REVIEW: Apple AirPods Pro, os melhores companheiros para seu iPhone

Imagem destacada dos AirPods Pro (Foto: Deposit Photos)
Os AirPods Pro representaram uma mudança significativa tanto em design quanto em tecnologias em relação aos AirPods 2. Mas a qualidade é melhor? Contamos neste review

Antes tarde do que nunca, a Apple lançou uma versão dos AirPods, fones de ouvido sem fio da empresa, com cancelamento de ruído ativo (ou noise cancelling, em inglês) no finalzinho de 2019. Os fones receberam um visual completamente novo, que destoa do design tão característico e famoso dos últimos anos, Além disso, o modelo é equipado com chip Apple H1, que promete melhor integração com outros dispositivos da empresa e permite acionar com mais inteligência a Siri por comando de voz.

Analisamos os AirPods Pro da Apple por algumas semanas e podemos adiantar que a tecnologia de cancelamento de ruído não é o seu único destaque. Continue a leitura para conferir o que achamos:

Design e utilização

Os AirPods Pro receberam um design mais sóbrio e leve em relação à geração anterior
Os AirPods Pro receberam um design mais sóbrio e leve em relação à geração anterior

Os novos AirPods Pro representaram um rompimento no design tão característico dos fones da Apple. Sai o formato earbud para dar lugar ao intra-auricular, ideal para isolar boa parte do som externo. Isso, na prática, não só deixa os fones mais firmes no ouvido, mas deixa o dispositivo mais discreto.

E logo quando você vê os novos AirPods Pro pela primeira vez é possível perceber que a Apple desenvolveu algo muito menos chamativo em relação aos AirPods 2, mas sem perder a identidade da linha. Por exemplo, eles permanecem na cor branca sem muitos detalhes, são mais leves, graças a um sistema de entrada e saída de ar que ajuda a equalizar a pressão, e as hastes são mais curtas, o que deu aos fones um visual mais sóbrio, porém elegante.

Nos ouvidos ele fica menos chamativo, mas ainda assim bonitos
Nos ouvidos ele fica menos chamativo, mas ainda assim bonitos

Em vez de um sensor capacitivo, como o presente nos Galaxy Buds ou WF-1000XM3, a Apple resolveu incluir botões físicos nas hastes para controlar as faixas e ativar/desativar o cancelamento de ruído. Inicialmente, é um pouco desconfortável acessar o botão, por conta das hastes menores, porém com o tempo acostuma. Um problema que vem com os botões é a falta de clique háptico, como uma vibração ao tocar ou executar um comando, pois seria melhor de identificar quando a ação é feita.

Também não há um controle de volume na parte externa dos AirPods Pro, fazendo falta pela praticidade de não precisar pegar o seu iPhone para aumentar ou diminuir a música. Essa é uma solução que seus principais concorrentes já trazem, tanto no software como uma opção quanto nos próprios fones, que a Apple não trouxe para seus fones.

Na caixa, os AirPods Pro acompanham duas borrachinhas extras de silicone maciais e flexíveis de tamanhos diferentes, muito bem-vindas para você definir qual se encaixa melhor nos seus ouvidos. Elas são afuniladas por dentro e se ajustam ao formato do seu ouvido, evitando que os fones saiam do lugar. Aliás, através do seu iPhone, você poderá identificar se as borrachinhas estão isolando o som externo corretamente.

São três borrachinhas de tamanhos diferentes para você escolher a melhor pros seus ouvidos
São três borrachinhas de tamanhos diferentes para você escolher a melhor pros seus ouvidos

Além disso, eles podem ser usados sem problemas durante alguns exercícios físicos graças a certificação IPX4, o que significa que ele pode suportar chuva e suor numa boa. Durante os testes, treinei com os AirPods Pro durante horas e seu desempenho não foi prejudicado de nenhuma forma. Vale mencionar também que, mesmo em corridas na esteira ou andando de bicicleta, os fones não ficaram escorregadios.

Software e Siri

Conexão é feita assim que se abre o estojo de carregamento
Conexão é feita assim que se abre o estojo de carregamento

Os AirPods Pro se conectam ao seu iPhone ou iPad da maneira mais fácil possível: basta abrir o estojo perto de um dispositivo que ele fará a conexão – então basta confirmar. Após a conexão ser feita, o ícone dos fones vão aparecer na central de controle do iPhone, daí é só clicar e segurar para abrir as configurações de Bluetooth. É aqui que você poderá personalizar quais comandos cada botão desempenhará, escolherá perfis de uso – cancelamento de ruído ativo, desativado ou ambiente -, ou fazer o teste de vedação das pontas.

Recurso de vedação dos AirPods Pro
Recurso de vedação dos AirPods Pro

Uma das novidades do hardware dos AirPods Pro é o processador H1, que atua tanto na qualidade de som como na interação com a Siri. É possível usá-la fazer chamadas, mudar músicas, pesquisar conteúdos no Safari e muitos outros comandos de voz, basta falar “Hey, Siri” e realizar o comando.

Entretanto, ainda não há um fone true wireless que testamos, com exceção do Sony WF-1000XM3, que faça isso de maneira realmente útil. Por exemplo, você consegue aumentar o volume das músicas por comandos de voz, mas nem sempre a Siri consegue nos entender e tem um tempo considerável até o pedido acontecer. Pelo processo, é bem mais fácil e rápido pegar o iPhone do bolso e fazer manualmente.

Qualidade de som e cancelamento de ruído

Os AirPods da Apple sempre foram sinal de qualidade, e quando uma nova geração recebe o nome “Pro” as expectativas se tornam bem altas. Afinal, os fones superam seus antecessores? A resposta é sim. Com drivers atualizados, no geral as músicas possuem graves mais presentes, além das frequências médias e altas mais claras. Isso faz com que os fones da Apple sejam excelentes para músicas eletrônicas.

Os vocais trazem riqueza em detalhes e, mesmo em volume máximo, não chega a estourar. Já o balanceamento das frequências, essencial para destacar todos os elementos igualmente no seu ouvido, é bom mas peca nos detalhes.

O maior diferencial da nova geração é o cancelamento de ruído. Tecnologia cada vez mais presente em fones de ouvido sem fios, a solução da Apple se saiu muito melhor do que eu esperava, fazendo com que o mundo externo sumisse assim que eu ativasse o recurso. É impressionante ver uma rua bastante movimentada ser diminuída a ruídos baixíssimos quando colocamos os AirPods Pro nos ouvidos. Inclusive, durante nossos teste com ele, inúmeras foram as vezes em que eu andei na rua usando os fones mas sem nenhuma música tocando, só pelo silêncio que ele proporcionava.

Cancelamento de ruído é um dos melhores que já testamos
Cancelamento de ruído é um dos melhores que já testamos

Outro destaque dos AirPods Pro é o recurso de Transparência. Graças aos microfones dentro deles, você consegue ouvir alguém falando do “mundo exterior” sem desativar o cancelamento de ruído ou pausar a música.

E por falar em microfone, a qualidade de reprodução é decente e bem clara. Apesar de uma baixa incidência de ruído, os fones colocam uma compressão na voz que não a deixa metálica, algo comum em outros fones true wireless como o Galaxy Buds.

Bateria

Em números, a Apple garante que os AirPods Pro possuem uma autonomia de até 24 horas, contando com a carga dos fones e do estojo de carregamento. Somente os fones garantem cerca de 4 horas e meia de duração com o cancelamento de ruído e a Transparência ativadas, e isso se comprovou nos nossos testes. Como você provavelmente andará com os AirPods Pro com estes recursos ligados, é bom deixar o estojo preparado para receber os fones ao deixar de ouvir.

Em relação ao estojo, ele é mais compacto que a versão anterior, o que facilita o transporte nos bolsos. Seu design é sóbrio e liso, e há apenas um LED para na parte da frente que indica o carregamento. Ou seja, se você quiser ver quanto de bateria seus AirPods Pro ainda têm, é preciso desbloquear seu iPhone. O carregamento da case acontece de UBS-C para Lightning, o que não é um problema – a menos que você tenha um smartphone Android.

Estojo de carregamento é pequeno tem um LED
Estojo de carregamento é pequeno tem um LED

Segundo a Apple, caso ocorra de você ficar sem bateria tanto nos fones quanto na case, é possível conseguir uma hora de carga com apenas cinco minutos de carregamento. Durante nossos testes, ele surpreendeu com um pouco mais de uma hora de uso. Vale lembrar que ele é compatível com carregamento sem fio, então mesmo se você tiver um smartphone Android e não tem um cabo Lightning vai conseguir recarregar a case.

Considerações finais

Por fim temos a resposta da Apple aos fones de ouvido true wireless com cancelamento de ruído. Os AirPods Pro representam uma verdadeira evolução em relação à geração anterior tanto em design quanto em tecnologias. Eles são muito mais confortáveis e leves, além de menos chamativos.

Além disso, o cancelamento de ruído é simplesmente incrível, isolando você do mundo com muita competência. Sem contar com a qualidade do som, que tem graves bem potentes e frequências médias e altas claras.

Se você é um usuário fiel à Apple e tem um iPhone com iOS a partir do 13.2, saiba que os AirPods Pro são os fones definitivos para você, já que será possível tirar o máximo proveito dos recursos do sistema e suas funcionalidades. Se você quiser usá-los em smartphones Android ou PC e mesmo assim gostou dos fones, não tem problema porque a conexão é feita da mesma forma e a qualidade permanece.

É claro, por ser um produto da Apple, você pagará para ter, além do cancelamento de ruído, a marca de status da empresa, e não é tão barato. Por R$ 1.999 você leva um excelente fone sem fio para casa com marca Apple. Se dinheiro não for um empecilho para você, o céu é o limite.

Gostou dos novos AirPods Pro? Deixe sua opinião nos comentários!

Apple AirPods Pro, os melhores companheiros para seu iPhone
  • Design - 9/10
    9/10
  • Utilização - 8.5/10
    8.5/10
  • Software e Siri - 8.5/10
    8.5/10
  • Qualidade Sonora - 9.5/10
    9.5/10
  • Cancelamento de ruído - 10/10
    10/10
  • Microfone - 9/10
    9/10
  • Bateria - 9.5/10
    9.5/10
  • Estojo de carregamento - 9/10
    9/10
9.1/10

Considerações finais e pós e contras

Os Aie arPods Pro são a resposta da Apple para o mercado de fones de ouvido sem fio com tecnologia de cancelamento de ruído. Eles representam uma ruptura no design tão conhecido e cobiçado dos antigos AirPods e adicionam tecnologias que melhoraram – e muito – a qualidade sonora

Pros

  • Aparência menos chamativa;
  • Design mais leve;
  • Conexão extremamente fácil com o iPhone;
  • Graves potentes e frequências médias e altas claras;
  • Cancelamento de ruído potente;
  • Bateria duradoura;
  • Estojo de carregamento leve;
  • Borrachinhas de proteção extras.

Cons

  • Hastes pequenas demais;
  • Botões físicos ao invés sensível ao toque ou pressão;
  • Falta de sensor háptico para sentir a ação sendo feita;
  • Siri entende, mas demora um pouco para executar a ação;
  •  

2 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter