Mcpicanha sem picanha causa polêmica para o mcdonald's

McPicanha sem picanha faz Procon autuar McDonald’s

Avatar of lucas gomes
Em nota, McDonald’s informa que o sanduíche, de fato, não tem picanha em sua composição, apenas aroma artificial.

Um dos principais concorrentes do McDonald’s, o Burger King, é bastante conhecido por vender seus sanduíches com sabor semelhante à carne de churrasco, e recentemente o restaurante dos arcos dourados apresentou um sanduíche semelhante, o McPicanha. Após algumas denúncias, a empresa anunciou que este sanduíche não possui o corte de picanha em sua composição, fazendo com que várias denúncias fossem realizadas contra o restaurante, inclusive com envolvimento do PROCON. Entenda o caso.

Denúncias sobre o McPicanha

No dia 18 de abril um consumidor do Distrito Federal fez uma denúncia no PROCON-DF informando que o sanduíche McPicanha não possuía, de fato, o corte nobre na composição do alimento. O sanduíche na verdade é uma linha de sanduíches que foi lançada em 5 de abril e nenhum deles tem picanha em sua composição, o que há é um molho com “aroma natural de picanha”.

Mcpicanha sem picanha causa polêmica para o mcdonald's
A fiscalização visitou algumas lojas do McDonald’s no DF para informar sobre a proibição da venda da nova linha de sanduíches. Reprodução: PROCON-DF

Após denúncias e reclamações nas redes sociais o McDonald’s soltou uma nota esclarecendo os fatos sobre o caso. Confira:

A rede esclarece que a plataforma recém-lançada denominada “Novos McPicanha” tem esse nome justamente para proporcionar uma nova experiência ao consumidor, ao oferecer sanduíches inéditos desenvolvidos com um sabor mais acentuado de churrasco.

Para isso, os lançamentos trazem a novidade do exclusivo molho sabor picanha (com aroma natural de picanha), uma nova apresentação e um hambúrguer diferente em composição e em tamanho (100% carne bovina, produzido com um blend de cortes selecionados e no maior tamanho oferecido pela rede atualmente).

Lamentamos que a comunicação criada sobre os novos produtos possa ter gerado dúvidas e informamos que haverá novas peças destacando a composição dos sanduíches de maneira mais clara.

A nota não foi suficiente para que tudo se resolvesse. O diretor-geral do PROCON-DF, Marcelo Nascimento, afirma que a forma com que a propaganda foi divulgada induz o consumidor à ideia de que a carne do sanduíche é feita com picanha — mesmo que haja a informação de que há um molho sabor picanha na imagem de promoção. Com isso o profissional entendeu que há indício de propaganda enganosa na campanha da rede de fast food.

A forma como o McDonald’s usa o nome ‘picanha’ em seu produto e na divulgação da campanha publicitária do sanduíche induzem ao entendimento de um produto composto pelo corte de carne picanha. Isso induz o consumidor ao erro e se caracteriza como publicidade enganosa

Marcelo Nascimento, diretor-geral do PROCON-DF sobre a campanha dos novos McPicanha

Com isto, todos os restaurantes da rede McDonald’s no Distrito Federal estão proibidas de vender o McPicanha. De acordo com o Procon-DF, a venda do sanduíche só poderá ser retomada “após a correção total da publicidade sob pena de aplicação de sanção, como multa, apreensão dos produtos ou interdição do funcionamento”

Também em São Paulo

Mcpicanha sem picanha causa polêmica para o mcdonald's
A propaganda da nova linha de sanduíches. Reprodução: McDonald’s

O escândalo não ocorreu apenas na capital federal, em São Paulo o Ministério da Justiça e Segurança Pública também notificou a rede de alimentos sobre o caso. Um blog sobre gastronomia também divulgou a informação da falta de picanha propriamente dita no sanduíche, bem como ameaçou a entrar com uma representação no Procon de São Paulo e também no CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária).

O Ministério da Justiça e Segurança Pública deu o prazo de 10 dias para que o McDonald’s se explique quanto às denúncias sobre a nova linha de sanduíches.

Veja também

Já ouviu falar no delivery de comidas do TikTok?

Fonte: InfoMoney.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados