Nintendo switch oled

Como comprar o Nintendo Switch OLED no Brasil?

Avatar of victor pacheco
Confira quando veremos o Nintendo Switch OLED no Brasil e o que muda em relação ao modelo lançado em 2017

Depois da venda em países de fora já começar, é normal que muitas pessoas comecem a se perguntar em como comprar o Nintendo Switch OLED no Brasil. Além de uma nova tela, há melhorias na conectividade, áudio e até mesmo no design do novo console híbrido. O preço para venda no exterior já foi divulgado, onde é possível ter uma base sobre por quanto o novo console deve ser vendido em terras tupiniquins.

Pensando em lhe fornecer mais informações sobre o Nintendo Switch OLED no Brasil e realizar uma comparação com o modelo que chegou ao mercado em 2017, desenvolvemos esta matéria especial.

As maiores mudanças são definitivamente na nova tela e claro, na conectividade. Mas sabia que este não foi o primeiro console híbrido com uma tela OLED? Entenda agora mesmo.

O que muda no novo Nintendo Switch OLED?

Quando estamos falando sobre uma atualização de uma linha que ainda está no mercado, a maior pergunta que as pessoas fazem é: o que mudou em relação ao primeiro lançamento? É claro que pelo nome, você sabe que será possível jogar em uma tela melhor, certo? Mas as atualizações que a Nintendo realizou não param por aqui. Vamos falar disso.

Novo display

Como o próprio nome diz, a maior mudança entre o novo modelo lançado pela Nintendo no exterior na última semana é com certeza, a tela. Agora, os donos do console podem jogar em uma tela de 7 polegadas, enquanto no primeiro modelo o display era de 6 polegadas. Além disso, podemos citar que o Nintendo Switch OLED entrega imagens mais claras devido à tecnologia deste novo painel.

Como comprar o nintendo switch oled no brasil?. Confira quando veremos o nintendo switch oled no brasil e o que muda em relação ao modelo lançado em 2017
Como comprar o Nintendo Switch OLED no Brasil?

Acontece que todas as telas OLED então possuem pixels que conseguem controlar o nível de iluminação de forma autônoma. A tela do console híbrido de 2017 usava a tecnologia IPS, que possui um painel de fundo para que tudo seja iluminado. Na prática, acontece um ganho de energia, além de claro, uma melhor imagem para quem está jogando.

Um ponto que não mudará para quem joga no antigo console ou no Nintendo Switch OLED é a resolução. Quando está sendo utilizado em modo portátil, o produto oferece imagens em HD com 720p (1280 x 720), assim como Full HD com 1080p (1920 x 1080) quando está acoplado ao dock.

Como comprar o nintendo switch oled no brasil?. Confira quando veremos o nintendo switch oled no brasil e o que muda em relação ao modelo lançado em 2017
Resolução entre modelos de 2017 e 2021 segue a mesma

Falando sobre a dock — o acessório que permite o espelhamento da imagem em uma tela maior — este passou por uma atualização, e passou a ter uma porta LAN Ethernet para conexão de rede cabeada, possibilitando maiores velocidades e estabilidade para partidas online. Além disso, foi descoberto que o dock possui um chip Realtek denominado “4K UHD multimedia SoC”, que aliado à oferta do cabo HDMI 2.0 com o console aponta para uma compatibilidade com 4K.

E o novo dock é compatível com o primeiro modelo, lançado em 2017. Isso significa que assim que tivermos o Nintendo Switch OLED no Brasil, será possível ter acesso a essa melhoria sem comprar um novo console.

Novo videogame da Nintendo não é o primeiro com painel OLED

Apesar de todos os avanços que devem entregar uma melhor imagem para quem comprar o Nintendo Switch OLED no Brasil assim que ele estiver disponível, esta não foi a primeira vez que uma empresa colocou este painel em um de seus consoles. Voltando um pouco no tempo, vale lembrar que o PS Vita, da Sony, já tinha uma tela sensível ao toque de cinco polegadas.

Ps vita e nintendo switch oled no brasil
Sony já havia investido em console portátil com painel OLED

Na época, quando chegou ao mercado em 2012 como uma “evolução” do famoso PSP, o mesmo já entregava uma imagem melhor do que seu concorrente, o Nintendo 3DS. Inclusive, muitas pessoas acabaram optando por comprar o produto da Sony pela melhor imagem.

Melhor áudio

Outra atualização pelo qual o Nintendo Switch OLED se destaca é o áudio estéreo na versão portátil. Com isso, os jogadores que preferem jogar com o modelo nas mãos terão uma experiência mais imersiva. Isso também vale para quem jogar no modo onde o console fica apoiado em uma mesa ou móvel semelhante.

Nintendo switch oled no brasil com novos alto falantes
Áudio também foi melhorado em atualização de console da Nintendo

Lembrando que os donos de consoles lançados em 2017 já possuem acesso a áudio via bluetooth, onde isso também deve estar disponível quando o Nintendo Switch OLED no Brasil chegar.


Conectividade

Uma reclamação dos donos do Nintendo Switch de 2017 é que a dock, que permitia o envio da imagem para uma dispositivo de vídeo, não possuía uma porta para fio de ethernet. Com a atualização da tela de OLED acontecendo, a empresa aproveitou para colocar fazer esta melhoria, por meio de um conector RJ-45, permitindo que todos os jogadores se divirtam com uma conexão mais estável.

Ainda é possível jogar por uma rede Wi-Fi sem problemas, mas para evitar erros, a porta para um cabo de rede é muito bem vinda. Entretanto, para isso ser possível, a empresa precisou fazer a remoção da porta USB de sua dock. A saída de vídeo ainda é feita por um cabo HDMI, o mesmo da versão de 2017.

Nova dock nintendo switch oled
Nova dock agora possui entrada para cabo ethernet

Como citamos anteriormente, a nova base está sendo vendida separadamente pela Nintendo. Dessa forma, todas as pessoas, independentemente de terem um modelo de 2021 ou não, podem ter acesso a uma base com conexão ethernet.

Ainda não se sabe o valor pelo qual isso deve ser vendido pela empresa, assim como não há uma confirmação se o mesmo deve acontecer quando tivermos o Nintendo Switch OLED no Brasil.

Armazenamento

Outro comentário bastante aparente em toda a comunidade da Nintendo é que muitas vezes, era necessário comprar um cartão de memória para que o problema de armazenamento fosse resolvido.

Sabendo disso, a fabricante entrega o Nintendo Switch OLED com um armazenamento interno de 64 GB. No modelo de 2017 e na versão Lite, há uma memória máxima de 32 GB, isso podendo ser expandido com um cartão de memória.

Homem utilizando nintendo switch oled
Donos podem jogar com mais memória sem precisar de um cartão de memória

Ao mesmo tempo, não houveram mudanças na memória RAM e processador para o lançamento da nova versão do console híbrido. Ambos os Nintendo Switch possuem o processador NVIDIA Custom Tegra, onde a memória para desempenho é de 4 GB e a plataforma utilizada segue sendo a Horizon. A entrada para cartão de memória segue no modelo de 2021 e isso poderá ser aproveitado quando tivermos o Nintendo Switch no Brasil.

Design

Finalizando as novidades, o novo modelo é um pouco maior que seu “irmão mais velho”. O Nintendo Switch OLED possui 10,16 cm de altura, 24,13 cm de comprimento e 1,3 cm de espessura com os Joy-Con acoplados. O modelo com tela IPS (de 2017) possui 10,16 cm de altura, 23,88 cm de largura e 1,4 cm de espessura com os Joy-Con encaixados.

Nintendo switch oled com nova dock
Se espera que nova cor também esteja disponível quando tivemos Nintendo Switch OLED no Brasil

O dock também passou por mudanças em seu visual, onde agora conta com bordas mais arredondadas. Outra novidade em relação ao lançamento de 2021 é que o mesmo será o único a ser vendido nas cores preto e branco, isso valendo para a tela, dock e joycons. O mesmo também pode ser encontrado nas cores azul e vermelho, que já é uma verdadeira marca registrada do console híbrido.

Novo design nintendo switch oled
Modo tablet agora conta com novos ângulos

Ainda não se sabe como veremos o Nintendo Switch OLED no Brasil quando citamos as cores, mas sim, o mesmo deve ser vendido tanto em versão tradicional quanto em preto e branco. Também houve uma mudança no “modo mesa”, onde agora é possível deixar o console em até 4 ângulos diferentes.

Quando e onde poderei comprar o Nintendo Switch OLED no Brasil?

Esta é uma pergunta que por enquanto ainda segue sem resposta da própria fabricante. Em países da Europa e América do Norte, o Nintendo Switch OLED começou a ser vendido no último dia 09 de outubro, coincidindo com o lançamento de Metroid Dread no mercado mundial.

Mas nós brasileiros precisaremos esperar para ver Nintendo Switch OLED no Brasil. Isso porque há apenas uma previsão sobre o console chegar ao nosso país apenas em 2022. E isso deve acontecer por meio de importadores independentes.

O preço do modelo em reais ainda é um grande mistério. Mas se sabe que lá fora, é possível encontrar o Nintendo Switch OLED por US$ 349,99 (aproximadamente R$ 1.939,00 em conversão direta).

Mulher utilizando nintendo switch oled no brasil
Novo console ainda não ganhou data de lançamento no Brasil

Outro ponto que pode implicar no lançamento do Nintendo Switch OLED é a escassez de componentes no mercado de chips, o que deve fazer com que tudo “volte aos trilhos” de forma lenta. Mas é quase certeza de que sim, o console com painel OLED da Nintendo deve estar chegando às terras tupiniquins já no ano que vem.

Lembrando que apesar de ser anunciado em 2019, o Nintendo Switch Lite chegou ao Brasil de forma oficial apenas em setembro de 2021, então tenha isso como base sobre a chegada do Nintendo Switch OLED no Brasil.

Especificações do Nintendo Switch OLED

MarcaNintendo
Modelos Preto e Branco e azul e vermelho
Tela OLED de 7 polegadas sendo multitoques com resolução 1280 x 720
PesoAproximadamente 322g
(Aproximadamente 421g com os Joy-Con acoplados)
Armazenamento64 GB, podendo ser expansível para até 2 TB por meio de cartão microSDHC ou microSDXC
CPU/GPUNVIDIA Custom Tegra

Bateria4310mAh (com duração variando entre 4,5 e 9 horas, dependendo do uso)
Modos Portátil, de mesa e TV
Saída de VídeoAté 1080p via HDMI na TV
Até 720p na Tela para os modos Portátil e Semi-Portátil
Saída de áudio Compatível com saída PCM Linear de 5.1 canais
Saída via HDMI no modo TV
Sem Fio Wi-Fi (IEEE 802.11 a/b/g/n/ac)(*)
Bluetooth 4.1
SensoresAcelerômetro, giroscópio e sensor de brilho

Medidas10,16 cm de altura, 24,13 cm de comprimento e 1,3 cm de espessura com os Joy-Con acoplados
Botões Botão ligar/desligar e botões de volume

ConexõesUSB Type-C
Usada para recarregar o console ou conectá-lo à base Nintendo Switch.
Porta ethernet na dock para melhor jogo online
Entrada de cartão de jogo Cartão de jogo Nintendo Switch
PreçoUS$ 349,99 (R$ 1939,00 em conversão direta)

Veja também

Quer se dar bem em Pokemón Unite e ser um dos melhores treinadores? Confira nossa matéria especial para que você consiga capturar o máximo de monstrinhos:

Fonte: Nintendo

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados