“Moon Mode” do Huawei P30 Pro é uma farsa; entenda a polêmica

Review: Huawei P30 Pro e sua câmera da próxima geração
Anunciado como uma forma inovadora de tirar uma belíssima foto da lua com seu smartphone, ferramenta do P30 Pro está sendo descrita como um “filtro de Snapchat”

Tirar lindas fotos da lua cheia ainda é um grande desejo de fotógrafos, amadores ou profissionais, ao redor do mundo. Fazer isso com um smartphone nunca foi uma tarefa recomendada, mas o lançamento do Huawei P30 Pro mudou o eixo da fotografia por meio de celulares.

O P30 Pro foi anunciado pela fabricante chinesa com uma das melhores câmeras de smartphone da atualidade e trouxe o inédito “Moon Mode” (“Modo Lua”, em português), que finalmente traria para a realidade a possibilidade de tirar uma linda foto da lua com o seu celular, sem a necessidade de equipamentos profissionais de fotografia.

Huawei P30 Pro

Família Huawei P30 Pro
Família Huawei P30 Pro

Revelado no dia 26 de março como parte da nova linha P30 de smartphones da Huawei, o P30 Pro se destacou pela sua câmera traseira, considerada uma das melhores, se não a melhor, do mercado atual de dispositivos móveis.

O P30 Pro vem com um conjunto quádruplo de câmeras desenvolvido pela Leica, que traz um sensor 40MP, lente grande-Angular, abertura de f/1.6 e OIS + 20 MP, lente ultra-grande-Angular, abertura de f/2.2 + 8 MP, lente telefoto, abertura de f/3.4 e OIS + um sensor de profundidade ToF.

Moon Mode

Moon Mode: Super Zoom do P30 Pro
Moon Mode: Super Zoom do P30 Pro

Usando uma combinação de todas as lentes do P30 Pro e algoritmo de inteligência artificial que melhora os detalhes na foto, a Huawei apresentou o “Moon Mode” como uma perfeita alternativa para tirar aquela tão desejada foto da lua, sem nem mesmo a necessidade de um tripé.

Como funciona: O usuário utiliza o zoom do Huawei P30 Pro em direção à lua e a partir daí, o dispositivo identifica, usando inteligência artificial, que uma foto da lua está sendo tirada e sugere o “Moon Mode”. Com o modo ativado, o sistema da câmera ajuda a tirar uma “foto detalhada” usando seus algoritmos especiais.

A farsa

Apresentação do Moon Mode da Huawei
Apresentação do Moon Mode da Huawei

Depois de ser acusada de usar fotos falsas na campanha publicitária do P30 Pro, a Huawei entrou em mais uma controvérsia. Segundo o website Android Authority, que cita Wang Yue, usuário do P30 Pro, o “Moon Mode” não passa de uma farsa. Na verdade, o tão inovador modo não ajuda a melhorar a imagem para resultar em uma boa foto da lua, mas sim coloca imagens preexistentes da lua em sua foto.

“Na realidade, isso não é muito diferente de um filtro do Snapchat, afirma o artigo do website. Em outras palavras, a foto feita com o “Moon Mode” pode não ser, necessariamente, a sua foto, mas sim uma mescla da sua imagem com incrementos artificiais preexistentes.

As evidências apresentadas por Wang Yue mostram argumentos convincentes para provar que o “Moon Mode” não funciona da forma que ele foi apresentado. Leia o artigo em chinês.

A resposta da Huawei

Display do Huawey P30 Pro
Display do Huawey P30 Pro

Procurada pelo site Android Authority para comentar sobre o relatório citado, a Huaweireafirma que o “Moon Mode” funciona exatamente como foi anunciado.

“O ‘Moon Mode’ opera nos mesmos princípios de outros modos de inteligência artificial, em que ele reconhece e otimiza detalhes dentro de uma imagem para ajudar usuários a tirarem fotos melhores. Ele não substitui a imagem de forma alguma – isso necessitaria uma quantidade irreal de espaço de armazenamento livre já que a inteligência artificial reconhece mais de 1.300 cenários.

Baseado nos princípios de aprendizado de máquina, a câmera reconhece um cenário e ajuda a otimizar o foco e a exposição para melhorar os detalhes, como formas, cores, luz e sombra. Essa ferramenta pode ser ligada ou desligada facilmente enquanto se tira a foto. Enquanto há um ‘Moon Mode’, a foto ainda pode ser tirada sem a inteligência artificial por causa das Lentes SuperZoom”

Huawei, em comunicado direcionado ao site Android Authority

E você, o que acha de toda essa controvérsia envolvendo o “Moon Mode” da Huawei? Deixe seu comentário nos campos abaixo.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta