Warioware: get it together!

REVIEW: WarioWare: Get It Together! reinventa a fórmula com muita diversão

Avatar of jaime ninice
WarioWare: Get It Together! revoluciona a fórmula de sucesso da franquia, investe no multiplayer e traz novos modos de jogo agregando mais de 200 microgames!

Recentemente lançado, e apostando em uma novidade nos jogos da série, WarioWare: Get It Together! vem cheio de novidades, incluindo o uso de personagens da franquia nos microgames, a adição de desafios semanais e um maior foco no modo multiplayer, agora quase sempre presente. Retornando às suas origens, o título aposta no já tradicional esquema de jogos curtos por fases temáticas, trazendo consigo diversas mudanças, uma ambientação super empolgante, além de revelar um catálogo de mais de 200 microgames que fazem jus à excelente biblioteca first party do console híbrido da Nintendo

De volta à festa e com estilo!

Já havia um tempinho que não éramos presenteados com um novo jogo da série WarioWare com todos aqueles simples e rápidos microjogos que tanto (odiáv…) amávamos. Desde o último game da franquia, WarioWare Gold, lançado para o 3DS em 2018, os fãs da série de minigames de Wario e cia. estavam tão sedentos por mais um título que até fizeram uma fila em frente à produtora no dia de seu lançamento… bem, na verdade, a história do jogo apontava mesmo este fato, só que do outro lado da moeda!

A linda diamond city - warioware: get it together!
A linda Diamond City.

Com uma introdução capaz de exaltar a nostalgia dos fãs, apresentando uma Diamond City em gráficos assoberbados, límpidos e característicos da série, somos postos dentro de um enredo enlouquecido, super característico do universo Wario, que serve de fundo para o principal Modo História do game. Ei-la: 

O dia amanhece lindo com o lançamento de um título de peso na cidade, Super Pyoro, onde pode-se ver uma gigante fila de espera e crianças felizes por adquirir o game em primeira mão. Ao fundo, um pouco mais distante a esse movimento, está a empresa WarioWare, Inc., com sua equipe de desenvolvedores loucamente disposta na sala, até o momento em que Wario decreta finalizado o seu game e um evento estranho coloca todos para dentro do seu jogo que, pasmem (ou não), está repleto de bugs e precisa ser consertado!

Um dia comum na warioware, inc. - warioware: get it together!
Um dia comum na WarioWare, Inc.

Toda essa introdução dá clima ao game e nos faz perceber a real característica da série WarioWare, que se utiliza de elementos super variados e fora do comum para dar cor ao seu emaranhado de personagens, cada qual com histórias e características distintas entre si, mesmo todos trabalhando juntamente em um ambiente pra lá de livre. O desenvolvimento desta epopeia segue o típico padrão WarioWare de ser, colocando em cena as histórias pessoais de cada um dos membros do time Wario, apresentados na telinha, ou telona (como o jogador preferir), a partir de suas fases em CGs animadas e muito bem caracterizadas.

Junte-se a Wario e sua turma

Uma das coisas mais interessantes e inovadoras neste novo WarioWare é a implementação do uso de personagens para interagir com os microgames, deixando de lado o seu uso genérico ou que simulava o próprio jogador a partir de suas mãos ou com a utilização de acessórios. Isto trouxe uma nova percepção ao jogo, garantindo a utilização de habilidades dos próprios personagens para realizar as rápidas tarefas, o que, muitas vezes, torna-as mais penosas ou mais fáceis, a depender da escolha feita. Além disso, WarioWare: Get It Together! possibilita o comando por um segundo jogador dentro dos microjogos, adicionando um sabor diferente em suas resoluções.

A turma de Wario é bem variada e uma lista com diversos personagens da franquia, incluindo desbloqueáveis, pode ser utilizada. Os conhecidos membros da trupe estão de volta, como Wario, Mona, 9-Volt, Dr. Crygor, Kat & Ana e Jimmy T, para citar alguns, e disponíveis para serem controlados, além outras novas adições que podem ser desbloqueadas no decorrer da aventura. Uma tela de personagens é apresentada e garante ao jogador a escolha de times de três a cinco jogadores, ou utilizando todos, para embarcar nas fases e se revezarem durante os desafios que surgirem.

Dribble & spitz se une à equipe - warioware: get it together!
Dribble & Spitz se unem à equipe.

E por falar em personagens, cada um possui uma habilidade distinta. Citando exemplos, Wario pode voar com sua mochila a jato e possui o poder de atacar para os lados, já Mona pode pilotar no andar e lançar seu bumerangue, 18-Volt consegue atirar discos para atacar inimigos e se pendurar em argolas e Kat & Ana pulam sem parar ao passo que podem disparar shurikens para direita ou esquerda respectivamente. Cabe notar que alguns desafios se encaixam mais facilmente em alguns personagens, enquanto outros podem se tornar quase impossíveis de se realizar. Quase… pois estes mesmos microgames são, por vezes, modificados com o intuito de garantir uma maior acessibilidade.

Faça a escolha certa e boa sorte! - warioware: get it together!
Faça a escolha certa e boa sorte!

Isto garante, às vezes, um sentimento de que a sorte pode prevalecer na hora do personagem ser escolhido na tela dentre aqueles selecionados inicialmente. Porém, quando jogado em dupla, é aí que a festa se torna mais completa, com cada jogador podendo utilizar um membro distinto para prevalecer em suas habilidades, deixando a festa ainda mais estratégica! Contudo, alguns desafios que envolvem uma maior precisão por parte dos personagens podem se tornar mais trabalhosos de serem executados quando jogados no modo multiplayer cooperativo. 

Microgames sabiamente pensados - warioware: get it together!
Microgames sabiamente pensados.

Para deixar as coisas um pouco menos confusas, dada a variedade de poderes e personagens disponíveis, cada vez que um personagem é inserido no jogo, são postas explicações e uma arena de teste para se poder conhecer os seus comandos básicos. Também, antes de cada microgame lançado na tela e da palavra-chave que irá definir o seu objetivo, é possível ver e até mesmo testar os comandos do personagem que será utilizado. 

Tela de teste de habilidades - warioware: get it together!
Teste as habilidades do personagem.

Microgames a perder de vista…

A equipe de desenvolvimento “real” deste novo WarioWare soube usar e abusar de seus microjogos, todos muito bem desenvolvidos e separados por temas, que vão desde cenários inspirados em jogos de natureza, passando por adaptações tecnológicas, seções envolvendo culinária, esportes, jogos Nintendo, entre outros. Os clássicos estão de volta, além de muitos outros, em um total de 220 microgames habilitados no Modo História!

Prepare-se para contar pessoas, revelar imagens, memorizar fórmulas, desviar de obstáculos, buscar o sinal telefônico, impedir incêndios, combater bandidos, fugir em helicópteros, alimentar animais e muito mais. Cabe lembrar que as fases bônus e de chefes, os Boss Stages, também estão presentes. Todos muito divertidos e revisitando muito do charme e característica da série.

Os diferentes modos que o jogo apresenta sempre buscam inserir os microgames ao escopo principal, mesmo que por novas percepções. A jogatina em dupla, acessível a partir do mesmo Switch dividindo os Joycons, ou através do modo Local Wireless, em que dois Switchs são conectados através da mesma rede local (sentimos falta de um modo online, dona Nintendo…), também foi responsável por grande parte da mudança neste novo WarioWare, cujos objetivos sempre visam o trabalho em conjunto, além dos poderes variados dos personagens. Microdesafios como o de tampar os dois buracos de um nariz ou o de sobreviver a uma boca se fechando em que faltam dois dentes ilustram o exposto acima.

Visão geral dos microgames em e that's life - warioware: get it together!
Visão geral dos microgames That’s Life

Junte moedas e enriqueça com Wario

A primeira coisa que pensamos ao ver o novo título WarioWare: Get It Together! é, bom, os microjogos, mas, desta vez, muitas novidades foram incrementadas no pacote. Já de cara, temos o Missions, um espaço para receber bonificações quanto às missões realizadas no game, o que traz um aspecto de novidade e aumenta o fator replay ao colocar o jogador para realizar tarefas como chegar no nível 46 ou maior em na fase That’s Life, ou então desbloquear todos os microgames de Clássicos da Nintendo, tudo em troca de Wario Coins.

Complete as missões - warioware: get it together!
Complete todas as missões e seja um mestre Poké…

E é aí que entra mais um detalhe: as Wario Coins são as moedas correntes no jogo e você pode fazer de tudo para conseguir cada vez mais delas no decorrer do game através dos seus diferentes modos. Elas podem ser utilizadas para compra de itens e também para avançar no Modo História através da compra de Continues, deixando a primeira “batida” um pouco menos frustrante. Seções complementares também estão inclusos, como o Play-o-pedia, onde todos os microgames desbloqueados podem ser vistos e rejogados; e o Crew, um local para obter itens, desbloquear artes, visualizar estatísticas, conferir personagens e poder aumentar seus níveis de job e customização através de novas cores e estilos. 

Variety pack - warioware: get it together!
O Variety Pack está recheado de minigames avulsos

Para além dos microgames do Modo História, que se mantém como foco principal, WarioWare: Get It Together! conta com outros dois super divertidos modos de jogo: o Variety Pack e o Wario Cup. O primeiro é uma seleção de minigames que podem ser jogados individualmente ou com até quatro pessoas, separados por jogos de competição e de festa, com destaque para o Frenemy Frenzy, em que dois a quatro jogadores são postos em uma arena de batalha com plataformas e itens ao melhor estilo Super Smash Bros.. Já o Wario Cup, outra super adição, é um modo de jogo em que são postos desafios semanais para serem pontuados com a finalidade de obtenção de troféus e muitas moedas.

Frenemy frenzy - warioware: get it together!
Frenemy Frenzy

Uma explosão de diversão 

Posto todo o conteúdo que o game tem a oferecer, não poderíamos deixar de exaltar a diversão e os aspectos gráficos e sonoros que o jogo proporciona. Com gráficos belíssimos, mesmo em um formato específico em 2D, muitas vezes nos sentimos assistindo a um desenho animado da Cartoon Network, dado o brilho de imagens e descontração que as artes e todo o colorido nos é apresentado. A magia se completa quando aumentamos o volume sonoro e adentramos ao universo de WarioWare: Get It Together! com seus recursos únicos, super temáticos e envolventes.

Wario pode ser o antagonista de Mario, mas neste jogo, podemos perceber a origem da alegria nos jogos Nintendo: personagens carismáticos e muito bem construídos, cenários e situações que usam e abusam da criatividade e a formulação de um ambiente antenado ao uso de referências e adaptações, sempre carregando boas pitadas de humor e sarcasmo, estas características da série, além de uma jogabilidade fluída e desafiadora, como todo bom game de ser!

WarioWare: Get It Together!

WarioWare: Get It Together! é um daqueles jogos que alegra o ambiente e faz relaxar entre uma seção ou outra de um jogo mais profundo. Perfeito para juntar a família ou um amigo e vencer os desafios insanos que o game oferece, além de também ser ótimo para testar o reflexo e rir de todas as combinações e esquisitices proporcionadas por Wario e sua turma. O game o instiga a completar e a revelar todos os desafios possíveis e é uma excelente adição à biblioteca do Nintendo Switch que todo fã da Nintendo deve ter.

O jogo WarioWare: Get It Together! já está disponível digitalmente na eShop do Nintendo Switch pelo preço de R$ 249,00.

Análise realizada com cópia do jogo cedida pela Nintendo

Saiba Mais

Não deixe de ler também a nossa análise do jogo Mario Golf Super Rush, outro excelente título para reunir os amigos e dar boas tacadas nos campos verdes da Nintendo!

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
4
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados