Lenovo ThinkStation P330 Torre: alta performance, durabilidade e tecnologia de ponta

ThinkStation P330 Torre Lenovo
A ThinkStation P330 Torre vem com processador Intel Xeon e placa de vídeo NVIDIA Quadro, ideais para quem trabalha nas áreas de criação, análise de dados e desenvolvimento.
Anúncio
Lenovo ThinkStation P330 Torre: alta performance, durabilidade e tecnologia de ponta

Apesar dos computadores atuais serem muito mais avançados e velozes do que eram há alguns anos, existem segmentos de mercado, como engenharia & arquitetura, produção audiovisual, serviços financeiros, entre outros, que precisam de equipamentos altamente confiáveis e de processamento superior aos de linhas para consumidores para renderizar imagens, vídeos, animações, processar dados, entre outros, com eficiência e velocidade.

Para atender às necessidades deste público surgiram as workstations (estação de trabalho), máquinas de alto desempenho capazes de processar rapidamente arquivos muito pesados e realizar múltiplas tarefas sem travar ou apresentar erros. Alguns destes equipamento possuem  construção modular, permitindo configuração independente de suas partes caso o usuário queira aumentar ainda mais suas capacidades.

Lateral esquerda da ThinkStation P330 Torre
Lateral esquerda da ThinkStation P330 Torre

Para abordar as Workstations, falaremos sobre a ThinkStation P330 Torre da Lenovo. Integrante da Série P (P330 Torre, Tiny e SFF). O equipamento tem fabricação nacional, garantindo melhores custos e vem com certificação ISV (fornecedor independente de software) de todos os principais fornecedores, como Autodesk, Adobe e Siemens, garantindo assistência técnica do fabricante do software no produto.

A P330 Torre traz configurações com processadores Intel (Core ou Xeon), memória Optane (que ajuda a melhorar mais ainda a performance da máquina) e recursos de realidade virtual para indústrias com alta demanda de processamento de dados.

Design

Segundo Ricardo Frois, especialista em produto da Lenovo, o objetivo da empresa é criar aparelhos funcionais. Por isso, a ThinkStation, assim como suas demais workstations, são todas pretas, ideais para qualquer ambiente de trabalho.

A ThinkStation P330 Torre pesa a partir de 10,6kg
A ThinkStation P330 Torre pesa a partir de 10,6kg

Feita de aço, a P330 Torre pesa a partir de 10,6kg e mede 165 por 328 por 376 milímetros, permitindo mais espaço para placas gráficas e unidades de armazenamento. Existem outros modelos, em outros tamanhos, que podem ser adquiridos entrando em contato com a Lenovo. 

A ThinkStation P330 Torre possui uma grade frontal em modelo hexagonal, o que garante um bom fluxo de ar e mantém a máquina refrigerada, impedindo queda de performance por superaquecimento. Seu CPU é complementado por um refrigerador de ar básico, com uma ventoinha traseira e outra na fonte de alimentação expelindo o ar quente e garantindo o bom desempenho da máquina.

“Amplamente testadas e experimentadas, as ThinkStation da Série P mostraram temperaturas até 60% mais frias do que as CPUs de outros fabricantes. Nosso defletor de ar exclusivo fornece ar fresco diretamente para os principais componentes da máquina, usando menos ventiladores e garantindo um resultado melhor para o usuário”

 Ricardo Frois, especialista em produto da Lenovo

Seu painel esquerdo desliza para fora, dando fácil acesso ao interior, mostrando que há bastante espaço para alcançar os principais componentes. Além disso, a P330 Torre vem com gabinete tool-less, permitindo a abertura da máquina para manutenção sem a necessidade de ferramentas.

Em sua porta frontal, a workstation possui uma entrada USB-C, duas entradas para USB 3.1 de 1º geração e duas para USB 3.1 de 2ª geração. A torre também possui entrada para microfone e para áudio combinada, e o consumidor pode optar por comprar também um leitor de cartão 7 em 1. Já na porta traseira, são mais duas entradas para USB 3.1 de 1ª geração e duas para USB 2.0, além de dois DisplayPort, um conector RJ-45 para cabo de Ethernet e saída de áudio. A Lenovo também oferece uma entrada opcional HDMI/DisplayPort e outra PS/2 em sua porta traseira.

A P330 Torre pode ser utilizada na área de prototipagem
A P330 Torre pode ser utilizada na área de prototipagem

O equipamento também possui conectividade Intel Wireless-AC 9560 e Bluetooth 5.0, além se conectar a redes de Wi-Fi.

Processador

Para gerar fluidez na execução de trabalhos complexos, como renderização de vídeos e imagens em alta qualidade, realização de cálculos elaborados e simulação de modelos, entre outros, a Lenovo vende a ThinkStation P330 Torre com duas opções de processadores Intel: Core i9 vPro de nona geração, que pode chegar até 5GHz com TurboBoost, 8 núcleos, 16MB de cache), e Xeon E-2226G, com 12MB Cache, 3.7GHz chegando até  4.7GHz com TurboBoost.

“No mercado há mais de 20 anos, o Intel Xeon foi criado originalmente para servidores, mas vem se popularizando cada vez mais em equipamentos de alta performance, como é o caso da P330 Torre. Com arquitetura diferente da utilizada no Intel Core, o Xeon é voltado para desenvolvimento e criação, trabalhando com um tempo de processamento menor e temperaturas mais baixas. O Core, por sua vez, é voltado para modelos de resultados, atendendo bem gamers e consumidores que utilizam o computador para atividades mais rotineiras” 

 Ricardo Frois, especialista em produto da Lenovo
A Lenovo vende ThinkStation P330 Torre com duas opções de processadores: Intel Core ou Xeon
A Lenovo vende ThinkStation P330 Torre com duas opções de processadores: Intel Core ou Xeon

Outro diferencial do Intel Xeon que é fator determinante para que ele venha embarcado na workstation é sua compatibilidade com ECC RAM (disponível em alguns modelos), memória diferenciada que detecta e corrige corrupções comuns de dados antes que elas ocorram, eliminando a causa de muitas falhas do sistema operacional e proporcionando um desempenho mais estável.

Placa gráfica

A ThinkStation P330 Torre vem com placas de vídeo NVIDIA Quadro, desde a RTX 4000 até a P5000. Assim como no caso dos processadores Intel, as placas e outros componentes como memória RAM e armazenamento podem ser personalizadas de acordo com as necessidades do consumidor nesta página de contato.

“Da mesma forma que o Intel Xeon, as NVIDIA Quadro são projetadas para computação de dupla precisão, que envolve cálculos científicos e aritméticos, e processar cargas pesadas de trabalho, como renderização de imagens. Já as placas RTX/GTX servem para projetos que exigem renderização mais básica, computação diária e para jogos. Se o usuário utiliza a máquina para criação e desenvolvimento, é preciso uma NVIDIA Quadro; se for para resultados e simulação, uma RTX/GTX”

Ricardo Frois, especialista em produto da Lenovo

Esta GPU está configurada para ter compatibilidade com Realidade Virtual, permitindo criação de conteúdo de RV a um baixo custo, e foi desenvolvida para realização de atividades ininterruptas e contínuas, apresentando baixo consumo de energia e tempo de processamento menor.

Memória e armazenamento

A P330 Torre pode ser configurada com até 64GB DDR4 UDIMMs a 2666 MHz de memória RAM. O DDR4 é o melhor e mais recente modelo no mercado de memórias RAM, com um consumo de energia mais baixo (1,2 Volts na alimentação) e capaz de realizar mais transferências em um mesmo período de tempo, o que melhora o desempenho de programas pesados.

Seu armazenamento interno pode ser tanto apenas em SSD, de 256GB M.2 PCIE OPAL, quanto híbrido, com SSD de 256GB M.2 PCIE OPAL e um HD de 1TB. Desta forma, a Lenovo oferece para os consumidores um armazenamento de alta velocidade, capaz de acelerar o desempenho de sistemas e aplicativos. Caso opte pelo modelo híbrido, o consumidor terá esse benefício aliado à maior quantidade de espaço na máquina.

A estação também possui compatibilidade com a memória Intel Optane, uma espécie de acelerador de cache que otimiza a velocidade com que sua máquina processa, armazena e executa dados. Trabalhando em conjunto com o disco rígido, a memória Intel Optane pode reconhecer a maneira como você trabalha e cria. Desta forma, tudo é feito mais rapidamente, desde a computação cotidiana e a abertura de arquivos pesados até o carregamento de conjuntos de dados de alto desempenho e aplicativos ISV profissionais.

Garantia e suporte técnico

A Lenovo oferece garantia de três anos, com possível expansão para 5 anos, on site com cobertura em todo território nacional, sem restrições. Caso o seu ThinkStation P330 Torre precise de alguma manutenção, com esta garantia você tem o suporte no local, sem precisar se movimentar com a máquina.

A Lenovo é 20% mais confiável que a concorrência
A Lenovo é 20% mais confiável que a concorrência

Legenda: Um estudo realizado em 2019 pela TBR demonstrou que as Workstations Lenovo são as máquinas com o menor índice de reparo frente aos principais concorrentes, durante os primeiros 3 anos de vida dos equipamentos.

“Em 2019, um estudo da TBR (Technology Business Research) mostrou que as taxas de reparo das estações de trabalho da Lenovo nos primeiros anos são as mais baixas do mercado. Enquanto no primeiro ano tivemos um índice de falha de 3,8%, a média do mercado ficou em 4,6%. Também fomos a única fabricante abaixo da média da indústria após três anos, o que nos posicionou como 20% mais confiável que a concorrência”

 Ricardo Frois, especialista em produto da Lenovo

Além disso, a empresa permite que os usuários façam upgrades, como aumentar o HD ou placa de vídeo, sem perder a garantia da máquina, sobre as peças que você acrescentar a marca não oferece suporte .

“Nossas workstations foram pensadas na experiência do consumidor. Entendemos que esse equipamento não só pode como deve ser customizado para melhor atender as especificações e necessidades de cada usuário, por isso permitimos upgrades e alterações nas ThinkStations sem que haja a perda da garantia”

 Ricardo Frois, especialista em produto da Lenovo

A P330 Torre inclui certificação ISV de todos os principais fornecedores, garantindo que os softwares de alta performance funcionem sem nenhum problema e garantindo o respaldo do fornecedor caso seja necessário.

Disponibilidade e preço

A ThinkStation P330 Torre pode ser encontrada no próprio site da Lenovo, marketplaces na internet e em lojas de produtos eletrônicos. Devido à fabricação local, o custo do produto sai mais em conta que outras workstations da empresa, ficando na faixa de R$ 7 a 8 mil o modelo mais básico, mas é necessário consultar a disponibilidade. Caso seja comprado no site da empresa, o equipamento vem com teclado e mouse inclusos.

O sistema operacional utilizado na ThinkStation é o Windows 10 Pro, versão mais completa e voltada para o uso profissional, trazendo recursos mais avançados de gerenciamento, como ingresso em domínio de grupo, área de trabalho remota, criptografia de disco e proteção de dados sensíveis, Active Directory do Azure para gerenciamento de diretórios de identidade privados na nuvem, entre outros.

Para melhores resultados da workstation, aposte também em bons monitores
Para melhores resultados da workstation, aposte também em bons monitores

Para quem quer investir numa estação completa, a Lenovo oferece 50% de desconto nos monitores T22i (21.5”) ou S24e (23.8”) e mais 120 dias de teste grátis do Mechdyne TGX, software para simulação de workstations em desktops ou notebooks.

Conclusão sobre a ThinkStation P330 Torre da Lenovo

Pensada para empresas e profissionais que lidam com alta demanda de processamento de dados em diversos segmentos do mercado, como empresas de óleo e gás, entretenimento, engenharia e construção, medicina, entre diversos outros, a ThinkStation P330 Torre possui grande resistência, alta durabilidade, flexibilidade e alto nível de confiabilidade.

Com o mais recente modelo de memória RAM do mercado, unido ao processador Intel Xeon e placas NVIDIA Quadro, o equipamento apresenta velocidade e fluidez na execução de trabalho complexos e que exigem alto desempenho da máquina. Além disso, sua compatibilidade com ECC RAM permite com que muitas falhas do sistema sejam eliminadas antes mesmo de acontecer, proporcionando melhor funcionamento.

Devido à produção e distribuição nacional, o equipamento possui valor atrativo no mercado. Por ser facilmente customizável e não perder a garantia após alterações, a ThinkStation P330 Torre é um ótimo investimento para quem procura uma workstation potente e acessível.

Especificações Técnicas

Processador
…………………………….
Até 9ª Geração Intel® Core™ i9-9900 com vPro™ (3.10GHz, até 5.0GHz com TurboBoost, 8 núcleos, 16MB de cache)
Até Intel® Xeon® E-2226G processador (3.40 GHz, até 4.70GHz com TurboBoost, 6 núcleos, 12MB de cache)
Sistema Operacional Até Windows 10 Pro
GráficosGráficos integrados
. NVIDIA® Quadro® RTX 4000 8GB
. NVIDIA®  Quadro®  P400 2GB
. NVIDIA®  Quadro®  P620 2GB
. NVIDIA®  Quadro®  P1000 4GB
. NVIDIA®  Quadro®  P2200 5GB
. NVIDIA® Quadro® P5000 16GB
MemóriaAté 64GB 2666 MHz UDIMMs (para ECC e não ECC)
Unidade ÓticaDVD-RW  Multiburner (opcional)
RAID0, 1, 5, 10
Teclado e MouseNão inclusos
Segurança. Slot de trava Kensington® para prender a porta inferior
. Chip de segurança (TPM) 2.0
. Cadeado (opcional)
ComunicaçãoIntel® Wireless-AC 9560 (2 x 2) + Bluetooth® 5.0
Portas Frontais. USB-C. 2 x USB 3.1 Gen 1**
. 2 x USB 3.1 Gen 2**
. Entrada para microfone
. Entrada de áudio combinado
. Opcional: leitor de cartão 7 em 1
Portas Traseiras. 2 x USB 3.1 Gen 1**
. 2 x USB 2.0
. 2 x DisplayPort
. HDMI / DisplayPort (opcional)
. RJ-45 (Gigabit Ethernet)
. PS/2 (opcional)
. Serial
. Saída de áudio
Cartões de expansãoOpcional via slots PCIe:
Adaptador Bitland BN8E88 1000M PCIe gigabit Ethernet
Adaptador Ethernet gigabit de porta única Intel ® I210-T1
Adaptador Ethernet gigabit de portas duplas Intel I350-T2
Adaptador PCIe USB-C traseiro V1.1
Suporte de exibiçãoAté 7 monitores independentes
Certificação ISVAltair® HyperWorks®
Alias da Autodesk®
Autodesk AutoCAD
Autodesk Inventor
Autodesk Revit
AVEVA PDMS
Monitores médicos da Barco
Bentley® MicroStation
Dassault® Catia™
Dassault® SOLIDWORKS
Nemetschek Vectorworks
PTC Creo®
Siemens® NX, Teamcenter, Tecnomatix
Siemens® Solid Edge
Dimensões
(L x P x A)
165 x 328 x 376 mm
PesoA partir de 10,6 kg
Lenovo ThinkStation P330 Torre: alta performance, durabilidade e tecnologia de ponta

Fontes: Lenovo [1], [2], PC Mag, Engenharia 360

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter