Google Meet e Duo ganham novidades para melhorar suas videochamadas

duo2
O Google Meet e o Google Duo receberam novas funcionalides que melhoram suas reuniões e vídeo-chamadas
Anúncio
Google Meet e Duo ganham novidades para melhorar suas videochamadas

O trabalho remoto está se tornando cada vez mais necessário para a proteção e o bem-estar das pessoas durante esse período de quarentena devido à pandemia do novo coronavírus. Por essa razão, os meios de comunicação digitais precisam garantir um serviço de qualidade a todos os usuários. Pensando nesse cenário que demanda soluções eficientes de forma rápida, o Google lançou diversas atualizações para suas duas plataformas de chat por videoconferência e videochamada, o Google Meet (versão empresarial do Google Hangouts) e o Google Duo.

Atualizações do Google Meet

O Google anunciou nas últimas semanas a expansão dos recursos avançados do Meet para todos os usuários do G Suite, plataforma de serviços em nuvem para empresas. Além disso, o serviço conta com um suporte de engenharia reforçado para oferecer as novas funcionalidades a uma grande escala de usuários pelo mundo todo. Todas esses novos recursos utilizam tecnologias como a Inteligência Artificial do Google, para melhorar a qualidade dos encontros e a experiência dos usuários.

Layout de vídeos em mosaico

A expansão do layout agora permite que os usuários visualizem simultaneamente até 16 participantes (antes era possível ver até quatro pessoas por vez). O Google também pretende desenvolver outras modalidades para reuniões ainda maiores, com layouts apresentados de diferentes formas, disponíveis para diferentes tipos de dispositivos.

Layout de mosaico no Google Meet
Você poderá visualizar até 16 participanetes ao mesmo tempo em uma reunião no Google Meet

Apresentação de vídeos em alta qualidade com áudio

Agora os usuários podem apresentar apenas uma aba específica do Chrome durante as videochamadas, ao invés de exibir toda a tela. Essa funcionalidade é extremamente útil se você precisa compartilhar um vídeo com alta qualidade de conteúdo durante suas reuniões e precisa garantir a melhor experiência para quem estiver assistindo.

Modo com pouca luz

A inteligência artificial entra em ação no Meet para ajustar automaticamente a iluminação das videoconferências, além de deixar os participantes mais visíveis em condições onde a luz esteja abaixo do ideal. Essa função está liberada por enquanto apenas para usuários mobile, e futuramente estará disponível para navegadores também.

modo de pouca luz no Google Meet
Com o modo de pouca luz você nunca mais terá problemas de iluminação em suas chamadas

Cancelamento de ruídos

Interrupções sonoras são péssimas para qualquer conversa, principalmente em reuniões de trabalho. Dessa forma, para limitar esses sons inconvenientes, o Meet agora pode filtrar de forma inteligente as distrações que estiverem em segundo plano, como barulhos de animais de estimação ou do teclado enquanto se digita, fazendo anotações durante as conferências.

cancelamento de ruído do google meet
O cancelamento de ruídos vai remover qualquer som inconveniente durante suas reuniões

Esta função estará disponível nas próximas semanas para os clientes do G Suite Enterprise e G Suite Enterprise para Educação, começando para os usuários de navegadores, e posteriormente para dispositivos móveis. Você acessa o Google Meet pelos aplicativos para Android na Play Store e iOS na App Store, e através de navegadores web.

Atualizações do Google Duo

Mesmo nesses tempos de distanciamento social, a agenda social de muitas pessoas continua movimentada com happy hours com amigos, reuniões de família no fim de semana, festas de aniversário, etc. Tudo isso acontece no Google Duo, o aplicativo de chamadas por vídeo do Google disponível para Android ou iOS, tablets, navegadores da internet em dispositivos Windows, Mac ou ChromeOS (e até em alto-falantes inteligentes como o Nest Mini). Mais de 1,7 milhão de usuários se registram no Duo todos os dias. Por isso, a Google está lançando novos recursos que ajudam a fazer a gente se sentir perto mesmo estando longe.

Chamadas seguras e confiáveis

Chamadas de vídeo de alta qualidade com privacidade garantida são essenciais. Sendo assim, além de garantir criptografia dos dados de ponta a ponta, a empresa está realizando melhorias constantes para garantir que as chamadas por vídeo sejam claras e sem interrupções. O Duo usa inteligência artificial para reduzir interrupções no áudio. Ao longo da próxima semana, o Google lançará uma nova tecnologia de vídeo codec para aprimorar a qualidade e a confiabilidade da imagem nas chamadas – mesmo em conexões com pouca banda. 

Registre os movimentos especiais do cotidiano

Com a nova atualização do Google Duo, quem estiver numa chamada de vídeo pode tirar uma foto dos participantes, de forma rápida e simples, no celular, tablet ou Chromebook. As imagens registradas são colocadas lado a lado, numa moldura e automaticamente compartilhadas com todos os presentes na chamada – para serem salvas e guardadas na memória.

Google Meet e Duo ganham novidades para melhorar suas videochamadas

Reúna mais gente nas chamadas de vídeo

Nunca antes chamadas em grupo estiveram tão em alta! O Google tem registrado um volume oito vezes superior ao normal nesse tipo de ligação pelo Duo. Agora é possível ter até 12 participantes (e não mais 8) numa chamada via Android ou iOS. Nas próximas semanas, a empresa promete aumentar o número máximo de participantes para 32.

Google Meet e Duo ganham novidades para melhorar suas videochamadas

Conte para as pessoas que você está pensando nelas

Se você não conseguir fazer uma chamada, no Google Duo agora existe a alternativa de enviar vídeos, mensagens de voz, fotos e anotações. Esses recados podem ser personalizados com texto, emojis e desenhos. Para se ter uma ideia de como esse tipo de mensagem é popular, o Google registrou nas últimas semanas um aumento de 180% no envio de mensagens – e de 800% nas regiões mais afetadas pelas medidas de distanciamento social. Você pode dizer “estou com saudade” ou “estou pensando em você” usando um dos efeitos oferecidos pelo Duo. Além disso, você pode salvar seus recados mais importantes para sempre se não quiser que eles sejam excluídos depois de 24 horas.

Google Meet e Duo ganham novidades para melhorar suas videochamadas

O Google Duo está disponível para Android na Play Store, iOS na App Store e em navegadores web para computadores Windows, Mac e Chromebook.

E então leitor, o que você achou das novidades do Google Meet e do Google Duo? Deixe sua opinião nos comentários.

Fonte: Blog do Google Brasil, Google Cloud Blog

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter