Whtsappclonado

Como recuperar conta do WhatsApp e aumentar segurança

Avatar of victor pacheco
Com o nosso tutorial e diversas orientações você aprenderá a fugir dos mais diversos golpes que podem fazer com que seu número seja roubado. Confira!

Não podemos negar que este é aplicativo é um dos mais famosos em todo o mundo, utilizado tanto para conversa com amigos e familiares, quanto para trabalho. Mas se você passou por algum problema que pode envolver até mesmo a perca de dinheiro, saiba que o processo para recuperar conta do WhatsApp existe e você pode voltar a mandar a mensagens sem problemas.

Pensando em lhe ajudar com isso, reunimos informações para que consiga falar com pessoas que manda mensagens no dia a dia. Além disso, confira dicas para aumentar segurança na hora de usar o app e evitar problemas que podem levar horas para serem resolvidos.

Como descobrir que tenho WhatsApp hackeado?

O próprio aplicativo possui uma camada de segurança que nunca irá permitir que uma mesma conta esteja conectada em dois smartphones (ou tablet com suporte para redes móveis) diferentes. Então se você chegou à esta pagina procurando como recuperar conta do WhatsApp, é porque provavelmente recebeu esta mensagem abaixo assim que abriu o aplicativo:

Mensagem de whatsapp clonado
Mensagem é enviada assim que sua conta do WhatsApp é cadastrada em um novo smartphone

Outra forma de descobrir se foi hackeado(a) é que as pessoas mal intencionadas irão entrar em contato com seus contatos mais próximos para solicitar que alguma quantia em dinheiro seja enviado para uma conta bancária na qual você não é titular. E se não entender que essa é uma atividade fora do comum, com toda certeza o dinheiro será perdido.

Usando SMS para recuperar conta do WhatsApp

A forma mais simples de conseguir reverter o problema de WhatsApp clonado é por meio de um recadastro em seu smartphone. Logo depois de apertar em Confirmar na mensagem que apareceu em seu aplicativo, você receberá um SMS com um código único de seis dígitos.

Assim que receber o SMS, basta inserir no aplicativo e pronto, automaticamente você conseguirá recuperar conta do WhatsApp. É importante lembrar que a “conexão fraudulenta” ou WhatsApp clonado será automaticamente desconectada assim que você tiver acesso à sua conta.

Mulher que concluiu processo de recuperar conta do whatsapp
Você solicitar um SMS para que o bandido seja desconectado de sua conta (Foto: Reprodução/Internet)

As mensagens enviadas por outra pessoa (que estava se passando por você) não podem ser visualizadas, já que o aplicativo verde possui criptografia de ponta a ponta. As informações ficam salvas no aparelho e não em algum serviço de nuvem, apesar do backup poder ser salvo em sua conta do Google ou Apple em casos de restauração ou troca de aparelho.

Mulher mexendo no whatsapp em um smartphone android
WhatsApp não permite que sua conta esteja conectada em dois smartphones diferentes (Foto: Reprodução/Internet)

Um ponto importante: se a pessoa mal intencionada que lhe aplicou o golpe de WhatsApp hackeado tiver ativado a confirmação em duas etapas, você poderá realizar o processo de recuperar conta do WhatsApp após sete dias desde a primeira tentativa. A pessoa que está usando a conta clonada será desconectada assim que você digitar o código que chegou por SMS, mesmo que você não coloque o PIN de verificação de duas etapas.

Verifique os aparelhos conectados com sua conta

Desde novembro do ano passado, o WhatsApp permite que até 4 aparelhos sejam conectados com a mesma conta, como uma forma de resolver o problema do smartphone principal sempre estar com internet. Mas isso também pode gerar dores de cabeça, até porque pessoas mal intencionadas podem mandar mensagem se passando por você.

Uma forma de conferir quais dispositivos estão com sua conta conectada é por meio do próprio aplicativo para smartphones. No Android, basta acessar o menu com três pontos localizados no canto superior direito e depois clique em Aparelhos conectados. Caso tenha um aparelho com iOS, basta acessar as Configurações e depois procurar pela seção Aparelhos Conectados.

Processo para recuperar conta do whatsapp por meio de desconexão de aparelhos
Você pode facilmente quais aparelhos podem mandar mensagem por sua conta (Foto: Captura de tela/Showmetech)

Agora, uma nova tela com todos os aparelhos (com exceção do smartphone que você usa no dia a dia) conectados com sua conta será exibida. Se perceber algum computador desconhecido, basta clicar no nome de depois selecionar a opção Desconectar. E pronto, você removeu o acesso indevido.

Processo para recuperar conta do whatsapp por meio de desconexão de aparelhos
Basta clicar em Desconectar para interromper compartilhamento de mensagens (Foto: Captura de tela/Showmetech)

O Showmetech já desenvolveu uma matéria especial que ensina como conectar até quatro computadores em uma mesma conta do WhatsApp, não deixe de conferir como isso é feito na prática para ter uma maior mobilidade.

Número roubado ou smartphone perdido

No caso de você não conseguir mais acessar celular com o chip para receber o SMS de confirmação, há dois possíveis caminhos. O primeiro deles é se há alguma função de desbloqueio da tela for feito por meio de PIN, leitura de impressão digital, reconhecimento facial ou outros, o mais correto a se fazer é bloquear o chip e o IMEI do aparelho.

Quando tiver um novo smartphone, você ainda pode usar a mesma conta (com o mesmo número) e quando a nova conexão for realizada, o aparelho antigo será desconectado.

Basta mandar sua solicitação para support@whatsapp. Com com o assunto "perdido/roubado: por favor, desative minha conta"
Basta mandar sua solicitação para support@whatsapp.com com o assunto “Perdido/Roubado: Por favor, desative minha conta”

A segunda alternativa é enviar um e-mail para o suporte do próprio WhatsApp, acionando a suspensão da conta. Basta mandar sua solicitação para support@whatsapp.com com o assunto “Perdido/Roubado: Por favor, desative minha conta” e o número em formato internacional (exemplo: +55 11 91234-5678) no corpo da mensagem.

Sua conta não será delatada neste momento, mas sim desativada. Caso não ocorra uma movimentação nos próximos 30 dias, então tudo será apagado (o perfil e as mensagens salvas no backup).

E é muito importante que ao detectar que perdeu o celular com WhatsApp instalado, você avise amigos, familiares e colegas próximos para que não façam interações com quem está usando sua conta. E assim, evitar golpes que podem levar à perca de dinheiro.

Ative a verificação de duas etapas

Outra funcionalidade interessante é a verificação de duas etapas, que como o nome diz, exige um código sempre que um novo cadastro em um novo smartphone. Se seu número foi clonado, isso significa que a pessoa também pode receber o SMS enviado pelo sistema, já que o chip está programado para receber isso. Mas a verificação de duas etapas vai lhe ajudar a aumentar asegurança. E o passo a passo é bastante simples.

No Android, você precisa clicar nos menu nos três pontos e depois em Configurações. Agora, selecione a opção Conta.

Primeiro passo para aumentar segurança no whatsapp
Primeiro você precisará acessar as configurações de sua conta (Captura de tela/Showmetech)

Seu próximo passo é clicar em Confirmação de duas etapas e depois em Ativar. Será necessário criar uma combinação única de 6 dígitos e fazer a confirmação por meio de uma nova digitação. Muito cuidado para não sequências únicas, como 123456 ou até mesmo sua data de aniversário.

Tela de como aumentar segurança do whatsapp
Crie uma combinação de segurança e que não seja tão óbvia (Captura de tela/Showmetech)

A tela que será exibida após a confirmação do PIN exigirá a digitação de um e-mail que você tem acesso, seguido de mais uma confirmação.

Tela de como aumentar segurança do whatsapp
Por fim, insira seu e-mail (Foto: Captura de tela/Showmetech)

E pronto! Tudo configurado para que você tenha mais uma camada de segurança. Lembre-se de não divulgar seu código com desconhecidos.

Tela de finalização de como cadastrar confirmação de duas etapas
Você pode alterar o e-mail ou até mesmo o PIN quando quiser (Captura de tela/Showmetech)

Na mesma tela da confirmação de duas etapas, você pode desativar, trocar a combinação numérica ou até mesmo trocar o endereço de e-mail que acabou de ser cadastrado. O processo é semelhante para quem tem iOS.

De tempos em tempos será solicitado que o PIN seja digitado como uma forma de lembrete do próprio sistema. Você terá que colocar a mesma combinação para conseguir usar o aplicativo. Há uma função semelhante no WhatsApp Business.

Cadastre sua biometria no WhatsApp

Outra forma de melhorar a segurança no WhatsApp é por meio do bloqueio do app via impressão digital. Ao fazer isso, você precisará encostar o dedo no leitor depois de um tempo determinado anteriormente. Vamos fazer isso agora mesmo.

Primeiramente, acesse o menu localizado nos três pontos, ali no canto superior direito do aplicativo. Agora clique em Configurações.

Primeiro passo para aumentar segurança no whatsapp
Primeiro você precisará acessar as configurações de sua conta (Captura de tela/Showmetech)

Depois de ter clicado em Conta, selecione a opção Privacidade e ao rolar a tela, clique em Bloqueio por impressão digital.

Processo para cadastrar biometria no whatsapp
O processo de cadastrar biometria no WhatsApp pode ser feito em alguns segundos (Captura de tela/Showmetech)

Como é a primeira vez, basta marcar a opção Desbloquear com impressão digital e encostar o dedo no leitor de impressão digital de seu smartphone.

Processo para cadastrar biometria no whatsapp
Basta confirmar sua biometria e tudo estará organizado (Captura de tela/Showmetech)

Neste momento, será necessário definir o tempo você deseja que o aplicativo seja bloqueado e acessado novamente apenas ao encostar o dedo no leitor de impressão digital. Há opções de: imediatamente, após um minuto ou após trinta minutos.

Processo para cadastrar biometria no whatsapp
Tempo varia de acordo com o que você desejar (Captura de tela/Showmetech)

Você também pode escolher se o conteúdo das mensagens será exibido nas notificações ou tudo ficará oculto.

E pronto! Depois do tempo estabelecido, o aplicativo será bloqueado automaticamente. Importante lembrar que o WhatsApp deixa de se conectar à internet depois do tempo estabelecido, então você precisará abrir o app para ver novas mensagens. Mas esta não deixa de ser uma forma interessante de aumentar a segurança.

Como identificar ligações e perfis falsos

Um golpe muito comum que vem sendo aplicado (e fazendo muitas vítimas) é o seguinte: os bandidos fazem uma ligação simulando um contato de uma empresa, solicitando um código (que no caso, é o PIN que chega via SMS para que uma nova conexão seja realizada). O WhatsApp nunca enviará códigos que não foram solicitados pelo smartphone que está com a conta cadastrada.

Mulher usando whatsapp
Nenhuma empresa lhe mandará mensagens pedindo códigos enviados pelo WhatsApp (Foto: Reprodução/Internet)

É muito importante se atentar aos possíveis perfis que simulam grandes empresas como uma forma de captar suas informações e consequentemente, seja feita a aplicação de um golpe. Sempre confira links antes de fazer o acesso e jamais coloque seus dados em páginas que não são de confiança. Vale a pena checar os perfis oficiais (com o selo verificado) para saber se a oferta é realmente verdadeira.

O WhatsApp possui uma função de foto de visualização única que pode ajudar a aumentar segurança no dia a dia, mas tenha cuidado até mesmo com isso. Nunca compartilhe dados importantes como senhas de conta de banco, seu e-mail, redes sociais e demais informações que podem ser encaminhadas novamente para a pessoa que está se passando por você.

Símbolo do whatsapp em um fundo vermelho
Tenha muito cuidado com o que você compartilha no WhatsApp (Foto: Reprodução/Internet)

Por fim, sempre desconfie de pedidos de amigos ou familiares para que o envio de dinheiro seja feito. Por via das dúvidas, vale a pena realizar uma ligação de checagem para a pessoa para saber se o dinheiro realmente deve ser enviado ou a mesma foi vítima de golpe.

Veja também:

Saiba como usar o Microsoft Authenticator e ter uma segunda camada de segurança nos mais diversos sites.

Fonte: Kaspersky, WhatsApp

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
19
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados