REVIEW: Sony WF-1000XM3 traz o melhor do cancelamento de ruído para fones sem fio

Imagem destacada do WF-1000XM3
O WF-1000XM3 da Sony traz tudo o que os usuários sempre pediam em um earbuds: design confortável, alta qualidade sonora e cancelamento de ruído ativo

A Sony está dedicada à levar a tecnologia noise-cancelling (cancelamento de ruído, em português) para seus principais produtos. Após o sucesso estrondoso do headphone WH-1000XM3, a expansão da tecnologia chega aos earbuds (fones de ouvido sem fio, em português) da empresa. O WF-1000XM3 traz consigo as tecnologias do irmão maior para um modelo mais compacto e discreto para suas utilizações diárias.

Será que vale a pena o investimento no WF-1000XM3? A gente te conta tudo nesse review completo.

Design

De cara, percebemos que o WF-1000XM3 é maior que os earbuds dos concorrentes, como os AirPods da Apple e os Galaxy Buds da Samsung. Entretanto, a Sony desenvolveu um design que apoia em 3 pontos no ouvido do usuário, fazendo os fones ficarem bem repousados e seguros.

Como os earbuds não foram feitos para esportistas – o que fica claro nas propagandas da Sony -, o design não foi desenvolvido para corridas e movimentos mais bruscos. Além disso, não possuem proteção contra água e suor.

Microfones extras do WF-1000XM3
Na parte interna, os earbuds possuem mais 2 microfones extras para aumentar a capacidade de captação da voz e dos ruídos externos

Os sensores ao toque estão presentes em uma parte côncava nas laterais dos fones e permitem a interação com as funções dos earbuds, como interagir com o Google Assistente, ouvir o som ambiente, ativar/desativar o cancelamento de ruído, além dos gestos pré-definidos para dar play/pause, avançar e retroceder faixas.

O isolamento de ruído é o foco no WF-1000XM3, não só na tecnologia integrada mas em sua construção. Em nossos testes, mesmo com a tecnologia de cancelamento de ruído desligada, os earbuds da Sony isolaram o ruído externo com primor somente com a ajuda das borrachas que acompanham o produto.

A case do WF-1000XM3 é bem grande e possui imãs que seguram os fones com firmeza. O carregamento é feito via USB-C e também traz a tecnologia NFC que, ao encostar a caixinha no smartphone com a tecnologia, a conexão se faz de forma automática no Bluetooth.

Processador QN1e e cancelamento de ruído

O Sony WF-1000XM3 é equipado com o processador QN1e, a grande peça-chave de todo o produto. O processador em conjunto com os 4 microfones presentes nos fones fazem um trabalho excelente no cancelamento de ruído, sendo muito mais eficiente que o presente no modelo antecessor dos earbuds, o WF-1000X.

O processador QN1e consegue identificar se o usuário está parado, andando, sentado ou viajando em algum transporte. Esse reconhecimento faz com que os fones ajustem as condições de cancelamento de ruído para aquela determinada situação.

Microfones externos do WF-1000XM3
Microfones na parte externa dos earbuds foram melhorados para a captação de ruído externo e melhorar a tecnologia noise-cancelling

A tecnologia impressiona pela versatilidade que se dá em sua utilização, não se fazendo necessário retirar os fones para conversar, ouvir anúncios ou ficar atento ao seu redor. Não podemos dizer que o cancelamento de ruído é total, já que isso ainda é uma tarefa muito complicada para a tecnologia, pois identificar as mais variadas frequências do mundo externo e suprimi-las ainda não é completamente possível. Contudo, é impressionante como a qualidade sonora é beneficiada, tornando a música o foco único e principal de seu dia a dia.

Qualidade sonora

Aqui o WF-1000XM3 se destaca mais uma vez. A qualidade sonora é incrível e arrisco a dizer que são os melhores fones de ouvido sem fio que já testei. As frequências são muito bem equilibradas com graves mais leves que o usual – acredito que por conta dessa característica, os amantes de graves advindos da linha Extra Bass podem ficar um pouco decepcionados.

Os médios possuem um ótimo balanceamento e os agudos são bem definidos, o que tornam os earbuds muito bons para ouvir músicas com diversos detalhes sonoros ao fundo, pois os fones trazem tudo à tona com muita qualidade.

Devido a presença do processador QN1e, ele acompanha a tecnologia DSEE HX que aumenta a qualidade de músicas que estão em baixa qualidade. Há uma melhora significativa na redução de ruídos nas frequências e tudo fica um pouco mais limpo.

Bateria

O Sony WF-1000XM3 possui uma bateria incrível e com ótima velocidade de carregamento. Ao todo, são incríveis 24h de reprodução, sendo 6h dos earbuds + 18h na case.  Em casos onde a pessoa utiliza os fones mais para o deslocamento do trabalho, isso significa bateria para a semana toda sem precisar conectar a case na tomada. Infelizmente, a case não vem com a tecnologia de carregamento sem fio integrada.

Case do WF-1000XM3
Case do WF-1000XM3 carrega mais 18h de bateria extra para seus earbuds, totalizando 24h de reprodução sonora

Recursos e funções extras

O Sony WF-1000XM3 usa e abusa de seus sensores laterais para ativar seus recursos mais interessantes. Um deles é o Som Ambiente, onde o usuário mantém pressionado o sensor esquerdo para ouvir tudo o que acontece em seu redor. Os sensores também podem ser configurados para ficarem dedicados aos assistentes de voz. Ao encostar no sensor correspondente, a assistente é ativada e fala o resumo de notificações do smartphone do usuário. Todas essas funções são configuradas pelo aplicativo Headphones Connect que está disponível na Google Play e App Store.

Earbud do WF-1000XM3
Sensor de toque é bem responsivo e traz toda facilidade na hora de controlar suas funções

Falando em aplicativo, o Headphones Connect permite que o usuário visualize a quantidade de bateria de seus fones, além de possuir recursos muito interessantes como um equalizador, controle dedicado para graves, controle do cancelamento de ruído e efeitos de reverberação e surround.

Os 4 microfones integrados aos fones fazem sua parte com primor na captação de ruído para o noise-cancelling, mas para captação de voz peca um pouco, deixando a voz do usuário meio metálica por conta da compressão aplicada.

Conclusão

O Sony WF-1000XM3 é o earbuds definitivo para o uso diário. Um acerto em cheio da Sony no mercado dos fones de ouvido true wireless, combinando design confortável, a premiada tecnologia de cancelamento de ruído e alta qualidade sonora.

Por R$ 1.299,00, o WF-1000XM3 é o melhor fone de ouvido nessa faixa de preço, sendo muito mais completo que seus concorrentes diretos.

Especificações do Sony WF-1000XM3

ModeloWF-1000XM3
ConectividadeBluetooth 5.0 com NPC
Codec: SBC, AAC
Bateria24h de duração (Fones + Case)
Resposta de frequência20 Hz – 20.000 Hz (44.1 kHz Sampling)
PesoAprox. 8,5 g x 2
CorPreto, Prata
PreçoR$ 1.299,00
  • Design - 9/10
    9/10
  • Qualidade Sonora - 10/10
    10/10
  • Cancelamento de ruído - 9.5/10
    9.5/10
  • Conectividade - 10/10
    10/10
  • Recursos extras - 9/10
    9/10
9.5/10

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta