Conecte-se conosco
Retorno do Orkut? Entenda essa cilada

Geral

Retorno do Orkut? Entenda essa cilada

Apesar de causar comoção na internet, o Orkut não está de volta, e, sim, um site que imita a antiga rede social com perfeição e engana usuários

Orkut 720x414 - Retorno do Orkut? Entenda essa cilada

Página inicial imita perfeitamente antiga home do Orkut

Para quem achou que era a volta da rede social mais amada do Brasil até a era do Facebook, pode diminuir as expectativas: o Orkut não está de volta, para a tristeza de muitos. Já se passaram pouco mais de três anos desde o encerramento oficial do site, pelo Google – mesmo assim, ondas de empolgação e de muita desconfiança marcaram a internet nesta última quarta-feira (12). Um site com a mesma cara e nome do Orkut apareceu na internet, tendo o acesso de alguns usuários.

Mas, o site, na verdade, tem o domínio como Orkut.li e não é oficial. O grande problema é que, como não tem protocolo https, ele não oferece segurança alguma na troca de dados entre o seu servidor e os usuários que o acessam.

Os navegadores, inclusive, bloqueiam automaticamente o acesso à página. Em alguns casos, como no Google Chrome, (foto) o navegador chama o site de ‘enganoso‘.

Site falso do Orkut 720x338 - Retorno do Orkut? Entenda essa cilada

Perigo à vista. Site é considerado enganoso pelo Google Chrome

Caso o usuário queira realmente acessar o site, sabendo de todos os riscos, vai encontrar uma página que simula perfeitamente o último layout do antigo Orkut. Na home do site é possível encontrar diversos tópicos comuns em sites seguros, como as abas: “Sobre o orkut”, “Novidades”, “Centro de Segurança”, “Privacidade”, “Termo de uso” e “Ajuda”.

Para fazer o cadastro, será solicitado que o usuário preencha informações como e-mail, data de nascimento, nome e sobrenome, sexo, país de nascimento e, por fim, crie uma senha.

Ainda será necessário que o cadastrante declare ter mais de 18 anos e que, sobretudo, concorda com o “Estatuto da Comunidade”.

Google não comentou o caso

tela orkut rede social 720x405 - Retorno do Orkut? Entenda essa cilada

 

Até o momento, o Google não se pronunciou sobre o ocorrido. Mesmo com o Google+ praticamente às moscas, a empresa permanece firme e apostando na plataforma. Caso a gigante tivesse algum plano de ressurgimento da rede social amada pelos brasileiros, certamente teria feito algum tipo de anúncio, inclusive se fosse algum tipo de jogada de marketing. E isso nunca aconteceu.

Criado em 2004 pelo engenheiro Orkut Buyukkokten, enquanto trabalhava no Google, o Orkut fez grande sucesso com suas comunidades. Atualmente, Buyukkokten é o dono da rede social Hello, presente no país desde 2016.

Continue lendo
Advertisement
Comentários
Subir