Smart TV sem fios: Samsung quase apresentou uma na CES 2020, mas desistiu

TV wireless
Segundo um executivo da empresa, a Samsung desistiu de apresentar sua nova TV sem fios porque precisaria de uma estrutura complexa de instalação

A Samsung já apresentou uma TV que gira e até um Chromebook 4K na CES 2020, maior feira de tecnologia do mundo. Mas uma grande novidade da empresa, infelizmente, ficará de fora do evento deste ano: sua TV totalmente sem fios (wireless TV, em tradução livre).

O anúncio não vem por acaso, afinal uma patente já havia sido registrada, como revela o site holandês LetsGo Digital. Com registro feito em fevereiro de 2019, esperava-se que a smart TV sem fios faria uma aparição na CES deste ano, revelando um pouco sobre como a tecnologia wireless funcionaria. Porém, acaba-se de ter a primeira confirmação oficial da empresa.

Han Jong-hee TV wireless
Han Jong-hee, falando sobre QLED em 2018 (Reprodução: The Korea Herald)

Conforme publicação da Yonhap News Agency, Hang Jong-hee, presidente de uma Divisão de Visual Display da empresa sul-coreana) comunicou aos repórteres logo antes da CES 2020 que eles realmente estão desenvolvendo “a tal TV sem fios”, mas que não seria possível exibi-la na feira pois seria necessário um “trabalho de construção nas paredes”.

Vale notar que, para a smart TV sem fios funcionar corretamente, não poderia haver nenhuma interferência na transmissão de energia com outros produtos da feira. Tratando-se de CES, podemos entender como outras exibições sem fios podem dificultar o item que ainda encontra-se em desenvolvimento.

“A transferência de energia sem fios tem mostrado pouca eficiência ao ligar a TV. Se lançarmos o produto hoje, cada consumidor precisará dar um jeito de resolver seu problema”.

Hang Jong-hee, na pré-CES 2020

Em resumo, mesmo com progresso o suficiente para a revelação ser feita à imprensa, há bastante trabalho a ser feito, mesmo que eles tenham adotado uma tecnologia similar a algo bastante familiar.

Como funcionaria a TV sem fio (wireless) da Samsung

Devido a outros comentários feitos pelo diretor, sugere-se que a tecnologia seja similar à de smartphones da empresa, que funcionam por meio de indução magnética sem fios – a base conectada à tomada, o celular só precisa ficar encostado em cima. A ressonância elimina este fator de “contato” da questão, pois a diferença é que a smart TV sem fios não precisaria ficar em uma “base” para ser ligada, mas dentro de um alcance específico – no caso, dentro de dois metros do plug wireless.

Carregador wireless da Samsung
Carregador wireless da Samsung (Crédito: Reprodução, Digital Trends)

O anúncio do presidente na pré-CES só nos leva a crer que o lançamento do produto não esteja tão distante, porém, a Samsung ainda não revelou data de lançamento. Talvez em uma IFA 2020, quem sabe? Deixe nos comentários como você acha que será essa TV sem fio da Samsung.

Fonte: Yonhap News Agency, LetsGo Digital;

1 Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe um comentário:

Assine nossa Newsletter