Stadia: nova plataforma de streaming de games do Google promete ser revolucionária

Stadia: nova plataforma de streaming de games do Google promete ser revolucionária 4
O Google apresentou hoje sua aposta para o futuro dos games, uma plataforma de streaming chamada Stadia

Nesta terça-feira (19), o Google fez um anúncio especial sobre as futuras empreitadas da empresa no mundo dos games durante a Game Developers Conference 2019.

Sundar Pichai, CEO do Google, começou a apresentação ao falar sobre o papel dos games no desenvolvimento da tecnologia.

Para muitos googlers, a jornada para os computadores começou no mundo dos games

Sundar Pichai, CEO do Google

Ao introduzir sobre a importância dos jogos, Pichai pontuou que o principal impacto deles é nesse desenvolvimento tecnológico, já que eles “empurram a dar grandes passos no desenvolvimento de novas tecnologias

Sundar Pichai no anúncio do Google durante a GDC 2019
Sundar Pichai no anúncio do Google durante a GDC 2019

Pichai disse que, durante os últimos 2 anos, o Google começou um processo de desenvolvimento usando o melhor de sua tecnologia para criar um novo serviço de streaming de games. E tudo isso rodando diretamente no Google Chrome.

Durante a apresentação de Pichai, a empresa mostrou um video que resgatou as origens dos jogos na pré-história, passando por alguns dos maiores e mais marcantes momentos da humanidade em cenas com jogos de tabuleiro e chegando a nossa realidade de hoje: com os jogos online.

O vídeo também deu foco especial ao público diverso, composto por homens e mulheres jovens e idosos, que consome os jogos, seja, de fato, jogando, ou assistindo a gamers pelo YouTube. O ponto principal do anúncio é essa plataforma de games feita “para todos”, como disse o CEO.

Pichai apresentando a motivação para Stadia: "Construir uma plataforma de games para todo mundo".
“Construir uma plataforma de games para todo mundo” é o objetivo por trás da criação da Stadia

Como os games são a maior plataforma de entretenimento consumida hoje, é nela que o Google planeja revolucionar o mundo da tecnologia.

Confira o vídeo especial exibido durante o anúncio:

Stadia, a plataforma de games do Google

Com o nome Stadia, a plataforma é “a visão do Google para o futuro dos games. Uma plataforma focada em mais de 2 bilhões de gamers no mundo“, como disse Phil Harrison.

Esse serviço de streaming de games via nuvem vai permitir que os jogos sejam acessados em questão de segundos. O sistema de nuvem da Stadia, conforme o Google anunciou, vai ser equivalente a um console funcionando a 10.7 GPU teraflops – o que é mais do que o Playstation 4 e Xbox One juntos.

Harrison também disse que o Google vai ampliar esse serviço de streaming de games usando YouTube e os muito criadores de videos e streams de games no serviço.

A plataforma Stadia será totalmente compatível com jogos cross-plataform., ou seja, os games poderão rodar em consoles diferentes se for definido pelos desenvolvedores.

Phil Harrison introduziu a plataforma Stadia
Phil Harrison apresentou a Stadia durante o evento

O primeiro teste com a plataforma, chamado de Google Project Stream, foi realizado com sucesso em outubro do ano passado. O primeiro game utilizado foi Assassin’s Creed: Odyssey, da Ubisoft

Mas é claro que esse não é o único jogo que estará disponível na Stadia.
Além do Doom Eternal (que foi anunciado como o próximo jogo a entrar no serviço), um jeito simples de você conseguir acessar outros games vai ser através de videos no YouTube.

Outro aspecto anunciado no evento é que a plataforma Stadia vai contar com suporte integral das empresas Unreal, Havok e Unity.

Stadia: nova plataforma de streaming de games do Google promete ser revolucionária 5

A Stadia também possui Style Stransfer ML, um recurso inovador em que as criações de desenvolvedores de games podem ser instantaneamente modificadas com novos estilos visuais.

Além da Style Stransfer ML, a plataforma também conta com Crowd Play, que permite jogar com YouTube Creators durante uma livestream deles.

Jogando com a Stadia

Harrison mostrou como essa iniciativa vai funcionar ao simular um acesso através de um trailer de um jogo. No fim do vídeo, vai aparecer uma opção “Jogar Agora” e, ao clicar, o usuário vai poder jogar instantaneamente através do seu navegador sem precisar fazer download do jogo.

De acordo com o Google, a integração com o YouTube também vai permitir que os gamers façam streaming ao vivo com qualidade 4K e 60 frames por segundo.

A qualidade não fica apenas na transmissão; afinal, a plataforma foi pensada para rodar games em Full HD, 4K e, futuramente, jogos em 8K.

Phil Harrison mostra como é jogar usando a plataforma Stadia
Phil Harrison jogando com a Stadia

A plataforma também vai funcionar juntamente com o Google Chromecast, permitindo com que você possa transferir o seu jogo para a TV usando qualquer um dos dongles do Google.

Ainda não se sabe, no entanto, como irá funcionar o esquema de preço da Stadia; se vai ser gratuito e você poderá comprar jogos separadamente ou se será possível pagar uma mensalidade para utilizar o serviço e ter acesso a vários games.

Outra ferramenta da Stadia que vale mencionar é que a plataforma vai usar um State Share, que permitirá com que os jogadores compartilhem momentos específicos do jogo. Como divulgado no evento, Dylan Cuthbert, fundador do Q-Games, está trabalhando em um jogo inteiramente baseado nessa ferramenta.

Stadia: nova plataforma de streaming de games do Google promete ser revolucionária 6

Mais uma novidade que a Stadia vai trazer para o mundo dos games é um novo conceito de dividir a tela. Antes, isso exigia um poder de processamento do console e limitava o campo de visão de ambos jogadores.

Com a plataforma, será possível incluir mais de uma tela e jogadores ao mesmo tempo, sem perder qualidade da imagem. Desse modo, os jogos também poderão ter desfechos mais complexos, com personagens tendo funções e jogabilidades diferentes, mas juntos para realizar um objetivo comum.

Gamer poderá usar qualquer aparelho?

A partir do lançamento, que será neste ano, já será possível usar a plataforma Stadia em computadores desktop, notebooks, smart tvs, tablets e smartphones.

E isso não vai alterar em nada a qualidade de imagem, som e experiência que o gamer vai experimentar. A ideia é que o game seja exibido da mesma maneira, mesmo que você esteja jogando através de um celular.

Phil Harrison, enquanto demonstrava como é possível acessar o jogo através de um vídeo no YouTube, disse que ele intencionalmente comprou um PC bem simples para mostrar que, para jogar com o Stadia, tudo que você precisa é conexão com a internet.

Harrison mostrando como jogar usando o Stadia
Harrison mostrando como jogar usando o Stadia

Conexão foi estabelecida? Pronto, você já pode jogar sem que o game fique travando o tempo todo. E isso em qualquer plataforma, já que a Stadia anunciou que vai se dedicar para que o gamer tenha a melhor experiência em celulares, tablets e até Chromebooks.

Durante a apresentação, o representante do Google testou diversos aparelhos, mudando de um celular para um tablet e, depois, para um TV, tudo feito com aparelhos Google.  

Stadia Controller

E para garantir uma experiência ainda melhor para os gamers, o Google também está lançado o Stadia Controller: joystick que se conecta via WiFi aos servidores da Stadia na nuvem e pode ser usado em conjunto com qualquer um dos aparelhos do gamer.

Mesmo que o controle parece o seu tradicional joystick de Playstation ou Xbox (o qual pode, também, ser usado com a Stadia), ele possui um diferencial que poderá ser adotado por outras empresas daqui pra frente.

Gamers poderão usar Joystick do Google para utilizar o Stadia
Gamers poderão usar Joystick do Google para utilizar o Stadia

O Stadia Controller possui dois botões com novas funções que vão facilitar a vida dos gamers que querem transmitir seus feitos nos jogos online pro YouTube.

Um dos botões permite que você faça a captura de imagens e vídeos do que você está jogando e já as coloque na sua página, porque o YouTube já vai estar conectado ao controle.

Dessa maneira, gravar suas partidas para depois subir pra sua página vai ficar mais fácil. Já o outro botão aciona automaticamente o Google Assistente.

Mas pra quê o Google Assistente? Esse recurso vai permitir que aconteça um walkthrough em tempo real – ou seja, se você não souber como passar daquela fase difícil ou matar aquele chefão, o assistente te ajuda. 

Além do streaming

O Google está, inclusive, criando a Stadia Games e Entertainment, um estúdio de games feito para criar jogos exclusivos da plataforma.

Jade Raymond, vice-presidente da empresa e ex-Sony, Electronic Arts e Ubisfot, está liderando a iniciativa do Google em produzir seus próprios jogos.

Foi divulgado que mais de 1000 trabalhadores e engenheiros de games já estão trabalhando nos jogos estarão exclusivamente na Stadia no futuro.

Quando será o lançamento?

Embora tenha sido divulgado que a plataforma Stadia será lançada ainda neste ano, não temos um dia ou mês exato.

O link oficial da plataforma é https://stadia.com, e os primeiros países que irão receber a plataforma serão Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e outros países da Europa.

EM DESENVOLVIMENTO

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Comente:

Receba Notícias por E-mail:

Receba notícias no seu e-mail
Holler Box