Snapdragon 855: as vantagens que o processador trará para fotos e vídeos

Snapdragon 855: veja as vantagens que o processador trará para foto e vídeo
Novo processador possui diversas funcionalidades que irão melhorar captura de fotos e vídeos

Ontem (05) foi o segundo dia do Snapdragon Tech Summit 2018, evento realizado no Mauí, a segunda maior ilha do Havaí, onde a Qualcomm apresenta os detalhes sobre o seu novo processador, o Snapdragon 855.

A empresa aproveitou a segunda etapa do evento para falar sobre as vantagens que o novo processador trará ao setor audiovisual. Além de possuir arquitetura de  7 nanômetros, o novo Snapdragon apresenta diversas melhorias na área da fotografia.

Confira abaixo um resumo de todas as vantagens que já deverão estar presentes nos smartphones em 2019.

Estabelecendo novos padrões

O novo processador inclui o CV-ISP (o primeiro dedicado a visão-computacional do mundo), que conta com detecção de profundidade baseada em hardware, permitindo captura de vídeo e identificação de objetos, tudo em 4K HDR e 60 fps.

Com essa novidade, uma pessoa pode filmar um vídeo e substituir objetos e fundos selecionados na cena em tempo real, sem deixar de lado a resolução 4K HDR.

Funcionalidades do setor de fotografia do novo processador Snapdragon 855
Reconhecimento de objetos também será melhorado. Confira um antes e depois

A estabilização da imagem também foi aprimorada, acabando com as imagens borradas.

Funcionalidades do setor de fotografia do novo processador Snapdragon 855
Imagens borradas? Com o novo processador você pode esquecer isso

O novo processador da Qualcomm traz um leque de novas funcionalidades que devem inspirar diversas fabricantes, e isso está sendo comprovado a cada dia do evento.

Funcionalidades do setor de fotografia do novo processador Snapdragon 855
Funcionalidades de novo processador no setor da fotografia impressionam

O novo Snapdragon traz vários recursos de visão-computacional (CV) acelerados por hardware, fornecendo recursos de fotografia computacional e captura de vídeo de última geração, ao mesmo tempo que apresenta uma economia de energia até quatro vezes maior que os modelos anteriores.

Funcionalidades do setor de fotografia do novo processador Snapdragon 855
Qualcomm está inaugurando uma nova era com seu novo processador 5G

Através da câmera do smartphone, o processador consegue compreender quais objetos, rostos, animais, entre outros, estão focados, além de reconhecer pessoas e até mesmo compreender textos.

Parceria com o Google

Google esteve presente no segundo dia de evento para confirmar que continua sendo um dos parceiros da Qualcomm, especialmente no quesito visão computacional voltada ao reconhecimento facial em fotos.

O trabalho das duas gigantes de tecnologia resulta em imagens com mais detalhes, claridade e efeitos que antes só eram possíveis com câmeras profissionais. E ele faz tudo isso utilizando apenas uma lente.

Apresentação do Google durante o evento da Qualcomm para falar sobre as melhorias do Snapdragon 855
Google segue como parceira da Qualcomm

Snapdragon 855 consegue melhorar até mesmo fotografias que foram capturadas por outros aparelhos. 

Realidade aumentada também estará presente

Uma demonstração que impressionou a todos foi a função que permite mudar a cor do cabelo da pessoa que está em um vídeo em tempo real.

Assista ao vídeo do momento da apresentação:

Isso foi possível graças a nalbi empresa coreana de inteligência artificial. Após a apresentação, foi disponibilizado um video que mostra em detalhes de como essa função vai acontecer. Confira abaixo:

 Graça aos novos processadores, o poder das câmeras de celulares está começando a superar os recursos disponíveis em câmeras profissionais.

Efeito bokeh em vídeos

Snapdragon 855 também irá permitir a aplicação do efeito bokeh em vídeos 4K, o que antes só era possível em fotografias. Você pode conferir uma amostra de como isso vai acontecer na prática, através do vídeo disponível no tweet abaixo:

Outra funcionalidade exclusiva é a visão noturna, atualmente, disponível apenas em smartphones, que diz mais respeito ao processamento da imagem e aos artifícios da visão computacional do que ao tamanho das lentes e aberturas.

Além de todas essas novidades, também foi anunciado um novo formato de fotos e vídeos que irá permitir várias possibilidades.

Snapdragon 855 inaugura novo formato de arquivo

Os pontos positivos do novo processador não acabam por aí. A Qualcomm anunciou um novo formato de imagem, nomeado de HEIF, capaz de entregar arquivos 50menores, facilitando o compartilhamento.

Funcionalidades de câmera do novo processador da Qualcomm, o Snapdragon 855
Processador permite captura de imagens impressionantes

Snapdragon 855 suporta gravação de HDR 10+, graças ao Qualcomm Spectra 380 ISP. Isso significa que mais de 1 bilhão de cores diferentes podem ser capturadas sem perder o contraste e o brilho.

Funcionalidades do setor de fotografia do novo processador Snapdragon 855
Vídeos em alta qualidade? O novo processador também terá isso

Também é possível tirar 3 fotos ao mesmo tempo, salvas em um único arquivo. O objetivo é fazer vários cliques para ter uma ter uma imagem perfeita.

Mais novidades a caminho

Mais novidades serão apresentadas no dia final (06) do Snapdragon Tech Summit 2018. O assunto PCs sempre conectados ( Always On, Always Connected PCs) deve ser um dos destaques.

Os notebooks com processadores da Qualcomm não devem ficar de fora esse ano, porque esse foi um dos aspectos que mais melhoraram na empresa desde o ano passado.

Confira uma imagem capturada com as funcionalidades do processador da Qualcomm
Confira uma imagem capturada com as funcionalidades do processador da Qualcomm

Showmetech também estará presente no último dia das apresentações da fabricante de processadores, e você também pode conferir tudo o que for mostrado aqui.

Não esqueça de seguir nossas redes sociais para ficar sabendo de todas as notícias do evento. Confira um resumo de tudo o que aconteceu no primeiro dia do evento:

O que você achou das funcionalidades do Snapdragon 855? Você compraria um smartphone com esse processador? Conte pra gente nos comentários!

1 Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Comente:

Receba Notícias por E-mail:

Receba notícias no seu e-mail
Holler Box