Mbti 2

Teste MBTI: descubra qual seu tipo de personalidade

Avatar of victor pacheco
Por meio de questões baseadas em situações, o teste MBTI analisa sua personalidade e lhe ajuda a crescer tanto profissionalmente, quanto no dia a dia

Muitos são os testes presentes na internet, mas o teste MBTI (sigla para Myers-Briggs Type Indicator) não é nada parecido o que você já fez. Em tradução livre, a sigla significa Indicador do Tipo Myers-Briggs e por meio dele é possível identificar como você ganha ânimo, compreende qual sua maneira de coletar informações e como se comporta ao tomar decisões importantes.

Saiba como ele surgiu e descubra como o resultado pode melhorar sua vida profissional. Vale ressaltar que não existe um resultado melhor, mas sim resultados que apontam personalidades diferentes.

Origem do teste MBTI

Baseado no livro “Tipos psicológicos” de Carl Gustav Jung, criador da escola da Psicologia Analítica, o teste foi criado durante a Segunda Guerra Mundial.

As psicólogas americanas Isabel Briggs Myers e Katharine Briggs (ambas mãe e filha) tinham dois propósitos: ajudar mulheres que trabalhavam nas indústrias militares a se encaixarem em funções que seriam mais eficientes e valorizar as diferenças individuais de forma construtiva para promover a paz mundial.

Criadoras do teste mbti
Da esquerda para a direita: filha e mãe criadoras do teste MBTI. Fonte: BBC 

Elas elaboraram 60 questões, sendo o resultado formado por 4 letras, os denominados “quatro pares de preferência”. São possíveis 16 resultados usados para proporcionar um autoconhecimento. Apontando as características e preferências pessoais, o teste proporciona uma compreensão de si mesmo e lhe orienta a mudar as características consideradas “ruins”.

O teste MBTI é muito usado em entrevistas de trabalho, pois o entrevistador vai conseguir identificar o tipo de pessoa que o candidato é. Por meio dele, a pessoa responderá questões que irão definir como é, como costuma agir, e também como se comporta ao precisar tomar decisões. O teste para saber o tipo de personalidade de uma pessoa é usado principalmente para saber se a pessoa está apta para ocupar um cargo de liderança, mas pode ser utilizado em literalmente todos os tipos de vaga.

Metodologia utilizada

Quatro são as escalas que representam nossas preferências através de dois polos distintos. Em cada escala você escolhe um polo de acordo com as respostas, e isso revela sua forma de ser e agir.

Após concluir o teste, você será “categorizado” com uma sigla de 4 letras, correspondente com sua personalidade. Conheça os polos: Extroversão e Introversão; Sensorial e iNtuição; Razão (Thinking) e Sentimento (Feeling) e por fim, Julgamento e Percepção.

Exemplo de um dos primeiros testes mbti
Confira como foi feito um dos primeiros testes. Fonte: The Denver Post

As quatro escalas

Para conseguir definir o tipo de personalidade de uma pessoa, as psicólogas definiram quatro escalas que entregam um resultado de acordo com as respostas de quem está sendo testado. Entenda cada um deles agora mesmo.

Atitudes, motivação

Nesta parte, o teste MBTI analisará como você obtém energia. Se for extrovertido, tende a ser mais sociável, assim como realiza várias atividades. Pessoas extrovertidas também agem primeiro, para depois pensarem. Essas pessoas preferem atividades em grupo, pois ganham energia através da interação.

introvertido é mais recluso quando o assunto é sociabilidade e ao contrário do extrovertido, pensa antes de agir. Estas pessoas também são caracteristicamente mais quietas e obtém energia através do próprio ambiente interno, sendo também: reservadas, questionadoras, discretas e por muitas vezes, parecem impenetráveis, misteriosas e pouco acessíveis.

Exemplo de teste mbti
Teste MBTI é focado em analisar comportamento por meio de respostas para possíveis situações. Fonte: SistemizeCoach

Percepção, observação

Aqui, você responderá perguntas sobre atenção e ação. Se for sensorial, você tende a acreditar em fatos reais e concretos, prestando bastante atenção no que acontece ao seu redor. Estas pessoas também criam significado para o que acontece através do consciente, se limitando aos dados sólidos e ignorando o subconsciente. Sensoriais também podem ser chamado de realistas, porque se concentram no que é prático e real, vivendo a vida como ela é.

Teste mbti: descubra qual seu tipo de personalidade. Por meio de questões baseadas em situações, o teste mbti analisa sua personalidade e lhe ajuda a crescer tanto profissionalmente, quanto no dia a dia

Intuitivos, como o próprio nome diz, sentem-se à vontade para acreditar no subconsciente, e enxergam isso como um “sexto sentido”, um instinto, uma intuição. Gostam de ideias que tenham um foco no futuro, e vivem pensando como vão mudar a situação ao invés de continuar vivendo em um mundo imperfeito. Gostam de fantasiar, imaginar, e apresentar ideias abstratas, mas depois ratificam o que pensam.

Julgamento, tomada de decisão 

Neste ponto, suas ações em momentos de decisão serão postas à prova. Uma pessoa racional (também chamada de Razão ou Thinking) é objetiva e clara em seus objetivos, por isso consegue se desapegar da situação se necessário.

Ela se”arma” de argumentos racionais em um debate ou discussão, e pensa que o fator humanidade possui a mesma relevância na hora de tomar decisões. É bastante organizada, e consegue demitir pessoas sem pensar no emocional.

Mulher realizando teste mbti em um notebook
Julgamento é um dos principais pontos analisados no teste MBTI. Fonte: FreePik

Indivíduos do grupo sentimental (também chamados de Sentimento ou Feeling) levam em conta o sentimento para decidir suas ações. Eles tendem a se colocar no lugar dos outros e antecipam o sentimento que o outro vai ter ao receber sua decisão. Para acabar com conflitos, primeiramente optam por acalmar todos os envolvidos, pensando nos valores e emoções que foram afetados.

Estilo de vida, orientação para o mundo

Na última parte do teste, você responderá questões que falam sobre seu pensamento sobre a sociedade. Os julgadores são pessoas que preferem resultados previsíveis, e levam a vida de uma forma estruturada e organizada. Gostam de ser especialistas, decisivos e preferem seguir prazos do que procrastinar o tempo livre. Também são autodisciplinados, e quando pedem coisas, são específicos e esperam que os outros façam o que disseram.

Homem com 4 personalidades do teste mbti
Como você se comportaria em meio à situações que precisa falar em público ou ser líder de um trabalho?. Fonte: FreePik

Perceptivos levam a vida de forma flexível e enxergam as estruturas mais como limitantes do que importantes. Tentam adiar decisões o quanto conseguirem, pois sentem-se confortáveis a lidar com situações que aparecem sem previsão. Já esperam que imprevistos aconteçam, pois admiram a liberdade e gostam de serem colocados à prova. Dão tempo para que as coisas fluam, deixando de lado o calendário de planos.

Utilidade

MBTI serve para entender como o funcionário se comporta dentro da empresa. Mesmo se você não trabalhar em uma empresa que te coloque para fazer esse teste, você pode fazê-lo por conta própria.

Será possível descobrir qual o seu modo de trabalho, seu padrão de comunicação e até mesmo como se comporta ao precisar tomar decisões.

Teste mbti: descubra qual seu tipo de personalidade. Por meio de questões baseadas em situações, o teste mbti analisa sua personalidade e lhe ajuda a crescer tanto profissionalmente, quanto no dia a dia
Teste MBTI é focado em analisar seu comportamento e pode ser utilizado até mesmo em disputa de vagas de emprego. Fonte: Shutterstock

Esse teste para saber o tipo de personalidade é usado para aconselhamento de carreira, orientação, e desenvolvimento profissional. Como dizemos acima, são possíveis 16 resultados, confira todos eles:

  • ISTJ (sistemático, realista e organizado); 
  • ISFJ (detalhista, tradicional e paciente);
  • INFJ (idealista, determinado e profundo);  
  • INTJ (lógico, firme e independente);
  • ISTP (analítico, adaptável e prático); 
  • ISFP (modesto, sensível e espontâneo);
  • INFP (adaptável, discreto e criativo); 
  • INTP (teórico, reservado e independente);
  • ESTP (pragmático, rápido e persuasivo); 
  • ESFP(sociável, cooperativo e tolerante);
  • ENFP (curioso, incansável e independente); 
  • ENTP (adaptável, analítico e estratégico);
  • ESTJ (decidido, objetivo e eficiente); 
  • ESFJ (cooperativo, sociável e tradicional);
  • ENFJ (idealista, entusiasmado e prestativo) 
  • ENTJ (lógico, crítico e estratégico).

Caso você tenha recebido um resultado não tão satisfatório, você pode usá-lo para mudar as características que acha necessário, e melhorar seu comportamento na sociedade. Um tempo depois, vale a pena fazer o teste novamente para saber se os resultados que gostaria realmente foi alcançado.

Bloco com palavras who are you
Você se conhece o suficiente? Optar pelo teste MBTI pode ajudar nisso. Fonte: FreePik

Esse teste pode proporcionar um melhor bem-estar, mas também uma melhora em seu desempenho em sua vida profissional e pessoal. Confira quais traços de personalidade são categorizados como pontos de melhoria:

  • Extrovertidos (E): convencidos, intrometidos e barulhentos.
  • Introvertidos (I): desinteressados, inibidos e afastados.
  • Sensoriais (S):  confusos, obsessivos e chatos.
  • Intuitivos (N): excêntricos, imprevisíveis e não realistas.
  • Racionalistas (T): intolerantes, grossos e propensos a discussões.
  • Sentimentais (F): esquivos, vagos e hipersensíveis.
  • Julgadores (J): compulsivos, impacientes e rígidos.
  • Perceptivos (P): procrastinadores, dispersos e não confiáveis.

Onde fazer o teste MBTI?

Curioso para saber qual é sua personalidade? Então, responda as perguntas do teste MBTI do 16Personalities. Para responder todas as perguntas, você levará em média 12 minutos, mas lembre-se que é importante ser honesto ao respondê-las. caso contrário, seu perfil será analisado de forma incorreta.

Captura de tela do site de teste mbti
Você pode se autoconhecer em menos de 15 minutos. Fonte: 16Personalities

Logo após concluir o teste MBTI, você receberá um relatório completo sobre sua personalidade, que poderá ser muito útil para balizar decisões profissionais e, também, a forma como deve agir com amigos, família e colegas de trabalho.

Qual o tipo de personalidade das celebridades?

Agora que tem o resultado do teste MBTI, com toda certeza você gostaria de saber quais pessoas famosas possuem o mesmo tipo de personalidade. Uma opção que permite isso é o site Personality Database, que organiza resultados de pessoas famosas e até personagens de livros, séries, filmes e outras produções.

Basta utilizar a barra de pesquisa na página inicial para saber qual o resultado daquela pessoa (ou personagem) que você admira e depois clicar na foto para saber mais detalhes. O detalhe mais interessante é que a consulta pode ser feita gratuitamente.

Página do personality database com resultado de teste mbti de elon musk
Personality Database permite que você descubra qual personalidade dá “match” com sua personalidade (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Caso queira saber quais celebridades ou personagens possuem o mesmo tipo de personalidade que você, basta voltar para a página inicial do Personality Database e usar o filtro de acordo com seu resultado. Desta forma:

Página inicial do personality database
Personality Database permite descoberta de celebridades e personagens da cultura pop com mesmo tipo de personalidade que você

Descubra quais pessoas famosas possuem o mesmo tipo de personalidade que você agora mesmo:

Veja também

Confira este teste para saber se você possui algum problema de vista

Fonte: Melkberg

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Posts Relacionados