WWDC 2020: O que esperar dos lançamentos da Apple no evento

wwdc 2020 destaque
Apple deve apresentar o iOS 14 e a nova geração de processadores ARM para Macs na edição virtual da WWDC 2020
Anúncio
WWDC 2020: O que esperar dos lançamentos da Apple no evento

A WWDC 2020 (Worldwide Developers Conference), que é a conferência mundial para programadores e engenheiros parceiros da Apple, começa na segunda-feira (22), às 14h (horário de Brasília). Por conta da pandemia do novo coronavírus, o evento, que dura uma semana, será totalmente virtual e gratuito para os desenvolvedores.

Na programação de palestras, workshops e bate-bapos da WWDC, a Apple geralmente anuncia as principais novidades sobre todos os seus sistemas operacionais e algumas sobre hardware também. Na edição deste ano, a empresa deve apresentar os sistemas iOS 14, iPadOS 14, macOS 10.16, watchOS 7 e tvOS 14, além de uma nova geração de processadores ARM, de fabricação própria, para Macs.

O que mais esperar, então, dessa edição virtual da WWDC 2020? Quais serão as possíveis novidades anunciadas pela Apple no evento? Confira a seguir os detalhes sobre as principais expectativas listadas pelo Showmetech.

iOS 14

ios 14
Novo iOS 14 deve ser anunciado na WWDC 2020

Entre os possíveis anúncios da Apple na conferência, o novo sistema operacional para iPhones, o iOS 14, deve ser o mais aguardado pelo público (inclusive o Showmetech publicou uma lista das 10 coisas que você precisa saber sobre o iOS 14). A expectativa é que a empresa apresente uma interface remodelada, com recursos que incluem até desbloqueio de automóveis e funções inspiradas no Android.

Outro anúncio esperado, esse mais específico e voltado a programadores e desenvolvedores, é uma nova versão do ARKit. Essa é uma plataforma que tem o objetivo de oferecer ferramentas para desenvolvedores criarem aplicativos de realidade aumentada (AR).

Essa expectativa em volta de uma nova plataforma vem do fato de que as especificações de alguns modelos da linha iPhone 12, vazadas para a imprensa recentemente, traziam que as versões Pro teriam sensor 3D LiDAR, que é usado justamente para que aplicativos com realidade aumentada sejam ainda mais imersivos.

Isso significa que detalhes sobre uma nova versão do ARKit pode dar dicas sobre as novas capacidades do iPhone 12 no quesito realidade aumentada. Além disso, a nova plataforma pode dar dicas sobre aplicativos que poderiam rodar num possível Apple Glass, que seriam óculos de realidade aumentada da empresa.

Macs e iMacs com processador ARM

MacBook ARM
MacBook ARM deve ser lançado em 2021

Um anúncio histórico que pode ocorrer na WWDC 2020 é a Apple oficializar a transição do uso de processadores Intel em Macs para chips ARM, de fabricação própria. Foi basicamente o que aconteceu com os iPhones, que há anos são equipados com processadores desenvolvidos pela própria Apple.

A expectativa é que a Apple anuncie essa nova era de processadores para que os desenvolvedores trabalhem em aplicativos e softwares para o novo MacBook ARM, que deve ser lançado em 2021. Espera-se que a empresa dê mais detalhes sobre como a transição entre Intel e ARM vai funcionar. 

A WWDC 2020 vai oferecer, também, uma plataforma aos desenvolvedores para que eles explorem o que vão precisar fazer na hora de criar (e adaptar) softwares para a nova linha de processadores. Ainda sobre softwares, há indícios de que o novo macOS 10.16 estaria pronto para ganhar reconhecimento facial (Face ID) como recurso de desbloqueio de tela.

Outros rumores, estes mais voltados para hardware, apontam que um novo iMac será revelado, com o primeiro redesign para o computador desde 2012. Segundo esses rumores, que circulam há meses, o novo design teria sido inspirado no iPad Pro. E o novo hardware deve trazer uma GPU Navi da AMD. Esse novo iMac, inclusive, seria o produto de abertura da conferência.

Apple Watch e Apple TV

Apple Watch 5
Espera-se que watchOS 7 tenha ferramenta de monitoramento de sono

A linha de smartwatches da Apple podem receber mais recursos de saúde, incluindo medidor de estresse, no novo sistema operacional watchOS 7. Outra expectativa é que a empresa anuncie, finalmente, uma ferramenta de monitoramento da qualidade do sono para o Apple Watch 7, que vai estrear a versão 7 do sistema operacional. Mas existe uma chance de a empresa escolher manter o mistério sobre os novos recursos do smartwatch.

A Apple também pode anunciar um pacote de assinatura que traria uma espécie de combo: Apple TV+, Apple Music e Apple News+, provavelmente com desconto. A expectativa é que novos recursos para os aplicativos e séries para o catálogo de streaming sejam anunciados na WWDC 2020.

iPads e AirPods Studio

É seguro esperar que a Apple apresente a quarta geração do iPad Air, com tela de 10,8 polegadas, e uma nova versão mini do tablet. Há também expectativas para o iPadOS 14.

Isso porque até ano passado, os modelos de iPad eram equipados com uma variação do sistema operacional iOS, com alguns recursos desenvolvidos e outros adaptados para o tablet. Isso fazia com que a Apple dedicasse um ano para desenvolver novos recursos e ferramentas para o iOS dos iPads e, no ano seguinte, os esforços iam todos para o iOS dos iPhones.

iPad com iPadOS 14
iPadOS 14 deve trazer novos recursos aos tablets

Só que em 2019, a Apple apresentou o iPadOS, um sistema operacional desenvolvido exclusivamente para os tablets. Considerando que atualmente iOS e iPadOS são sistemas operacionais distintos, por mais que compartilhem alguns recursos e ferramentas, espera-se que a empresa traga novidades para ambos. 

A expectativa para os novos recursos do iPadOS 14 incluem controles gestuais e ferramentas de desenho para o Apple Pencil. A ideia é que a empresa prove que o iPadOS não é apenas uma variação estética do iOS.

Também existe a chance de que a Apple anuncie no WWDC 2020 os AirPods Studio, que seriam os primeiros fones de ouvido no formato over-ear, que cobre toda a orelha do usuário, com “almofadas” removíveis (para higienizar ou trocar). Esse novo modelo teria cancelamento de ruído e iria concorrer com os da linha 700, da Bose.

HomePod 2 e Apple Tags

HomePod da Apple
HomePods da Apple pode ter nova versão anunciada

Ainda falando sobre som, uma nova versão do alto-falante inteligente HomePod estaria a caminho de ser anunciado na WWDC 2020. Por ora, ainda não está claro se a versão seria uma segunda geração ou variação “mini”, mais acessível, do HomePod. A primeira versão do alto-falante inteligente da Apple foi lançada em 2017. E agora as especulações sobre um novo modelo voltaram a ganhar força.

Outra possibilidade que está sendo ventilada é que a empresa apresente o tão aguardado Apple Tags, que é um equipamento que aparece há anos nas especulações da empresa. Um rumor recente afirmava que ele seria lançado no primeiro semestre de 2020.

Como acompanhar a WWDC 2020

A WWDC 2020 será transmitida diretamente do Apple Park, a sede da empresa, que fica em Cupertino, na Califórnia (EUA). 

O evento virtual, que acontece dos dias 22 a 26, será transmitido pela internet para o mundo inteiro e qualquer interessado em participar poderá se conectar à transmissão por meio dos seguintes canais: 

Apple WWDC20
Apple WWDC 2020 será transmitida para o mundo todo

No dia 22, a partir das 18h, a empresa fará o tradicional “State of the Union” das plataformas, que oferecerá a desenvolvedores de apps um olhar mais aprofundado sobre as mudanças nas novas versões do iOS, iPadOS, watchOS, tvOS e macOS. Por ser algo exclusivo aos desenvolvedores, este evento só será transmitido através do site para desenvolvedores da Apple e do app de desenvolvedores da empresa.

A empresa ainda pede para que todos os desenvolvedores interessados em participar da WWDC 2020 façam o download do aplicativo de desenvolvedores da Apple, pois a empresa usará este app para divulgar mais informações sobre o evento.

Fonte: Apple e Tom’s Guide

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter