Sony confirma PlayStation 5 para 2020 com novo controle

foto destacada do PlayStation 5
Sony confirmou que seu próximo console se chamará PlayStation 5, será lançado no final do ano de 2020 e terá novidades no controle

Para quem estava esperando de forma ansiosa pelo próximo console da Sony, a empresa acabou de confirmar boas notícias. O Playstation 5, que terá esse nome oficialmente, chegará como o console de próxima geração e seu lançamento está marcado para a época de feriado de fim de ano de 2020. Ainda não se tem o dia certo, mas ao que tudo indica ele já estará nas prateleiras para fazer parte das compras de Natal.

Um novo controle para o PlayStation 5

O Rumble do controle do Playstation 5 será substituído por uma tecnologia de resposta háptica (Imagem/Reprodução: Render não-oficial)
O Rumble do controle do PS5 será substituído por uma tecnologia de resposta háptica (Imagem/Reprodução: Render não-oficial)

Durante o anúncio a Sony chamou bastante atenção para algumas mudanças que vão acontecer no controle do PlayStation 5. Primeiro, eles vão substituir a tecnologia rumble dos controles, que é o acessório que faz com que ele vibre em resposta a algumas ações dentro do jogo como tomar um tiro, cair, entre outras coisas.

Acontece que a tecnologia que está sendo utilizada desde o PlayStation original será trocada por uma de resposta háptica (ou seja, tátil), que eles prometem oferecer uma resposta mais precisa e diferenciada a depender da ação sofrida no jogo. Na prática, a vibração de quando o jogador cai em um campo de futebol será diferente de quanto o jogador bate com o carro em uma corrida. A ideia é que o jogador tenha nuances diferenciadas aos estímulos causados por cada tipo de jogo e cada tipo de ação vista na tela e assim trazer mais realidade na experiência.

Tecnologia de resposta tátil já existe nos controles do Xbox One, mas chegará para o DualShock 5 em 2020
Tecnologia de resposta tátil já existe nos controles do Xbox One, mas chegará para o DualShock 5 em 2020

Outra mudança que veremos no controle do novo PlayStation 5 é a tecnologia chamada de “gatilhos adaptativos”. Ela estará presente nos botões R2 e L2 primários. Com essa tecnologia os desenvolvedores do jogo poderão programar uma resistência nesses botões. Ou seja, na prática pode ser que durante um jogo de arco e flecha o jogador sinta mais dificuldade em puxar a flecha para trazer mais realismo. Da mesma forma que os botões também poderão apresentar mais dificuldade em um jogo de corrida quando o carro vai para uma pista mais rústica ou arenosa.

Suposto visual do novo DualShock 5 no Kit de Desenvolvimento do PS5
Suposto visual do novo DualShock 5 no Kit de Desenvolvimento do PS5

A Sony também já divulgou que alguns dos desenvolvedores já começaram a receber as primeiras versões desse novo controle modificado para justamente adaptar seus jogos às tecnologias adicionadas ao acessório.

Essa tecnologia é bem parecida com a que a Microsoft apresentou no começo do ano, onde a empresa anunciou a mudança para um futuro controle para o seu console, o Xbox. Porém a empresa não afirmou se ele chegará para o novo projeto Scarlett.

Mais novidades

Suposta carcaça do PlayStation 5
Suposta carcaça do PlayStation 5

Além dessas mudanças no controle, algumas novidades também já estão sendo esperadas para o PS5. Uma delas é a compatibilidade com a resolução 8K, que apresenta o dobro de nitidez quando comparada a 4K. Outra mudança é a substituição do HD pelo SSD, o que trará uma velocidade maior na hora de carregar as animações dos jogos. Além disso, ele traz mais durabilidade, uma vez que o SSD é mais resistente tanto contra impactos quanto a altas temperaturas.

O PS5 também terá compatibilidade com os jogos e óculos de realidade virtual que são usados no PlayStation 4, como era de se esperar. Então quem já tem o console não perderá seus jogos e componentes. O novo console também terá suporte para o ray tracing, que é um tipo de renderização de gráficos 3D de alta performance. Ele é capaz de utilizar recursos de luz e sombra e com isso melhorar a imagem de transmissão deixando mais realista.

E, por fim, espera-se que o PlayStation 5 chegue com o processador gráfico Radeon Navi, produzido pela AMD, que garante mais velocidade nas animações e nas movimentações dos jogos em geral.

Fonte: The Verge

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta