Conheça as melhores dicas e truques para o iPhone XR

Anúncio do iPhone XR Face ID com interface por gestos
Fique por dentro das principais dicas e truques para o iPhone XR e aproveite tudo o que ele oferece

Veja a nossa lista de dicas e truques para o iPhone XR

O iPhone XR é a melhor opção para quem está interessado em abandonar de vez as bordas super largas e o botão Home de gerações passadas do smartphone da Apple e se jogar de cabeça na interface por gestos inaugurada pelo iPhone X.

Mas além dos comandos básicos, a dupla iPhone e iOS 12 pode tornar-se ainda mais fluída e poderosa com essas dicas e truques para o iPhone XR que preparamos para você. Dá uma olhada!

Alcançar itens no topo da tela

Desde a introdução dos iPhones 6 e 6 Plus a Apple passou a oferecer um recurso chamado “Reachability” (“Alcançabilidade” na tradução oficial) que torna mais fácil alcançar botões localizados no topo da tela sem distender o dedo.

Em modelos que possuem o botão Home (R.I.P.) essa opção é ativada ao tocar duas vezes nesse botão. Já no iPhone XR, em que a navegação é feita por gestos, você precisa deslizar o dedo para baixo sobre o traço que fica na borda inferior do aparelho. Se você acertar o movimento o conteúdo do topo irá “descer” para a parte de baixo da tela.

Outra forma de ativar o Reachability é deslizar o dedo para cima e para baixo sobre a borda inferior bem rápido. Nem sempre dá pra acertar de primeira, mas após algumas tentativas você deve pegar o jeito.

Para habilitá-lo, acesse o app Ajustes, selecione Geral, Acessibilidade e ative a opção Alcançabilidade.

iphone xr dicas truques 2 462x1000 - Conheça as melhores dicas e truques para o iPhone XR

Adicionar outro rosto ao Face ID

O iOS 12 ainda não permite o cadastro de múltiplas contas em um único iPhone, mas pelo menos agora donos de aparelhos com Face ID (como o iPhone XR!) podem adicionar um segundo rosto ao recurso.

Oficialmente essa nova opção, chamada Configurar Aparência Alternativa, existe para que pessoas que tenham mudado radicalmente a aparência ainda sejam reconhecidas pelo Face ID. Porém, ela também acaba permitindo que outra pessoa – de preferência alguém com quem você tenha um relacionamento de confiança – possa desbloquear o aparelho usando o reconhecimento facial.

Para incluir um segundo rosto, abra o app Ajustes, Face ID e Código, selecione Configurar um Visual Alternativo e siga os procedimentos apresentados na tela.

iphone xr dicas truques 3 462x1000 - Conheça as melhores dicas e truques para o iPhone XR

Melhorar a qualidade de vídeos em ambientes pouco iluminados

A câmera do iPhone XR é excelente para gravar vídeos, mas há uma configuração que pode torná-la ainda mais o desempenho dela em ambientes com pouca iluminação.

Abra o app Ajustes, Câmera, selecione Gravar Vídeo e escolha a resolução 1080p HD a 30 fps ou 4K a 30 fps. A opção FPS Automático em Luz Baixa será exibida. Esse recurso reduz a taxa de quadros automaticamente para 24 FPS quando o iPhone XR detectar que o ambiente está pouco iluminado, resultando em uma melhora na qualidade do vídeo.

iphone xr dicas truques 4 462x1000 - Conheça as melhores dicas e truques para o iPhone XR

Desativar o Elevar para Despertar

Um ótimo truque para economizar bateria e prevenir toques acidentais é desativar a opção Elevar para Despertar. Esse recurso reconhece quando o usuário levanta o iPhone e automaticamente acende a tela de bloqueio.

O problema é que existem situações em que alguém pode estar segurando o celular, mas não está necessariamente interessado em usá-lo naquele momento. Para desativar esse recurso abra Ajustes, Tela e Brilho e desligue o Elevar para Despertar.

iphone xr dicas truques 5 462x1000 - Conheça as melhores dicas e truques para o iPhone XR

Tirar um print da tela

O iPhone XR suporta o mesmo atalho do iPhone X para a captura de tela: segure o botão lateral e aperte e botão Aumentar volume até a tela piscar. Solte ambos os botões em seguida.

O print será exibido no canto inferior esquerdo da tela e salvo automaticamente no álbum Capturas de Tela do app Fotos.

Compartilhar fotos temporariamente

Digamos que você queira mandar uma imagem pra alguém, mas não gostaria que ela ficasse permanentemente disponível. O iOS 12 possui uma função chamada Copiar Link do iCloud que pode ser útil nesse caso.

Esse recurso cria um link para o compartilhamento de fotos ou vídeos salvos no iCloud e você pode enviá-lo pelo WhatsApp ou por email, por exemplo.

Esse link do iCloud expira automaticamente após 30 dias e ninguém conseguirá usá-lo para visualizar as fotos ou vídeos a partir desse período. Caso você ache 30 dias muito tempo pode interromper o compartilhamento manualmente quando quiser.

Fique atento: a pessoa para a qual você enviou a imagem pode salvá-la ou tirar um print para a posteridade.

Para obter o link, abra o app Fotos e selecione a(s) foto(s) e/ou vídeo(s) que deseja compartilhar. Toque no ícone Compartilhar e deslize a fileira de baixo para a direita até localizar a opção Copiar Link do iCloud. Toque nesse ícone para copiar o link, aguarde a preparação e cole-o onde quiser.

Para interromper o compartilhamento, acesse a aba Para Você do aplicativo Fotos e toque na seção Compartilhado Recentemente. Toque no menu reticências (…) e selecione Parar de Compartilhar.

iphone xr dicas truques 6 462x1000 - Conheça as melhores dicas e truques para o iPhone XR

Escanear documentos

É comum baixar aplicativos específicos para escanear documentos como o CamScanner ou Office Lens, mas você sabia que pode fazer isso através de um app nativo do iPhone XR?

Abra o app Notas e crie uma nova nota. Toque no botão (+) e selecione Escanear Documentos.

Posicione a câmera sobre o documento e tire uma foto. Ajuste as arestas do documento, toque em Manter Escaneamento e finalmente em Salvar.

Para enviar o documento escaneado por mensagem ou email, toque sobre ele e selecione o ícone de compartilhamento no canto superior direito.

Digitar para a Siri

Caso fique desconfortável ao falar com a Siri em um local público ou simplesmente prefira interagir por texto, você pode ativar a opção Digitar para Siri e escrever os seus pedidos ao invés de enunciá-los em voz alta.

A assistente pessoal do iPhone XR não é tão inteligente quanto o Google Assistente, mas ainda pode ser de grande ajuda na realização de tarefas como consultar o valor do dólar, traduzir uma frase ou até mandar uma mensagem pelo WhatsApp. Sem contar que com o aplicativo Atalhos é possível criar as suas próprias ações para serem executadas pela Siri.

Acesse o aplicativo Ajusets, selecione Geral, Acessibilidade, Siri e habilite a opção Digitar para a Siri.

iphone xr dicas truques 7 462x1000 - Conheça as melhores dicas e truques para o iPhone XR

Personalizar controles

A Central de Controle do iPhone XR, que você acessa deslizando a partir do topo direito do aparelho, dispõe de controles padrões como Wi-Fi, Volume, Brilho, etc. Mas além dessas opções é possível adicionar outros controles bastante úteis à essa tela, por exemplo, Modo Pouca Energia, Calculadora e Gravação de Tela.

Abra o app Ajusets, toque em Central de Controle e selecione Personalizar Controles. Para incluir um controle, toque no (+) exibido do lado esquerdo de cada item. Para remover um item da Central de Controle, toque no (-).

Também é possível reorganizar a ordem em que cada controle é exibido selecionando as linhas no canto direito de cada item e arrastando-o para cima ou para baixo.

iphone xr dicas truques 1 462x1000 - Conheça as melhores dicas e truques para o iPhone XR

E aí, conhece mais dicas e truques para o iPhone XR e quer contar pra gente? Deixe o seu comentário!

Apple iPhone XR 3 - Conheça as melhores dicas e truques para o iPhone XR

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe seu comentário:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba Notícias por E-mail:

Share via