Samsung Galaxy S9+ vs Galaxy Note 8: Quais são as principais diferenças?

capa 1 - Samsung Galaxy S9+ vs Galaxy Note 8: Quais são as principais diferenças?
O que o novo Galaxy S9+ da Samsung tem de semelhante e o que tem de diferente em relação ao Galaxy Note 8? Confira uma comparação entre os dois phablets.

A Samsung já apresentou os seus tão aguardados Galaxy S9 e S9+ durante esse final de semana, como mostramos aqui. Os novos smartphones chegam cheios de recursos interessantes, e principalmente a versão Plus, como era de se esperar, com alguns detalhes extras que o tornam um phablet dos sonhos.

Talvez a maior concorrência do Galaxy S9+ no momento seja outro aparelho da Samsung, o já elogiado Galaxy Note 8, que também conta com seus recursos interessantes, mostrados nas nossas dicas e truques. Claro que o Galaxy S9+ foi lançado mais recentemente, é mais novo, e teoricamente mais poderoso, mas isso não quer dizer que o Galaxy Note 8 fique para trás, ao menos não tão facilmente. Para começar, por exemplo, ele vem com a Stylus, que é elogiada por muitos.

Então, quais são as principais diferenças entre eles? Confira uma comparação básica entre os aparelhos.

Design e aparência

No geral a aparência dos aparelhos são bastante similares. Ambos contam com acabamento de vidro, moldura metálica e a tela curva com bordas cada vez menores em cima e embaixo. Porém o posicionamento das câmeras e do leitor de impressão digital diferem de um para o outro. Mesmo que ambos contem com lentes duplas, no S9+ elas ficam posicionadas de forma vertical, enquanto no Note 8, horizontal. Com isso o leitor de impressão digital fica localizado abaixo da câmera no S9+ e ao lado da câmera no Note 8.

Já em questão de aparência, o S9+ é um pouco mais arredondado do que o Note 8. Além disso, as dimensões também não são iguais, e o Note 8 se mostra um pouco mais largo e alto do que o novo top de linha da empresa, e por isso também mais pesado.

Tela

Em matéria de tamanho de tela, o Note 8 ganha por um pouquinho. Enquanto ele vem com uma tela de 6.3 polegadas, o S9+ chega com uma tela de 6.2 polegadas, o que explica em parte a diferença sutil de dimensão entre eles. No resto eles são parecidos, ambos com tela curva, Super AMOLED, proporção de tela de 18.5:9 e resolução QHD+.

O Note 8 conta com uma vantagem, a Stylus, que garante ao usuário uma forma diferente e mais prática para interagir com a tela.

Sistema Operacional e Desempenho

O Galaxy Note 8 foi lançado com o Android Nougat, enquanto o Galaxy S9+ já vem com o Android Oreo. No geral isso não é um problema porque o Note 8 já pode ser atualizado para a versão mais recente do Android, a única diferença mesmo será que o Galaxy S9+ terá suporte para atualizações por mais tempo do que o Note 8.

Em relação ao poder dos aparelhos, na maioria dos mercados fora dos Estados Unidos o S9+ vem com o processador Exynos 9810 de oito núcleos (quatro rodando a 2.7GHz e quatro a 1.7GHz) e 6GB de memória RAM. Já o Note 8 apresenta o antecessor do 9810, o Exynos 8859, também com oito núcleos (quatro rodando a 2.35GHz e quatro a 1.9GHz) e também 6GB de memória RAM.

Embora aqui no Brasil a Samsung até então optasse trazer os aparelhos equipados com seu processador Exynos, agora com o Galaxy S9+ a empresa decidiu trazer a versão com o processador Snapdragon 845, enquanto o Galaxy Note 8 só pode ser encontrado com o Exynos 8859 mesmo. Em comparação, nos Estados Unidos onde o processador da Qualcomm é utilizado no aparelho, ele conta com a versão anterior, o Snapdragon 835.

A diferença de geração entre os processadores faz com que o Galaxy S9+ tenha vantagem em relação ao Galaxy Note 8 nesse aspecto. Tanto o Exynos 9810 quanto Snapdragon 845 por serem mais atuais, contam com uma melhoria de desempenho em relação aos modelos anteriores encontrados no Note 8 (Exynos 8859 e Snapdragon 835), além de redução do consumo de energia, melhoria gráfica, experiência de dados mais rápida e funções extras como por exemplo, gravação de vídeo 4k a 60fps com cores de 10 bits no caso do novo Snapdragon 845.

Câmera e Bateria

Ambos os aparelhos contam com câmera de lentes duplas, mas elas são diferentes. Não é surpresa que os recursos de câmera do novo S9+ cheguem com um grande diferencial em relação aos outros smartphones no mercado, como mostramos aqui. Ele vem com duas lentes de 12MP, uma delas telefoto com uma abertura fixa de f/2.4 e a outra com ângulo amplo e que varia entre aberturas de f/2.4 e f/1.5, a depender da luz ambiente.

No Note 8 ambas as lentes tem aberturas fixas, uma de f/1.7 e a outra de f/2.4, então não conta com essa tecnologia de identificar a luz do ambiente e escolher a melhor. Ambos contam com estabilização óptica de imagem (OIS).

O Galaxy S9+ também vem com um recurso de Super Slow-mo, que pode gravar em uma velocidade de 960fps, enquanto a velocidade do Note 8 fica a 240fps. Já as câmeras frontais não são tão diferentes assim, ambos com lentes de 8MP e abertura de f/1.7.

Embora o Note 8 tenha uma tela um pouco maior, sua bateria é um pouco menor, de 3,300mAh, contra a de 3,500mAh do Galaxy S9+. Não que no fim isso acabe fazendo tanta diferença assim, já que o Galaxy S9+ conta com alguns recursos que podem usar mais da energia do aparelho e em testes o Note 8 mostrou uma autonomia de bateria bastante satisfatória.

Conclusão

O novo Galaxy S9+ ganha do Galaxy Note 8 em alguns aspectos como uma bateria maior, processador e câmeras mais poderosos e alguns recursos extras. Porém a tela maior e o fato do Note 8 vir com uma Stylus podem ainda ser fatores que acabem agradando mais a depender do usuário e do tipo de uso ele quer para o seu aparelho. Por enquanto o Note 8 é alvo de muitas críticas positivas, principalmente na área de phablets, então possivelmente o Galaxy S9+ ficará nesse mesmo território, só nos resta aguardar para ver.

capa 1 - Samsung Galaxy S9+ vs Galaxy Note 8: Quais são as principais diferenças?

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe seu comentário:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba Notícias por E-mail:

Share via