Lâmpada de LED no carro: quando utilizar

Carro com Farol de LED
Vale a pena colocar lâmpadas de LED no farol do seu carro? Contamos para você os prós e os contras dessa tecnologia

Vale a pena colocar lâmpadas de LED no farol do seu carro? O site RMAX fez um resumo dos prós e contras dessa tecnologia e nós contamos para você se é uma boa hora ou não fazer a troca no seu carro.

A primeira coisa a saber é que, pela legislação atual, não é possível instalar lâmpadas que precisem de reatores no farol principal. Portanto, lâmpadas de LED (ou xênon) que precisem de reator estão proibidas, só podem ser utilizadas no farol de milha. Entretanto, a partir de 2021, só será possível utilizar as lâmpadas originais do veículo, ou seja, você tem até lá para fazer qualquer mudança.

Exemplo de farol de LED
Exemplo de farol de LED

Outra coisa importante para saber é se o farol do seu carro possui projetor ou não. Lâmpadas muito fortes em carros sem projetor podem ofuscar motoristas que vêm na direção oposta. Ou seja, em vez de garantir uma iluminação forte e segura, ele pode provocar acidentes. O importante é comprar uma lâmpada de LED projetada para ser utilizada em conjuntos sem projetores.

Por último, é preciso notar que se seu carro não tem o farol liso, se é um modelo mais antigo e tem aquelas ranhuras na lente dele, não troque por LED. Além de cegar os outros motoristas, vai ter a sua iluminação prejudicada, pois esse farol foi projetado para trabalhar com lâmpadas comuns. Existem lâmpadas LEDs para todos os gostos e bolsos, mas existem alguns fatores mais importantes do que preço a serem considerados.

Precisamos falar sobre o Kelvin

Tabela Kelvin
Tabela Kelvin

K, ou Kelvin, é a medida de temperatura de cor que diz qual a cor da lâmpada. As lâmpadas originais dos carros costumam ter entre 3500 a 4500K, gerando um tom amarelado, mas alcance reduzido no caso das lâmpadas de filamento. Com 6000K, o tom é completamente branco, que pode retirar detalhes por sua intensidade. O ideal é ficar com os 5500K, que é um branco não tão intenso.

Façam-se os Lumens

Calculadora de Lumens
Calculadora de Lumens

É a potência da luz, ou a força que a luz tem para chegar de um ponto ao outro, nada a ver com Watts, que são a potência elétrica (o máximo em Watts que um carro consegue suportar é 55W. Lâmpadas LED costumam ter entre 30 e 35W). Uma lâmpada de 1500 lumens é o suficiente para iluminar a noite mais escura e tempestuosa. Atenção, como as lâmpadas são vendidas aos pares, é comum o fabricante colocar o valor das duas juntas, ou seja, 3000 lumens em vez de 1500.

Que modelos de LED comprar

Lâmpadas LED automotivas
Lâmpadas LED automotivas

Não opte pelas lâmpadas mais baratas. Se um modelo chinês custa R$ 30 e um modelo equivalente de marca conhecida como Philips ou Osram custa R$ 600, é porque algo está errado. O LED já traz vários benefícios em relação a gasto de energia e durabilidade, não há porque pechinchar na compra.

Fuja de qualquer lâmpada que tenha uma ventoinha na parte de trás para “ajudar” na ventilação. Se colocaram uma ventoinha é porque esquenta demais, e se ela parar, pode aquecer demais e estragar seu farol.

O teste da linha de corte

Linha de corte; diferença entre lâmpada comum e LED
Linha de corte; diferença entre lâmpada comum e LED

Faça o teste em casa: acenda a luz baixa do farol de seu carro em frente a uma parede. Você verá que há uma linha horizontal à esquerda e outra linha levemente inclinada à direita. É a chamada linha de corte, exigida por lei, projetada para não ofuscar a visão do carro que vem na direção contrária e, à direita, iluminar as sinalizações da estrada.

Se você nunca percebeu isso, repare quando tiver na estrada. Seu farol, se estiver correto, não vai atrapalhar os motoristas e você consegue ver iluminada as placas de trânsito, pois tudo foi projetado para que a iluminação do carro consiga ajudar, e não atrapalhar.

Mas no LED é diferente. O LED aponta e não espalha, enquanto a lâmpada de filamento se espalha uniformemente. É bem mais complicado fazer a tal linha de corte em lâmpadas LEDs. Os modelos melhores possuem regulagem de foco, é possível girar a lâmpada para que ela fique na posição correta.

E a durabilidade?

As lâmpadas de LED realmente iluminam mais que as normais, um pouco menos que a Xênon, trazendo grandes vantagens. A primeira é a economia de bateria, pois o LED consome menos. Segunda, luz mais branca ilumina muito mais e, esteticamente, é mais bonita.

Na chuva, tal como o xênon o LED some um pouco em relação as lâmpadas amarelas, mas não atrapalha quem vem ao contrário e também não te deixa sem iluminação. Só é preciso cuidado em situações de neblina, onde a luz do LED refletida pode se tornar uma parede branca na sua frente.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

Receba nossas notícias:
[widget id="jackmail_widget-2"]
Holler Box