Conecte-se conosco
Quem venceu a E3 2017?

Computadores

Quem venceu a E3 2017? Decisão fica entre Microsoft, Nintendo e Sony

As três empresas fizeram importantes anúncios para seus produtos, desde DLC até console novo. Mas finalmente, quem se destacou mais?

Quem venceu a E3 2017?

Feira esse ano foi um pouco mais morna que o habitual, mas ainda com importantes anúncios

A E3 2017 acabou e a pergunta mais feita após o evento é “quem ganhou?”. Estamos aqui para responder essa pergunta de forma bem direta e informativa. Esse ano não houve muitas surpresas, mas não faltou bons anúncios. Entre Eletronic Arts, Bethesda, Ubisoft e Devolver Digital, o destaque ficou classicamente para as fabricantes de console. Sendo assim, para não fazer um texto muito grande para uma resposta tão pequena, vamos focar em resumir o que foi apresentado nas conferência da Microsoft, Nintendo e Sony.

Microsoft (Xbox)

Quem venceu a E3 2017?

Xbox One X foi o grande destaque da E3 2017

A dona do Xbox estava com uma grande responsabilidade na mão: a empresa que todos esperavam que pudesse tornar a E3 2017 mais interessante, afinal não havia muita expectativa esse ano e a Microsoft era a única com um novo console para apresentar. Assim o Xbox One X foi anunciado, ele não é somente o mais poderoso, como também o mais fino já feito pela Microsoft. O console será lançado dia 7 de novembro por US$ 499, com previsão de chegar ainda esse ano no Brasil.

Quem venceu a E3 2017?

Forza Motorsport 7 esbanja belos gráficos no Xbox One X

A conferência não foi somente hardware. A Microsoft prometeu 44 jogos, sendo 22 exclusivos e anunciou até um carro! Forza Motorsport 7 foi um grande início para mostrar o potencial gráfico do One X. Ainda apresentando Forza, o Posche 911 GT R2 foi oficialmente revelado ao mundo no palco da E3 pela Microsoft.

Outro destaque foi Crackdown 3, que recebeu um trailer final e data de lançamento. Super Lucky’s Tale conquistou pela fofura. Cuphead, o nostálgico indie com inspiração nas animações de 1930, finalmente ganhou data de lançamento. Tacoma será uma ficção científica que misturará confiança, medo e perseverança durante uma investigação em uma estação espacial. Esses foram os exclusivos confirmados no palco que serão lançados ainda esse ano.

Quem venceu a E3 2017?

Ori and the Will of the Wisps teve um emocionante anúncio com piano sendo tocado ao vivo no palco

State of Decay 2 foi anunciado e está na lista de jogos exclusivos que devem chegar em 2018, assim como os indies The Darwin Project, The Last Night, The Artful Escape, Ashen e Ori and the Will of Wisps. Esses jogos independentes são de grande produção, realmente autênticos. Os games estão chegando ao Xbox graças ao programa [email protected]

Algumas sensações de PC estão indo para os consoles com exclusividade no Xbox One: PlayerUnknown’s Battlegrounds, Conan Exiles e Black Desert, entre outros. São títulos que com certeza garantirão muitas horas para os jogadores de console, repetindo o sucesso que eles fazem nos computadores.

Quem venceu a E3 2017?

Anthem se destacou pelo belo visual e uma boa proposta de jogo

A Microsoft quer garantir que o Xbox One seja o melhor lugar para jogar AAA third-parties. Assim, durante sua conferência a empresa foi quem anunciou Assassin’s Creed: Origins, Metro: Exodus, Dragon Ball FighterZ e Life is Strange: Before the Storm. Todos inéditos. Code Vein e Middle-Earth: Shadow of War foram outros que tiveram espaço para serem melhor exibidos. O grande destaque ficou para Anthem, anunciado no dia anterior pela EA. O novo jogo da Bioware apresenta gráfico impressionantes e uma boa jogabilidade.

Minecraft deu um show sozinho. O jogo receberá uma grande atualização para melhorar seu visual, mudar várias texturas e dar suporte ao 4K. Um grande destaque será também a possibilidade de multiplayer entre todas as plataformas, desde celulares até Switch. Infelizmente, a Sony recusou participar, alegando que isso colocaria as crianças em perigo em um ambiente não monitorado pela PlayStation Network, logo o PS4 está de fora dessa. Ok, Sony…

Foi anunciado que jogos do primeiro Xbox estão chegando ao Xbox One por meio da retrocompatibilidade, começando por Crimson Skies: High Road to Revenge.

 Quem venceu a E3 2017?

The Witcher 3 vai aproveitar a potência do Xbox One X graças a uma atualização futura

Além dos jogos apresentados no palco, mais dezenas de games já lançados receberão atualizações para aproveitar o 4K a 60 FPS do Xbox One X. A lista é grande e inclui títulos como Resident Evil 7, Final Fantasy XV, Forza Horizon 3, Gears of War 4 e The Witcher 3. Mesmo os jogos que não tiverem atualizações para isso vão apresentar melhorias de desempenho.

A apresentação da Microsoft, mesmo assim, não foi tão emocionante, um pouco corrida. Falando no foco principal dessas apresentações da E3, que é fazer anúncios, ela foi muito bem. A falta de títulos first-party é evidente, com somente dois grandes destaques AAA: Forza Motorsport 7 e Crackdown 3. Phil Spencer afirmou que fecharam vários contratos para produção de títulos Microsoft Studios, porém ele diz não querer repetir o erro de Scalebound. O jogo mencionado foi revelado em estágio inicial de desenvolvimento e depois cancelado, o que gerou muita insatisfação.

Nintendo

Quem venceu a E3 2017?

Todo mundo esperava ansiosamente por mais informações de Super Mario Odyssey na E3 2017

A nipônica estava sendo motivo de piada até por seus fãs, que não esperavam muito da Nintendo nessa E3. A empresa surpreendeu. Em cerca de meia-hora ela levou o público ao delírio com o anúncio dos seus clássicos.

Xenoblade Chronicles 2 recebeu um vídeo bem mais detalhado do que tínhamos antes. Os protagonistas foram melhor apresentados, assim como os vilões, a história e a jogabilidade.

Quem venceu a E3 2017?

Kirby está chegando ao Switch!

Kirby está chegando ao Switch com um jogo inédito que celebra seus 25 anos, deve ser lançado no começo de 2018. Enquanto isso, a Nintendo não perdeu a chance de mostrar jogos que vão demorar ainda mais para serem produzidos e não sairão de nossas cabeças até o lançamento. Esses são Pokémon RPG e Metroid Prime 4, ambos para Switch. O 3DS não morreu e vai receber um remake de Metroid II, chamado de Metroid: Samus Returns, no dia 15 de setembro.

Não é somente o Kirby que é fofo, o Yoshi também, claro! O dinossauro está para ganhar um novo título exclusivo do Switch. Enquanto isso, Nintendo recordou que The Legend of Zelda: Breath of the Wild vai receber mais duas expansões ainda esse ano. Além disso, novos amiibos dos Campeões de Hyrule serão vendidos, compatíveis com o próximo DLC (The Champions’ Ballad).

Rocket League mirou no Switch e fez gol certeiro. É mais uma plataforma com esse maluco jogo. Uma boa notícia é o cross-play que será possível com os jogadores de PC e Xbox One. O jogo será lançado no final do ano com conteúdo exclusivo para Nintendo.

O grande destaque ficou para o trailer de Super Mario Odyssey. O foco foi mostrar as diversas possibilidades que a nova boina trará. Mario poderá possuir desde seus próprios inimigos até máquinas e

dinossauros ferozes! O jogo finalmente recebeu uma data de lançamento: 27 de Outubro.

Sony (PlayStation)

Quem venceu a E3 2017?

Sony teve o palco mais simples da E3 2017

A Sony insiste em nos fazer esperar. Apesar de não ter tido muitos anúncios na E3 2017, a maioria dos jogos vão ser lançamento em 2018. De toda forma, isso não nos impede de querer muito conferir cada detalhe mostrado.

A ação foi certeira com o trailer da história de Uncharted: The Lost Legacy, expansão de Uncharted 4 chegando dia 22 de agosto. Um outro DLC foi anunciado, dessa vez de Horizon: Zero Dawn, chamado The Frozen Wilds, que chegará ainda esse ano.

Days Gone recebeu outro grande vídeo de gameplay. A intenção foi mostrar como vai ser duro sobreviver aos perigos apresentados no jogo. O jogo só deve chegar em 2018.

Quem venceu a E3 2017?

Monster Hunter: World será lançado para PS4, PC e Xbox One

A Sony surpreendeu com um anúncio da franquia Monster Hunter, que ultimamente só estava aparecendo nos videogames da Nintendo. O novo jogo será ambientado em um enorme e bonito mundo. Os fãs estranharam um pouco o trailer e esperam que um trabalho fiel e bem-feito seja apresentado. Monster Hunter: World é o novo título Capcom para PlayStation 4, Xbox One e PC.

Shadow of the Colossus receberá um remake para PlayStation 4. Isso não deveria ser tão comemorado como foi, pois já é o terceiro lançamento do mesmo jogo. Ele foi feito para PS2, anos depois remasterizado para PS3 e agora remake para PS4. Estão querendo extrair até a última gota de lucro dos jogos da Team Ico e isso pode não ser tão saudável. O jogo será refeito pela Blue Point Games, que já remasterizou os 3 primeiros Uncharted para PS4. Lançamento para 2018.

Depois de convencer tanta gente a comprar o PlayStation VR, a Sony apresentou jogos não muito empolgantes para a plataforma esse ano. Star Child promete uma novidade à jogabilidade VR, mas pelo trailer, nem mesmo convenceu o porque dele ser VR. Dos mesmos criadores de Until Dawn, The Inpatient será lançado para acrescentar mais terror ao aparelho. O jogo parece realmente perturbador e um bom lançamento. Essa mesma desenvolvedora anunciou que está produzindo um FPS chamado Bravo Team.

Quem venceu a E3 2017?

Esse é Final Fantasy XV VR

Final Fantasy XV também está chegando para PS VR, mas não da maneira que queríamos. Final Fantasy XV: Monster of the Deep é um jogo de pesca. Bem, me recuso a comentar mais sobre isso.

Call of Duty: World War II recebeu um trailer sobre seu multiplayer. Os mapas estarão menos limitados, mas aquém se comparados com o realismo que Battlefield 1 traz, mesmo em uma guerra anterior.

Detroit: Become Human trouxe um clima tenso futurista à conferência. A desenvolvedora Quantic Dream está trazendo um jogo mais crítico e intrigante que nunca. Estaremos no controle de uma revolução de androides! Em busca de corrigir os erros de Beyond: Two Souls, teremos um jogo bem mais frenético, tenso e com mais controle do jogador.

God of War teve mais detalhes revelados, claro. Vimos um mundo aberto enorme, muita mitologia, outros personagens, inimigos e grandes lutas.

Entretanto, o grande destaque da noite ficou para Spider-Man. Um grande vídeo era tudo o que queríamos e foi o que tivemos. O gameplay foi largamente demonstrado. O sistema de luta tem claras influências de outros jogos de herói, Batman. Isso apagou nem um pouco o brilho do jogo. Realmente parece que estamos jogando uma obra baseada nos quadrinhos e filmes. A ação de Spider-Man foi um grande alívio para a morna conferência da Sony.

E a vencedora…

 Quem venceu a E3 2017?

Depois desse resumão, quem você acha que deve ser a vencedora da E3 2017?

Apesar de todo fervor que a Nintendo causou em seus fãs, ela não fez menos do que o esperado. Digo, Metroid já deveria ter voltado faz tempo, como um dos jogos de lançamento do Swich. Em 2016 Metroid completou 30 anos e a Nintendo fez absolutamente nada! Pokémon RPG vai demorar até que tenhamos pelo menos alguma imagem. Entretanto é inegável como Super Mario Odyssey parece realmente empolgante, assim como Xenoblade Chronicles 2. Sem falar nos fofíssimos jogos do Yoshi e Kirby anunciados para Switch. Foi uma conferência muito boa, mesmo sendo curta, agregou mais valor ao Switch e deu uma retribuição merecida aos fieis fãs. Apesar disso, não ganhou a E3 2017.

A Sony mostrou que não é sempre que se pode ganhar a E3. Foi uma conferência morna de bons anúncios, porém praticamente todos os jogos serão lançados no próximo ano. Entre a vergonha de Final Fantasy XV em VR ser um jogo de pesca, e o primeiro vídeo detalhado de Detroid: Become Human; evidentemente Spider-Man foi o ponto alto da noite. Enquanto isso, Gran Turismo Sport, programado para esse ano, uma clássica franquia PlayStation, ficou de escanteio só foi exibido no pré-show. Entretanto, eu espero que nas próximas apresentações a Sony chegue com coisas novas e empolgantes para o PS4, como ela costuma fazer.

Quem venceu a E3 2017?

Phil Spencer no comando da melhor apresentação da E3 2017

A Microsoft, por sua vez, teve poucos títulos first-party, mas relançou a família Xbox One. O Xbox One X será um console de grande responsabilidade e poder para durar anos. O poder do One X é comparado ao de um PC com GTX 1070, pelo preço menor de um computador, é realmente atraente. Sendo assim, esses 42 novos jogos, o anúncio do Xbox One X e a retrocompatibilidade com o Xbox original fizeram da Microsoft a vencedora da E3 2017. Além disso, a conferência da americana foi a mais vista no Twitch (sem contar os outros 5 meios de transmissão oficial que ela fez) e mais comentada nas redes sociais. O título é inquestionável por aclamação popular.

Está desfazendo as malas? Calma. A Brasil Game Show está chegando, logo após haverá a Gamescon. Ah, e já temos datas para a E3 2018: de 12 a 14 de junho. Não importa o evento, você estará informado no Showmetech. Até à BGS!

Continue lendo
Advertisement

Um garoto sul-americano do Nordeste que finalizou o ensino médio e aguarda o início de seu semestre na UFAL em 2018. Até lá acha que pode pelo menos produzir algo útil à humanidade através do SMT, assim para de gastar horas de sua vida em Dota 2.

Comentários
Subir