Vírus no Calendário? Brecha no Google Agenda permite spam de eventos. Entenda

Pessoa com raiva olhando para o computador (Imagem: Deposit Photos)
Alguns usuários do Google Agenda estão enfrentando problemas com spam em seus calendários; saiba como resolver esse problema no PC e smartphone

Há algum tempo, os usuários do Google Agenda vêm sofrendo algum tipo de ataque de spam em sua agenda. Eventos para os quais não foram convidados, e tampouco confirmados, mesmo sendo considerados spam ou vírus no calendário, estão aparecendo automaticamente no calendário do aplicativo do Google.

O problema não é novo e, atualmente, tem se tornado cada vez mais recorrente nas agendas dos usuários. A situação se tornou tópico de discussão novamente após um usuário do Reddit chamar a atenção para o evento “Your iPhone Xs Max is ready for PickUp” (“Seu iPhone Xs Max está pronto para ser recolhido”, em tradução livre) que não existe.

Basicamente, os spams aparecem na agenda através de um e-mail contendo um convite para um evento que não existe, e isso acontece mesmo que o e-mail caia na Caixa de Spam do Gmail. O calendário irá colocar o compromisso na agenda, independente da origem ou da procedência dos links.

A arquitetura do Google Agenda dá a impressão de que os eventos são legítimos
A arquitetura do Google Agenda dá a impressão de que os eventos são legítimos

A arquitetura do Google Agenda dá a impressão de que os eventos são legítimos, pois apenas ter um evento no calendário já é capaz de acionar notificações sobre ele. De todo caso, isso não exime os usuários de terem que averiguar a procedência, se receberam convites de contatos que são confiáveis ou se os eventos incluídos na agenda são fontes desconhecidas.

Sendo um espaço muito pessoal, o Google Agenda geralmente é gerenciado cuidadosamente por seus usuários e suas respectivas interações. É invasivo que eventos não confirmados sejam adicionados automaticamente na agenda sem aprovação. Para isso, separamos alguns passos para que os usuários possam retirar tais conteúdos intrusos da agenda. Confira abaixo:

Resolvendo o problema de spam no Google Agenda

Para começar a lidar com a situação que, no mínimo, é irritante e expõe o PC ou smartphone a um conteúdo de spam ou vírus no calendário, é preciso enfrentar o problema de recusar o convite, e isso fará com que o conteúdo fique riscado na agenda, atrapalhando quaisquer formatações feitas.

Existe também uma maneira de configurar a agenda para que o spam não seja notificado e que não apareça automaticamente na lista de formas indesejadas ou que os eventos recusados fiquem à mostra na agenda, de forma desorganizada.

Bloqueie a adição de convites na agenda

O primeiro passo é impedir que o Google Agenda seja capaz de adicionar automaticamente qualquer convite que possa ser enviado. Isso fará com que os convites não fiquem mais disponíveis nas abas previamente organizadas, dando maior liberdade para os usuários escolherem e gerenciarem melhor seus convites

  1. No seu aplicativo de calendário na Web, clique no ícone de engrenagem no canto superior direito da página e selecione “Configurações”;
  2. Na lista de menus à esquerda, clique em “Configurações de eventos”;
  3. Procure a configuração que diz “Adicionar convites automaticamente”. Clique nela para obter um menu suspenso com três opções. Escolha o que diz: “Não, mostrar somente convites a que respondi”.
Impeça que o Google Agenda seja capaz de adicionar automaticamente qualquer convite que possa ser enviado
Impeça que o Google Agenda seja capaz de adicionar automaticamente qualquer convite que possa ser enviado

Interrompa o término de qualquer evento enviado

Em seguida, interrompa o processo do Google que adiciona, de maneira invasiva, os eventos ao calendário, na mesma aba de “Configurações”, clicando na engrenagem. Isso fará com que todos os eventos, spam ou não, sejam adicionados sem a autorização do usuário da conta.

  1. No menu à esquerda, clique em “Eventos do Gmail”.
  2. Desmarque a opção “Adicionar automaticamente eventos do Gmail à minha agenda”;
  3. Você receberá um aviso de que “Você não verá mais eventos adicionados automaticamente a partir do seu email. Os eventos adicionados anteriormente ao Gmail serão removidos.” Clique em OK.
Interrompa a adição de qualquer evento enviado no Gmail ao calendário
Interrompa a adição de qualquer evento enviado no Gmail ao calendário

Não mostrar os convites recusados

Por último, caso haja convites spam anteriores que já foram recusados e que continuam existindo na agenda, eles aparecem como itens riscados, é possível também fazer com que eles não sejam exibidos:

  1. Vá para “Opções de Visualização” no menu à esquerda;
  2. Verifique se a opção “Mostrar eventos recusados” está desmarcada.
Caso queira se livrar de convites antigos que já foram recusados, eles não irão aparecer novamente na agenda
Caso queira se livrar de convites antigos que já foram recusados, eles não irão aparecer novamente na agenda

Resolvendo o problema no smartphone

O procedimento no PC pode não afetar a maneira como os eventos são exibidos nos smartphones. Para garantir que eles sejam recusados aplicativo para celular, siga o passo a passo abaixo:

  1. Selecione as três linhas paralelas no canto superior esquerdo do Calendário para abrir o menu lateral;
  2. Role para baixo e selecione “Configurações”;
  3. Selecione “Geral”;
  4. Procure “Mostrar eventos recusados” e verifique se está desativado.
Para fazer com que as atualizações sejam feitas também no smartphone, basta seguir os passos nas opções
Para fazer com que as atualizações sejam feitas também no smartphone, basta seguir os passos nas opções

Seria muito mais conveniente se fosse garantido pelo Google que as configurações fossem desativadas para que seus usuários não ficassem expostos à eventos com vírus no calendário, spam e malwares indesejados nos calendários. Provavelmente a empresa pode incluir esses fatores para as futuras atualizações.

Em nota de resposta a esta matéria, o Google se pronunciou sobre o assunto. Abaixo, segue o pronunciamento na íntegra:

“Estamos profundamente comprometidos em proteger nossos usuários contra spam em nossos serviços. Os usuários do Calendário podem denunciar spam e impedir que eventos sejam adicionados automaticamente à sua grade de calendários. Embora tenhamos feito um grande progresso, às vezes o spam passa, por isso, estamos investindo em novas maneiras para os usuários identificarem e bloquearem spammers e esperamos que essas alterações sejam implementadas nos próximos meses”.

Comunicado oficial do Google

Você também já se deparou com o mesmo problema com eventos spam em seu Google Agenda? Deixe nos comentários sua experiência e se conseguiu resolver o problema.

Fonte: The Verge, Mashable, Wired

6 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

Deixe um comentário: