WhatsApp volta a testar mensagens autodestrutivas para grupos e conversas individuais

image 6
Inicialmente, as mensagens autodestrutivas foram disponibilizadas apenas para grupos. Agora, o WhatsApp pode liberar a função para todas as modalidades

O WhatsApp voltou a experimentar recentemente as mensagens autodestrutivas. Trata-se de um recurso que permite “adicionar” uma contagem regressiva em mensagens para que depois elas sejam apagadas automaticamente. A função é muito solicitada pelos usuários do mensageiro, mas, mesmo assim, a empresa limitou o acesso. 

Com os primeiros testes no segundo semestre do ano passado, o WhatsApp fez a liberação das mensagens autodestrutivas apenas para os grupos. Contudo, parece que as conversas individuais poderão receber o recurso em breve. Conforme flagrou o site WABetaInfo, o WhatsApp testa os conteúdos autodestrutivos na versão 2.20.84 do aplicativo. 

Como funciona

Tela da versão beta do WhatsApp, onde o usuário pode definir o horário para apagar uma mensagem enviada
Tela onde o usuário pode definir a contagem regressiva para apagar uma mensagem enviada no WhatsApp

Nas imagens divulgadas, a funcionalidade está sendo chamada de “Delete Messages” (ou “Apagar mensagens”, em tradução livre) e o usuário pode configurar para a mensagem ser apagada em uma hora, um dia, uma semana, um mês ou um ano. Na versão 2.20.84, as configurações das mensagens autodestrutivas podem ser realizadas no menu principal. 

Print de mostra um relógio no qual revela que a mensagem será apagada em breve do WhatsApp
Nas mensagens autodestrutivas, um relógio aparece para identificar que elas serão apagadas em breve

Quando ativado, ao enviar uma mensagem, o WhatsApp apresenta um ícone de relógio ao lado do horário de envio. Ao que tudo indica, a função estará disponível para todo tipo de interação no aplicativo, com conversas em grupos e individuais. 

Como testar as mensagens autodestrutivas no WhatsApp

É importante destacar que, embora o WhatsApp esteja testando novamente as mensagens autodestrutivas, não significa que a empresa irá liberar a funcionalidade. Ainda assim, a retomada das avaliações aumentam as esperanças dos usuários. 

Se a empresa de Mark Zuckerberg oficializar o recurso, os usuários da versão beta do app terão a oportunidade de experimentar a funcionalidade primeiro, antes de chegar ao público. Para fazer isso, basta solicitar a participação em testes clicando aqui

Segurança

Logo do Telegram; app de mensagem já conta com mensagens autodestrutivas
O recurso de mensagens autodestrutivas já está disponível há um bom tempo aos usuários do Telegram

As mensagens autodestrutivas em aplicativos de mensagem são de muito interesse do público. Isso porque elas garantem mais segurança. Quando você define o tempo de exibição de um conteúdo, isso pode evitar que pessoas compartilhem o que foi dito futuramente.

O Telegram, por exemplo, conta com sistema de criptografia consistente e permite definir um período para excluir não só mensagens de texto, mas também imagens e vídeos. 

E você, leitor, acha que o mensageiro deve lançar oficialmente a função para todos? Deixe a sua opinião aqui nos comentários. 

Fontes: TechRadar; WABetaInfo.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter