Este mapa do coronavírus mostra o risco de contaminação no seu bairro

mapa covid capa
Projeto desenvolvido por estudante de medicina permite saber rapidamente qual é o risco de contrair o novo coronavírus em qualquer rua
Anúncio
Este mapa do coronavírus mostra o risco de contaminação no seu bairro

Um dos maiores problemas durante a pandemia do novo coronavírus (COVID-19) é a falta de informações localizadas sobre a doença. Apesar de diariamente os números de casos de cada cidade serem divulgados pela imprensa, eles mostram apenas um panorama geral e não indicam quais são as ruas e bairros mais afetados – e esse desconhecimento da situação real acaba gerando ainda mais pânico na população. E é justamente por isso que um novo mapa criado pelo projeto Juntos Contra o Covid.

Desenvolvido por Faissal Nemer Hajar, aluno de medicina na Universidade Federal do Paraná (UFPR), este mapa coleta informações fornecidas voluntariamente por usuários e, utilizando um algoritmo próprio, efetua a análise desses dados e consegue indicar quais os bairros e ruas que possuem mais casos confirmados do novo coronavírus, revelando assim quais são os lugares onde há a maior chance de se contrair a doença.

Chancelado pela Fiocruz e pelo próprio Ministério da Saúde, o objetivo é que este mapa não apenas ajude os usuários a saber se a área onde moram (ou mesmo onde seus familiares moram) possui muitos casos de infecção pela doença, mas também auxiliar as autoridades de saúde a descobrir em quais regiões da cidade a transmissão é maior e, assim, criar estratégias especiais para estes locais.

Como funciona o mapa do novo coronavírus

mapa coronavírus covid-19
Interface do mapa é bem simples de usar, e é só colocar qualquer endereço que ele te mostra qual a chance de se contrair a doença naquela região

O funcionamento do mapa deverá ser bem simples para qualquer pessoa que já acessou o Google Maps ao menos uma vez na vida. Ao entrar no site do projeto, o usuário dará de cara com um mapa do Brasil e, na coluna à direita da tela,é possível avistar a presença de uma barra de pesquisas.

Nesta barra você pode digitar o nome de qualquer cidade, bairro ou rua que deseja encontrar, e então a plataforma te mostrará qual é a gravidade da situação naquele local. Essa gravidade é calculada pelo algoritmo do projeto, que a partir das respostas enviadas pelos usuários consegue calcular se em uma determinada área a possibilidade de transmissão é baixa (identificada por uma bolinha azul no mapa), média (bolinha amarela) ou alta (bolinha vermelha).

Toda a ideia por trás do mapa desenvolvido pelo projeto Juntos Contra o Covid é de que as informações utilizadas para a criação dele são disponibilizadas de forma voluntária pelos usuários, por isso é importante que todos enviem seus dados para que o mapa esteja sempre o mais completo e atualizado possível. Isto pode ser feito facilmente através do botão “doar informações”.

mapa coronavírus covid-19
O botão “Doar informações” pode ser usado para fornecer os dados sobre o novo coronavírus da sua localidade e manter o mapa atualizado

Ao clicar no botão, você será enviado para um formulário com algumas perguntas sobre se você teve contato direto nos últimos dias com alguém que teve um diagnóstico do novo coronavírus confirmado, ou se chegou a apresentar sintomas como os da doença – além, é claro, do endereço de sua residência. Essas informações são somadas às outras já existentes no mapa, atualizando o status de cada região que é cadastrada ali.

A atualização é feita a cada cinco minutos, e todos os dados enviados pelos usuários são sigilosos, e nenhuma das empresas e órgãos públicos ligadas ao projeto poderão conseguir identificá-lo através desses dados, pois não há acesso às informações de cada formulário, mas apenas aos dados analisados pelo algoritmo criado pelo projeto. 

Além da Fiocruz e do Ministério da Saúde, o projeto Juntos Contra o Covid também conta com apoio da Amazon Web Services, da Gebit, da Cloudster e da Across, e possui um financiamento coletivo para todos aqueles que puderem contribuir financeiramente para a continuidade do projeto.

Para conhecer e visualizar o mapa com os dados da sua cidade, região, bairro ou rua, visite a página do Juntos Contra o Covid.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter