Review: realme buds air 2 é o fone tws com cancelamento de ruído mais acessível do mercado

REVIEW: realme Buds Air 2 é o fone TWS com cancelamento de ruído mais acessível do mercado

Avatar of carlos alberto jr
Economizando na construção em prol de uma boa qualidade sonora, o realme Buds Air 2 promete ser um fone TWS com ótimo custo-benefício

Já passou da época em que os fones TWS (True Wireless Stereo, ou seja, sem fio) eram produtos de nicho, e nos últimos anos as fabricantes de smartphones aceleraram esse processo ao não colocarem mais com tanta frequência no marcado aparelhos com as entradas P2. Logo, o público que economizava com fones de fio está ávido por gadgets mais em conta, mas sem perder a qualidade sonora.

Embora o realme Buds Air 2 não seja exatamente o fone sem foi mais barato do mercado, entre aqueles que possuem cancelamento de ruído, ele é certamente um dos melhores custo-benefício de 2021. E o Showmetech teve a oportunidade de receber os fones. Testamos a fundo suas funcionalidades e o que há de de especial nele. Confira todos os detalhes a seguir no nosso review.

Design e construção

O realme Buds Air 2 traz uma série de melhorias em relação aos seus antecessores e o produto chega ao mercado para conquistar o consumidor pelo bom custo-benefício. Mas pensando nesse aspecto, algumas características foram mantidas para que o preço do produto se tornasse competitivo, entre elas o design e construção dos fones.

Review: realme buds air 2 é o fone tws com cancelamento de ruído mais acessível do mercado
O realme Buds Air 2 chega ao mercado brasileiro como o fone TWS com cancelamento de ruído mais barato (Imagem: Carlos Alberto Jr/Showmetech)

Com poucas mudanças significativas, desde a caixa — com o amarelo chamativo e característico da fabricante chinesa — passando pelo case simples e compacto, e até mesmo os fones em si, lembram modelos antecessores ao realme Buds Air 2. Isso quer dizer que, embora bonitos, os fones não se destacam pelo visual.

Review: realme buds air 2 é o fone tws com cancelamento de ruído mais acessível do mercado
A case é simples e compacta, contendo apenas um botão para pareamento e e uma entrada USB-C (Imagem: Carlos Alberto Jr/Showmetech)

O case segue a mesma linha, construção de plástico, dessa vez mais rígido, em formato que lembra uma concha. Nele há um botão lateral para pareamento, entrada USB-C para carregamento e fácil. Já os fones em si, são bem parecidos com os realme Buds Pro, modelo lançado ano passado. Ele é um fone TWS intra-auricular, ou seja, que se encaixa em seu canal auditivo. Na caixa há borrachas extras em tamanhos diferentes, para que o consumidor escolha a que se adequar melhor em seu ouvido.

No dia a dia isso quer dizer que o fone fica bem fixado nos ouvidos, mesmo não sendo um modelo indicado para esportes, ele não é um problema para caminhadas ou idas para a academia. Outra diferencial dos fones é a resistência IPX5 a água e a suor, cada unidade do par conta com dois pontos de contato para carregamento localizados na parte inferior da haste.

Review: realme buds air 2 é o fone tws com cancelamento de ruído mais acessível do mercado
Fones contam com resistência IPX5 a água e a suor (Imagem: Carlos Alberto Jr/Showmetech)

Mesmo de plástico, os fones possuem boa construção, sem dar aquela sensação que ao consumidor que ele possa quebrar com facilidade. Isso se refletiu em nossos testes, que mesmo após algumas quedas, os fones não não sofreram nenhum tipo arranhão ou rasura. Lançado em duas cores, branca e preta, é difícil decidir qual é mais bonita. O modelo que recebemos foi o branco, mas caso prefira um fone preto, confira ambos, um do lado do outro, abaixo:

Review: realme buds air 2 é o fone tws com cancelamento de ruído mais acessível do mercado
realme Buds Air 2 chega em dois modelos, branco e preto (Imagem: realme/divulgação)

Uso e conectividade

O realme Buds Air 2 conta com conexão Bluetooth 5.2, sendo que o chip da fabricante garante suporte para a tecnologia Google Fast Pair. Ou seja, os dispositivos devem se conectar facilmente com qualquer celular Android.

Review: realme buds air 2 é o fone tws com cancelamento de ruído mais acessível do mercado
Prático e leve, o realme Buds Air 2 não tem bom encaixe e fácil pareamento em diversos tipos de dispositivos (Imagem: Carlos Alberto Jr/Showmetech)

Em nossos testes, não tivemos dificuldades em conectar em diversos tipos de aparelhos, incluindo um iPhone e notebooks com Windows 10 e 11. O alcance do sinal de Bluetooth é de cerca de 10 metros em ambiente aberto, mas que pode ser encurtado caso os fones e o aparelho pareado estejam separados por um parede, por exemplo.

Som

Por mais que construção e conectividade sejam aspectos importantes na hora da compra de um fone de ouvido, o principal sempre será sua qualidade sonora, e foi aqui que a realme justifica a economia em outros aspectos do produto. Isso porque, em poucas palavras, o realme Buds Air 2 tem uma qualidade sonora acima do média para um produto de sua faixa de preço, não só para músicas, como também para o consumo de produtos audiovisuais e jogos.

Review: realme buds air 2 é o fone tws com cancelamento de ruído mais acessível do mercado
Versátil e bem encorpado o som do realme Buds Air é impressionante (Imagem: Carlos Alberto Jr/Showmetech)

Em nossos testes, utilizamos para ouvir diversos gêneros, procurando extrair o máximo dos fones. Entre eles o rock alternativo com toques eletrônicos Disco//very, da banda Warpaint. Aqui há um grande equilíbrio entre o médio e graves.

Mas o que nos impressionou foi a versatilidade na reprodução de John L, da banda Black Midi, que é fortemente caracterizada pelo caos sonoro, que mistura guitarras com muitas distorções, levadas de jazz fusion na bateria e metais, como trompetes e saxofones. O que normalmente acontece ouvindo músicas assim, principalmente no volume máximo, é o agudo “estourar” devido a quantidade de saídas sonoras, mas o realme Buds Air 2 consegue segurar os agudos, enquanto equilibra os médios e graves, que vão variando de acordo com a música. Geralmente, uma qualidade sonora assim, sobretudo com cancelamento de ruído ativo, só encontramos em fones premium.

Todos os instrumentos estavam claros, mas notamos que essa canção funcionou melhor quando ativei a tecnologia de cancelamento de ruído ativo (ANC), que é, sem sombra de dúvidas, a característica mais marcante do realme Buds Air 2. A novidade permite reduzir até 25 dB de ruído. Caso necessário, o usuário também tem o cancelamento de ruído ambiental (ENC) para chamadas, sendo que os atalhos permitem pular músicas, atender ligações e iniciar ou parar a reprodução.

Review: realme buds air 2 é o fone tws com cancelamento de ruído mais acessível do mercado
Além de bom para filmes e músicas, os fones possuem baixa latência, o que é ótimo para jogos (Imagem: Carlos Alberto Jr/Showmetech)

Se você gosta de jogar, o realme Buds Air 2 tem uma latência reduzida para 88ms. Em outras palavras, você não sofrerá com o delays, o que é ideal para jogos competitivos. Além disso, os fones se adaptam de acordo com os jogos. Isso quer dizer, que os graves são apurados em FPSs, enquanto há um equilíbrio entre médios e agudos em jogos como o DSL 21, jogo de futebol com narração, sons da partida e músicas no menu interativo.

Microfone

Review: realme buds air 2 é o fone tws com cancelamento de ruído mais acessível do mercado
Microfone com duas saídas garante áudio limpo e claro (Imagem: Carlos Alberto Jr/Showmetech)

Há 2 pares de microfone em cada fone, totalizando 4 microfones ao todo. Ao realizar chamadas a qualidade de captação é limpa e clara. Embora não seja seu principal diferencial, a qualidade sonora dos microfones foi surpreendente. Tornando até mesmo dispensável um microfone externo para pessoas que trabalham com muitas videochamadas.

Bateria e autonomia

A realme promete que a bateria deve durar por até 25 horas com o cancelamento de ruído desligado, caso você deseje utilizá-lo, a duração cai para 22,5 horas. Entretanto, se a bateria acabar e você precisar de uso imediato, 10 minutos carregando permitem que você fique longe do cabo por até 2 horas.

Review: realme buds air 2 é o fone tws com cancelamento de ruído mais acessível do mercado
A autonomia talvez seja o principal ponto fraco do dispositivo (Imagem: Carlos Alberto Jr/Showmetech)

Em nossos testes, tivemos diversos resultados, em situações diferentes. Confira os resultados:

  • Com o cancelamento de ruído desligado, em uso contínuo num streaming de música com o volume em 80%, a bateria acabou em aproximadamente quatro horas e quarenta minutos;
  • Com o cancelamento de ruído ativo, em uso contínuo num streaming de música com o volume em 100%, a bateria acabou em aproximadamente três horas e trinta minutos;
  • Com uso contínuo, sempre em 100%, com o cancelamento de ruído ativo, a bateria do case findou com cerca de 20 horas;
  • Com uso contínuo, sempre em 100%, com o cancelamento de ruído desativado, a bateria do case se exauriu com cerca de 24 horas;
  • Com uso contínuo, sempre em 80%, com o cancelamento de ruído desativado, o bateria do case parou de funcionar em cerca de 26 horas, uma autonomia acima do que a própria fabricante promete.

Para carregar o case, junto com os fones, de 0% a 100% demora, em média, pouco mais de uma hora e trinta minutos. Esses números, embora bons, estão abaixo de outros modelos no quesito autonomia, principalmente entre os que possuam tecnologia ANC.

Para contornar esse entrave, a realme promete que 10 minutos dos fones dentro da case garantem 2 horas de reprodução contínua, que foram comprovados em nossos testes, que variavam entre uma hora e cinquenta e cinco minutos a duas horas e três minutos.

Aplicativo

Review: realme buds air 2 é o fone tws com cancelamento de ruído mais acessível do mercado
App Realme Link pouco agrega a experiência do realme Buds Air 2 (Imagem: Carlos Alberto Jr/Showmetech)

Com a proposta de melhorar mais a experiência dos usuários, a fabricante tem um aplicativo chamado Realme Link, mas que fica apenas na ideia. Com uma interface pouco intuitiva e ainda não totalmente adaptada para o público brasileiro — com parte do conteúdo com palavras em inglês — o app não é tão útil assim para a experiência dos fones. Na verdade, a única utilidade efetiva dele é fazer alterações nos atalhos de toques dos fones.

Preço e disponibilidade

O novo realme Buds Air 2 já está disponível nas maiores varejistas do país. No Amazon, você encontra os fones por R$ 338,47.

Conclusão

A realme, aos poucos, está mostrando ao que veio no mercado brasileiro da tecnologia. Assim como a também chinesa Xiaomi, a fabricante quer está entre as primeiras opções dos consumidores que buscam por custo-benefício. O realme Buds Air 2 consegue equilibrar várias características de qualidade sonora de fones TWS premium, com a construção de aparelhos mais simples, preenchendo assim, uma lacuna no mercado brasileiro para aqueles que buscam qualidade sonora, mas não querem pagar mais R$ 500 por um par de fones.

Review: realme buds air 2 é o fone tws com cancelamento de ruído mais acessível do mercado
(Imagem: Carlos Alberto Jr/Showmetech)

Embora tenha seus pontos fracos, como a autonomia da bateria, no fim das contas esse se mostra um produto que pode agradar muito o público brasileiro, sendo até mesmo uma porta de entrada para os outros dispositivos da empresa.

Especificações técnicas

Review: realme buds air 2 é o fone tws com cancelamento de ruído mais acessível do mercado
realme Buds Air 2 (Imagem: realme/divulgação)

realme Buds Air 2

Marcarealme
ModeloBuds Air 2
ConexãoBluetooth 5.2
SensoresSensor ao toque
Bateria2 horas de carregamento completo; 1 hora de carregamento para os fones de ouvido
Duração de bateriaFones de ouvido: 5 horas de duração com o cancelamento de ruído desativado
Fones de ouvido: 4 horas de duração com o cancelamento de ruído ativado
Estojo: 25 horas de duração com o cancelamento de ruído desativado
Estojo: 22,5 horas de duração com o cancelamento de ruído ativado
EntradaUSB-C
Alto-falante10 mm
ÁudioCancelamento de ruído ativo, AAC, SBC
Resistência à águaIPX5 (apenas nos fones de ouvido)
CoresPreto e Branco
PreçoR$ 338,47 e já disponível nas principais lojas de varejo do país

Veja também:

Acesse também outros conteúdos relacionados no Showmetech, como o nosso review dos fones de ouvido Snapdragon Earbuds, que também possuem o cancelamento de ruído.

REVIEW: realme Buds Air 2 é o fone TWS com cancelamento de ruído mais acessível do mercado

REVIEW: realme Buds Air 2 é o fone TWS com cancelamento de ruído mais acessível do mercado
9 10 0 1
O realme Buds Air 2 é a aposta da fabricante chinesa para o público que procura um bom custo-benefício. Os fones contam com boa construção, uma autonomia equilibrada e qualidade sonora acima de concorrentes da faixa de preço, com destaque para o cancelamento de ruído ativo do dispositivo.
O realme Buds Air 2 é a aposta da fabricante chinesa para o público que procura um bom custo-benefício. Os fones contam com boa construção, uma autonomia equilibrada e qualidade sonora acima de concorrentes da faixa de preço, com destaque para o cancelamento de ruído ativo do dispositivo.
9/10
Total Score
  • Design e construção
    8/10 Ótimo
  • Uso e conectividade
    9/10 Incrível
  • Som
    10/10 Excelente
  • Microfone
    10/10 Excelente
  • Bateria e autonomia
    7/10 Bom

Prós

  • Excelente qualidade de sonora
  • Microfone com áudio limpo e claro
  • Baixa latência em jogos

Contras

  • Aplicativo agrega pouco a experiência
  • Autonomia menor se comparados com concorrentes diretos

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados