Cobertura Oscar 2020: Categorias Artísticas

Oscar 2020 categorias artísticas
A cobertura Oscar 2020 continua aqui no Showmetech! Depois dos curtas, das categorias sonoras e das categorias técnicas, vamos nos aprofundar nas categorias artísticas


Na verdade todos os profissionais indicados nas 24 categorias são, de alguma forma ou de outra, criativos. No entanto as categorias de “Melhor Design de Produção“, “Melhor Figurino” e “Melhor Maquiagem” exigem um conjunto de habilidades muito particular. Vamos entender um pouco mais?

MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO

Dentro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (que é o nome da associação que premia o Oscar) existem vários departamentos. Cada departamento é responsável por indicar os melhores profissionais do ano de sua categoria. O departamento de “Design” era até 2012 chamado de “Direção de Arte“, por isso existe ainda uma certa confusão em relação ao nome desta categoria.

A categoria existe desde 1929, e até 1947 premiava somente o(s) designer(s) de produção, porém desde então o prêmio é divido entre dois profissionais: o designer de produção e o decorador do set de filmagem.

Quando fala-se sobre design de produção, fala-se especificamente dos cenários de um filme. Ou seja, cada cena de um filme, é um trabalho ultra detalhado, que começa com uma intensa pesquisa de referências e, dependendo da época ou universo que o filme se passa, cabe aos profissionais criarem tudo do zero.

Abaixo você pode ver um esboço do filme “Pantera Negra” (que saiu vitorioso nesta categoria no Oscar 2019), e o cenário final, montado para a gravação.

Esboço de “Pantera Negra”
Versão final do cenário de “Pantera Negra”.

Como vocês podem conferir no esboço acima, existe uma pesquisa de materiais, cores e possíveis objetos. Ver então o cenário pronto mostra como é interessante essa tradução. A vitória de “Pantera Negra” marcou a vitória de Hannah Beachler, a primeira designer afro-americana a ser indicada, e a vencer na categoria. Ela dividiu o prêmio com o decorador de set de filmagem Jay Hart.

Os indicados ao Oscar 2020 nessa categoria são:

Curiosidade dos indicados: você reconhece a casa e a planta abaixo?

Essas imagens são os “renders” e conceitos da casa principal onde se passa o filme “Parasita“, um dos indicados à Melhor Design de Produção. De acordo com o diretor Bong Joon Ho, o desafio que ele deu ao designer de produção, não era apenas criar um cenário visualmente bonito, mas um que atendia às necessidades precisas da câmera, composições e personagens, enquanto ainda, incorporaria os temas do filme.

QUEM MERECE GANHAR?
“Parasita”
O designer de produção Lee Ha Jun conseguiu transformar os cenários em personagens. Tanto a casa da família rica, quanto o casebre da família pobre tem tanta personalidade e consegue ser um reflexo da personalidade dos membros de cada família.

QUEM VAI GANHAR?
“Era uma Vez em… Hollywood”
O trabalho da equipe de design de produção neste filme é admirável. A Los Angeles dos anos 70 é recriada de uma maneira absolutamente incrível, assim como o rancho de Charles Mason é assustador. Um trabalho gigantesco. O filme tem poucas chances em outras categorias, por isso acredito que saia vitorioso nessa categoria.

“MELHOR FIGURINO”

A categoria de Melhor Figurino existe desde 1948. Até 1967, a categoria premiava separadamente filmes rodados em preto & branco e rodados com cor. Desde então, com a diminuição das produções em preto e branco, a categoria foi combinada em uma só.

O processo da criação do figurino é uma conversa entre o diretor do filme, que então deve informar ao figurinista exatamente quais são as suas vontades e o que ele quer transmitir através do figurinos de seus personagens.

Uma colaboração muito frutítfera é entre o diretor Tim Burton e a figurinista Colleen Atwood. Uma de suas parcerias foi para o filme “Alice no País das Maravilhas” de 2010, onde Atwood saiu vitoriosa, então recebendo seu 3º Oscar (ela ganhou mais uma vez em 2016 por “Animais Fantásticos e Onde Habitam“).

Veja abaixo um pouco do processo na criação do figurino de dois personagens principais de “Alice no País das Maravilhas”. A primeira imagem à esquerda é o esboço original de Buton, a imagem do meio é o esboço de Atwood e a última imagem é o resultado final.

Também confira o vídeo abaixo (com os títulos dos filmes em inglês) onde você pode conferir todos os vencedores na categoria até 2017.

E uma curiosidade para os fãs de “Incríveis” e “Incríveis 2” da Pixar: nunca foi realmente confirmado pelo diretor Brad Bird, mas especula-se que a personagem Edna Moda é uma homenagem a Edith Head, a figurinista mais premiada da história, com 8 estatuetas.


Os indicados ao Oscar 2020 à Melhor Figurino são:

QUEM MERECE GANHAR?
“Jojo Rabbit”
Este filme é irresistível em vários aspectos, e um deles certamente é o trabalho de figurino. Inclusive, uma determinada peça de vestuário tem bastante foco na trama e cria cenas tensas.

QUEM VAI GANHAR?
“Adoráveis Mulheres
A figurinista Jacqueline Durran fez um trabalho impecável para o filme, fazendo uma coleção admirável de vestidos para o elenco principal. Um trabalho bastante elaborado e que provavelmente será premiado.

MELHOR MAQUIAGEM

A categoria de Melhor Maquiagem surgiu em 1981 e, sua criação foi impulsionada depois que o filme “O Homem Elefante” de David Lynch, recebeu 8 indicações, mas não existia uma categoria para prestigiar o trabalho fantástico de Christopher Tucker, o responsável pela maquiagem do filme.

Desde então filmes como “Os Fantasmas se Divertem” (1988), “Homens de Preto” (1997) e “Mad Max: Estrada da Fúria” (2015) saíram vitoriosos.

É um trabalho muito complexo, que exige horas, paciência e muita habilidade da equipe de maquiagem, e um grande tempo de espera dos atores que serão transformados em criaturas ou personagens históricos. Veja no vídeo abaixo como foi a confecção de um dos personagens do filme “Labirinto do Fauno”, que venceu na categoria em 2006.

O recordista na categoria é o maquiador Rick Baker, que ganhou logo em 1981 por “Um Lobisomem Americano em Londres“, quando a categoria foi incorporada na cerimônia. Ele venceu 7 vezes, sendo a última vez em 2010 por “O Lobisomem“. Veja abaixo Baker no set de filmagem em 1981 e uma imagem de seu trabalho de 2010.

Os indicados ao Oscar 2020 de Melhor Maquiagem são:

QUEM MERECE GANHAR?
“O Escândalo”
O trabalho da equipe de maquiagem e cabelo é algo fenomenal. Eles conseguiram mudar as feições das atrizes Charlize Theron e Nicole Kidman, que realmente parecem outras mulheres. Além disso o trabalho em cima do ator John Lithgow, transformando-o no executivo da Fox News, Roger Ailes.

QUEM VAI GANHAR?
“O Escândalo
Não consigo ver outro filme ganhando o prêmio.

Chegamos ao fim da parte 4 da nossa coberta do Oscar 2020! Perdeu as outras postagens? Confira aqui:

Parte 1: Curtas
Parte 2: Categorias Sonoras
Parte 3: Categorias Técnicas

Na próxima parte vamos falar sobre Longa de Animação, Documentário, Documentário Curta e Filme Internacional!

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter