Garoto de 12 anos constrói um reator de fusão nuclear em casa

reator de fusão nuclear em casa
Menino de 12 anos se tornou a pessoa mais jovem a construir um reator de fusão nuclear

O que você fazia aos 12 anos de idade? Se a sua resposta envolve algo como brincar, ver televisão e estudar, então você teve uma infância considerada “padrão”. Enquanto isso, em Memphis, no Tennessee, aos 12 anos, Jackson Oswalt montou um reator de fusão nuclear em casa.

reator de fusão nuclear em casa
Imagem: newsbeezer.com

Construção de um reator de fusão nuclear em casa

A construção foi reconhecida em 2018 pelo Open Source Fusor Research Consortium (Consórcio de Pesquisa de Fusor de Código Aberto, em tradução livre), um grupo de entusiastas. Para isso, o pequeno cientista, com 12 anos na época, transformou um quarto de brinquedos em um laboratório nuclear (e gastou 10 mil dólares no processo).

reator de fusão nuclear em casa
Imagem: brobible.com

Primeiro, Jackson Oswalt pesquisou sobre o que já foi construído por outras pessoas. Depois, planejou o que precisava para a construção, fez algumas adaptações em peças e partiu para a montagem. Para que o procedimento científico seja completo, é preciso que seus trabalhos sejam verificados e que haja uma publicação científica (como um artigo em revista, por exemplo). Ainda assim, ele já tem o título de mais jovem a construir um reator de fusão nuclear.

reator de fusão nuclear em casa
Imagem: commercialappeal.com

Entenda a fusão nuclear

Primeiro, é preciso ter em mente que o que Jackson Oswalt fez foi fusão nuclear e não fissão nuclear. De forma bem simples, a diferença é que, na fusão nuclear, dois ou mais núcleos de um elemento são fundidos, formando outro átomo. Reações de fusão nuclear ocorrem o tempo todo no Sol, por exemplo. Por outro lado, a fissão nuclear consiste na quebra de um átomo em dois menores.

Outra diferença é que, enquanto a fissão precisa de substâncias como o urânio (que não pode ser adquirido para uso caseiro), a fusão requer substâncias mais simples, como isótopos de hidrogênio. Normalmente, os dispositivos de fusão nuclear construídos em casa possuem uma escala pequena, o que não é suficiente para construir uma bomba. O de Oswalt, por exemplo, gasta mais energia do que produz.

Pequeno grande cientista

Alguns anos antes de começar a construir o reator de fusão nuclear, Oswalt era uma criança que apenas jogava videogame. Um dia, ele resolveu que não queria passar o resto da vida fazendo isso e passou a se dedicar a outras coisas, como pesquisar sobre reatores nucleares.

reator de fusão nuclear em casa
Imagem: commercialappeal.com

Com o passar do tempo, Oswalt não desistiu da ideia. Aprendeu sobre reatores e mostrou que era capaz de construir o seu. Atualmente, ele tem 14 anos e mostra que pode ser um grande cientista.

Se você está um pouco triste porque não estava construindo reatores nucleares ou tentando dominar o mundo aos 12 anos, não fique. Obviamente, Jackson Oswalt é um ponto fora da curva. Se serve de consolo, ainda dá tempo de se apaixonar pela ciência e fazer suas próprias criações (com segurança, por favor!).

Fontes: The Guardian; Commercial Appeal; Live Science.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta