Retorno de grand chase

O retorno de Grand Chase: veja tudo sobre o lendário jogo

Avatar of lucas gomes
Grand Chase, sucesso dos anos 2000, retornará em breve pela Steam e em seu formato original! Fizemos este especial para relembrar o clássico, confira!

Recentemente foi anunciado que o saudoso Grand Chase, ou GC, para os íntimos, retornará! O antigo RPG com elementos de ação que teve os servidores encerrados há mais de cinco anos voltará via Steam, e os fãs já estão bastante empolgados com a novidade. Hoje contaremos um pouco sobre a trajetória deste que foi um dos maiores jogos online de sua época e algumas novidades sobre seu retorno!

A origem de Grand Chase

Tudo começou em 2003, quando o jogo foi lançado na Coreia do Sul através da KOG Games, em sua primeira versão. Nela continham as personagens Elesis, Lire e Arme, respectivamente a espadachim, arqueira e maga do grupo. Com o decorrer do jogo você adquire pontos e missões para poder habilitar outras personagens como Lass, Ryan, Ronan e outros. Depois disso, em 2006, o jogo chegou em terras nacionais através da Level Up! Games, a mesma que também distribuía Ragnarök, Perfect World e muitos outros que fizeram um sucesso estrondoso nos anos 2000 e início dos anos 2010.

Gc
O trio original da Grand Chase

À sua época, Grand Chase não tinha muitos concorrentes, a não ser os próprios jogos da Level Up!, mesmo assim, nenhum tinha a mesma proposta de GC, como de um RPG 2D, por exemplo. As lan houses eram sempre muito cheias de jogadores querendo upar sua conta ou desbloquear uma nova personagem que surgira na última atualização — apesar da ascensão da internet doméstica durante este período, era extremamente comum que jogassem Grand Chase em lan houses.

O que é o Grand Chase?

Como dito acima, o jogo se tratava de um RPG em 2D no qual você escolhia uma personagem para jogar PvE, matando os monstros durante o modo aventura, ou PvP, em salas de 1×1 até 3×3, lutando contra outros jogadores e testando suas habilidades. Jogar no modo aventura lhe permitia coletar itens, moedas e equipamentos que eram deixados pelos inimigos após derrotados, e, para realizar certas missões, você deveria coletar uma quantidade específica destes itens ou derrotar monstros, fazendo com que o jogador fosse obrigado a jogar toda aquela fase novamente.

Mapa do grand chase
No mapa você escolhe um local, e nele, desbrava suas aventuras.

Havia um “mapa-múndi” no jogo, em que, conforme o seu progresso, você desbloqueava as próximas áreas para enfrentar novos inimigos, inimigos mais fortes, áreas com itens mais valiosos, etc. Isso tudo com uma história por trás. Sempre que você avança para um local novo, há uma história nova a descobrir, geralmente acerca de uma personagem que está por vir ou até mesmo das que já estão disponíveis.

Já o modo PvP é onde a maioria dos jogadores se divertiam mais, pois, quando upavam bastante suas personagens e conheciam bem suas mecânicas, eles apostavam suas habilidades em partidas contra outros jogadores, de modo a ver quem sairia vencedor. Havia recompensas em moedas do jogo e experiência a quem participasse, mas os vencedores ganhavam em mais quantidades.

Ainda sobre o PvP, os jogadores mais experientes conseguiam explorar as artimanhas do jogo, inclusive uma mecânica chamada “otto“, em que você golpeava o oponente inúmeras vezes sem penalidade. Geralmente este recurso era utilizado ao prender o outro jogador contra os limites do mapa ou no limite de uma plataforma e outra… não era ilegal ou contra as regras, mas definitivamente era um movimento anti-jogo, que acabava por não explorar o que o jogo oferecia de fato, mas era como uma exploração de bug (apesar de não ser um).

Grand chase - pvp
Havia muita organização para começar alguma partida: desde quais itens eram permitidos, assim como nível e qual mapa seria realizado o combate.

Você podia customizar sua personagem com equipamentos de diversos tipos e temas. Atualmente, em jogos como LoL e Fortnite, vemos as famigeradas skins, mudando o visual base da personagem para outro estilo. Em Grand Chase, assim como em alguns RPGs, você equipava seu personagem e aquilo era a skin, ou seja, você poderia combinar equipamentos mais coloridos com outros mais mórbidos e conceber um estilo só seu.

Por outro lado, com o passar do tempo Grand Chase foi se tornando um jogo P2W (Pay to win, “pagar para ganhar”, em tradução livre) em que jogadores que comprassem Cash, a moeda que era adquirida com dinheiro real, conseguissem itens que possuíam atributos e efeitos melhores que os conquistados durante o jogo, trazendo desbalanceamento e insatisfação por aqueles que não podiam comprar — considerando que, na época, a maioria dos jogadores era criança ou adolescente, ou seja, não havia uma renda para investir no joguinho.

Gc
A loja, você podia comprar equipamentos avulsos ou pacotes completos

Apesar dos pesares, Grand Chase tentava recompensar seus jogadores de várias maneiras: havia o sistema de login, sobre o qual você ganhava recompensas por login diários, inclusive um prêmio para quem marcasse presença durante o mês inteiro. Também havia o sistema de união, em que você fazia uma parceria com outro jogador e ambos se tornavam basicamente um “casal” e sempre que jogavam juntos recebiam algumas recompensas bônus. Muitas amizades foram marcadas por este sistema que oferecia demonstração de afeto entre os jogadores.

Outra coisa que cativava muito os jogadores eram os pets, animaizinhos ou versões mini de monstros e chefes que enfrentamos que nos ajudam a derrotar os inimigos. Você deveria enfrentar um chefe muitas — mesmo — vezes para conseguir um pet dele. Eles possuíam apenas um ataque, então cada jogador encontrava num pet habilidades que gerassem boas combinações. Outros já gostavam realmente de seu visual ou história por trás, o que nos deixa empolgados ao retorno deste que era um recurso tão legal.

Gc
Você podia colecionar vários pets e inclusive evoluí-los!

Uma das coisas que acabava com a experiência total dos jogadores eram os hackers. Existiam os mais variados hacks em Grand Chase: o que deixava o MP — pontos para utilizar habilidades, como “mana” ou “energia”, o AP era igual — infinito, o de vida infinita, entre outros. Numa partida PvP, infelizmente, era, de certo modo, comum cair contra algum hacker. O mais comum era o hacker de meteoro, da Arme, uma habilidade que atingia todos os oponentes e, como o MP era infinito, o hacker conseguia utilizar seguidas vezes sem chance de revidar. Esperamos que no retorno do GC não aconteça isso!

Temporadas e expansões

Grand Chase chegou ao Brasil na Season 1 de forma tímida, apenas com suas primeiras heroínas e algumas poucas fases. Na Season 2, começamos a ver a ascensão do título pelo Brasil. Sua popularização entre os jovens e nas lan houses já dava indícios sobre o sucesso que viria. Na Season 3 explodiu: aqui houve o auge do jogo, com reformulação visual, o lançamento da Mari, implementação do sistema de criação e desconstrução de itens… nada estava acima de Grand Chase nessa época.

Fim do grand chase
Season 5 foi a última antes do jogo encerrar.

Daí o jogo recebeu sua quarta atualização que foi divida entre os episódios Chaos, Rebirth of Heroes e Eternal, trazendo bastante novidades, melhorias e inclusão de personagens. Este último foi anunciado exclusivamente via Anime Friends, evento que acontece no estado de São Paulo. Então temos a Season V e pouco depois, em 2015, veio o anúncio da Level Up! sobre a descontinuação do jogo, conforme informado pela KOG. A Level Up! ainda tentou comprar os direitos do jogo, mas a KOG, afirmando que a empresa não teria capacidade de gerenciar o título, não vendeu.

História de Grand Chase

Tudo se passa em Calnat, depois de uma grande guerra demoníaca que acabou liberando monstros por essa terra. Esses monstros apenas vagavam no mundo mortal e, algumas centenas de anos depois, duas cidades que eram consideradas rivais entraram num acordo de paz: Serdin e Canaban. Entretanto, Cazeaje, uma das vilãs, corrompeu o rei de Serdin e fez com que as cidades entrassem em guerra novamente. Após exaustivos cinco anos em guerra, Cazeaje conseguiu matar ambos os reis e quis dominar o mundo.

Lothos
Comandante Lothos.

Diante disso, as rainhas dessas duas cidades decidiram unir forças, mas seus homens estavam mortos ou debilitados, por conta da guerra. Então elas recorreram à comandante Lothos, que iniciou um processo de recrutamento para jovens prodígios, e assim, reuniu três novatas para batalhar e retornar a paz ao local: Elesis, Lire e Arme, o trio original da Grand Chase.

Personagens

Um dos maiores atrativos em Grand Chase sem dúvida é a gama de personagens disponíveis. Os dez primeiros são um tanto quanto “comuns”, sendo variados apenas por suas classes e personalidades. Com a chegada do décimo primeiro, Dio, em diante, continuamos a ver personagens humanos, mas com características visuais que diferem dos demais. Cada personagem possui até quatro classes, e cada classe possui uma arma e habilidades diferentes. Com a posterior vinda da árvore de talentos, tudo ficou ainda mais diversificado, oferecendo combos e builds diversas conforme seu estilo de jogo ou meta atual.

Elesis

Grand chase - elesis
Elesis – Espadachim.

Líder da expedição, Elesis é uma adolescente que foi treinada desde pequena para ser uma exímia espadachim e comanda a equipe da Grand Chase. Suas classes são Espadachim, Cavaleira, Gladiadora e Justiceira.

Lire

Grand chase - lire
Lire – Caçadora.

Lire é uma elfa que foi enviada pelos anciãos de sua aldeia para investigar os males feitos por Cazeaje, enfrentá-la e devolver a paz às florestas. As classes de Lire são Arqueira, Caçadora, Guardiã e Nova.

Arme

Grand chase - arme
Arme – Feiticeira

Completando o trio original de Grand Chase temos Arme, a maga do grupo. Ela foi abandonada pelos pais que temiam seu grande poder e acabou sendo adotada. Muito meiga e bastante conhecedora de magia, ela é essencial no time. As classes de Arme são Maga, Alquimista, Feiticeira e Arquimaga.

Lass

Grand chase - lass
Lass – Mercenário

Lass é um moço envolto em mistério e o muito do que se sabe a seu respeito, foi o fato de ter sido usado por Cazeaje durante um tempo. Após ter sido libertado de sua prisão, o ninja se juntou à Grand Chase. As classes de Lass são Ninja, Mercenário, Vingador e Retalhador.

Ryan

Grand chase - ryan
Ryan – Xamã

Semelhante à Lire, Ryan é um elfo morador das florestas locais. Ele foi enviado para proteger seus conterrâneos e utiliza totens poderosos que o auxiliam, assim como sua ligação com a natureza. As classes de Ryan são Druída, Sentinela, Xamã e Executor.

Ronan

Grand chase - ronan
Ronan – Inquisidor

Guarda real, Ronan era um espadachim-arcano que mesclava suas habilidades com a espada e magia. Após sofrer uma tentativa de ser corrompido pela Rainha da Trevas, se juntou à Grand Chase para impedir o mal. As classes de Ronan são Arcano, Draconiano, Defensor e Inquisidor.

Amy

Grand chase - amy
Amy – Musa

A essa altura do jogo exploramos a Ordem Prateada, a qual Amy faz parte. Diferente das outras personagens, ela não utiliza armas agressivas, mas sim de arte, para derrotar os inimigos. As classes de Amy são Dançarina, Musa, Diva e Superstar.

Jin

Grand chase - jin
Jin – Mestre

Ainda nas Terras de Prata conhecemos Jin, um especialista em luta corporal. Ele foi o primeiro personagem a ter uma Barra de Fúria para maximizar os efeitos de suas habilidades. As classes de Jin são Lutador, Mestre, Monge e Iluminado.

Sieghart

Grand chase - sieg
Sieghart – Comandante

Com mais de 500 anos, Sieghart é bisavô de Elesis, ou seja, outro exímio espadachim. Ele também possui uma Barra de Fúria que concede melhorias absurdas em suas habilidades. As classes de Sieghart são Gladiador, Comandante, General e Avatar.

Mari

Grand chase - mari
Mari – Duelista

Com olhos heterocromáticos, Mari apareceu enquanto a Grand Chase explorava o Altar da Destruição. Assim como Lass, Mari também é envolta em mistério, considerando que foi encontrada sem memória. As classes de Mari são Tecnomaga, Duelista, Polaris e La Geas.

Dio

Grand chase - dio
Dio – Profano

Trazendo um pouco de diversidade ao rol de personagens, Dio é um meio-humano que tem como arma uma foice e pode utilizar o poder em sua outra mão para atingir seus inimigos. Ele também vem com o sistema AP de conjuração, bastando clicar num botão para realizar a ação. As classes de Dio são Profano, Drakar, Leviatã e Asmodeus.

Zero

Grand chase  - zero
Zero – Andarilho

Zero empunha a espada Grandark, esta que possui vontades próprias. Zero segue seu caminho conforme os desejos de Grandark, principalmente a de destruir seu rival, Eclipse — Eclipse é outra espada que é rival de Grandark. As classes de Zero são Andarilho, Peregrino, Errante e Insurgente.

Rey

Grand chase - rey
Rey – Princesa de Elyos

Amiga de infância de Dio, Rey faz parte de uma nobre família da dimensão asmodiana. Ela é capaz de invocar demônios e é protegida por James, seu mordomo. Além disso foi a primeira personagem a se movimentar através de levitação. As classes de Rey são Invocadora, Encantrix, Princesa de Elyos e Imperatriz das Trevas.

Lupus

Grand chase - lupus
Lupus – Espada Espiritual

Meio-irmão de Lass, Lupus é a primeira personagem que utiliza armas de fogo em Grande Chase. Ele vem da dimensão Hades, onde habitam os mortos. As classes de Lupus são Scarlet, Espada Espiritual, Ruptura e Juiz das Almas.

Lin

Grand chase - lin
Lin – Escolhida

Lin é especial desde sua criação: ela foi concebida conforme uma votação da comunidade brasileira para o desenvolvimento de uma personagem que homenageasse nossa terra, conforme a reputação do Brasil ter o servidor mais ativo de GC no mundo. As classes de Lin são Sacerdotisa, Despertada, Caótica e Escolhida.

Azin

Grand chase - azin
Azin – Guerreiro

Azin possui uma relação de rivalidade com Jin, pois este era considerado o melhor discípulo do mestre que treinou ambos. Consigo veio o Sistema Híbrido, em que a personagem possuía MP e AP ao mesmo tempo. As classes de Azin são Guerreiro e Ryujin.

Holy

Grand chase - holy
Holy – Paladina

Teimosa e com paixão pela sua religião, Holy é uma guerreira que utiliza a marreta pesada para enfrentar seus inimigos. Se juntou à Ordem dos Paladinos da Luz para se tornar uma defensora do Papa Constantino. As classes de Holy são Paladina e Templária.

Edel

Grand chase - edel
O retorno de Grand Chase: veja tudo sobre o lendário jogo

Edel é irmã gêmea de Adel, um guerreiro que batalhava no exército de Vermácia. Quando seu irmão adoeceu, Edel se ficou em seu lugar e ao retornar, viu sua família numa maldição e procura agora uma cura. As classes de Edel são Capitã e Major.

Veigas

Grand chase - veigas
Veigas – Destruidor

Este é mais um asmodiano. Veigas busca por Dio para derrotá-lo, mas para isso, conforme uma profecia, ele deve encarar os Doze Discípulos. Veigas possui apenas a classe Destruidor.

Uno

Grand chase - uno
Uno – Sanguinário

Nascido do sangue derramado numa tragédia, Uno é um garoto que, quando descontrola suas emoções, pode dizimar até mesmo uma vila inteira. Uno possui apenas a classe Sanguinário.

GrandChase Mobile

Grandchase
GrandChase, a versão mobile do jogo

Ao final de 2018 foi anunciado o lançamento de GrandChase, o jogo mobile também da KOG, que continuou a história do que vimos anteriormente no PC. O jogo fez muito sucesso, apesar de não ser como no PC, mas trouxe de volta as personagens e toda a história do grupo que tenta trazer a paz de volta às suas terras e ao mundo.

O retorno de Grand Chase

Grand chase na steam
Provavelmente haverá um servidor de testes e um oficial, como muitos jogos online psosuem atualmente

Em 29 de junho deste ano, foi divulgado o retorno de Grand Chase! Após seis anos de seu encerramento, aparentemente vamos poder voltar às terras e aventuras que este nostálgico e divertido jogo fornece. As inscrições para o beta eram até o dia 6 de julho, e entre os dias 14 a 21 de julho, os escolhidos poderão utilizar o ambiente de testes para conferir como está o andamento para o saudoso jogo.

Você fez sua inscrição? Se não, jogará GC quando for disponibilizado? Conta pra gente nos comentários!

Veja também:

Ainda sobre jogos na Steam, ouça nosso episódio #45 do ShowmeCAST, podcast com as melhores novidades de jogos, tecnologia e cultura pop!

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
8
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados