Review: Galaxy Buds complementam experiência Galaxy com bom som e interatividade

Buds
Os Galaxy Buds chegaram para substituírem os bem-sucedidos Gear IconX e apostam em design mais leve, compacto e som potente. Será que eles competem com os EarPods da Apple? Confira nossa análise

Os Galaxy Buds são a nova aposta da Samsung para o mercado de fones de ouvido sem fio. Essa não é a primeira tentativa da sul-coreana de agarrar essa fatia do mercado que foi introduzida e sequenciada com os AirPods da Apple, visto que ela já havia feito duas gerações dos bem-recebidos Gear IconX. Os Galaxy Buds apostam em design compacto, som de altíssima qualidade e interação completa com a nova família Galaxy S10. O Showmetech recebeu o gadget e agora você confere a análise completa.

Galaxy Buds chega para competir diretamente com os novos AirPods da Apple
Galaxy Buds chegam para competir diretamente com os novos AirPods da Apple

Pontos positivos

  • Design bonito e compacto, sua leveza se destaca;
  • Estojo de carregamento é resistente e pequeno;
  • Conexão Bluetooth 5.0 estável e sem interrupções;
  • Baterias juntas garantem ótima autonomia;
  • Recursos complementam a experiência, como o Som Ambiente.

Pontos negativos

  • Microfone produz som metálico e mal definido;
  • Bixby atrapalha mais do que ajuda.

Bonito e compacto

No geral, os Galaxy Buds são muito bonitos, com um design todo branco que inclui dois fones e um estojo de carregamento. Os fones acompanham uma ponta de borracha para melhor ajuste – que também podem ser substituídos por outras inclusas na caixa.

Galaxy Buds parece escorregadio em primeiro momento, mas ao colocar no ouvido, é charmoso e transmite firmeza
Fones de ouvido parece frágil, mas é charmoso e transmite firmeza

Em primeira instância, ao colocar os Galaxy Buds no ouvido, fica a sensação de que irão cair ou se mexer, mas o encaixe é perfeito e surpreendentemente estáveis e confortáveis mesmo em muitas horas de uso contínuo. Esportistas e amantes de uma corrida no fim da tarde não irão ficar na mão.

Encaixe do Buds é perfeito e confortável
Encaixe é perfeito e confortável

Os fones possuem uma parte perolada que funciona ao toque. Ali você pode reproduzir / pausar as músicas, pular faixas, atender e encerrar chamadas, iniciar o Bixby, assistente de voz do Google e ouvir o som ambiente, tudo isso configurável no aplicativo Samsung Wearables.

Os controles de toque são bons, mas a precisão é essencial. Em várias situações ao trocar a música (que necessita dar dois toques), eu não toquei exatamente no centro e a música acabou pausando. É algo incômodo nas primeiras utilizações mas o usuário vai se acostumando.

Buds possui comandos sensíveis ao toque
Produto possui comandos sensíveis ao toque e é preciso um pouco de prática

O estojo de carregamento é bem compacto e pode ser guardado em qualquer lugar. Ele é bem resistente e menor que o estojo do Gear IconX, e isso faz muita diferença na hora de colocá-lo no bolso porque não incomoda. O estojo ainda possui um LED que mostra a quantidade restante de bateria nos Galaxy Buds e também uma porta USB-C na traseira para carregamento.

Estojo é compacto também e bastante leve
Estojo é compacto também e bastante leve

Conectividade e Bateria

Os Galaxy Buds se conectam via Bluetooth 5.0, e a conexão inicial é muito simples e rápida. Durante, a execução de músicas em nenhum momento o som engasgou ou diminuiu a qualidade, mas, por ainda ser bluetooth, a distância que o usuário deve ficar do smartphone ainda é um problema, já que qualquer parede ou distância maior que 3 metros já faz a conexão encontrar algumas barreiras.

Bateria do Galaxy Buds pode estender por até 12 horas, graças ao estojo com bateria de
Bateria dos Galaxy Buds pode estender por até 12 horas, graças ao estojo com bateria de 252mAh

A bateria dos Galaxy Buds tem uma boa durabilidade. O gadget tem bateria de 58mAh em cada um dos fones e o estojo possui 252mAh, o que garante por volta de 6 horas nos próprios fones e mais uma carga completa do estojo, dando mais 6 horas de reprodução. É mais do que suficiente até o usuário encontrar uma fonte de carregamento.

Conexão dos Buds pode ser via USB-C ou wireless
Conexão dos Buds pode ser via USB-C ou wireless

Vale mencionar que, além do carregamento padrão através da conexão USB-C, os Galaxy Buds possuem carregamento sem fio, sendo assim, ele pode ser carregado direto da traseira de um Galaxy S10 com o recurso PowerShare, por exemplo, ou qualquer outro dispositivo compatível com a tecnologia.

As informações de bateria são exibidas diretamente do aplicativo Samsung Wearables, porém é mostrada somente a duração dos fones de ouvido, deixando o estojo independente a partir do seu próprio LED. Durante nossos testes, realmente a bateria dos Buds se mostrou muito durável. Sua velocidade de carregamento, apesar de não possuir tecnologia de carregamento rápido, até que foi uma surpresa positiva.

Com o Buds você consegue dar uma corridinha pela manhã, enfrentar o trânsito roteiro à tarde e chegar em casa com carga
Com os Buds você consegue dar uma corridinha pela manhã, enfrentar o trânsito rotineiro à tarde e chegar em casa com carga

Som é bom, mas poderia ser melhor

A experiência sonora é um dos quesitos mais importantes quando se procura um fone de ouvido, e até que os Galaxy Buds não decepcionam. Eles possuem uma ótima separação das frequências, graves potentes e profundos. Também impressionam na qualidade sonora e músicas com muitos elementos são bem distribuídos, fazendo com que detalhes que são imperceptíveis em fones mais baratos se destaquem aqui.

Buds experiência sonora boa
Experiência sonora até que é boa, mas equalizações padrões são horríveis

Entretanto, os fones pecam um pouco nos médios e agudos, eles parecem retraídos e necessitam de um ajuste direto no equalizador para colocar destaque nessas frequências.

O grande problema está justamente na equalização padrão dos fones pelo aplicativo Samsung Wearable. Os Galaxy Buds não conseguem brilhar em sua totalidade com os presets presentes no aplicativo, sendo necessário um entendimento do sistema de equalização do próprio celular para aumentar frequências desejadas e diminuir as indesejadas. Para os mais exigentes, até mesmo a utilização de um equalizador de outro desenvolvedor para ajustes mais finos em ouvidos mais sensíveis a detalhes é necessário aqui.

Galaxy Buds acompanha na caixa dois tamanhos extras de borrachinhas de proteção para maior isolamento externo
Galaxy Buds acompanham na caixa dois tamanhos extras de borrachinhas de proteção para maior isolamento externo

O tamanho das borrachas influencia bastante na percepção de graves do fone, mas como os Galaxy Buds acompanham borrachas de diversos tamanhos, só procurar aquelas que mais isolam os ouvidos do som externo para os fones mostrarem do que eles são capazes.

Galaxy Buds
Borrachinhas são confortáveis e possuem tamanhos extras na caixa

No geral, os viciados em música ficarão muito satisfeitos com a qualidade vinda dos Galaxy Budsmesmo que não possuam isolamento de ruído de fones mais caros, mas para fones sem fio, a qualidade do som impressiona.

Já o microfone dos Buds é decepcionante. Os áudios enviados e gravados ficaram com qualidade péssima, mesmo os fones possuindo uma tecnologia que identifica os ruídos do som ambiente e os diminuem para sua voz poder sobressair – na verdade, deixa a voz mais metálica e robótica, e o ruído exterior, que deveria sumir, ainda fica presente.

Aplicativo Samsung Wearable e Funções de Toque

O aplicativo Samsung Wearable é obrigatório para a utilização dos Buds, porque é por meio dele que configuramos todas as funcionalidades de toque dos fones e acompanhamos o quanto resta de bateria.

Samsung Wearable é a única maneira para parear e configurar o Galaxy Buds
Samsung Wearable é a única maneira para parear e configurar o Galaxy Buds

A interface é agradável e bem fácil de mexer: logo de cara já temos a informação da bateria restante nos Buds, o equalizador com 5 presets, a função Ache Meus Earbuds e as opções para configurar as notificações, toque e som ambiente.

O recursoAche Meus Earbuds é bem interessante. Ao ativar, o Galaxy Buds emite um som de passarinhos cantarolando para auxiliar o usuário a achar seus fones, mas infelizmente o som produzido pelo Buds é bem baixo, então nada de os perder em um lugar barulhento ou embaixo da almofada.

Galaxy Buds
Buds possuem recursos bem interessantes e outros nem tanto

As notificações via Buds são meio incômodas. Você pode selecionar qual aplicativo gostaria de receber tais notificações, mas nos nossos testes eu selecionei o Whatsapp e todas as vezes que recebia uma mensagem, a música atual que estava escutando era pausada e a Bixby falava o nome do aplicativo que havia recebido a notificação. O que realmente incomodou foi o fato da música ou reprodução atual serem pausadas por uns 3 segundos. Se o aviso fosse algo mais sutil ou a música não precisasse ser pausada para o usuário ser notificado, a função seria muito mais interessante.

No entanto, as funções de toque e segure dos Galaxy Buds são bem interessantes: se você manter o botão de toque pressionado por 2 segundos, o fone ativa um comando extra que é configurável pelo aplicativo, tais como ativar o comando de voz, ouvir o som ambiente, diminuir e aumentar o volume, entre outros.

Nos antigos Gear IconX o controle de volume ficava como um gesto padrão ao deslizar o dedo pra cima e pra baixo, e gostaria que isso tivesse se mantido, já que mesmo que o controle de volume seja configurável nas opções de toque, o usuário irá abrir mão de dois comandos por uma nos Buds.

Entretanto, dos comandos extras disponíveis, o que me chamou mais a atenção e que usei avidamente foi o Som Ambiente. Ao manter pressionado o botão de toque, você é capaz de ouvir o que está acontecendo ao seu redor sem precisar tirar os fones do ouvido.

Galaxy Buds é uma ótima aposta da empresa sul-coreana, apostando em um som de boa qualidade e design leve
Galaxy Buds é uma ótima aposta da empresa sul-coreana, apostando em um som de boa qualidade e design leve

É muito conveniente essa função e mesmo que o som captado seja meio metálico e as vezes não capte as vozes do ambiente que você queira realmente ouvir com mais clareza, é algo que os donos dos Buds não abrirão mão de usar no dia a dia. Vale lembrar que o Som Ambiente pode ser configurado para ficar sempre ativo pelo aplicativo, definir volume e clareza nas vozes ao redor, com isso o usuário pode continuar ouvindo suas músicas e o som ambiente ao mesmo tempo, sendo que não é recomendado pois afeta a qualidade da música que está sendo reproduzida.

Conclusão

Os Galaxy Buds são uma boa pedida para aqueles que desejam ótimos fones de ouvido sem fio para serem seus fiéis parceiros diariamente. Com um bom som, funções interessantes e ótima bateria, os donos não ficarão insatisfeitos. Inicialmente os Galaxy Buds foram dados de presente para aqueles que fizeram a pré-venda dos smartphones Galaxy S10 e Galaxy S10e, mas já pode ser encontrado no varejo com valores por volta de R$1.000,00.

Galaxy Buds
Galaxy Buds termina como um bom fone que seria melhor ainda se viesse acompanhado na caixa de um top de linha da empresa

Como brinde eles se destacam por proporcionarem uma experiência melhor do que os fones que vem na caixa do celular, mas como acessório para ser comprado separadamente, os Galaxy Buds são mais caros do que podem proporcionar. Para aqueles que estão procurando uma experiência sonora de maior qualidade, diversos outros fones de ouvido e headphones mais baratos trazem uma experiência bem superior nesse quesito.

Veja nosso review completo dos Galaxy Buds em vídeo

Especificações técnicas do Galaxy Buds

ModeloGalaxy Buds
ProcessadorBCM43014
OSRTOS
ConectividadeBluetooth 5.0
Profile: A2DP, AVRCP, HFP
Codec: Escalável (Samsung), AAC, SBC
BateriaBuds: 58mAh
Estojo: 252mAh
SensoresProximidade, acelerômetro, ambiente
toque
Dimensões e
peso
Buds: 17.5 x 22.5 x 19.2mm 5.6g
Estojo: 70 x 38.8 x 26.5mm 39.6g
CoresPreto, branco, amarelo
PreçoR$ 999,00
Samsung Galaxy Buds
  • 9/10
    Construção - 9/10
  • 9/10
    Design - 9/10
  • 8/10
    Conectividade - 8/10
  • 7.5/10
    Som - 7.5/10
  • 7/10
    Bateria - 7/10
  • 5/10
    Microfone - 5/10
  • 8.5/10
    Funções e recursos - 8.5/10
7.71/10

Samsung Galaxy Buds

Os Galaxy Buds da Samsung são a aposta da empresa para competir com os EarPods da Apple. Sua construção é muito decente e o design encaixa perfeitamente nos ouvidos. O som também é competente, mesmo pecando nos médios e agudos. O que decepciona é o microfone, que possui uma voz robótica e de má qualidade. No geral, o Buds é um bom fone de ouvido sem fio, porém, pelo preço, há opções melhores no mercado.

Pros

  • Design bonito e compacto, sua leveza se destaca;
  • Estojo de carregamento é resistente e pequeno;
  • Conexão Bluetooth 5.0 estável e sem interrupções;
  • Baterias juntas garantem boa autonomia;
  • Recursos complementam a experiência, como o Som Ambiente.

Cons

  • Microfone produz som metálico e robótico;
  • Médios e agudos são mal definidos.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba Notícias por E-mail:

Quer receber notícias no seu e-mail?
Holler Box
Share via