Vale a pena ter um Painel Modular de LED Samsung em casa?

foto2
O Painel Modular de LED começa a ganhar popularidade para residências. A Samsung é uma das principais empresas a fornecer essa opção; veja se vale a pena investir
Anúncio
Vale a pena ter um Painel Modular de LED Samsung em casa?

Nos últimos anos, acompanhamos as grandes transformações dos aparelhos televisores. Passamos pelas TVs de tubo, plasma, LED, smart TVs, e já é possível ter uma previsão do que vem no futuro: telas em Painel Modular de LED. Essa tecnologia é relativamente nova, mas tende a se popularizar nos próximos anos. 

Atualmente, a Samsung é uma das principais empresas de televisores no Brasil. A gigante sul-coreana tem hoje como principal tecnologia o QLED, mas também vem apostando em Painel Modular de LED, com a tecnologia MicroLED

Os painéis modulares de LED geralmente são encontrados em ambientes públicos, como em comércios, prédios corporativos, estádios, salas de controle e reunião. Com qualidade elevada e possibilidade de personalização, o objetivo agora é popularizar essa opção para seu uso também em residências. 

Painel Modular de LED em local público
O Painel Modular de LED, famoso por estar em locais públicos, já pode ser adquirido para residências

Confira a seguir todos os detalhes do Painel Modular de LED, como ele funciona e se vale a pena investir na tecnologia para a sua casa.

O que é o Painel Modular de LED Samsung

Antes de chegarmos ao Painel Modular de LED, é preciso entender a tecnologia por trás dele: o MicroLED, que ficou ainda mais conhecido durante a CES – Consumer Electronics Show 2018. O MicroLED, assim como o QLED, entrega qualidade de imagem que impressiona, prezando por tons escurecidos, cores vivas e intenso contraste. Ele foi desenvolvida para telas menores que gastam pouca energia e acabou sendo introduzido em painéis modulares de LED. 

O MicroLED é baseado no LED de nitreto de gálio (GaN), que garante muito mais brilho do que displays OLED. Outro ponto de destaque do televisor/tela MicroLED é que ele não sofre com burn-in (ou tela-fantasma), que cria “sombras” ou “fantasma” em uma imagem estática no display. Com isso, o Painel Modular de LED permite a personalização de telas modulares e gigantes, sem abrir mão da qualidade de imagem. 

Os painéis modulares de LED são como quebra-cabeças, compostos por blocos que quando unidos formam uma tela gigante. Essa tela pode assumir formatos variáveis, podendo estar na horizontal ou vertical, e podem ser maiores do que televisores convencionais, com 88, 93 e 110 polegadas (e até mais).

A The Wall foi a primeira TV da Samsung capaz de permitir ao usuário acoplar telas (Painel Modular de LED). Ela foi lançada em 2018 e conta com MicroLED, resolução 8K e impressionantes 146 polegadas. 

Bloco de LED da Samsung
As telas são montadas a partir de painéis modulares de LED

Atualmente, no mercado brasileiro, a Samsung já oferece o Painel Modular de LED como a The Wall, através da série IF (IF015H). Esse painel de LED da empresa tem capacidade para exibir imagens realistas, até mesmo em videoconferências; com o pico dinâmico, você conseguirá, por exemplo, otimizar o brilho e evitar que haja interferências de iluminação externa. 

A série IF promete luminosidades de 1600 nit, enquanto outras telas convencionais entregam 800 nit e a imagem original cai para apenas 100 nit, revelam os testes da Samsung.   

Quais as vantagens de usá-lo em casa

Casa com uma painel modular de LED
O usuário pode ter experiência de cinema com os painéis modulares de LED

A qualidade de imagem do Painel Modular de LED IF015H, da Samsung, é um dos grandes diferenciais e está entre as vantagens de apostar nessa opção para a casa. Tonalidades de vermelho, verde e azuis são destacadas, eliminando distorção. Graças ao recurso HDR (ou High Dynamic Range) a experiência em vídeo também é ressaltada por conta dos contrastes dinâmicos. Na prática, imagens claras são destacadas e, ao mesmo tempo, cores vibrantes ficam mais intensas. 

A ventilação é um dos principais pontos negativos em painéis modulares de LED. Considerando esse contra, a Samsung aprimorou o desempenho do display IF015H. O painel possui tecnologias avançadas para controlar tanto temperatura como a ventilação.

A definição “modular” também faz sentido na hora de fazer alterações no equipamento. De acordo com a Samsung, o usuário não encontrará complexidade quando realizar reparos, caso seja necessário. Você consegue ter acesso fácil aos componentes críticos do Painel Modular de LED e isso poderá ser feito pela parte frontal ou traseira do dispositivo. Dessa forma, não será preciso desmontar ou remover os módulos de LED. 

The Wall, a primeira TV com painel modular de LED da Samsung
The Wall, a primeira TV com painel modular de LED da Samsung

O seu formato slim é outro diferencial, em comparação aos demais, e permite um visual mais agradável quando instalado em paredes residenciais. 

Já a exibição de conteúdo pode ser transmitida pelo player externo S-Box, que dispensa a utilização de aparelhos externos e splitters. A partir de uma única fonte, o usuário pode fazer todo o controle da tela. Através do software MagicInfo, você tem total controle de criação das telas, bem como o monitoramento, controle remoto e a atualização de firmware

Como funciona a instalação

Componentes de instalação da Pianel da Samsung IF015H
Componentes de instalação do painel da Samsung IF015H

A instalação do Painel Modular de LED da Samsung é bem simples, semelhante à instalação de televisores convencionais. A única diferença é a necessidade de encaixar os blocos de LED. 

O painel conta com um equipamento chamado pela Samsung de Kit Direct Mount. Ele possui ganchos permitindo conectar cada gabinete de forma individual. Assim, de forma simples, você poderá colocar cada tela na moldura. Segundo a fabricante, fica dispensável o uso de pregos e parafusos durante os encaixes dos displays.

O Painel Modular de LED é melhor que uma Smart TV?

Painel Samsung IF015H
Painel Samsung IF015H pode compor telas com diversos formatos e tamanhos

Considerando a qualidade de imagem, durabilidade e sobretudo a possibilidade de personalização, o Painel Modular de LED possui mais vantagem em comparação com as Smart TVs. Ainda assim, apostar num produto como esse requer alguns cuidados: é preciso analisar tamanho disponível na parede, dimensões dos blocos e quantidade de painéis a serem comprados. Ou seja, o processo de aquisição é muito diferente do que comprar uma TV convencional. 

Se você preza pela qualidade de imagem, os painéis modulares de LED são uma grande aposta e, claro, você estará imerso no futuro dos aparelhos televisores.  

Preço e disponibilidade

No Brasil, a IF015H é um dos principais painéis da Samsung à venda, sendo comercializado através do fornecedor especializado WDC Networks. Por ser um equipamento personalizável conforme a aplicação, seu preço é disponível apenas sob consulta com o fornecedor.

O Showmetech procurou a Samsung para obter valores do equipamento, mas essa informação não foi repassada, tendo em vista que os preços podem variar. 


O que achou do equipamento? Pronto pra ter na sala da sua casa uma experiência de cinema? Escreva nos comentários!


Especificações técnicas Samsung IF015H

Distância entre Pixels 1,5mm
Configuração dos Pixels 1 vermelho, 1 verde, 1 azul
Tipo de Diodo Surface Mount Device (SMD)
Dimensões (LxAxP -por gabinete) 480 x 540 x 65mm
Peso (por gabinete) 5,8kg
Dimensões da caixa (LxAxP) 606 x 667 x 179mm
Vida útil do LED 100.000 horas
Brilho (Pico/Máx.) 1.600nit/800nit
Taxa de Atualização 1.920Hz, 3.840Hz Selecionável
Consumo de Energia – Máx 770 (W/m²)/200 (W c/ Gabinete)

Fonte: Samsung.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter