Whatsapp fora do ar

WhatsApp fora do ar: erro de DNS pode ter ocasionado o blackout

Avatar of otávio queiroz
Usuários do mundo inteiro relataram instabilidade no uso de WhatsApp, Facebook e Instagram. Entenda como funciona o DNS e como uma falha pode ter ocasionado o problema registrado nesta segunda

A pane sofrida pelo Facebook nesta segunda-feira (4) já é considerada por especialistas da área de tecnologia e segurança digital como a maior da história da empresa. Desde o início da tarde de hoje que os serviços do WhatsApp, Facebook e Instagram encontram-se fora do ar. Até o momento, não houve um pronunciamento oficial por parte da companhia de Mark Zuckerberg sobre o que teria motivado a pane e, a partir de então, diversas teorias que vão de ataques hackers à falência foram surgindo na web. No entanto, a maior probabilidade é de que todo o problema tenha um único culpado: o DNS.

O que é DNS

Os Sistemas de Nomes de Domínio (ou DNS, sua sigla em inglês) são responsáveis por traduzir os nomes digitados na barra de endereço dos navegadores (URLs) para os endereços IPs correspondentes. O IP (Internet Protocol, em inglês) nada mais é que um protocolo que funciona de forma semelhante ao CPF de uma pessoa. Com ele, é possível que dispositivos sejam identificados através de uma sequência numérica e conexões sejam estabelecidas.

Whatsapp fora do ar
Os servidores DNS são responsáveis por “traduzir” endereços e facilita conexões.

Pense no seguinte exemplo: no final do dia você deseja saber o que de mais novo aconteceu no mundo da tecnologia, vai até à barra de endereço do seu navegador e digita www.showmetech.com.br. Ao apertar enter para entrar no endereço, os servidores DNS entram em operação e “traduzem” o endereço que você digitou para o IP (172.67.72.3, no caso do Showmetech) do site. Esse processo facilita a vida de todo mundo, já que decorar tantos números seria, para a maioria das pessoas, impossível.

E como o erro acontece?

O problema todo é causado quando alguma falha acontece em um desses servidores, fazendo com que o endereço IP fique fora de alcance. Eventualmente, serviços e plataformas podem ficar fora do ar devido ao problema que não é tão incomum assim. Em julho deste ano, por exemplo, sites e aplicativos de sistemas como o Airbnb e PlayStation ficaram fora do ar por conta de uma falha de DNS da empresa Akamai Technologies. Por isso, uma falha em meio a todo esse processo é tida como o principal motivo para se ter o WhatsApp fora do ar nesta segunda-feira.

Oficialmente, o Facebook ainda não explicou o que ocasionou o colapso registrado em suas plataformas. Em comunicado divulgado nas redes sociais da empresa, ela apenas afirmou que “estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente”.

Veja também

Entenda o que aconteceu com as redes sociais nessa segunda-feira.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
12
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados