Samsung anuncia chegada do Galaxy Note 20, Note 20 Ultra e vários outros produtos ao Brasil

Samsung anuncia chegada do Galaxy Note 20, Note 20 Ultra e vários outros produtos ao Brasil
Em evento realizado hoje cedo, a Samsung confirmou que todos os aparelhos estarão disponíveis no Brasil, além de promover recursos do Galaxy Note 20 e Galaxy Note 20 Ultra para fãs do país
Anúncio
Samsung anuncia chegada do Galaxy Note 20, Note 20 Ultra e vários outros produtos ao Brasil

Depois de uma revelação cheia de pompa durante o Galaxy Unpacked 2020, nos EUA, a fabricante sul-coreana Samsung finalmente lançou os aparelhos Galaxy Note 20 e Galaxy Note 20 Ultra — além de diversos outros dispositivos — no mercado brasileiro. Durante uma conferência realizada na manhã de hoje, 2, a empresa reiterou as especificações técnicas de cada aparelho, além de confirmar preço sugerido e previsão de chegada às lojas.

Ao todo, foram cinco lançamentos distintos: além do Galaxy Note 20 e do Galaxy Note 20 Ultra, também foram mostrados o smartwatch Galaxy Watch 3, e os fones TWS (earbuds true wireless stereo) Galaxy Buds Live. Lembrando que o evento ainda está em curso durante a leitura desta matéria, e a Samsung trouxe uma surpresa ao final da ocasião: a confirmação de que o Galaxy Z Fold 2 será produzido no Brasil e vendido localmente, prometendo detalhes mais específicos no futuro.

O Showmtech acompanhou a ocasião remotamente, e mostramos a seguir as principais informações de cada uma das novidades:

Galaxy Note 20 e Galaxy Note 20 Ultra

Galaxy Note 20 Ultra: smartphone de tela avantajada foi uma das novidades mostradas pela Samsung para o mercado brasileiro (Imagem: Divulgação/Samsung)
Galaxy Note 20 Ultra: smartphone de tela avantajada foi uma das novidades mostradas pela Samsung para o mercado brasileiro (Imagem: Divulgação/Samsung)

O Galaxy Note 20 e seu irmão maior, o 20 Ultra, encabeçaram os anúncios de hoje, trazendo alto desempenho com visual arrojado. Em ambos os casos, o display é um Gorilla Glass de última geração (GG 5 para o Note 20; GG 7 para o Note 20 Ultra), assegurando, segundo a Samsung, maior resistência contra choques, mas mantendo a sensibilidade aprimorada ao toque dos dedos ou da caneta S-Pen, que acompanha os dois smartphones.

As cores são visíveis apenas na traseira (Mystic Bronze, Mystic Green e Mystic Grey), já que a frente é completamente tomada pela tela. O visual em vidro fosco e os botões laterais de volume e liga/desliga completam a apresentação dos dois aparelhos. Tanto o Galaxy Note 20 quanto o Galaxy Note 20 Ultra possuem certificação IP 68, que confere resistência a poeira e a imersão em água por até 30 minutos.

No que tange à tela, o Note 20 conta com display de 6,7 polegadas, enquanto o Note 20 Ultra vem com 6,9, ambos com taxa de atualização de quadros a 60 Hz (além de 120 Hz para o Ultra). Ambos trazem uma câmera frontal estilo punch hole e a resposta da tela ao toque da S-Pen foi reduzida em 80%, chegando a 9 milissegundos, segundo a Samsung.

Assista nosso hands-on e bate-papo com Renato Citrini, Gerente Sênior de Produto da Divisão de Dispositivos Móveis da Samsung Brasil:

Segundo afirmou a Samsung, no aspecto de conectividade, tanto o Galaxy Note 20 como o Note 20 Ultra já estão prontos para oferecerem suporte à quinta geração de conexão móvel no Brasil.

“O Galaxy Note 20 e Note 20 Ultra estão prontos para as redes 5G, incluindo o 5GDSS brasileiro.”

Renato Citrini, gerente de produtos sênior da Samsung

O Galaxy Note 20 e o Galaxy Note 20 Ultra possuem conjuntos triplos de câmeras traseiras. Confira abaixo os detalhes dos sistemas de cada um:

Câmeras

(Imagem: Reprodução/TheVerge)
Tanto o Galaxy Note 20 como o Galaxy Note 20 Ultra trazem conjunto triplo de câmeras traseiras (Imagem: Reprodução/TheVerge)

As câmeras de ambos os aparelhos trazem vários recursos que prometem agradar aos entusiastas da fotografia. Isso porque a
Samsung segue empregando um modelo bem sucedido de desenvolvimento ao implementar o uso de correções por meio de inteligência artifical: não apenas o software faz ajustes automáticos, mas ele também aprende a melhor forma de tratar imagens com base no seu perfil de uso.

Tanto o Galaxy Note 20 como o Note 20 Ultra trazem capturas em resolução ultra alta, tanto para vídeo como para fotografias. A Samsung menciona especificamente o modo Video Pro, que traz exposição e foco similares a câmeras profissionais, além de gravação de vídeos a 120 quadros por segundo (fps) — um parâmetro que, para os não iniciados, é entendido como uma qualidade tão avançada que a reprodução de vídeo torna-se fluída e dinâmica, eliminando borrões e imperfeições comuns a graus de fps inferiores. A movimentação dos objetos registrados fica bem mais realista. Finalmente, os vídeos em ambos os smartphones gravam em resolução 8K — semelhante a alguns dos televisores mais caros do mercado atualmente — e comportam formato 16:9 ou 21:9, que para os não iniciados, podem ser entendidos como “vídeo em tela cheia no YouTube” e “padrão de tela de cinema”, respectivamente.

No que tange às fotos, os dois aparelhos contam com recurso Space Zoom, que otimiza a aproximação de imagem (“zoom”) para o registro de objetos de longa distância. Pense, por exemplo, em quando você não consegue tirar uma foto de um eclipse lunar porque a qualidade da câmera degrada conforme o zoom se aproxima do corpo celeste: com esse recurso, a Samsung promete uma qualidade cristalina, mesmo que o objeto em questão esteja, literalmente, flutuando no espaço.

Por último, o áudio traz um sistema de captura aprimorada, permitindo que você escolha qual canal você quer priorizar na gravação. O Note 20 e o Note 20 Ultra contam com três microfones embutidos, com trabalho paralelo. Basicamente, você terá a mesma captura em três canais, podem escolher qual delas ficou melhor e usando em sua gravação. Mais além, caso você esteja usando os Galaxy Buds Live (mais detalhes deles abaixo) no momento da gravação, a Samsung promete que a captura de som será nítida independente do volume de ruídos externos — cortesia da tecnologia de cancelamento de ruído dos earbuds.

Galaxy Note 20 e Note 20 Ultra: captura de áudio aprimorada, gravação de vídeos em 8K de resolução e superzoom para fotos de objetos distantes (Imagem: Divulgação/Samsung)
Galaxy Note 20 e Note 20 Ultra: captura de áudio aprimorada, gravação de vídeos em 8K de resolução e superzoom para fotos de objetos distantes (Imagem: Divulgação/Samsung)

As versões brasileiras dos novos Galaxy Note 20 vêm equipadas com o processador Exynos 990, que traz uma performance de PC aos celulares. Já nos EUA, os smartphones contam com o processador Snapdragon 865 Plus, da Qualcomm.

O Galaxy Note 20 possui 8GB de memória RAM e armazenamento interno de 128GB a 512GB, sem expansão por meio de cartão de memória microSD. Já o Galaxy Note 20 Ultra possui memória RAM de 8GB a 16GB e armazenamento interno de 128GB a 512GB, com expansão via cartão microSD.

Os dois vem com o Android 10 instalado, que é a última versão lançada pelo Google, além de suporte à assistente virtual Bixby. O sistema operacional traz funcionalidades como o Modo Escuro, que transforma a interface do sistema e dos aplicativos para cores escuras, e o Modo Focado, em que você desativa temporariamente aplicativos que possam criar distrações, para você manter o foco na sua produtividade.

Além disso, os novos smartphones são compatíveis com o 5G brasileiro atual (5G DSS) e com o próximo padrão de 5G que chegará em breve, além dos já conhecidos 4G, 3G e 2G. O modem, entretanto, não é integrado ao processador. Na prática, isso acaba aumentando o consumo de energia e reduzindo a autonomia dos aparelhos, que contam com bateria de 4.300 mAh (Note 20) e 4.500 MAh (Note 20 Ultra).

A Samsung ainda aproveitou para ressaltar o desempenho otimizado dos dois aparelhos para entusiastas dos games para smartphones: tanto o Galaxy Note 20 como o Note 20 Ultra contam com aprimoramento de áudio Bluetooth; e o Note 20 Ultra traz ainda latência de toque de 240Hz. Os displays dos dois modelos aumentam, segundo a empresa, o grau de imersão, enquanto a resolução Full HD+ destaca todos os detalhes gráficos do jogo.

Além disso, os dois modelos trazem suporte ao acessório Samsung DeX, que permite a conexão dos smartphones à Smart TV e o gerenciamento multi-telas, permitindo que você execute várias tarefas ao mesmo tempo — enviar uma mensagem no WhatsApp enquanto assiste a um vídeo pela TV, por exemplo.

O Galaxy Note 20 e o Galaxy Note 20 Ultra estarão em pré-venda entre os dias 3 e 17 de setembro de 2020, com entregas e vendas via varejo marcadas para 18/09, com preços a partir de R$ 6.499,00 (Note 20) e R$ 7.999,00 (Note 20 Ultra).

Confira abaixo a tabela com as especificações técnicas:

Galaxy Note 20Galaxy Note 20Galaxy Note 20 Ultra
ProcessadorExynos 990 (versão brasileira) ou Snapdragon 865 Plus.Exynos 990 (versão brasileira) ou Snapdragon 865 Plus.
RedesCompatível com o 5G Brasileiro atual (5G DSS) e com o próximo padrão de 5G que chegará em breve no Brasil, 4G, 3g, 2GCompatível com o 5G Brasileiro atual (5G DSS) e com o próximo padrão de 5G que chegará em breve no Brasil, 4G, 3g, 2G
Dual-SIMDual SIM / eSIMDual SIM Híbrido / eSIM
Versão do AndroidAndroid 10Android 10
Tela6,7 polegadas, com taxa de atualização de até 60Hz e tecnologia AMOLED Dinâmico 2x6,9 com taxa de atualização de até 120Hz auto regulável e tecnologia AMOLED Dinâmico 2x
Proteção e VidroGorilla Glass 5Glass 7
Câmeras TraseirasCâmera Principal: 64MP (telefoto) com aproximação de até 3x, abertura F2.0 e 1/1.72” com sensor de 0.8µm
Câmera: 12MP wide (grande angular) 2PD, abertura F1.8 e OIS (com estabilização óptica de imagem) 1/176” 1.8µm
Câmera: 12MP ultra wide (ultra grande angular), abertura F2.2 1/2.55” com sensor de 1.4µm
Zoom: híbrido de até 6x e digital de até 30x
Câmera Principal: 108MP wide (grande angular) F1.8 OIS (com estabilização óptica de imagem), 1/1.33” com sensor de 1.8µm
Câmera: 12MP ultra wide (ultra grande angular) F2.2 1/2.55” com sensor de 1.4µm
Câmera: 12 MP (telefoto), com aproximação de até 5x, F3.0 1/3.6” com sensor de 1.0µm
Zoom: óptico de até 5x e digital de até 50x
Sensor de profundidade e foco: Laser AF
Câmera Frontal10MP (2PD) AF (com autofoco) e abertura F.2.2 e 1/3.24” com sensor de 1.22µm10MP (2PD) AF (com autofoco) e abertura F.2.2 e 1/2.55” com sensor de 1.4µm
Memória RAM8GB8GB / 12GB
Armazenamento128, 256, 512GB128, 256, 512GB
Cartão MicroSDNão possui slotSuporte para MicroSD
S-PenSimSim
Bateria4300mAh com carregamento super rápido4500mAh com carregamento super rápido
Bluetooth5.05.0
WiFi6.06.0
NFCSimSim
CoresMystic Bronze, Mystic Green (verde), Mystic Grey (cinza ou prata)Mystic Bronze, Mystic Black (preto) e Mystic White (branco)
Dimensões77,2 x 164,8 x 8,0 mm75,2 x 161,6 x 8,3 mm
PreçoR$ 6.499,00R$ 7,999,00

Galaxy Watch 3

Galaxy Watch 3 (Imagem: Divulgação/Samsung)
Galaxy Watch 3 (Imagem: Divulgação/Samsung)

O novo relógio inteligente (smartwatch) da Samsung traz o design clássico, similar a relógios tradicionais, com uma versão reduzida do painel giratório (que você usa para acessar as funções). 

A Samsung anunciou dois modelos: um de 41mm e outro de 45mm, nas cores Mystic Black (preto), Mystic Bronze e Mystic Grey (cinza-prata). Além da diferença de tamanho, o modelo maior traz uma bateria mais potente, de 340mAh. Já o menor é equipado com uma bateria de 247mAh.

A tela do smartwatch traz tecnologia Super AMOLED 1.2 e 1.4, além de diversas faces de relógio disponíveis para customizar, com até cinco sub-mostradores. Entre eles estão nível de bateria, previsão do tempo, data e até batimentos cardíacos.

O novo Galaxy Watch 3 traz uma série de recursos voltados ao monitoramento de saúde do usuário. Confira abaixo:

  • Pressão arterial: o modelo consegue fazer a leitura de pressão arterial. A primeira vez deve ser feita a calibração em uma farmácia. A partir daí, o aparelho consegue fazer essa medição com precisão médica, segundo a Samsung;
  • Eletrocardiograma: consegue medir a qualidade dos batimentos cardíacos e detectar problemas de saúde relacionados. A precisão é altíssima, de acordo com a Samsung, e a empresa indica que ele pode ser usado como referência para médicos;
  • Medidor de Oxigênio do Sangue: também conhecido como medidor de saturação de oxigênio no sangue, pode identificar problemas pulmonares ou de respiração. A Samsung alerta que ele é menos preciso do que aparelhos médicos, então é importante sempre buscar uma avaliação médica no caso de suspeita de problemas;
  • Detector de quedas: o modelo detecta se o usuário caiu e envia notificações para membros da família selecionados pelo usuário nas configurações do smartwatch;
  • Pontuação de sono: ao ser usado ao dormir, o Watch 3 pode ajudar na identificação da qualidade do sono.
  • Ciclo Menstrual: o app ajuda mulheres no acompanhamento do ciclo menstrual;
  • Assimetria na passada: ao correr, o relógio monitora em tempo real os erros de passadas e emite alertas ao usuário.

Além disso, o app Samsung Health se integra ao relógio, trazendo uma suíte de exercícios para manter a saúde em dia, além de ser o ponto de acesso do eletrocardiograma e pressão arterial. Finalmente, é possível fazer e atender chamadas pelo aparelho.

Falando no app, ele ficará disponível para usuários brasileiros a partir da primeira quinzena de outubro. Todos os modelos terão conexão 4G/LTE, com pré-venda entre os dias 3 e 17 de setembro e vendas agendadas para o dia 18 do mesmo mês. Valores: R$ 2.799,00 para o modelo de 41 mm e R$ 2.999,00 para o modelo de 43 mm.

Veja abaixo as especificações técnicas:

Modelo:Galaxy Watch 3 (tamanho 41mm)Galaxy Watch 3 (tamanho 45mm)
ProcessadorExynos 9110Exynos 9110
RedesLTE ou WiFi/BluetoothLTE ou WiFi/Bluetooth
Dual-SIMeSIM na versão LTEeSIM na versão LTE
Versão do AndroidTizen 5.5Tizen 5.5
TelaSuper AMOLED 1.2 e 1.4Super AMOLED 1.2 e 1.4
Proteção e VidroGorilla Glass SRGorilla Glass SR
Memória RAM1GB1GB
Armazenamento8GB8GB
Bateria247mAh340mAh
BluetoothSimSim
WiFiSimSim
NFCSimSim
CoresMystic Black (preto), Mystic Bronze e Mystic Grey (cinza-prata)Mystic Black (preto), Mystic Bronze e Mystic Grey (cinza-prata)
Dimensões41mm45mm
PreçoR$ 2.799,00R$ 2.999,00

Galaxy Buds Live

Galaxy Buds Live (Imagem: Divulgação/Samsung)
Galaxy Buds Live (Imagem: Divulgação/Samsung)

O novo fone de ouvido da Samsung traz um design diferenciado, num formato que se assemelha a um feijão (principalmente na cor Mystic Bronze). 

O novo Galaxy Buds Live traz dois microfones externos e um microfone interno. O acessório detecta quando o usuário está falando e aumenta a captação de áudio do microfone. Já quando o usuário para de falar, o fone reduz a captação e suprime os ruídos.

Uma novidade esperada há muito tempo para a linha Buds que finalmente chegou é o cancelamento de ruído ativo, que pode ser ativado por meio de um toggle (espécie de chave) no aplicativo que configura os fones de ouvido.

O alto falante do Galaxy Buds Live possui 12mm e canal de graves, que permite que o acessório se movimente sem causar pressão no ouvido do usuário. Isso, de acordo com a Samsung, oferece um “som ao vivo profundo”.

No Brasil, o Galaxy Buds Live chegará nas três cores mencionadas acima, com preço sugerido de R$ 1.299,00 e pré-venda entre os dias 3 e 17 de setembro, com entregas no dia 18.

Galaxy Tab S7 e S7+

Galaxy Tab S7 (Imagem: Divulgação/Samsung)
Galaxy Tab S7 (Imagem: Divulgação/Samsung)

O tablet Galaxy Tab S7 também foi mostrado pela Samsung, pronto para chegar ao mercado brasileiro com diversos recursos interessantes: quem comprar o aparelho ganhará, de brinde, acesso de 4 meses ao YouTube Premium. Ele vem em dois modelos distintos — Tab S7 e Tab S7+ — e ambos terão a S-Pen e um teclado acoplável vendidos como acessórios separados, mas quem adquirí-lo na pré-venda, leva o teclado de brinde.

“O Galaxy Tab S7+ é o tablet mais fino a venda no Brasil. Dá para executar até 3 aplicativos nele simultaneamente. Ele traz a melhor escrita que você já teve na tela, com toque suave e preciso.”

Renato Citrini, gerente de produtos sênior da Samsung

O Tab S7 e o Tab S7+ são os primeiros aparelhos da Samsung no gênero com capacidade 5G a chegarem no Brasil. O suporte à quinta geração mostra que a fabricante sul-coreana pretende pegar a entrada do novo modelo de conexão móvel logo em seu início, denotando pioneirismo. Além disso, os tablets contam com diversos recursos de conectividade: por meio do que a Samsung batizou de Ecossistema Galaxy, a empresa mostra como o aparelho pode se conectar a Smart TVs, computadores e smartphones, espelhando sua tela em displays compatíveis desde que eles sejam pareados dentro da mesma rede. Além disso, o Samsung DeX também é compatível com os novos modelos.

Mais além, as experiências de entretenimento devem ser aprimoradas graças à tela de tecnologia TFT LTPS (Tab S7) e Super AMOLED (Tab S7+), com taxa de renovação de quadros de 120 Hz e áudio aperfeiçoado pela AKG, uma subsidiária da Samsung, que instalou quatro alto falantes nos aparelhos afim de gerar maior imersão.

O Galaxy Tab S7 tem preço sugerido de R$ 6.599,00, ao passo que o Tab S7+ virá por R$ 8.999,00 — ambos com disponibilidade em novembro deste ano, ambos na versão com 8 GB de memória RAM e 256 GB de armazenamento interno. Veja as especificações completas a seguir:

ModeloGalaxy Tab S7Galaxy Tab S7+
ProcessadorSnadrapdragon 865 PlusSnadrapdragon 865 Plus
Redes4G / LTE, 3G, 2G. Não há modelo brasileiro com 5G5G brasileiro, 4G, LTE, 3G, 2G
Dual-SIMSingle SIM / eSIMSingle SIM / eSIM
Versão do AndroidAndroid 10Android 10
Tela11 TFT12.4 AMOLED
Proteção e VidroNão temNão tem
Câmeras TraseirasCâmera: 13MP wide (grande angular), AF (com autofoco), abertura F2.0, 1/3.4?, com sensor de 1.0µm
Câmera: 5MP ultra wide (ultra grande angular), abertura F2.2, com sensor de 1.12µm
Câmera: 13MP wide (grande angular), AF (com autofoco), abertura F2.0, 1/3.4?, com sensor de 1.0µm
Câmera: 5MP ultra wide (ultra grande angular), abertura F2.2, com sensor de 1.12µm
Câmera Frontal8MP wide (grande angular), abertura F2.0, 1/4?, com sensor de 1.12µm8MP wide (grande angular), abertura F2.0, 1/4?, com sensor de 1.12µm
Memória RAM8GB e 6GB8GB e 6GB
Armazenamento128 e 256GB128 e 256GB
Cartão MicroSDSimSim
S-PenSimSim
Bateria8000mAh com carregamento rápido10900mAh com carregamento rápido
BluetoothSim5.0
WiFiSim6.0
NFCSimSim
CoresMystic Bronze e Mystic Black (preto)Mystic Bronze e Mystic Black (preto)
Dimensões253.8 x 165.3 x 6.3285x 185 x 5.7
PreçoR$ 6.599,00R$ 8.999,00

Galaxy Z Fold 2

Galaxy Z Fold 2 (Imagem: Divulgação/Samsung)
Galaxy Z Fold 2 (Imagem: Divulgação/Samsung)

O novo smartphone de tela dobrável da Samsung também foi mostrado durante a conferência da empresa no Brasil. Infelizmente, não foram mostradas muitas informações sobre o modelo de negócio a ser praticado com ele para o Brasil, mas alguns detalhes podem interessar bastante ao consumidor.

“A Samsung reforça sua trajetória de inovação e liderança na categoria de smartphones com telas dobráveis. O Galaxy Z Fold2 5G é o terceiro dispositivo com tela dobrável que lançamos no Brasil em 2020. Reforçamos nosso compromisso em oferecer aos brasileiros o que há de mais inovador no mercado de smartphones, disponibilizando soluções que se conectam diretamente ao estilo de vida dos usuários.”

Antonio Quintas, vice-presidente da divisão de dispositivos móveis da Samsung Brasil

A Samsung não mencionou informações de disponibilidade de pré-venda, entrega, ou mesmo uma sugestão de preço então, a exemplo dos EUA no evento Unpacked, no início de agosto, ainda seguimos sem estimativas. Porém, a empresa afirmou no evento de hoje que o Z Fold 2 contará com recursos localizados de atendimento: o aparelho terá uma plataforma própria de relacionamento com o consumidor e contará com produção brasileira. Isso é importante pois, ainda que seja um aparelho para o público premium, o Galaxy Z Fold 2 pode contar com um barateamento facilitado em seu preço final — se lá qual for.

Fora isso, a Samsung ressaltou algumas das qualidades do aparelho — que já eram conhecidas pelo público: o display maior traz o recurso de continuidade de visualização, que permite que você consulte apps tanto com a tela aberta como fechada. Além disso, o modo Flex permite interações mais avançadas, como por exemplo permitir que tanto o modelo de uma foto como seu fotógrafo vejam o que está sendo capturado, além de trazer a capacidade de tirar selfies com a câmera traseira, de qualidade ampliada.

Veja abaixo as especificações técnicas do modelo:

Modelo:Galaxy Z Fold 2
ProcessadorSnadrapdragon 865 Plus
RedesCompatível com o 5G Brasileiro atual (5G DSS) e com o próximo padrão de 5G que chegará em breve no Brasil, 4G, 3G e 2G
Versão do AndroidAndroid 10
TelaTela de capa: 6,2 polegadas
Tela principal: 7,6 polegadas e tecnologia AMOLED Dinâmico
Proteção e VidroNão tem
Câmeras TraseirasCâmera: 64MP wide (grande angular), abertura F1.8 e OIS (com estabilização óptica de imagem) 1/1.72”, 0.8µm
Câmera: 12MP (telefoto) com AF (com autofoco), zoom óptico de até 2x, abertura F2.4 e OIS (com estabilização óptica de imagem) e 1/3.6” com sensor de 1.0µm
Câmera: 16MP ultra wide (ultra grande angular), abertura F2.2, 1/3.1” com sensor de 1.0µm
Câmera FrontalDupla
Câmera: 10MP wide (grande angular), abertura F2.2 e 1/3” com sensor de 1.22µm
Câmera: 10MP wide (grande angular), abertura F2.2 e 1/3” com sensor de 1.22µm
Memória RAM12GB
Armazenamento512GB
Cartão MicroSDNão
S-PenSim
Bateria4.356mAH com carregamento super rápido
Bluetooth5.1
WiFi802.11 a/b/g/n/ac/6, dual-band, Wi-Fi Direct, hotspot
NFCSim
CoresMystic Bronze e Mystic Black (preto)
PreçoNão divulgado
Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter