Conecte-se conosco
economia whatsapp 20171103 001 - Cuidado: Dia Internacional da Mulher é usado como golpe no WhatsApp

Notícias

Cuidado: Dia Internacional da Mulher é usado como golpe no WhatsApp

Hoje é dia 08 de Março, o Dia Internacional da Mulher. Sem dúvidas é uma data muito importante e que reforça a importância das mulheres na sociedade (e que também é usada para vender muitas rosas). Porém, cibercriminosos estão usando a data como uma forma de aplicarem golpes em milhares de pessoas. E, como já é de costume, estão usando o WhatsApp para isso.

Já publicamos aqui no Showmetech diversas notícias sobre golpes no WhatsApp, tais como o golpe do 14º salário, o golpe do cupom falso d’O Boticário, o golpe do café Nespresso e até mesmo de novas funções no aplicativo de mensagens. Agora temos mais um golpe virtual para acrescentar na lista: o do Dia da Mulher!

957A060C05 - Cuidado: Dia Internacional da Mulher é usado como golpe no WhatsApp

Infelizmente essa importante data está sendo usada para aplicar golpes

Novamente, quem descobriu o golpe foi a Kaspersky Lab, que desenvolve a solução de antivírus Kaspersky. O golpe, desta vez, promete um kit de maquiagem gratuito como isca para atrair as vítimas. O objetivo é conseguir os dados do usuário e ganhar dinheiro exibindo propaganda em uma página falsa.

O golpe funciona da seguinte maneira: o usuário é levado a clicar em um link na mensagem que, supostamente, levará para uma página que dará o kit de maquiagem. Nesta página o usuário deve responder a três perguntas e, depois, compartilhar a página com todos os amigos e grupos. Assim, os cibercriminosos ganharão mais dinheiro com a exibição de anúncios na página.

Além disso, a página falsa ainda sugere a instalação de aplicativos maliciosos, que podem monitorar suas atividades no celular e gerar um retorno financeiro ainda maior para os criminosos. Sem falar que eles poderão ter acesso a diversos dados sensíveis, como endereço de e-mail e senhas. O golpe, além de chegar pelo WhatsApp, também é enviado por meio de notificações de navegadores.

59loahugrpkx8stzuhjgfe9wb - Cuidado: Dia Internacional da Mulher é usado como golpe no WhatsApp

Print do golpe que circula no WhatsApp

Esse método de golpe é muito parecido com os utilizados anteriormente. Por exemplo, há algumas semanas os cibercriminosos se aproveitaram de uma promoção real d’O Boticário, criaram uma página igual à oficial e saíram mandando mensagens para todos os números que eles já haviam conseguido previamente. Nesses casos, obviamente, é muito mais difícil distinguir um golpe de uma promoção real.

O que fazer então? A sugestão é sempre checar nos sites oficiais das empresas se realmente está acontecendo alguma promoção por WhatsApp. Também é válido ligar para o SAC da empresa afim de confirmar as informações. Nunca confie em links enviados por amigos ou em anúncios do Facebook, já que a chance deles serem falsos são bem maiores.

Portanto, neste Dia da Mulher, tenha atenção redobrada no WhatsApp e lembre-se: quando a esmola é demais, o santo desconfia.

Continue lendo
Advertisement

Eu sou apenas um rapaz latino-americano, sem dinheiro no banco, sem parentes importantes e apaixonado por tecnologia. Tenho 29 anos de Windows e Android e de iOS também. E não estou interessado em nenhuma briguinha de fanboys, usar e testar as coisas me interessa mais.Editor-chefe do Showmetech desde Setembro/2017 e escrevendo nas interwebs desde o MSN 6.0.

Comentários
Subir