Saiba como encontrar e arquivar e-mails no Gmail

Aprenda a utilizar todo o potencial que o Gmail tem a oferecer ao seus usuários

O Gmail, serviço de e-mail do Google, é uma das aplicações de correio eletrônico mais utilizada atualmente. Além de ser gratuito, o Gmail oferece uma série de funcionalidades para organizar e gerenciar suas correspondências digitais.

Porém, poucos sabem dos recursos adicionais que o Gmail tem para auxiliar o usuário a localizar e arquivar seus e-mails de uma forma simples, rápida e eficiente. Neste artigo, iremos te mostrar como você pode fazer isso.

Localizando e-mails no Gmail

E-mails antigos com anexos grandes estão consumindo boa parte de seu espaço de armazenamento do Gmail? Muitos problemas para encontrar um e-mail específico? Felizmente, o Google adicionou algumas ferramentas para localizar o que precisa e, de quebra, eliminar e-mails grandes que você não precise mais.

A barra de pesquisa do Gmail é mais versátil do que você pode imaginar. Para localizar e-mails maiores que um tamanho específico, use o operador “maior:” com o tamanho do e-mail e K para KB e M para MB.

Por exemplo, se você digitar “maior: 500 M”, todos os e-mails maiores que 500 MB serão listados. (Você também pode usar o operador “size:”, mas precisa especificar o tamanho em bytes, por exemplo, “size: 500000000” para 500MB, o que é um pouco mais desafiador mentalmente).

Gmail: dicas para encontrar e arquivar e-mails
Usando comandos específicos na barra de busca, você consegue achar e-mails com acima ou abaixo do tamanho especificado

Se você quiser encontrar e-mails muito pequenos, poderá usar o operador “menor:” da mesma forma. Porém, esse tipo de padrão de busca não é muito útil, uma vez que o usuário normalmente sempre estará interessado em emails com tamanhos maiores.

Para encontrar e-mails antigos ou mais recentes você pode utilizar os operadores “older_than:” e “newer_than:”. Por exemplo, se você digitar “older_than: 1y”, o Gmail mostrará todas as mensagens com mais de 1 ano (use “m” para meses e “d” para dias). Para encontrar e-mails recebidos nos últimos quatro dias, use “newer_than: 4d”.

Mas talvez você não esteja interessado no tamanho dos e-mails ou na sua data de envio ou recebimento, mas sim em localizar um e-mail com uma palavra específica na mensagem. Para localizar e-mails dessa forma você pode utilizar o operador “+” (sinal de mais).

Por exemplo, se você pesquisar por “+ universo”, visualizará todos os emails que contiverem a palavra “universo”, mas não aqueles que tiverem “universos” ou “universais”. Dessa forma, sua busca fica muito mais precisa e evita localizar palavras semelhantes.

Gmail: dicas para encontrar e arquivar e-mails
Procure e-mails por palavras específicas apenas escrevendo a palavra com um sinal de mais (+) no começo

Arquivando e-mails no Gmail

Dependendo do tipo de mensagens que você recebe, a caixa de entrada do Gmail pode ficar mais lotada do que você imagina. Para resolver esse problema de espaço, além de deletar as mensagens, uma outra opção que poucos usuários conhecem é o arquivamento.

Por exemplo, vamos supor que você deseje arquivar todos os e-mails com três meses de idade. A forma para fazer isso é mais simples do que você imagina.

Primeiro, digite na barra de pesquisa do seu Gmail “before:yyyy/mm/dd”. Depois, basta atualizar esse código com a data que você deseja realizar a busca filtrada de emails.

Gmail

Por fim, selecione todos os e-mails listados e marque a opção “aplicar a todos” para poder arquivá-las clicando no botão “Arquivar”. Dessa forma, as mensagens ficam salvas de em uma pasta separada do Gmail, sem ocupar todo o espaço que elas tomavam anteriormente.

Pronto, com essas dicas, seus e-mails estarão organizados e ocupando pouco espaço no armazenamento do seu Gmail. Gostou das dicas? Deixe nos comentários se funcionou para você.


Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe um comentário: