Dicas e truques para o Zenfone 4 Selfie Pro

20171109 231435
Não basta ter as melhores selfies, é preciso saber usar o smartphone. Te ajudamos nessa tarefa! Confira como fazer seu Zenfone mais funcional.

O Zenfone 4 Selfie Pro é um dos lançamentos da Asus que está deixando muita gente babando. Não é por menos: bonito, veloz, atualizado, bateria que aguenta o dia e com duas câmeras frontais que podem fotografar em até 24 MP. Essas características fazem do Zenfone 4 Selfie Pro um dos melhores modelos na categoria intermediário premium, como o Moto X4. Mas, você está pronto para ter um?

REVIEW: Zenfone 4 Selfie Pro é um sonho para os amantes de selfies

Analisamos o aparelho e agora destrinchamos suas funcionalidades a fim de informar a você até onde o Zenfone 4 Selfie Pro pode ir para facilitar seu cotidiano e funcionar como deseja. Por exemplo: sabia que dá para ter contatos privados e até fazer gestos na tela mesmo com ela apagada? Confira algumas ótimas dicas que separamos para vocês.

Edite a tela inicial como quiser

Dicas e truques para o Zenfone 4 Selfie Pro
Deslize para cima e tenha na mão as configurações da ZenUI

A partir da tela inicial da ZenUI, deslize para cima. Novos botões aparecerão sob o título “Gerenciar Início”. É isso! Tocando no “Edição em Início” é possível ter várias opções de customização, para editar tamanho dos ícones, distância entre eles, efeitos de rolagem das páginas, tamanho da fonte e até a cor dos nomes de apps e pastas.

“Preferências” dá acesso a configurações avançadas da tela inicial. Algumas pessoas disseram não gostar do ícone de notificação nos apps da ZenUI. É só ir em “Preferências” e mudar! Houve quem também reclamou da exibição padrão de pastas em tela cheia. É só tocar nos três pontos exibidos ao abrir uma pasta e mudar. No outro estilo os apps são centralizados num menu menor.

Dicas e truques para o Zenfone 4 Selfie Pro
Esquerda: visualização padrão | Direita: visualização alternativa

Agora, se você for um daqueles que não se contentam com o tema e papeis de paredes padrões do sistema, a ASUS tem uma loja especialmente para isso. Você pode acessá-la tocando em “Tema ZenUI” ou a partir do app “Temas”. Nele há vários temas que mudam até os ícones, além de papéis de parede variados (alguns até animados). A maioria das customizações são gratuitas, mas há algumas pagas. A atualização da loja é frequente.

Proteja seus apps de bisbilhoteiros

A ASUS sabe como celular é algo pessoal, mas algumas pessoas não entendem e querem ver as conversas e fotos do aparelho. Pensando nesse risco, a ASUS incluiu nativamente na ZenUI a opção de exigir senha (ou a digital) em quaisquer aplicativos que o usuário selecionar.

Como proteção extra, não é possível ver no multitarefas o estado em que ele foi deixado, só aparece um cadeado.

Evite as páginas de aplicativos com grupos

Dicas e truques para o Zenfone 4 Selfie Pro
Apps organizados em grupos ou todos em páginas?

O menu de todos os aplicativos é comum que haja várias páginas só com ícones. A ZenUI tem a opções de “grupos inteligentes“. Ao ativar, os apps são agrupados em pastas por categoria. Compras, ferramentas, fotografias, social, finanças… Economize deslizes e só faça dois toques!

É possível também organizar o menu por ordem alfabética, mais utilizados e estilo personalizado.

Use dois apps ao mesmo tempo

Dicas e truques para o Zenfone 4 Selfie Pro
O Homem do Castelo Branco em exibição na esquerda, enquanto o WhatsApp está aberto na direita

O Zenfone 4 Selfie Pro tem 5,5 polegadas de tela, mas possui opção para executar dois apps simultaneamente. Isso pode ser útil para poder ver filme e conversar com amigos, fazer cálculos e anotações, ver planilhas… Mas saiba que não são todos os apps que suportam o recurso.

Por padrão, para ativar o multitarefas é só segurar o botão de “aplicativos recentes”. Não quer? Não há problema. Nas configurações é possível escolher o que o pressionamento longo do botão faz. Dentre as opções, dá para escolher que uma screenshot seja feita com a ação, sem precisar mais usar dois dedos nos botões físicos do lado.

Agora use o mesmo app com duas contas

Dicas e truques para o Zenfone 4 Selfie Pro
Clone do Facebook na esquerda e Facebook “original” na direita

Uma das grandes novidades da ZenUI 4.0 é a função Twin Apps (aplicativos gêmeos, em tradução livre). Seu objetivo é duplicar um app para que seja possível usar duas contas ao mesmo tempo.

Dentre meus aplicativos, somente o Facebook, Instagram, Messenger, Twitter e WhatsApp eram suportados pelo Twin Apps. Tal recurso pode ser inútil para Instagram e Messenger (apps que nativamente permitem utilizar várias contas), mas para o WhatsApp é ótimo. O melhor de tudo é que quando você decide excluir a “cópia”, todo o seu cache é eliminado.

Jogue com o máximo de potência

Dicas e truques para o Zenfone 4 Selfie Pro
O Game Genie tem impulsionador de velocidade em dois toques

O Game Genie é a proposta da ASUS para agradar os gamers de celular, mesmo no Zenfone 4 Selfie Pro. O aplicativo é como um plug-in, sempre aberto junto a um jogo (seja como ícone flutuante ou notificação).

Com ele é possível fazer várias tarefas. A principal é encerrar processos desnecessários do celular para melhorar o desempenho no jogo. Também tem como gravar a jogatina, ou até transmitir online por Twitch ou YouTube.

Ainda há o “Macro”, ele repete gestos determinados pelo usuário. Isso pode ser muito útil para jogos de colheita. Por exemplo, deixe o celular colhendo na fazenda sozinho realizando os mesmos toques repetitivos que você faria.

Marque páginas, coloque na lista de leitura e leia no modo noturno

Dicas e truques para o Zenfone 4 Selfie Pro
Uso do Marcador de Página

Toda vez que você abrir o Chrome verá o Marcador de Páginas da ASUS como botão flutuante ou notificação. Com ele é possível salvar sites, colocar na lista de leitura, fazer anotações e até utilizar o modo leitura (que nem o Chrome de desktop tem).

E se você é um leitor da noite, use o modo leitura em conjunto do modo noturno e, além do fundo preto, veja imagens e letras em tons mais escuro.

Edição de cores da tela e filtro de luz azul

O Zenfone 4 Pro e Zenfone 4 Selfie Pro são os únicos da linha com tela AMOLED, sendo que o Zenfone 4 Pro não será vendido no Brasil. Com essa tela especializada em tornar as cores ainda mais “coloridas”, o Selfie Pro tem um regulador.

É possível acessar direto da barra de notificações. Toque e segure em “Filtro de luz azul”, você será levado às opções de customização. Escolha o nível de saturação, temperatura e matriz da tela. Obviamente, também há a opção de filtro de luz azul (para não impedir tanto o sono do usuário). A temperatura da tela pode ser escolhida automaticamente em tempo real, se permitido.

Escolha os atalhos da barra de notificações

Dicas e truques para o Zenfone 4 Selfie Pro

Os vários atalhos rápidos da barra de notificações não são o suficiente? Tudo bem. Toque num botão no canto direito superior, com um “lista” e lápis. Logo após será exibido diversos outros atalhos rápidos para colocar na barra, incluindo de apps de terceiros, como o Shazam. Assim, você personaliza ainda mais o seu Zenfone 4 Selfie Pro.

Rádio FM e equalizador de áudio

Numa era de podcasts, você ainda ouve rádio? Ótimo! É perfeito para estar por dentro das notícias regionais. Se você procurou o app de rádio na lista de aplicativos, com certeza não achou. Ele é acessível apenas a partir do atalho “Rádio FM” na barra de notificações.

Dicas e truques para o Zenfone 4 Selfie Pro

Você também deve ter achado o “Assistente de áudio” na barra. Ele é muito útil. Com ele é possível equalizar o som com perfis prontos ou montar um pessoal. Agora, se você está com fone de ouvido, uma das melhores funções é o “perfil de áudio pessoal”.

Reconhecendo que todo mundo escuta diferente, o equalizador mostra diferentes frequências sonoras para que você arraste uma barra até não ouvir mais. Parece bobo, mas no final a diferença é enorme, o som parece bem mais claro.

Minha placa-mãe ASUS para PC não oferece isso quando conecto meu headphone. Ainda bem que o Zenfone 4 Selfie Pro oferece.

Modo para crianças e Modo fácil

Dicas e truques para o Zenfone 4 Selfie Pro

Lembra da linha Lumia que tinha o “Espaço da Criança”? Era bastante útil para que somente os apps selecionados pudessem ser utilizados. O “modo para crianças” da ASUS vai além. Com ele a interface tem ícones maiores, a interface fica mais “infantil” e é até possível escolher quanto tempo cada app pode ficar aberto. Nada de fazer horas em Subway Surfers mais.

Já o “modo fácil” pode ser útil para aqueles que não possuem tanta familiaridade com um smartphone. Que filho não se viu explicando várias vezes aos pais como mandar mensagem no WhatsApp, onde estava o Facebook, como abrir a câmera e definir alarme?

Pois bem, o “modo fácil” torna os ícones maiores, com ênfase para apps essenciais, torna a interface mais intuitiva e com texto para explicar até que o botão “casinha” é para voltar à tela inicial.

Modo SOS e envio de localização em tempo real

Dicas e truques para o Zenfone 4 Selfie Pro

Outra novidade da ZenUI 4.0 foi a preocupação da ASUS com a segurança do cliente. O Modo SOS, por exemplo, faz com que o celular ligue para a emergência (ou o número que quiser) e enviar mensagem com localização do celular em tempo real ao pressionar o botão power 3x.

Se você quiser, pode compartilhar a localização em tempo real mesmo sem estar precisando de socorro. É só ativar no atalho rápido da central de notificações. Um link pode ser enviado para quantas pessoas quiser, seja por SMS ou outros apps.

ZenMotion: gestos em tela desligada, atender chamadas mais naturalmente e modo para uma mão

Uma das primeiras coisas que fiz ao pegar o Zenfone 4 Selfie Pro foi procurar onde eu poderia ativar o “dois toques para despertar“. Afinal, há momentos que você só quer ver a hora ou notificações no celular, sendo os dois toques bem mais cômodo que apertar o botão power.

Dicas e truques para o Zenfone 4 Selfie Pro

Para ativar essa opção, vá nas configurações e procure por ZenMotion. Logo você vai se deparar com muitas coisas além de “dois toques para despertar”. Que tal abrir a câmera frontal desenhando um S na tela desligada? Ainda assim, há liberdade para escolher qualquer app que quiser. Para que desenhar W para abrir “clima” se pode abrir o WhatsApp?

O ZenMotion também pode ser ativado para gestos em chamadas. As funções são as seguintes: quando alguém estiver te ligando, coloque o celular no ouvido e a chamada será atendida; coloque o celular virado para uma superfície e ficará no mudo.

Para completar, existe uma opção do ZenMotion para usar o celular com uma mão ao segurar o botão home. São funções bem interessantes e que valem a pena ser exploradas, para deixar o uso do Zenfone 4 Selfie Pro mais adaptado às suas necessidades.

“Gerenciador de celular” é o CCleaner da Asus

O Zenfone 4 Selfie Pro tem um ótimo desempenho com o Snapdragon 625, mas a ASUS também fez muito para garantir a fluidez do seu aparelho. O “Gerenciador de celular” é um aplicativo nativo que funciona como monitorador do smartphone.

Dicas e truques para o Zenfone 4 Selfie Pro

O aplicativo permite que o usuário tenha maior controle sobre o celular e saiba o que está acontecendo. São mostrados atalhos rápidos para conferir o uso de dados, até o controle de notificações.

Se o espaço interno está ficando apertado, utilize o gerenciador para ser guiado no que deve ser apagado. O aplicativo possui até mesmo um verificador de estado da bateria, ele confere se todos os recursos de segurança estão ativos para impedir qualquer problema, como explosões.

Por fim, o “Gerenciador de celular” pode analisar todo o aparelho em busca de apps que consomem muita bateria, sobrecarregam o espaço interno ou prejudicam o desempenho. Cartões são mostrados para o usuário decidir o que fazer, inclusive impedir a execução do aplicativo em segundo plano ou na inicialização do sistema.

Separar volume de toque e de notificações

Pode parecer bobo, mas tem muita gente que precisa disso. Por padrão, o volume de toque e notificações é unificado. Vá para as configurações e veja que é possível separar. Assim, o som de notificações pode ser silenciado, enquanto o de chamadas continuará ativo.

Modos de câmera, gravação em 4K, foco seletivo e fotos em 24 MP

Sob o lema “We Love Photo“, as câmera do Zenfone 4 Selfie Pro fazem mais que só fotografar. Tanto as câmeras frontais quanto a traseira possuem “modo beleza”, criação de GIFs e panorama. No entanto, a câmera traseira possui mais recursos: modo Pro (com ajustes finos, de ISO a foco manual), câmera lenta, super resolução e contagem regressiva. É só deslizar para direita e conferir.

Dicas e truques para o Zenfone 4 Selfie Pro

A câmera frontal principal também pode fazer grandes fotos. Ela tem apenas 12 MP, mas tecnologia “DuoPixel“, assim, cada pixel possui dois subpixels. Vá nas configurações da câmera frontal e ative o DuoPixel para ter fotos de 24 MP, porém, sem HDR e demora um pouco para a montagem da imagem.

Outra funcionalidade exclusiva das câmeras frontais é o foco seletivo. Ele aplica efeito blur ao redor da pessoa a ser fotografada. Dependendo do ambiente, o efeito pode ser muito legal. Deslizar para esquerda exibe filtros de foto em tempo real, caso deseje colorir a foto originalmente.

A gravação em 4K não é a padrão, porque ocupa muito espaço. Para ativar, tanto na câmera frontal principal quanto na traseira, é necessário ativar as configurações.

Até o discador de chamadas é smart

Dicas e truques para o Zenfone 4 Selfie Pro

O discador de chamadas da ASUS está ainda mais funcional. Além de realizar chamadas, é possível bloquear números (função essencial), gravar chamadas e escolher contatos para serem privados.

Esse último recurso esconde os contatos selecionados da agenda, notificações e registro de chamadas e SMS. Além disso, há a capacidade de escolher qual nome e número do contato secreto será mostrado quando ele ligar.

Agora já pode usar melhor seu Zenfone 4 Selfie Pro

Gostou das dicas? Elas com certeza vão tornar o celular mais adaptado a você e facilitar o cotidiano. Qual dica você mais gostou? Tem alguma que faltou e você acha necessário? Conte-nos!

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter