Power pages da microsoft

Microsoft lança Power Pages, para criação simplificada de sites

Avatar of victor pacheco
Durante a Empower Week, a Microsoft anunciou que o novo app Power Pages irá acelerar a criação de sites de empresas de diversos mercados

Hoje foi o primeiro dia da Microsoft Empower Week, evento online e gratuito voltado para desenvolvedores de aplicações que contou com diversas novidades. Além de estar focada em permitir que pessoas com pouco conhecimento possam desenvolver projetos completos por meio de tecnologia low-code e no-code, a Microsoft apresentou muitas novidades para a Power Platform, lançada em 2018 para permitir trabalho integrado e sem códigos.

Mas os anúncios do Power Pages e outras novidades não significam que os profissionais especialistas serão deixados de lado durante algum momento. Veja todas as novidades apresentadas agora mesmo.

Low-code e no-code para criação de mais projetos

Com foco em permitir o desenvolvimento de aplicações e projetos em grupo, o primeiro destaque para da Empower Week foi a possibilidade de permitir que pessoas com um baixo conhecimento de códigos e desenvolvimento de aplicativos possam colocar suas ideias em prática. Marcondes Farias, Diretor de Produto do Dynamics 365 e Power Platform no Brasil, ressalta que o foco é justamente fazer a conexão entre pessoas que possuem ideias incríveis e profissionais que entendem do assunto de forma completa.

Uso da power platform da microsoft
Power Platform foi destaque no evento da Microsoft (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Ao mesmo tempo, a Microsoft também deseja ser uma empresa que permite que o conhecimento seja aprimorado dia após dia. Um dos exemplos citados por Marcondes foi o programa “Conecta +”, que oferece cursos gratuitos na área de TI.

Temos foco em permitir que pessoas que não sabem como programar possam transformar ideias incríveis em aplicações incríveis.

Marcondes Farias, Diretor de Produto do Dynamics 365 e Power Platform no Brasil

Desde seu lançamento, a Power Platform já registra números impressionantes: apenas nos últimos 12 meses, foi alcançado o faturamento de US$ 2 milhões apenas no Brasil. A Microsoft ressalta que em três anos, as empresa contratantes podem ter um ROI de 502% e que o retorno acontece 11 meses depois do investimento ser realizado.

Outros exemplos de sucesso mostram que a solução já foi utilizada por empresas como Coca Cola e desde a contratação, apenas esta empresa conseguiu desenvolver mais de 4.000 soluções que já deixam o dia a dia mais produtivo. Outra companhia que também já faz bom uso da Power Platform é a Porto Seguro.

AI Everyhwere

Como uma solução que pode ser traduzida como “inteligência artificial em todos os lugares”, esta novidade é focada em permitir um melhor trabalho por meio de recursos digitais. Um exemplo é a possibilidade de saber quantos funcionários estiveram trabalhando em um projeto durante um período de tempo para maior controle da entrega e melhor contato.

Recursos da microsoft power platform
Microsoft está integrando recursos de IA a diversas seções de plataforma de desenvolvimento (Captura de tela: Glauco Vital/Showmetech)

A Microsoft também espera que o conhecimento humano seja unificado às funcionalidades e será possível utilizar uma linguagem natural para abrir fórmulas ao invés da digitação de códigos. Uma funcionalidade que permite a classificação automatizada de imagens para que os profissionais tenham um trabalho mais produtivo também foi citada durante o evento de hoje.

Microsoft Power Pages

Um dos grandes anúncios do evento de hoje foi o lançando de um aplicativo web que permite que pessoas com baixo conhecimento em programação possam criar sites do zero, e o foco maior é permitir que a produtividade seja aumentada.

Exemplo do power pages da microsoft para criação simplificada de sites
Power Pages funciona de forma semalhante ao WIX e WordPress (Captura de tela: Glauco Vital/Showmetech)

Com o conceito de “arraste e solte“, Charles Lamanna, Vice-presidente corporativo da Plataforma de Aplicações de Negócios e Low-Code da Microsoft ressalta que o uso poderá ser feito para sites para PCs e dispositivos com telas menores, como tablets e smartphones. Lamanna também ressalta que o Power Pages pode ser utilizado por todos os tipos de profissionais: desde os com menos conhecimento até mesmo os desenvolvedores profissionais, também chamados “ProDevs”.

Há uma série de templates prontos que podem ter suas cores, textos e imagens editados, assim como o aplicativo é integrado ao Azure, o Visual Studio Code e o GitHub. É possível fazer o teste por 30 dias sem nenhum custo e o site oficial permite a visualização de exemplos sobre o que é possível criar, não deixe de conferir.

Express Design

Na prática, a tecnologia criará prévias de aplicativos que podem ser enviadas para aprovação, sem a necessidade de um desenvolvedor para deixar tudo “navegável”.

Express design da microsoft
Empresa espera que desenvolvimento de aplicativos seja simplificado (Captura de tela: Glauco Vital/Showmetech)

Será possível fazer a criação desta primeira versão do projeto por meio de um arquivo desenvolvido pelo aplicativo Figma (bastante conhecido no mercado de criação de aplicativos), por meio de arquivos PDF e até mesmo por meio de imagens, já que o Express Design conta com um recurso de visão computacional que consegue compreender as informações e gerar uma prévia completamente funcional.

Ainda no mercado de aplicativos, a Microsoft lembrou da IA Builder, que permite a implementação de recursos de inteligência artificial em aplicativos desde as primeiras etapas de desenvolvimento. Será possível utilizar os recursos para reconhecimento de texto, análise de categorias e até mesmo extração de texto.

Ai builder da mictosoft
AI Builder também é voltada para desenvolvimento de aplicativos (Captura de tela: Glauco Vital/Showmetech)

Outras funcionalidades customizáveis da AI Builder incluem o processamento de formulários e detecção de objeto modelo. Durante o ano passado, a Microsoft permitiu que os projetos desenvolvidos consigam identificar documentos como passaportes, carteiras de motoristas e até mesmo cartões de vacina e mais novidades estão sendo preparadas para este ano.

Novos aplicativos integrados

Para permitir melhor trabalho dos profissionais que usam a Power Plafform, a Microsoft estará integrando o Azure, Visual Studio e GitHub a mais aplicativos para que os profissionais façam um uso mais completo e sem a necessidade de sair do ambiente onde tudo está salvo. Charles Lamanna ressaltou que é importante que as pessoas trabalhem com as quatro opções para terem um melhor trabalho ao invés de apenas três ou menos que isso.

Integração de aplicativos anunciada durante a microsoft empower week
Aplicativos foram integrados para que profissionais trabalhem em um só ambiente (Captura de tela: Glauco Vital/Showmetech)

Outra novidade é o lançamento de novas ferramentas que permitirá uma melhor organização de elementos para importação e apresentação. A empresa espera que o processo de desenvolvimento de etapa seja simplificada e um exemplo citado foi o caso de sucesso da Telstra, maior empresa de telecomunicações da Austrália que utiliza os serviços para desenvolvimento de aplicativos para criar melhores formas de comunicações entre os funcionários e melhor entrega de demandas.

Microsoft lança power pages, para criação simplificada de sites. Durante a empower week, a microsoft anunciou que o novo app power pages irá acelerar a criação de sites de empresas de diversos mercados
Novas tecnologias foram anunciadas para aumento de produtividade (Captura de tela: Glauco Vital/Showmetech)

Um funcionário chegou a citar que todo o processo de criação de um novo aplicativo leva apenas 48 horas, graças à Power Platform.

Comunicação integrada

Ao final do evento, a Microsoft anunciou que o Azure Synapse, serviço de análise ilimitado que reúne integração de dados, está sendo integrado ao Dataverse, outro serviço da empresa que permite o armazenamento de dados importantes com toda segurança. A empresa ressaltou que todas as informações das tabelas serão facilmente replicadas e também analisadas com maior facilidade.

O Teams, que ficou bastante famoso durante o pico da pandemia de COVID-19, agora está finalmente chegando aos Power Apps para permitir um melhor trabalho entre colaboradores. Será possível ver quem está ativo no momento e começar uma conversa na própria plataforma, assim como a Microsoft confirma que os colaboradores não precisam mais abrir o aplicativo uma vez que o Teams estará integrado ao aplicativo.

Microsoft teams integrado à microsoft power pages
Teams também chegou à Microsoft Power Platform (Captura de tela: Glauco Vital/Showmetech)

Mais e mais fronteiras estão sendo derrubadas entre os aplicativos utilizados por desenvolvedores e os PowerApps. Isso está acontecendo porque queremos oferecer um dia a dia de trabalho completo e totalmente feito em um mesmo lugar.

Charles Lamanna, Vice-presidente corporativo da Plataforma de Aplicações de Negócios e Low-Code da Microsoft

O que achou de todas as novidades da Microsoft Empower Week? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Conheça o dispositivo de streaming para jogos da criadora do Windows.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados