SMS: descubra onde ele ainda é essencial

SMS marketing - SMS: descubra onde ele ainda é essencial
Veja como e onde o SMS ainda é de fundamental importância para empresas de diversos segmentos.

Provavelmente muita gente não se lembre, mas o SMS (Short Message Service) é um serviço de mensagens curtas (daí o seu nome) que pode ser realizado via aparelho celular. Esse serviço usa um protocolo de comunicação padronizado que é extensamente utilizado por diversos tipos de empresas.

Mesmo que, hoje em dia, os usuários não utilizem mais tanto o SMS como primeira forma de comunicação, já que hoje é mais comum falar pelo Whatsapp e pelo Facebook Messenger, ele ainda tem um papel importante dentro da sociedade e, principalmente, no setor de marketing.

O SMS surgiu em 1985, desde então o seu uso só tem aumentado. E a tendência é que aumente acada vez mais! Isso porque todo mundo, para ter um celular, precisa estar associado ao SMS, portanto, este é um dos serviços com mais usuários no meio mobile.

2017 12 03 image 6 720x544 - SMS: descubra onde ele ainda é essencial
O SMS é usado desde os primórdios da telefonia celular

Quais são as empresas que usam o serviço de SMS?

Primeiramente as empresas de telefonia, já que para registrar uma nova linha de celular é fundamental utilizar o sistema de SMS para receber a validação. Mas outro mercado enorme são os departamentos de marketing de grandes empresas.

Elas perceberam que as pessoas leem mais as mensagens de SMS do que os e-mails quando mandados por empresas, o que dá um total de 75 mensagens lidas a cada 100 enviadas, um aproveitamento de 75%. Também perceberam que é muito mais barato investir no SMS do que em publicidade impressa.

Outras vantagens são a rapidez com que é possível criar uma mensagem, já que ela não apresenta nenhuma necessidade de edição, bem como a capacidade de mensurar e de quantificar os resultados através de ferramentas e relatórios complexos que mostram tudo o que é preciso saber. Tudo isso se soma ao fato de que o mercado de dispositivos móveis estar numa crescente e, com isso, são mais usuários recebendo SMS. E ainda tem a segurança do sistema de SMS.

operadoras de celular - SMS: descubra onde ele ainda é essencial
As operadoras são as empresas que mais fazem uso do serviço de SMS

Exemplos de empresas usando SMS para o relacionamento com os clientes

As imobiliárias estão usando o SMS para avisar de novos imóveis para vendas ou para aluguéis pedindo que somente os interessados respondam ao anúncio enviando um SMS já marcando uma visita, evitando a necessidade de telefonemas e até mesmo de pesquisas na internet.

Uma empresa que também usa este tipo de serviço é a BitCasino, a qual manda diversas informações de forma confidencial para os seus usuários cadastrados. Dessa maneira, eles têm acesso, principalmente, aos bônus e às promoções, como também confirmações de ações que tomam dentro do site.

Outras empresas são os mercados online que mandam mensagens avisando sobre as entregas e também sobre os produtos que podem estar faltando ou não, dessa forma, o cliente não é pego de surpresa.

screenshot 20180404 080331 720x498 - SMS: descubra onde ele ainda é essencial
O SMS é uma importante ferramenta para fidelizar o cliente, quando bem usada

SMS é um serviço simples e versátil – Para cada empresa uma solução

Ou seja, para quem acreditava que o SMS não tinha mais importância dentro do celular, engana-se. Esta é a ferramenta mais antiga, mais prática e mais fácil de se comunicar com clientes pelo celular.

E cada uma das empresas devem adaptar a ferramenta ao seu segmento, utilizando-o da melhor forma possível para garantir melhores soluções e melhores atendimentos aos seus clientes, trazendo vantagens para todos.

Com equilíbrio, não há inovação de privacidade, mas sim um serviço que faz falta quando não recebido. Usar o SMS com inteligência é fazer com que o cliente o espere e deseje-o receber.

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via