Tutorial: como ativar o gerenciador de senhas do iPhone

Apple iPhone
O gerenciador de senhas nativo do iOS garante maior segurança no universo online, sem preocupações em memorizar cada uma das senhas

Em um mundo cada vez mais digital e conectado, segurança é a palavra de ordem em nossas tarefas no dia a dia, lidando com inúmeras senhas diferentes em diversos aplicativos e websites. Por isso, um gerenciador de senhas é sempre bem-vindo para facilitar nossa vida.

A Apple sabe bem da importância do quesito segurança para seus usuários e para as pessoas em geral, a cada atualização de seus produtos, uma maior segurança de dados é implementada. E pensando em nossa rotina diária de utilização de senhas, a Apple inseriu em seu sistema móvel, o iOS, um gerenciador de senhas em que a segurança é primordial.

Gerenciador de senhas do iOS

iOS 12 para iPhone

Inserido no iOS desde a versão 2012, lançada em 2018, o gerenciador de senhas permite ao usuário fazer login automático em sites e aplicativos com total segurança e de forma bastante simples.

O recurso funciona tanto no iPhone como no iPad e armazena as informações de suas senhas no iCloud, serviço de armazenamento de dados em nuvem da Apple, ou em serviços de terceiros, sempre usando de criptografia para evitar vazamentos de informações.

Como funciona

Utilizar o gerenciador de senhas do iOS é bastante simples: ao fazer login em algum site ou aplicativo, basta o usuário clicar no botão “Passwords”, que fica localizado acima do teclado.

Com isso, o usuário terá acesso rápido aos e-mails e senhas previamente armazenados e pode fazer o acesso aos sites e aplicativos sem digitar mais nada.

Habilitar o gerenciador de senhas

Para habilitar e usar o gerenciador de senhas no iPhone ou iPad, primeiramente tem que se certificar se o iOS está atualizado no mínimo para a versão 12. Neste mês de junho de 2019, o sistema operacional móvel da Apple se encontra na versão 12.3.1 e o beta público do novo iOS 13 já está disponível para download.

Para isso, basta entrar nas configurações gerais do sistema, clicar na opção “Atualização de Sistema” e verificar a versão atual do iOS rodando em seu aparelho. Caso precise, faça a atualização do sistema antes de retomar a habilitação do gerenciador de senhas.

Atualizar iOS
Certifique-se de que o seu iOS está atualizado em seu iPhone.

Etapa 1: Agora sim, com o iOS atualizado, vamos habilitar o gerenciador de senhas do iPhone ou iPad. O procedimento é tão simples quanto a utilização desse recurso;

Para habilitar o gerenciador de senhas, basta acessar o menu “Senhas e Contas”, também presente nas configurações do dispositivo. Em seguida, ativar a opção “Preencher Senhas”.

Habilitar Gerenciador de Senhas do iOS
Habilitar o Gerenciador de Senhas do iOS, no iPhone e iPad.

Etapa 2: Com o recurso habilitado, o usuário agora pode verificar quais os sites que já possuem os logins e senhas salvos e até adicionar novos;

Para isso, ainda no menu “Senhas e Contas”, clique em “Senhas de Sites e Apps” e veja quais são os sites que estão utilizando o recurso do gerenciador de senhas, permitindo o seu login automático.

Não se preocupe com espiões, o acesso a essa lista só é permitido por meio de sua senha do iOS ou entrada de sua biometria.

Acesso com senha para lista de sites e apps
É necessário inserir senha ou biometria para acessar a lista de sites e aplicativos registrados no Gerenciador de Senhas do iOS.

Etapa 3: Para adicionar um site à lista de gerenciadores de senhas, basta clicar no “+”, presente no canto direito da tela do menu “Senhas de Sites e Apps”.

Na próxima tela, o usuário terá que preencher o domínio do site em questão, o seu nome de usuário e a senha.

Para adicionar o acesso de aplicativos à lista, o iOS permite o salvamento do login e da senha logo após o primeiro acesso. Para isso, digite as credenciais apenas uma vez e quando perguntado, selecione “Salvar”.

Essa opção também é válida para sites, sempre após o primeiro acesso.

Adicionar Site ao Gerenciador de Senhas
Para efetuar login em sites com mais facilidade, adicione os dados de acesso ao Gerenciador de Senhas.

Local de armazenamento das informações

Local de Armazenamento das Senhas no iOS
Defina o seu local de armazenamento para os dados de login e senha do iOS.

O gerenciador de senhas da Apple oferece, por padrão, o iCloud como local para armazenamento de seus dados de acesso de todos os sites e aplicativos adicionados ao recurso.

Mas outros serviços de armazenamento de dados também podem ser utilizados com o gerenciador de senhas da Apple. Essa é uma ótima opção para quem utiliza vários sistemas operacionais diferentes e quer ter a mesma comodidade e segurança para acessar diferentes sites e aplicativos.

Aplicativos famosos de gerenciadores de senhas, como o 1Password, podem ser incluídos no gerenciador de senhas do iOS após a sua instalação no dispositivo.

Para alternar os serviços de armazenamento de seus dados, basta entrar no menu “Senhas e Contas”, clicar em “Preencher Senhas” e escolher o serviço desejado.

Pronto! Após seguir esses poucos passos, você já está apto a salvar seus logins e senhas de diferentes sites e aplicativos no gerenciador de senhas do iOS, seja no seu iPhone ou iPad.

A partir daí, é só utilizar o recurso sem medo, de forma simples e prática, garantindo uma maior segurança no universo online e sem a preocupação de memorizar todas as senhas que utilizamos de forma diária. Tudo isso com apenas um clique.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

Receba nossas notícias:
[widget id="jackmail_widget-2"]
Holler Box