Cobertura Oscar 2020: Categorias Técnicas

Oscar 2020 Categorias Técnicas
Nas Categorias Técnicas da nossa cobertura Oscar 2020 você vai saber um pouco mais sobre Melhor Edição, Melhor Efeitos Visuais e Melhor Fotografia.

Na segunda parte da Cobertura Oscar 2020 você se familiarizou com as categorias sonoras. Nosso foco agora será nas categorias que premiam técnicas visuais: “Melhor Edição“, “Melhor Efeitos Visuais” e “Melhor Fotografia“.

MELHOR EDIÇÃO

A categoria de Melhor Edição (ou Melhor Montagem), historicamente, é a que mais se emparelha com a de Melhor Filme. A categoria, que existe desde 1935, tem um fato interessante: dois terços dos vencedores de Melhor Filme, também venceram Melhor Edição. Além disso, de 1981 à 2013, ou seja, 33 anos consecutivos, o vencedor de Melhor Filme, tinha uma indicação – ou vitória – como Melhor Edição.

O trabalho do editor é tanto um trabalho técnico quanto artístico, pois é o momento onde todas as intermináveis horas de gravação acabam na mesa de edição para compor um trabalho único e coerente.

É um trabalho que através do anos mudou drasticamente: quando a maioria dos filmes eram ainda gravados em película, o editor tinha que cortar a película a mão e colar os pedaços um por um. Agora, quase tudo é feito através de softwares de edição como Final Cut Pro ou Adobe Premiere Pro, além de softwares específicos para tratamento de cor como Da Vinci Resolve.

O vencedor do Oscar 2020 com certeza tem uma timeline mais complexa que esta.
UmO vencedor do Oscar 2020 com certeza tem uma timeline mais complexa que esta.

Os indicados ao Oscar 2020 de Melhor Edição são:

Curiosidade sobre a categoria: 3 editores estão empatados com o maior número de estatuetas: 3 prêmios cada. Um destes profissionais é a editora Thelma Schoonmaker, que aqui recebe sua 8ª indicação por “O Irlandês”. Ela é uma colaboradora frequente de Martin Scorsese, e 7 de suas 8 indicações são filmes dirigidos por ele.

QUEM MERECE GANHAR?
“Parasita”
O trabalho de edição é primoroso e funciona perfeitamente com a trama surreal do diretor sul coreano Bong Joon Ho.

QUEM VAI GANHAR?
“Ford Vs Ferrari” ou “Parasita”
São para mim os melhores trabalhos de edição do ano. “Ford Vs Ferrari” se beneficia de ser um filme de corrida, que permite cortes ainda mais rápidos, conferindo uma emoção incrível ao filme.

MELHOR EFEITOS VISUAIS

A categoria de Melhor Efeitos Visuais surgiu na primeiríssima edição do Oscar, em 1929. Foi, no entanto, entregue um prêmio chamado de “Engenharia de Efeitos” para o filme “Asas’, o primeiro vencedor do Oscar de Melhor Filme da história. A categoria só foi incorporada de fato 10 anos depois, em 1939.

“Asas” ganhou dois Oscars: Melhor Filme & Engenharia de Efeitos.

Desde então, filmes como “Ben Hur” (1959), “2001: Uma Odisseia no Espaço” (1968), “Star Wars: O Império Contra Ataca” (1980) e “Pantera Negra” (2018) saíram vitoriosos.

Conforme a tecnologia foi evoluíndo, como é possível ver pelos títulos que menciono acima, consegue-se ver claramente os tipos de efeitos empregados: em “Ben Hur”, os efeitos eram os chamados “efeitos práticos”, ou seja, com muita criatividade e efeitos ópticos. Em “Pantera Negra” uma cidade inteira é criada com CGI (imagens geradas por computador), criando universos antes jamais imaginados.

O vídeo abaixo (em inglês), mostra 10 exemplos incríveis do uso de efeitos práticos na história do cinema.

Os indicados ao Oscar 2020 de Melhor Efeitos Visuais são:

Curiosidade sobre a categoria: para o filme “O Irlandês”, a produção do filme teve que criar uma tecnologia completamente nova, à pedido do diretor Martin Scorsese, para realizar o processo de maquiagem digital, sem a utilização de motion capture (que são os pontinhos no rosto do ator para fazer a marcação). A tecnologia permitiu que Scorsese visse em quase tempo real o efeito de rejuvenecimento dos atores.

QUEM MERECE GANHAR?
“1917”
Uma combinação incrível de efeitos práticos e transições quase imperceptíveis entre cenas, dando realmente a sensação que o filme foi rodado em uma única tomada.

QUEM VAI GANHAR?
“Vingadores: Ultimato”
O sucesso absoluto do filme com a crítica e público propulsiona as chances do filme.

MELHOR FOTOGRAFIA

Direção de Fotografia, ou em uma tradução mais aproximada, Cinematografia, é um dos aspectos técnicos mais complexos da produção. Sob a tutela do diretor de fotografia, temos operadores de câmera, foquistas, especialistas em lentes e todo tipo de equipamento imaginável para as filmagens.

O diretor de fotografia, em parceria com o diretor do filme, tem que decidir com que tipo de equipamento gravar (Câmeras tradicionais com película? Câmeras digitais? Câmeras IMAX?), com que tipo de iluminação trabalhar (natural? estúdio? digital?) e se necessário criar equipamentos completamente novos para obter o resultado desejado.

O vídeo abaixo (em inglês), explica como foi realizada uma complicada cena do filme “Filhos da Esperança” de 2006. O filme é dirigido por Alfonso Cuaron (que já venceu na categoria de Melhor Fotografia pelo filme “Roma”) e tem o trabalho fenomenal do diretor de fotografia Emmanuel Lubezki (que ganhou 3 oscars consecutivos por “Gravidade“, “Birdman” e “O Regresso“).

Os indicados ao Oscar 2020 de Melhor Fotografia são:

Curiosidade da categoria: O primeiro filme a concorrer e vencer como Melhor Fotografia, sendo filmado totalmente em tecnologia digital, foi “Avatar” em 2009. O diretor de fotografia Mauro Fiore desenvolveu junto com diretor James Cameron técnicas inovadoras de iluminação e composição para filmes em 3D.

Avatar, Melhor Fotografia 2009.
Mix Media: “Avatar” combinou
diversas técnicas para um resultado fenomenal.

QUEM MERECE GANHAR?
“1917”
O trabalho inacreditável do mestre Deakins, aqui recebendo sua 15ª indicação, é um dos trabalhos mais complexos entre os indicados, com cenas absolutamente brilhantes.

QUEM VAI GANHAR?
“1917”
Deakins levou sua primeira estatueta por “Blade Runner 2049” apenas 2 anos atrás, mas seu trabalho neste filme não tem como perder.

Para ler sobre a Parte 1: Curtas, clique aqui.

Para ler sobre a Parte 2: Categorias Sonoras, clique aqui.

E fique de olho na Parte 4, que vamos falar sobre as Categorias Artísticas: Design de Produção, Figurinos e Maquiagem & Cabelo.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter