Conecte-se conosco
Snapdragon 845

Android

Snapdragon 845: Conheça as especificações completas

A Qualcomm anunciou no evento Snapdragon Summit as especificações técnicas completas de seu novo processador, o Snapdragon 845. Confira!

Resultado de mais de um bilhão de dólares gastos anualmente em P&D, o processador Snapdragon 845 é o novo sistema em um chip (Soc) da Qualcomm, projetado para os smartphones, tablets e laptops de 2018. Ele supera o Snapdragon 835, lançado há dois anos atrás e presente em mais de 120 modelos de smartphones lançados até o momento.

As especificações incluem novidades para melhorar a imersão em realidades VR e AR, aprimorar experiências de inteligência artificial, dar mais segurança e proteção aos dados, além garantir aumento de capacidades de conexão e performance dos dispositivos em que o chip será usado. Confira abaixo as principais mudanças:

  • Novo modem Snapdragon X20 LTE
  • WiFi aprimorado
  • Novo subsistema de processamento visual Adreno 630
  • Hexagon 685 DSP
  • Novo Qualcomm Spectra 280 ISP (hardware dedicado para câmeras)
  • Novo QualcomAqsticAudio(hardware dedicado para áudio)
  • System Memory(pela primeira vez, há um sistema de memória cache no SoC)
  • Kryo 385 CPU
  • Qualcomm mobile Security
  • Novasbibliotecas e algorítmos
  • Software, compiladores, drivers e firmwares
  • Ferramentas de software, utilidades de debug
  • Otimizações de Sistema

Fotografia e Gravação

WhatsApp Image 2017 12 06 at 17.51.06 720x405 - Snapdragon 845: Conheça as especificações completas

Mesmo em condições não ideais de iluminação, as câmeras dos novos smartphones e dispositivos móveis poderão tirar proveito da segunda geração de hardware dedicado à fotografia e gravação, conhecida por Qualcomm Spectra 280 ISP. Os vídeos capturados com o Snapdragon 845 suportam resoluções UHD Premium e registram 60 quadros por segundo (60 FPS).

Você poderá capturar “filmes com qualidade de produções de Hollywood”, em câmeras com resoluções de 8.29 Megapixels, que conseguem diferenciar 16.78 milhões de cores. A precisão da captura de cor sobe de 8-Bit para 10-Bit, resultando em 64 tons adicionais para cada cor representada na imagem.

A iluminação também é um fator importante considerado pelo processador. Nesse aspecto, o volume de cor sobe do Rec. 709 SDR para o Rec. 2020 HDR.

WhatsApp Image 2017 12 06 at 17.51.13 720x405 - Snapdragon 845: Conheça as especificações completas

Noco Snapdragon 845 consegue fotos com resolução UHD Premium

Para o registro de fotos, há agora um recurso chamado “MultiframeNoiseReduction”, responsável por reduzir o ruído de imagens, melhorando a captura de fotos especialmente em ambientes com pouca luz.

Também é possível gerar vídeos em Slo-Mo ou Slow Motion (câmera lenta), com resolução 720p, no padrão HRD10 e a 480 quadros por segundo 480 FPS.

A aceleração e estabilização de imagens também foi aprimorada  com a tecnologia “MCTF – Motion compensated temporal Filtering”.

O chip também permitira a melhoria de atividades que dependam da interpretação de imagens pelo dispositivo móvel, também conhecido como “visão de computador” (Computer Vision, em inglês). Em especial, há o aumento da segurança de funções como o reconhecimento biométrico da face.

XR, pensado para Realidades Estendidas

WhatsApp Image 2017 12 06 at 17.51.52 720x405 - Snapdragon 845: Conheça as especificações completas

O Snapdragon 845 está otimizado para Realidade virtual

Significando “Realidade Estendida” (XR ou extended reality, em inglês), trata-se de um conjunto de tecnologias para gerenciar realidades (VR/AR) dentro da uma plataforma computacional Snapdragon.

Com auxílio do novo processador, os dispositivos conseguirão identificar o ambiente mais rapidamente, reconhecendo paredes, portas, objetos e detalhes com mais precisão. Isso é essencial para que os aplicativos consigam posicionar objetos virtuais corretamente.

Também há aprimoramentos para auxiliar sensores em óculos de realidade virtual que precisem capturar o movimento das mãos, dispensando assim a necessidade de usar controles. Assim, as experiências de realidade Virtual ou Aumentada ficam mais imersivas e intuitivas.

Adreno 630

WhatsApp Image 2017 12 06 at 17.52.01 720x405 - Snapdragon 845: Conheça as especificações completas

O Snapdragon 845 traz também uma nova GPU, a Adreno 630.

O novo set de recursos gráficos do Snapdragon 845, conhecido como Adreno 630, resulta na renderização de gráficos 30% mais rápida, ao mesmo tempo em que é 30% mais eficiente no consumo da bateria e consegue entregar 2.5x maisthroougtput.

A potência do processador permitira a visualização de conteúdos em VR/AR

Aqui, há o suporte para novas tecnologias como o MultiviewRendering (os objetos de experiências VR/AR são primeiramente renderizados pelo lado esquerdo da imagem, e depois repetidos com correções no lado direito, acelerando a renderização) e o Tile-BasedFoveationwithEye-Tracking.

Também faz parte do pacote a tecnologia FinegrainPreemption, responsável por selecionar e priorizar eficientemente os processos mais importantes, deixando para um segundo momento o processamento de processos menos prioritários.

Inteligência Artificial

O novo processador, que representa a terceira geração de soluções de inteligência artificial da Qualcomm, facilitará o reconhecimento e resposta de comandos de voz, facilitando o trabalho de assistentes pessoais como o Google Assistente e o Bixby, este último, da Samsung.

A “inteligência artificial está mudando tudo”, afirmou Gary Brotman, gerente de produtos da Qualcomm. E a potência do Snapdragon 845 ajudará a trazer o poder computacional das nuvens, para o dispositivo pessoal. “Você não deveria ser dependente de conexões de internet para aproveitar recursos de AI”.

Sistemas de realidade estendida, jogos imersivos, softwares para áudio intuitivo e sistemas de registros de saúde e exercício poderão todos ser beneficiados com essa mudança da nuvem para o dispositivo individual.

WhatsApp Image 2017 12 06 at 17.52.02 2 720x405 - Snapdragon 845: Conheça as especificações completas

O Snapdragon 845 também está aprimorado para inteligência artificial

Com a vantagem de não priorizar plataformas, as bibliotecas e recursos do Snapdragon 845 poderão ser incorporadas aos mais variados dispositivos, em parcerias com o Google, Samsung, LG, Lenovo, Asus, Sony e inúmeras outras empresas.

As principais melhorias estão na otimização dos núcleos de processamento e no desenvolvimento de múltiplas soluções para variados desenvolvedores, como o suporte às plataformas Caffe e Caffe2 (Facebook), Onnx, TensorFlow, Android NN, GoogleNet, entre outras. Nesse ponto, a incorporação do Hexagon 685 DSP fará com que atividades de aprendizado de máquina (machinelearning, em inglês) sejam realizadas mais rapidamente. Há um ecossistema inteiro de plataformas suportadas.

Com esse poder computacional e os recursos de aprendizado de máquina, será possível obter melhor qualidade em efeitos como o Bokeh em câmeras (o famoso “modo retrato” ou “foco dinâmico”) sem a necessidade de usar 2 câmeras para isso. Também fica mais eficiente o uso de Face ID para segurança de transações, uso de apps/contas e desbloqueio do aparelho.

Segurança

WhatsApp Image 2017 12 06 at 17.52.32 720x405 - Snapdragon 845: Conheça as especificações completas

Snapdragon 845

Num mundo assolado por vazamentos de informações, invasões hackers e ataques mundiais com malwares, se torna cada vez mais essencial aumentar a segurança das informações guardadas em dispositivos móveis.

Afinal, com mais gente guardando arquivos na nuvem e realizando pagamentos móveis com smartphones, se torna mais importante garantir a eficiência e segurança das autenticações. Isso gera confiança nas transações bancárias e permite que arquivos privados fiquem protegidos contra hackers e invasões.

Conectividade

A segunda geração de modem Gigabit LTE entrega 20% mais informação que a geração passada, suportando os mais novos padrões das redes 5G que começarão a chegar até 2019.

Dual Sim e Dual VoLTE

É a nova geração de suporte para 2 chips de operadora em dispositivos móveis. Agora, não é necessário abdicar de alguma conectividade proporcionada por uma das operadoras. Cada chip é utilizado de forma completa, permitindo que o usuário receba ligações de ambos, e também use o plano de dados de ambos.

Advanced 11ad WiFi

O Snapdragon 845 tem suporte para o padrão Advanced 11ad WiFi para acelerar a conectividade com roteadores e pontos de acesso, com menos tempo gasto com a transição entre pontos e a adição de novos protocolos. Conectar-se a um ponto WiFi ficará 16 vezes mais rápido, com 30% melhor aproveitamento da conexão.

Bluetooth

As capacidades de transmissão Bluetooth, chamadas pela empresa de Qualcomm TrueWireless, permite transmitir conteúdos de áudio em HD para múltiplas caixas de som e dispositivos. Mesmo assim, fones de ouvido com esse suporte gastarão 50% menos bateria.

Bateria

Como comentado no post sobre novos notebooks com o Snapdragon 845, o novo processador permite a criação de dispositivos 2-em-1 (tablet e PC) com baterias que reproduzem vídeo ininterrupto por até 22 horas e podem ficar em standby por até 33 dias. Sim, dias.

Com o novo padrão Qualcomm QuickCharge 4, a bateria é carregada de 0 a 50% em 15 minutos. O padrão é compatível com qualquer dispositivo USB-PD, significando que o mesmo conector de energia poderá ser usado para carregar smartphones, tablets e notebooks.

Continue lendo
Advertisement

Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

Comentários
Subir