isto é, um período mais amplo de quando o título vai chegar ao mercado sem se comprometer com tanta antecedência. Confira:

Ghostwire: Tokyo

  • Janela de lançamento prevista: primeiro semestre de 2022
  • Plataformas confirmadas: PC, PlayStation 5
  • Desenvolvedora: Tango Gameworks

Desenvolvido pelos mesmos criadores de The Evil Within, Ghostwire: Tokyo é uma aventura de ação com dois dedos de horror em primeira pessoa, na qual o jogador se utiliza de poderes paranormais para enfrentar os espíritos que vagam por uma versão de Tóquio onde todos os cidadãos desapareceram e os espectros tomaram conta.

Stray

  • Janela de lançamento prevista: primeiro semestre de 2022
  • Plataformas confirmadas: PC, PlayStation 4, PlayStation 5
  • Desenvolvedora: BlueTwelve Studio

Em um mundo cyberpunk, resolva puzzles no papel de um gatinho perdido, interagindo de diversas formas com os habitantes robóticos dessa cidade futurística, bem como os elementos do próprio cenário para abrir passagens e, assim, prosseguir em sua busca para se reunir com sua família felina em Stray.

Kirby and the Forgotten Land

  • Janela de lançamento prevista: segundo trimestre de 2022
  • Plataformas confirmadas: Nintendo Switch
  • Desenvolvedora: HAL Laboratory

Kirby retorna em Kirby and the Forgotten Land, uma nova aventura de plataforma 3D onde você vai parar em terras misteriosas e desconhecidas. Explore os estágios tridimensionais com a bolota rosa, enquanto desvenda os mistérios por trás de uma civilização perdida. Isso, é claro, sem deixar de apostar nos poderes de sugar os inimigos e copiar seus poderes, podendo contar com habilidades roubadas, como fogo e gelo.

Marvel’s Midnight Suns

  • Janela de lançamento prevista: segundo semestre de 2022
  • Plataformas confirmadas: PC, Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series
  • Desenvolvedora: Firaxis Games

No novo RPG tático da Marvel, junte-se aos heróis e vilões icônicos da marca do selinho vermelho e lute contra forças sobrenaturais para impedir que Lilith, a Mãe de Todos os Demônios, ressuscite seu senhor e traga caos ao mundo. Diante de um perigo tão sobrenatural, os vingadores se unem aos Midnight Suns — uma equipe sombria composta por nomes como o Motoqueiro Fantasma e Blade — e precisam ser liderados diante do fim iminente, neste jogo trazido pelos mesmos responsáveis por XCOM e Civilization.

The Lord of the Rings: Gollum

  • Janela de lançamento prevista: quarto trimestre de 2022
  • Plataformas confirmadas: PC, Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series
  • Desenvolvedora: Daedalic Entertainment

Viva a história de Gollum, um dos personagens mais emblemáticos do Senhor dos Anéis, durante seu tempo como portador do Um Anel antes do famigerado artefato cair nas mãos de Bilbo Bolseiro e, então, de seu sobrinho Frodo. Com sua dupla personalidade, as decisões tomadas pelo jogador nesta aventura narrativa influenciam qual delas vai ser a dominante, ao mesmo tempo em que se esgueira sorrateiramente pela Terra Média, tentando evitar inimigos e passar sempre despercebido.

Dead Space

  • Janela de lançamento prevista: quarto trimestre de 2022
  • Plataformas confirmadas: PC, PlayStation 5, Xbox Series
  • Desenvolvedora: Motive Studios

Quase dez anos após o lançamento de Dead Space 3, a popular franquia de survival horror, que se popularizou na sétima geração de consoles, retorna em um remake do título original de 2008, que se mostra bastante fiel às suas origens. Tirando proveito das novas tecnologias, reviva os momentos de tensão protagonizados por Isaac Clarke, em sua missão para consertar a espaçonave mineradora Ishimura, que está infestada pelas criaturas mortas-vivas espaciais conhecidas como Necromorphs.

Sonic Frontiers

  • Janela de lançamento prevista: quarto trimestre de 2022
  • Plataformas confirmadas: PC, Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series
  • Desenvolvedora: Sonic Team

Desde o fracasso retumbante da franquia Sonic Boom (ao menos no que diz respeito aos videogames, visto que a série de TV teve uma aceitação razoável), Sonic teve apenas o ano de 2017 para se contentar, por conta dos lançamentos de Sonic Mania e Sonic Forces. A exceção de um spin-off aqui ou um remaster acolá, o ouriço passou quatro anos em hibernação sem receber um título de peso. Sonic Frontiers, por sua vez, foi anunciado ainda sem nome durante o aniversário de 30 anos da marca e só recentemente recebeu um trailer que destaca o mundo aberto por onde o personagem vai poder disparar em altíssima velocidade naquele que promete ser (mais um) retorno da série à velha forma.

Os jogos mais esperados para 2022 sem uma data definida

Os games a seguir estão confirmados para chegarem ao mercado no ano de 2022, mas nenhum deles realmente recebeu sequer uma janela de lançamento para contar história. Ainda assim, vale a pena ficar de olho porque tem coisa importante por aí!

ARK 2

  • Plataformas confirmadas: temporariamente exclusivo para o Xbox Series
  • Desenvolvedora: Studio Wildcard

A sequência de ARK: Survival Evolved vai trazer de volta o sandbox multiplayer de sobrevivência em um mundo aberto povoado por dinossauros. Sem promover mudanças substanciais — isto é, onde os jogadores precisam cooperar para conseguir domar e enfrentar os lagartões no intuito de garantir a própria sobrevivência —, o principal destaque da sequência é a presença de Vin Diesel, cuja imagem e semelhança foi utilizada para dar vida a um dos personagens do game, e que também foi listado como produtor executivo. Nota-se que, além do próprio jogo, está em produção uma série animada situada no universo do título.

Bayonetta 3

  • Plataformas confirmadas: Nintendo Switch
  • Desenvolvedora: PlatinumGames

Após muitos anos desde o anúncio na TGA 2017, parece que Bayonetta 3 finalmente chegou a um estado em que pode ser exibido ao público e receber ao menos uma data prevista para o lançamento. Desta vez, a encantadora bruxa está em Tóquio, quando presencia um ataque de uma forma de vida misteriosa, que não é nem anjo, nem demônio, nas ruas de Shibuya. Bayonetta, no entanto, também ostenta novos poderes, capazes de invocar e se fundir com infernais, capazes de erradicar seus inimigos. Qual é o mistério por trás dessa invasão?

Digimon Survive

  • Plataformas confirmadas: PC, Switch, PlayStation 4, Xbox One
  • Desenvolvedora: Witchcraft

Depois de nada menos que cinco adiamentos, parece que Digimon Survive, o novo game da franquia Digimon, está tomando forma. Fugindo um pouco do estilo tradicional da série, trata-se de uma mescla de RPG tático com elementos de Visual Novel, que vai trazer uma nova leva de digiescolhidos, e que vai se sustentar fortemente em elementos narrativos, como a possibilidade de finais múltiplos e a influência das escolhas do jogador ao longo da campanha.

Gotham Knights

  • Plataformas confirmadas: PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series
  • Desenvolvedora: Warner Games Montréal

As últimas aventuras de Batman nos videogames foram bastante respeitosas com o personagem, sendo que Arkham Knight fechou com consistência simbólica, a ponto de a série Arkham se tornar um exemplo de como lidar com a produção de jogos de super-heróis. Agora é a vez de seus sidekicks assumirem o protagonismo em Gotham Knights, um novo RPG de ação, situado em Gotham, que dá enfoque justamente aos parceiros do morcego, como o Robin, o Asa Noturna, a Batgirl e o Capuz Vermelho, cada um com um estilo de jogo completamente diferente e próprio. No título, Bruce Wayne e o comissário Gordon são mortos, restando aos ex-protegidos do herói apenas o legado de proteger a cidade contra o crime.

God of War: Ragnarok

  • Plataformas confirmadas: PlayStation 4, PlayStation 5
  • Desenvolvedora: Santa Monica Studio

Passados três anos desde os acontecimentos do primeiro game da atual fase da franquia, Kratos e Atreus viajam por uma jornada pelos nove reinos, ainda atrás de mais informações a respeito da identidade do garoto como o Deus da Trapaça, além de seguirem se preparando para o vindouro crepúsculo divino, o Ragnarok. Explore ambientes nórdicos de tirar o fogo, enfrente deuses mais poderosos e acompanhe a história da dupla, que precisa escolher entre preservar a própria realidade ou salvar sua família em God of War: Ragnarok.

Hogwarts Legacy

  • Plataformas confirmadas: PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series
  • Desenvolvedora: Avalanche Software

As incursões de Harry Potter nos videogames, exceto nos jogos baseados nos livros, foram bastante tímidas, basicamente reduzidas ao LEGO ou a alguns mobile. Hogwarts Legacy chega como o primeiro representante original da marca nos games (sem contar o Quidditch World Cup e os do Wonderbook) ao tentar recriar o universo do bruxinho em um mundo aberto do século XIX, sendo possível visitar várias localidades familiares aos fãs da série, aprender e desenvolver dotes mágicos e batalhar contra bruxos das trevas para definir o destino do mundo da bruxaria.

Sequência de The Legend of Zelda: Breath of the Wild

  • Plataformas confirmadas: Switch
  • Desenvolvedora: Nintendo

Facilmente um dos jogos mais esperados do ano, a sequência de The Legend of Zelda: Breath of the Wild — que ainda sequer nem recebeu um título próprio — está prevista para 2022, então vamos esperar pelo menos um período promocional bem bacana e com bastante novidades até o lançamento. Depois da derrocada de Calamity Ganon, Zelda e Link exploram os esgotos de Hyrule e se deparam com um cadáver misterioso que está aparentemente ligado a tal calamidade que os assolou no passado.

Mario + Rabbids Sparks of Hope

  • Plataformas confirmadas: Switch
  • Desenvolvedora: Ubisoft Milan

Após o sucesso improvável do primeiro título, Mario e os coelhos da Ubisoft se unem novamente para mais uma aventura! Desta vez, Cursa, uma entidade misteriosa e maligna está atrás da energia das criaturas conhecidas como Sparks, que resultam da fusão entre Lumas e Rabbids. Para isso, Cursa não vai medir esforços para cumprir seu objetivo, nem que para isso tenha que trazer o caos para toda galáxia. Porém, ela não contava com a interferência de Mario e seus amigos, que se unem aos Rabbids mais uma vez neste novo RPG tático, que une dois mundos que não se encaixariam, mas que, na prática, acabam combinando muito bem.

MultiVersus

  • Plataformas confirmadas: PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series
  • Desenvolvedora: Player First Games

Com o sucesso do mega-crossover Super Smash Bros., surgiram diversas tentativas de se repetir o modelo, ao criar crossovers utilizando o mesmo estilo de jogabilidade. Recentemente, inclusive, a Nickelodeon chegou a produzir sua própria versão e até recebeu alguma atenção da comunidade de jogadores, só que os Nicktoons não são páreos para todo o catálogo da Warner, visto que MultiVersus coloca marcas como a Hanna-Barbara, a DC Comics e os Looney Tunes para brigar em um platform fighter free 2 play com bastante customização.

Splatoon 3

  • Plataformas confirmadas: Switch
  • Desenvolvedora: Nintendo

O shooter de tinta da Nintendo está de volta! Com um cenário diferente de Inkopolis, Splatoon 3 traz Splatsville, um lugar conhecido como “cidade do caos” e que se situa em um deserto afastado chamado Splatlands. O título reequilibra sua jogabilidade para fazer jus à produção de uma nova entrada na franquia, além de trazer uma campanha single-player, que continua servindo para decifrar os mistérios da curiosa história da civilização Inkling, sendo que, desta vez, os mamíferos vão ter um papel de maior destaque e, ao que tudo indica, vão conseguir retornar a esse mundo pós-apocalíptico de alguma maneira.

Suicide Squad: Kill the Justice League

  • Plataformas confirmadas: PC, PlayStation 5, Xbox Series
  • Desenvolvedora: Rocksteady Studios

Outro game da Warner, outro game do universo Batman, agora desenvolvido pelo mesmo time responsável pela série Arkham. Situado no mesmo universo dos jogos do morcego, Suicide Squad: Kill the Justice League coloca o time de vilões presidiários (que conta agora com uma formação enxuta, composta apenas por Arlequina, Pistoleiro, Capitão Bumerangue e Tubarão-Rei) contra o caos gerado por Brainiac em Metrópolis. Ali, o vilão promoveu uma lavagem cerebral na maior parte da Liga da Justiça durante a sua invasão. Muita violência e jogabilidade diversificada para cada personagem esperam os jogadores neste título.

Leia também

Enquanto 2022 não chega, por que também não ficar em dia com os últimos lançamentos de 2021?

Halo Infinite foi um dos destaques mais recentes. (Créditos: Divulgação)

Fonte: Game Informer e Charlie Intel.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
25
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados