Samsung City: conheça os laboratórios da empresa na Coreia do Sul

Samsung City: conheça os laboratórios da empresa na Coreia do Sul 4
Em mais um capítulo de nossa viagem pelas instalações da Samsung ao redor do mundo, visitamos os principais laboratórios da empresa na Coreia do Sul

O Showmetech viajou para a Coreia do Sul com o objetivo de explorar a cidade tecnológica que leva o nome de Samsung City, a convite da empresa. Além de possuir vários laboratórios de testes, o local abriga um museu que proporciona uma viagem pela história da evolução humana e suas tecnologias.

Saiba como seu smartphone é testado a seguir:

Samsung Innovation Museum

Samsung City: conheça os laboratórios da empresa na Coreia do Sul
Innovation Museum e seus vários artefatos tecnológicos em exibição.

O Samsung Innovation Museum fica localizado em Suwon, na Coreia do Sul, e tem como ideia central fazer com que o visitante passeie pela história, visualizando de perto cada avanço tecnológico proporcionado pela humanidade desde a descoberta da eletricidade.

Caso você tenha interesse em ver de pertinho coleções especiais sobre a descoberta das ondas de rádio, a invenção da telefonia e da TV que você usa na sua casa até hoje, este o lugar perfeito para isso.

No museu não há só inovação por parte da Samsung, já que no local estão expostos dispositivos como: o primeiro celular com SMS, o primeiro celular com conexão à internet e o primeiro celular com câmera. Assim, é possível ter uma visão mais ampla e enxergar onde a empresa se encaixa em todo o panorama.

Samsung City: conheça os laboratórios da empresa na Coreia do Sul 5
Exposição de tecnologias inovadoras da Samsung.

A Samsung sempre esteve focada em inovação, e se destaca em relação às fabricantes chinesas. Desde 1980, quando a Samsung lançou sua primeira televisão em cores, a empresa que tem sede em Seul, na Coreia do Sul, vem inovando no mercado ocidental. Um recente exemplo disso foi o lançamento da primeira Smart TV 4K com tela curva do mercado, que surgiu em 2014.

Outra característica marcante da empresa é o forte investimento em pesquisa e desenvolvimento que se propaga em diversas áreas, incluindo saúde.

Laboratórios da Samsung na Coreia do Sul

Essenciais para a criação e o desenvolvimento de novos produtos, os laboratórios da Samsung na Coreia do Sul realizam todo tipo de teste. O primeiro exemplo é o laboratório de cenários de uso e calor, onde os especialistas detectam anomalias de hardware e garantem que seu smartphone não esquente demais, por exemplo.

Samsung City: conheça os laboratórios da empresa na Coreia do Sul
Computador analisa dados térmicos de smartphone da linha Note.

Nesse tipo de teste, é comum o produto passar por simulações de uso cotidiano. O Galaxy Note 9 mostrado no notebook da imagem acima, por exemplo, é o mais recente smartphone topo de linha lançado pela Samsung, devendo atingir uma temperatura X ao abrir o aplicativo da câmera durante este teste. Claramente, o dispositivo funciona muito bem, uma vez que ele já está disponível no Brasil.

Samsung City: conheça os laboratórios da empresa na Coreia do Sul
Laboratório de som e seus equipamentos de medição de ruídos.

Há também os laboratórios que realizam testes acústicos para produtos que emitem sons. Aqui, o hardware é colocado tanto em câmaras totalmente isoladas de qualquer tipo de som, quanto em salas repletas de barulho e superfícies refletoras. No total, o número de testes chega a ser superior a 80, de acordo com a Samsung.

Outro tipo de laboratório presente na Coreia do Sul é o de resistência. Nesta área, o Showmetech foi recebido por Hwangkyun Joo, o gerente sênior de confiabilidade da Samsung Electronics e Sera Kwon, gerente de confiabilidade da Samsung Electronics. Hwangkyun Joo, inclusive, trabalha na Samsung desde 2001, atuando nesta área específica desde 2016.

Mas, voltando para o laboratório de resistência, podemos dizer que: todo modelo de smartphone fabricado pela Samsung e que você utiliza no seu dia a dia passou por uma bateria de testes. Envolvendo-se em quedas, torções e todo tipo de desgaste em potencial.

Samsung City: conheça os laboratórios da empresa na Coreia do Sul
Esperamos que seu smartphone não se sinta inspirado a fazer o mesmo.

Em outras palavras: sim, a empresa sabe exatamente o que acontecerá quando o seu celular caríssimo der de cara com o chão. Estes dados são importantes para saber o quão problemático um lançamento pode ser, tendo em vista que o produto final não pode ser tão frágil.

Samsung City: conheça os laboratórios da empresa na Coreia do Sul
Testes de ambiente são conduzidos neste setor.

Por último, mas não menos importante, temos os laboratórios dedicados a medir resistência a água ou poeira. Todos os dispositivos móveis com certificações IP – independentemente do nível de proteção – passam por este corredor.

O que muitos não sabem, é que há também um último setor onde são conduzidos os testes referentes a resistência de produtos à umidade e aos mais diferentes climas encontrados ao redor do globo. Assim, caso você more num país tropical como o Brasil, ou no extremo norte da América, a certeza será a de que seu produto irá funcionar dentro dos padrões de normalidade.

Os jornalistas brasileiros foram os primeiros do mundo a conhecer ambas as instalações da Samsung na Coreia e Estados Unidos. Por isso, continue atento ao Showmetech para descobrir como são desenvolvidos displays e sistemas de sons dos aparelhos que você tanto usa.

Leia também

Samsung planeja 3 versões do Galaxy S10 e smartphone dobrável para 2019

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta