PlayStation Now: conheça o serviço de streaming de games da Sony

O PlayStation Now cresceu muito desde sua criação há alguns anos, mas ele é longe de ser perfeito. Conheça mais sobre o streaming de games

Lançado há cerca de 4 anos, o PlayStation Now é o serviço de streaming de games para PS3, PS4 e PS Vita. A Sony sai na frente na corrida atual em que muitas empresas estão a oferecer seus serviços e produtos de forma digital via streaming. Mas como essa plataforma para os sistemas PlayStation funciona e quais são seus benefícios? Vamos respondê-las nesta matéria.

Streaming de games e o PlayStation Now

O streaming de jogos em tempo real não é exatamente o fantástico sonho que foi até há alguns anos. O Google, por exemplo, com o seu projeto Stadia, agora está experimentando fluxos de jogos AAA para o seu navegador Chrome.

A Microsoft também está planejando um console Xbox somente de streaming, com codinome Xbox Scarlett Cloud; até mesmo a Nintendo, com o hardware menos potente do Nintendo Switch está entrando em ação e já está pensando no mercado de streaming.

PlayStation Now

E ainda existem enormes obstáculos com a conectividade com a Internet e a provisão de jogos, o que significa que ninguém é capaz de oferecer um serviço impecável ainda. Apesar disso, o PS Now atualmente oferece a plataforma mais completa deste tipo de serviço digital.

Essencialmente, o PlayStation Now é um serviço de assinatura mensal que permite transmitir jogos legados ou atuais do PlayStation, da mesma forma que você faria stream de um episódio de TV ou vídeo online. Resumindo, um Netflix de games. Mas será que o serviço vale a pena a assinatura?

Vantagens e desvantagens do PlayStation Now

O PlayStation Now (ou PS Now) existe desde 2014, quando a Sony iniciou sua versão beta do serviço de streaming nos EUA, Europa e Japão. O lançamento público completo ocorreu no final de 2015, com o serviço sendo desenvolvido e aprimorado nos anos seguintes.

A Sony manteve o mesmo preço competitivo desde o início: um mês do serviço custa US$ 19,99/£ 12,99, ou um desconto de US$ 99,99/£ 84,99 para o ano.

PlayStation Now

Infelizmente, o serviço ainda não está disponível na loja brasileira da PSN, porém usuários de contas americanas, europeias ou japonesas podem contratar o serviço e utilizá-lo aqui no Brasil.

Assinando o PlayStation Now, você tem acesso a uma grande variedade de jogos, com a Sony tendo aumentado sua oferta de 80 títulos no lançamento para mais de 650 atualmente. Sua oferta eclética varia entre títulos clássicos como Ico, Shadow of the Colossus e Gravity Rush, e jogos AAA mais recentes como a trilogia Batman: Arkham, The Last of Us, Heavy Rain, Borderlands 2 e Red Dead Redemption.

Há muito para se analisar no serviço, pois, assim como os jogos gratuitos que vêm com uma assinatura do PlayStation Plus, você não está recebendo os títulos mais recentes e interessantes.

PlayStation Now

Em sua maioria, estes são jogos que paramos de comprar a preço cheio, e é difícil se livrar da sensação de que você está jogando no PS Now por razões históricas ou curatoriais – para que saiba o que veio antes dos novos lançamentos que você realmente está animado para jogar.

Qualquer proprietário do PS4 pode testar o serviço gratuitamente por sete dias antes de ser cobrado pelo uso de um mês, o que significa que você pode testar o quão bem sua conexão com a Internet pode executar o serviço antes de se comprometer com pagamentos.

Algum tempo atrás o PlayStation Now adicionou um novo recurso de download para jogos PS2 e PS4, significando que você poderia “salvar” jogos alugados do serviço em seu disco rígido e depois jogar offline integrando-o em um serviço focado em streaming.

Um serviço longe de ser perfeito

A falta atual de funções de download para os jogos PS3 é decepcionante – como a maior seção da biblioteca e, portanto, a que tem a maior demanda, o PlayStation Now ainda tem um longo caminho a percorrer antes de oferecer a conveniência que ainda estamos esperando ver a partir dele.

Enquanto o PlayStation Now certamente desenvolveu sua biblioteca e formas de acessar seu conteúdo, ele também restringiu seu serviço de algumas maneiras também. Você não pode mais usar o PS Now no PS3, PS Vita, PlayStation TV ou qualquer smart TV com suporte, como a linha de TVs Sony Bravia. Se você quiser usar o PS Now, você precisa de um PS4.

PlayStation Now

É naturalmente mais fácil para a Sony concentrar sua provisão em uma plataforma, pois é mais importante ter um serviço que funcione do que um que você possa encontrar em todos os lugares, mas que desapareça na execução.

Mas o verdadeiro potencial para streaming de jogos é o acesso e a acessibilidade. Até a Sony e a Microsoft puderem oferecer um serviço com acesso a centenas de jogos por uma fração do custo das compras regulares, enquanto terceirizam o árduo trabalho de processamento e renderização para seus próprios servidores, existe um longo caminho a percorrer.

Infelizmente, no momento, os jogos de streaming ainda são algo que você só pode fazer de forma realista com velocidades de internet acima da média e um console PS4 atual – e para uma forte seleção de jogos, sim, mas não todos que desejarão jogar.

PlayStation Now

E, embora os jogadores não precisem de uma assinatura do PlayStation Plus, haverá muito poucos jogadores que escolherão o PS Now – com seu desempenho variável e títulos limitados – ao invés da associação ao Plus, que oferece retornos muito concretos como jogos competitivos online e gratuitos jogos mensais a um custo muito menor.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe um comentário: