Review 1 ano: iPhone XS ainda vale a pena?

Imagem destacada do iPhone XS
Depois de completar seu primeiro aniversário, o iPhone XS se prova um smartphone que possui seu próprio tempo

O iPhone XS é a culminação de anos de trabalho da Apple em entregar a melhor experiência aos seus consumidores. Aqui, o usuário vai encontrar a mais completa experiência em um dos smartphones mais premium do mercado.

Um ano depois do lançamento do iPhone XS, foi oferecido a mim, usuário do sistema Android desde o meu primeiro smartphone, a ter um pouco de toda essa experiência pela primeira vez. Depois de quase um mês como meu smartphone principal, você confere os resultados da minha experiência com o dispositivo, e se depois de um ano o iPhone XS ainda vale a pena.

Design premium e tela de altíssima qualidade

O design do iPhone sempre me agradou no geral. A Apple promove tendências desde o sucesso iPhone 4 e na linha X não foi diferente, com o contraditório notch introduzido como uma solução para a construção de um smartphone todo tela. O mercado logo tratou de se adaptar a essa nova realidade, e nos meses seguintes, diversas fabricantes competiram para produzir o menor notch do mercado.

No iPhone XS é isso: o notch está ali e você vai ter que se acostumar com isso. A proposta não me deixa completamente satisfeito, a faixa preta na tela incomoda um pouco ao consumir conteúdo multimídia no smartphone, já que cobre parte de vídeos e jogos.

Apesar de grande, o notch tem um motivo de ser deste tamanho: ele comporta a câmera frontal e o sensor IR para o desbloqueio via Face ID e o mapeamento das expressões para o animoji, serviço da empresa que transforma a face dos usuários em emojis animados. Até a data de publicação deste review, não houve uma atualização de software que trouxesse uma solução paliativa ao notch, como a Huawei trouxe com os novos P30 para “esconder” o entalhe na tela.

tela do iPhone XS
Tela Super Retina HD do iPhone XS é uma das mais incríveis da atualidade

Contudo, o display frontal do iPhone XS é um dos mais incríveis presentes nos smartphones atuais. A tela é uma OLED Super Retina HD de 6,2 polegadas com suporte a HDR e 3D Touch. Os detalhes em imagens e vídeos de alta resolução saltam aos olhos e impressionam pela definição e a naturalidade que as cores são mostradas. 

A tecnologia HDR só deixa tudo mais bonito, trazendo tons de preto com mais contraste e trabalhando sombras e luz com primor. Consumir conteúdos diversos no iPhone XS é espetacular e, mesmo um ano depois, é difícil alguém trazer conjunto de imagem mais equilibrado.

Entrada lightning e saídas de som estéreo do iPhone XS
Saídas estéreo do iPhone XS possuem som encorpado e de ótima imersão

E todo esse refinamento continua sendo representado em sua carcaça construída em aço inoxidável e vidro. Apesar de parecer frágil, o iPhone XS se destaca em seu design, se mostrando resistente e quase levado pelo minimalismo.

A Apple faz questão de que o usuário da linha X utilize o mínimo de interação com botões físicos, e isso está atrelado diretamente aos poucos botões adicionados ao corpo do iPhone XS. Nas laterais temos somente um mini-interruptor que silencia todos os sons do sistema, botões de volume, gaveta de chip único e o grande “botão lateral”, que se encontra à direita do aparelho. É um botão de bloqueio / desbloqueio que possui algumas funções extras de interação com o gardget. Por exemplo, segure o botão para acionar a Siri ou dois toques para confirmar um pagamento. Já na parte inferior temos a entrada lightning padrão e as saídas estéreo de som. Infelizmente, não há entrada P2 aqui.

Parte lateral do iPhone XS
Laterais do iPhone XS possuem poucos botões, focando assim na experiência em tela

Por fim, na traseira temos as duas câmeras na parte superior esquerda, alojadas num relevo que não irá agradar muito aqueles que não gostam de utilizar o smartphone com cases, já que ao repousar o celular, as câmeras ficarão apoiadas diretamente na superfície.

Botão lateral do iPhone XS
Botão lateral do iPhone é responsável pela confirmação de ações e bloqueio/desbloqueio do celular

O iPhone XS possui certificação IP68 contra água e poeira, podendo ficar em até dois metros de profundidade por até 30 minutos sem sofrer danos. Essa adição bate de frente com seus concorrentes diretos, como Samsung Galaxy S9 e o mais recente, Galaxy S10. Só uma coisa que vale ressaltar sobre a resistência contra água e poeira no iPhone XS. Em teoria, você estará livre para tomar banho com seu iPhone, jogá-lo na água ou tirar foto mergulhando na piscina. O problema é que, caso seu iPhone seja danificado por água ou outros líquidos, a Apple não realizará a garantia. Por precaução, tente evitar.

Alta performance com o processador A12 Bionic

O iPhone XS é um monstro em processamento e passa por cima de muitos smartphones premium atualmente, mesmo com uma configuração que já completou seu primeiro aniversário.

O processador equipado no modelo é um A12 Bionic, o primeiro fabricado em 7 nanômetros do mercado. Desenvolvido pela própria Apple, o A12 é um processador superpoderoso com seis núcleos de processamento, sendo dois núcleos dedicados para tarefas de alta demanda, e os outros quatro para atividades mais simples, como navegação de redes sociais. Em termos de GPU, o processador reserva mais 4 núcleos dedicados para gráficos junto do Neural Engine octa-core, que alia todo esse poder para Inteligência Artificial.

A12 Bionic, processador do iPhone XS
A12 Bionic é um dos processadores mais poderosos do mercado e faz o iPhone XS ser incrível

Isso significa um poderio imenso para todo o tipo de atividade. Jogos rodam em suas configurações máximas em 60 FPS sem engasgos e travamentos. Já em aplicações, o smartphone consegue manter diversos Apps abertos em simultâneo e a transição entre eles é instantânea.

Se formos comparar com o chip anterior A11, que vinha equipado no iPhone X, o aumento no desempenho é de mais de 15%, além de ter mais eficiência energética e downloads 200% mais rápidos que no antecessor.

Durante os testes, toda essa rapidez foi comprovada. Os downloads e atualizações de aplicativo pela Apple Store eram concluídos em questão de segundos, e até mesmo aplicativos grandes como Fortnite baixou e instalou todos os seus pacotes necessários em questão de poucos minutos.

Depois de 1 ano, o iPhone XS ainda é um smartphone perfeito para jogos e aplicações mais pesadas, aguentando o tranco melhor que alguns celulares que saíram em 2019.

Excelente câmera para ir além das redes sociais

O conjunto duplo de câmeras traseiras que vem equipado no iPhone XS é incrível. As imagens capturadas possuem cores muito naturais, gerenciamento de brilho / contraste excelentes e manipulação da luz ao redor de forma primorosa.

As duas câmeras traseiras possuem 12 MP de resolução, sendo uma grande angular com abertura de f/1.8 e a telefoto com abertura de f/2.4. Ambas as câmeras possuem suporte ao True HDR.

Câmeras do iPhone XS
Conjunto de câmeras do iPhone XS trazem ótima qualidade para os cliques e surpreendem

O resultado dos cliques traz aquele padrão de qualidade Apple em termos de fotografia. Não precisa ser um exímio fotógrafo para capturar uma imagem de forma profissional e pronta para postar em todas as redes sociais. O software de câmera aliado ao hardware, faz todo o trabalho mais pesado e ajuda o usuário a encontrar a melhor forma de capturar aquela cena.

Fotografia 1 do iPhone XS
O iPhone XS proporciona fotos excepcionais com bom balanceamento de cores e ótima manipulação de luz

Sobre cliques com efeito de profundidade, o iPhone XS entrega o melhor efeito que já testei. Já que o efeito é realizado pelo hardware e não pelo software, tudo é muito natural e ajustável. A detecção facial do Neural Engine, tecnologia integrada ao A12 Bionic, é muito competente.

Fotografia 2 do iPhone XS
Desfoque de profundidade do iPhone XS é muito natural, sem borrões e falhas no efeito. Uns dos melhores atualmente

Em condições de pouca luz, ainda assim as câmeras fazem fotos com muita qualidade, o sensor consegue captar pixels mais profundos para aumentar a fidelidade da cena, deixando mais luz entrar. O resultado disso são cliques bem definidos e sem ruído.

Em gravações de vídeo, toda essa qualidade se repete, sendo suportado gravação em 4K, 1080p e 720p a 60 FPS. A estabilidade de vídeo é muito boa até mesmo em condições não muito favoráveis, como shows lotados, corridas, caminhadas e o balanço do transporte.

Já a câmera de selfie também possui uma grande qualidade, mas com menos primor que as traseiras. As selfies são muito competentes e trazem um naturalismo nas cores e na detecção da face para efeitos de profundidade – e o melhor, não existe pós-processamento de beleza facial, o que me agrada.

Selfie do iPhone XS
Selfies no iPhone XS são muito naturais e sem efeitos de pós-processamento.

Os efeitos do modo retrato pela câmera de selfie, no entanto, são um pouco artificiais, mas ainda sim são bem interessantes para boas fotos para redes sociais. A câmera frontal possui 7 MP com abertura de f/2.2 e um sensor TOF para os efeitos de profundidade. Em gravações com a câmera frontal, os resultados são satisfatórios e entrega uma boa fidelidade de cores. É suportado apenas vídeos em 1080p (Full HD) a 60pfs.

Sistema iOS e beta do iOS 13

O iOS que acompanha o iPhone XS é a versão 12.3. O sistema entrega tudo aquilo que o A12 Bionic consegue proporcionar em termos de velocidade e processamento de dados. É tudo fluido, rápido, instantâneo e sem travamentos.

Minha única crítica, já que venho do sistema Android, é o impedimento que a Apple coloca em certos aspectos da experiência do usuário. Tudo é muito refinado e complexo, mas ao mesmo tempo é tudo simples demais, e essa simplicidade limita algumas ações do usuário.

Menu do iPhone XS
iOS 12.3 entrega uma experiência digna de seu grande processamento, tudo muito fluido, rápido e simples.

Claro, isso tudo é questão de costume e não afeta a experiência de nenhuma forma, mas certas possibilidades impedidas pela política de segurança da Apple, como rodar emuladores, conectar joysticks, pen drives e periféricos, são funções que estão começando a aparecer nos novos iPads e que seriam muito bem-vindas por aqui.

Durante os testes, houve uma atualização para o beta do iOS 13, para ter um gostinho de todas as novidades anunciadas pela Apple, e o sistema conseguiu ficar mais ágil e bonito.

A adição do Dark Mode é algo que vai cair muito no gosto dos usuários por deixar o sistema com uma cara mais refinada – tons escuros me agradaram mais do que os tradicionais tons claros do sistema da Apple. O aplicativo de notas foi retrabalhado para maior organização das atividades, a digitação via gestos finalmente chega ao teclado e os downloads receberam um pequeno upgrade na questão de velocidade.

Dark Mode do iOS 13
Dark Mode do iOS 13 deixa o sistema todo mais bonito e estiloso

No geral, o iOS 13 chega mais para trazer funções que já deveriam ter chegado ao sistema da Apple e melhorar o desempenho de downloads, instalação e tamanho dos pacotes dos aplicativos.

Bateria e SmartCase

A bateria do iPhone XS é de apenas 2658 mAh, o que pode parecer pouco – e realmente é –, mas o gerenciamento energético do conjunto de componentes, aliado ao A12 Bionic, faz com que a bateria dure mais do que os mAh indicam.

O aparelho dura o dia todo fora da tomada com uma utilização mais básica, sem abusar de redes 4G, tela sempre ligada, execução de vídeos e utilização da câmera. Já em uma utilização mais agressiva, a bateria minou por volta de 8h/9h, o que é ainda sim impressionante.

SmartCase do iPhone XS
SmartCase do iPhone XS é item indispensável para quem não deseja ficar sem bateria em nenhum momento

O iPhone XS se carrega pelo método fast charging, e em apenas 30 minutos é capaz de chegar em 50% de carregamento. O smartphone também vem com suporte para carregamento sem fio, sendo compatível com qualquer carregador sem fio, sendo possível ser recarregado inclusive com a traseira do Samsung Galaxy S10 por meio da tecnologia PowerShare.

Junto do iPhone XS, recebi a SmartCase, a famosa capa com “bundinha” da empresa. Essa “bundinha” é uma bateria extra, que na versão para iPhone XS possui 1369 mAh. A smartcase é acoplada ao smartphone via entrada lightning, e faz com que o iPhone tenha uma duração maior. Em nossos testes, com a SmartCase acoplada, o iPhone XS durou por cerca de 2 dias sem precisar ser recarregado.

SmartCase do iPhone XS
SmartCase faz o iPhone XS ficar muito grande, incomodando colocar no bolso

É realmente surpreendente o quanto essa SmartCase aumenta a durabilidade da bateria. Além disso, ela protege o celular contra arranhões e quedas, já que é muito resistente. O único revés desse acessório é o fato de deixar o smartphone muito grande e pesado, podendo ser um incômodo em colocar nos bolsos. Fora isso, é um acessório muito necessário para todos os donos do iPhone XS, já que nunca deixará você ficar na mão por falta de bateria.

Conclusão

O iPhone XS é um smartphone que pode confrontar concorrentes mais recentes com força. Seu processador A12 Bionic aliado a ótimas câmeras e um sistema que consegue mostrar o poderio do hardware do aparelho, faz do iPhone XS uma ótima aquisição mesmo 1 ano após seu lançamento.

O iPhone XS pode ser adquirido pela loja oficial do Showmetech no Magazine Luiza pelo preço de R$ 7.445,00 em sua versão mais básica de 64 GB.

Especificações técnicas do iPhone XS

TelaOLED Touchscreen capacitivo de 5,8 polegadas
16 milhões de cores 1125 x 22436 pixels 458ppi
Aspecto 19:5:9
ProcessadorApple A12 Bionic (7 nm) Hexa-core (2×2.5 GHz Vortex + 4×1.6 GHz Tempest)
Apple GPU (4-core graphics)
RAM4GB
Armazenamento64/256/512 GB
Câmeras traseiras
Lente primária de 12 MP f/1.8, 1.4µm, sensor de 1/2.55?, PDAF, OIS
Lente secundária de 12MP f/2.4, sendor de 1/3.4″, PDAF, OIS com zoom óptico 2x
Quad-LED dual-tone flash, HDR (photo/panorama)
Grava vídeo a [email protected]/30/60fps, [email protected]/60/120/240fps
Câmera frontal7 MP, f/2.2, 32mm, TOF 3D camera, HDR e grava vídeo a [email protected]
ConectividadeEntrada lightning e slot para chip único
Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, dual-band, hotspot, Bluetooth 5.0 (com A2DP, LE)
A-GPS, GLONASS, GALILEO, QZSS
NFC e Rádio FM
BateriaLi-Ion 2658 mAh (10.13 Wh) com carregamento rápido de 15W.
Dimensões143.6 x 70.9 x 7.7 mm
Peso177 gramas
CoresCinza espacial, prata e dourado
OSiOS 12.3
SensoresFace ID, Acelerômetro, giroscópio, proximidade, compasso, barômetro
PreçoA partir de R$ 7.299,00
iPhone XS
  • Tela - 10/10
    10/10
  • Design - 9/10
    9/10
  • Processamento - 10/10
    10/10
  • Câmeras - 9.5/10
    9.5/10
  • Bateria - 7.5/10
    7.5/10
  • Sistema Operacional - 8.5/10
    8.5/10
9.1/10

Summary

O iPhone XS da Apple completou 1 ano desde o lançamento e ainda é um dos smartphones mais potentes do mercado.

Pros

  • Tela de ótima qualidade;
  • Desempenho surpreendente mesmo após um ano;
  • Fotos profissionais com um clique;
  • Bateria com smartcase é surpreendente;
  • iOS 13 com recursos muito bem-vindos;
  • Desbloqueio com Face ID super seguro.

Cons

  • Design com notch grande incomoda na visualização;
  • Limitação do iOS em conectar periféricos.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe um comentário: