Palácio de Versailles agora pode ser visto internamente graças a tecnologia VR

dims 2
O Palácio de Versailles, um grande ponto turístico de Paris, foi alvo de um projeto de fotometria do Google para entregar um tour VR detalhado pelo castelo
Anúncio
Palácio de Versailles agora pode ser visto internamente graças a tecnologia VR

Em parceria com o Château de Versailles, o Google resolveu unir a fotometria e o Street View, ferramenta bastante usada da empresa, até mesmo na Estação Espacial, para criar o projeto “VersaillesVR: The Palace Is Yours” (Versailles: O Palácio é Seu), que oferece um tour em VR (realidade virtual) detalhado pelo Palácio de Versailles, na França.

Fazendo uso da fotometria, o Google conseguiu capturar 387.500 mil pés quadrados de imagens 3D em 21 salas da residência real de Louis XIV. Esse é o maior projeto de fotometria realizado no castelo. Os proprietários do HTC Vive Oculus Rift poderão inspecionar (e até mesmo manipular) com detalhes mais de 100 esculturas, pinturas e outras obras que estão dispostas pelo Palácio.

Para criar esse projeto com altos níveis de detalhes, o Google precisou coletar mais de 4TB de dados, sendo preciso texturizar nada menos que 15 bilhões de pixels. Graças ao tour VR, será possível analisar o King and Queen’s State Apartments, Queen’s State, Royal Opera House, Royal Chapel e Hall of Mirrors, por exemplo. “Tapeçarias, pinturas, tetos, esculturas e móveis, tudo está ao alcance do seu controle para garantir acesso ilimitado e privilegiado aos tesouros de Versailles“, diz a descrição na Steam. “Para uma experiência mais íntima, mude para o modo noturno e explore o palácio à luz das chaminés“, conclui.

No momento, essa novidade é exclusiva para quem possui o HTC Vive ou o Oculus Rift. Felizmente, o Google também disponibilizou uma grande exposição online que exibe mais de 390 itens do Palácio, como artefatos históricos, pinturas e outros objetos interessantes. O tour vai mostrar detalhes das seis salas mais importantes do castelo, com comentários de especialistas no assunto para deixar tudo mais dinâmico e esclarecedor. Toda a exposição pode ser encontrada no site Arts & Culture do Google.

Palácio de Versailles

A imagem mostra a parte interna do Palácio de Versailles
Ambiente interno do Palácio de Versalhes

Como foi dito anteriormente, o Palácio de Versailles fica localizado na França, e como o próprio nome sugere, mais especificamente na cidade de Versalhes, uma aldeia rural na época de sua construção mas que agora é um subúrbio de Paris. Com área de 8,2 km², o castelo foi o centro do poder do Antigo Regime daquele país, indo de 1682 à 1789.

Luís XVI, nascido em 1754 e morto em 1793, foi o último rei, tendo recebido o título Duque de Berry. Dentre as diversas salas, as mais conhecidas são: Grand Appartement du Roi, Grand Appartement de la Reine e Le petit appartement du Roi.

Fonte: Engadget

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter