REVIEW: LG G8s ThinQ, um topo de linha de respeito

Inteligência artificial está presente
O G8s ThinQ é o smartphone mais potente da LG no Brasil. Ele traz configurações potentes, um acabamento robusto e elegante e câmeras inovadoras; confira nosso review

O G8s ThinQ é o topo de linha da LG que me fez relembrar dos meus antigos G2, G3 e G4. O modelo mais recente da linha é a referência da LG em especificações e recursos extras, trazendo uma configuração potente, câmeras de ótima qualidade e a chamada Z Camera, uma solução mais rápida e segura de desbloqueio e responsável pelo Air Motion.

A fabricante nos disponibilizou um modelo para testes e, após 3 semanas como meu smartphone principal, você confere o nosso review completo.

A LG trouxe um smartphone premium à altura de seus concorrentes
A LG trouxe um smartphone premium à altura de seus concorrentes

Construção e design

O G8s ThinQ tem um acabamento bastante robusto e não deixa a elegância de lado. Seguindo os lançamentos de 2019 da empresa, o smartphone da LG traz resistência militar MIL-STD 810G, padrões desenvolvidos pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos capazes de certificar aparelhos de telecomunicações. Isso significa que, assim como a linha K12, o G8s ThinQ passou por um rigoroso teste de durabilidade, sendo submetido à temperaturas extremas e choque, para aguentar mais do que outros modelos à adversidades externas.

Sempre vale lembrar que essa resistência não o torna inquebrável, porém aliado ao vidro Gorilla Glass 5 nas partes frontal e traseira, dá ao aparelho uma camada extra de proteção contra quedas e outras situações que podem danificar seu corpo.

Além disso, o G8s ThinQ também traz certificação IP68, que o protege contra água doce e poeira. Ou seja, você pode usá-lo para tirar fotos na piscina por até 1,5m de profundidade por até 30 minutos. Alerta: nada de usar o smartphone em praias e evite ao máximo o contato por muito tempo em água com cloro.

O G8s ThinQ é todo construído em vidro Gorilla Glass 5 e traz certificação militar
O G8s ThinQ é todo construído em vidro Gorilla Glass 5 e traz certificação militar

Suas laterais são de metal e a sensação é de que ele é mais pesado do que parece. São 181 gramas e 8mm de espessura, que se encaixam muito bem nas mãos e não incomodam quando usado com apenas uma mão. O sensor de impressões digitais na traseira é de fácil acesso e é somente uma das várias formas de desbloquear o aparelho.

Ainda nas laterais, na direita há uma gaveta híbrida, ou seja, suporta dois chips de operadora ou um chip e um cartão de memória, e um botão Liga/Desliga, posicionado um pouco acima de onde o polegar geralmente repousa. Não me agradou muito essa posição, visto que fica mais difícil o clique com uma mão. Entretanto, você nem precisa usá-lo se não quiser, pois há um recurso da interface LG UX 8.0 de acender e desligar a tela com apenas dois toques.

Inteligência artificial está presente
Inteligência artificial está presente

Na esquerda, a LG manteve o botão dedicado ao Google Assistente, o que é muito bem-vindo em um aparelho que busca ser o mais inteligente e simples possível, e botões de volume. Na lateral superior, há apenas um microfone para cancelamento de ruídos, e na inferior ficam as entradas para fones de ouvido (3,5mm), USB-C para carregamento rápido e transferência de dados, e uma das saídas estéreo, já que a outra fica no recorte (notch) na tela.

Por falar em notch, ele está presente no G8s ThinQ e não é nada discreto. Apesar disso, há uma justificativa: ele aloja o segundo alto-falante, uma câmera frontal e um sensor Time of Flight (TOF 3D), responsável pelo desbloqueio facial 3D e a detecção de gestos. Caso você tenha comprado o G8s ThinQ e não gostou do tamanho do notch, não tem problema. A LG incluiu no software a opção de “escondê-lo” em uma borda preta virtual. Particularmente, preferi usá-lo sem qualquer interferência pois mantém todo o charme do aparelho.

Solução do notch enorme
Notch gigante tem a finalidade de abrigar a Z Camera

Tela e som

O LG G8s ThinQ é equipado com uma tela de 6,21 polegadas FullVision (formato 18.7:9) e resolução Full HD+ (2248 x 1080 pixels). A tecnologia do display é OLED, que possui cores mais vivas e um preto mais profundo. Além disso, há suporte para HDR10, Dolby Vision e 100% do padrão DCIP3.

Painel OLED do G8s ThinQ faz toda a diferença na reprodução de vídeos e jogos
Painel OLED do G8s ThinQ faz toda a diferença na reprodução de vídeos e jogos

Assistir conteúdos multimídia no aparelho é uma experiência muito boa. O OLED aliado ao HDR10 deixa as cores um pouco mais saturadas, o que me agrada, e um brilho não tão forte. Entretanto, a visualização em certos ângulos não é prejudicada e a qualidade se mantém mesmo sob a luz do sol.

A tecnologia do display permitiu que a LG trouxesse o Always on Display (Tela sempre ligada, em tradução literal). Com ele você consegue visualizar algumas informações, como data, hora, notificações, com a tela desligada. O diferencial é que somente o essencial é exibido na tela, diferente das telas IPS LCD que acendem toda parte frontal.

Tela OLED é do Nest Mini

O smartphone também traz som estéreo com tecnologia DTS:X 3D, que oferece uma sensação de imersão 360º tanto nos alto-falantes quanto nos fones de ouvido. Durante nossos testes, o áudio estéreo é alto e claro, mas o DTS:X 3D nos fones trabalha as frequências de forma estranha.

Performance

O processamento do G8s ThinQ finalmente fez sentido
O processamento do G8s ThinQ finalmente fez sentido

Se nas últimas versões do da linha G, a LG trouxe hardwares inferiores em relação aos concorrentes, no G8s ThinQ ela não poupou esforços. Ele é equipado com o processador Snapdragon 855, da Qualcomm, um octa-core (oito núcleos) Kryo de até 2.84GHz, 6GB de memória RAM e 128GB de armazenamento interno, com expansão via cartão de memória. A placa grafica é uma Adreno 640.

Como é de se esperar, não há nada até o momento na Play Store que não rode no smartphone da LG. Jogos mais pesados, como Fortnite, PUGB Mobile, Cyber Hunter, Asphault 9 e Free Fire rodaram com todos os gráficos no máximo e não houve engasgos ou travamentos.

O mesmo pode ser dito em aplicativos e outras tarefas, como navegação na Internet, redes sociais e aplicativos de realidade aumentada. Os 6GB de RAM se mostram suficientes para transitar entre um e outro sem reiniciar os Apps, além de manter a fluidez na utilização.

Pensado também em soluções de inteligência artificial, o G8s ThinQ traz um botão dedicado ao Google Assistente. Você pode pedir qualquer coisa ao assistente que a tarefa é feita com muita rapidez e precisão. É possível também controlar outros dispositivos da LG através da plataforma Smart ThinQ.

Interface LG UX 8.0

A LG vem melhorando a sua interface e a versão 8.0 mantém essa qualidade. Os ícones estão mais simples e com cores mais suaves, a disposição das configurações é bem intuitiva e alguns recursos muito bem-vindos. Um deles, como o citado mais acima, é o de acender e desligar a tela com dois toques. Você também pode usar aplicativos em tela cheia, adicionar mais de uma conta de WhatsApp, Telegram, entre outros aplicativos, e diversos atalhos que otimizam a sua navegação.

Air Motion

Air Motion permite realizar algumas funções com o aparelho sem tocar nele
Air Motion permite realizar algumas funções com o aparelho sem tocar nele

Um dos destaques do G8s ThinQ é o chamado Air Motion. Com auxílio da câmera TOF 3D, que faz o mapeamento em três dimensões do que está a sua frente, você consegue realizar algumas funções internas do celular apenas com alguns gestos de mão, como aumentar e diminuir volume, ver vídeos no YouTube entre outras.

Já adiantando: não é um recurso que você vai usar todos os dias da sua vida. Na verdade, durante o período de testes, o Air Motion só foi útil para fins de apresentação. Entretanto, é um recurso legal e que está presente para impressionar os amigos e curiosos de plantão.

Câmeras

Câmera tripla tem 12MP + 12MP + 13MP
Câmera tripla tem 12MP + 12MP + 13MP

O LG G8s ThinQ traz três sensores na traseira: o sensor principal tem 12MP e abertura de f/1.8; o segundo também possui 12 MP, mas tem abertura de f/2.6 e lente telefoto (com zoom óptico); e o terceiro sensor tem 13MP, abertura de f/2.4 e lente ultra grande-angular, que captura mais objetos na mesma cena.

A qualidade é o que se espera de um smartphone topo de linha. As cores tendem para o realismo, diferente dos resultados do Galaxy S10, por exemplo, mas mesmo assim agradam. O G8s ThinQ conta com inteligência artificial nas câmeras, o que ajuda em diversos cenários, incluindo em ambientes noturnos, ajudando na nitidez e brilho.

Em gravação de vídeo, o G8s ThinQ grava em 4K a 60fps, porém a mudança das câmeras ao vivo só funciona na resolução Full HD a 60fps. Os resultados não são ruins, tanto no conjunto traseiro quanto na parte frontal, mas também não se destacam em relação aos concorrentes.

Bateria

O G8s ThinQ tem uma bateria de 3.550mAh com suporte ao carregamento rápido de 18W (incluso na caixa). Em nossos testes, rodamos vídeos no YouTube continuamente por cerca de 8 horas, o que dá, em média, 12% a 13% de descarga por hora. É uma média interessante, mas fica atrás de modelos como Galaxy S10 e Zenfone 6.

Para navegação na internet via Wi-Fi, jogos online e Netflix, conseguimos um dia inteiro sem estresse, chegando em casa por volta das 20 horas com 30% de carga.

Considerações finais

Não há dúvidas de que o G8s ThinQ marca a volta da LG no mercado de topos de linha no Brasil. Sua boa construção, design elegante, desempenho exemplar e câmeras de ótima qualidade o tornam um dos melhores modelos da categoria. O problema do G8s ThinQ é a concorrência.

Exceto pelos Air Motions, que não são nada práticos, não há nada no smartphone da LG que se destaque em relação a modelos como Galaxy S10e e Zenfone 6. A situação fica pior quando comparamos seu preço, que é quase mil reais mais caro.

Entretanto, o G8s ThinQ é um ótimo modelo para ficar de olho daqui uns meses, pois os smartphones da LG tendem a ter uma queda de preço bastante razoável.

Gostou do smartphone da LG? Você pode adquiri-lo na loja oficial no KaBuM! por R$ 3.759,00 á vista.

Ficha técnica (LG G8s ThinQ)

EspecificaçõesLG G8s ThinQ
ConstruçãoVidro Gorilla Glass 5
Metal
181 gramas
MIL-STD-810G
Tela6,21” Full HD FullVision OLED
HDR10
Dolby Vision
ProcessamentoSnapdragon 855 octa-core
Memória e
armazenamento
6GB + 128GB
AndroidAndroid 9.0 Pie
Câmera
traseira
12 MP, f/1.8, 27mm (principal), 1.4µm, PDAF, OIS
12 MP, f/2.6, 49mm (telephoto), 1.0µm, PDAF, 2x optical zoom
13 MP, f/2.4, 14mm (ultrawide), 1.0µm
Câmera
frontal
8 MP, f/1.9, 26mm (wide), 1.12µm, AF
TOF 3D camera, f/1.4
Recursos
câmera
Gravação em 4K a 60fps
HDR
Mudança de câmeras
SomEstéreo
Bateria3550 mAh
carregamento rápido 18W
PreçoR$ 3759,00

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe um comentário: