Andromeda pode ser a nova alternativa ao Windows Phone

Andromeda pode ser a nova alternativa ao Windows Phone
A separação do núcleo de desenvolvimento do Windows 10 do Windows 10 Mobile pode indicar que um novo sistema operacional pode estar sendo desenvolvido pela empresa
Anúncio
Andromeda pode ser a nova alternativa ao Windows Phone
Andromeda pode ser a nova alternativa ao Windows Phone
Novo híbrido em desenvolvimento pela Microsoft pode ser alternativa ao Windows Phone

O Windows 10 Mobile ainda existe, mas não da forma como os fãs da Microsoft esperavam. O sistema ainda está presente em alguns smartphones por algum tempo, mas seu núcleo de desenvolvimento foi interrompido pela empresa e não deve ser mais retomado. É aí que entra o Andrômeda, a nova esperança para os órfãs do Windows 10.

Segundo o site Windows Central, a o atual sistema operacional foi descontinuado com a chegada da atualização Redstone 2. Apesar disso, continuará recebendo atualizações de segurança e correções de bugs por mais algum tempo.

A Microsoft anunciou a separação do núcleo de desenvolvimento do Windows 10 e da versão mobile. A plataforma para PCs continuará, enquanto o núcleo para smartphones não. É esperado que no próximo ano a Microsoft lance novos aparelhos rodando com um SO diferente, inspirado no Windows, mas que hoje atende pelo nome de Andrômeda.

E o que é o Andrômeda?

O sistema Andrômeda, como é chamado internamente pela Microsoft, será um sistema operacional modular baseado no Windows. O objetivo é desacoplar partes importantes do sistema principal e fazer com que elas rodem em vários tipos de dispositivos. A ideia de continuidade entre plataformas da Microsoft pode, finalmente, ganhar novos horizontes.

O nome do produto que será apresentado pela empresa deverá ser diferente, pois Andrômeda já esteve associado ao Android. Os rumores surgiram indicando que o Google estava desenvolvendo uma plataforma híbrida entre o Android e o Chrome OS. Porém, recentemente, o Google apresentou ao mundo o Fuchsia, que assumirá um papel semelhante ao projeto que estava em desenvolvimento. Já a Microsoft tem um objetivo bem claro e diferente com a versão própria do Andrômeda.

Andromeda pode ser a nova alternativa ao Windows Phone

Mais uma oportunidade para a Microsoft

Atualmente, o Windows 10 Mobile tem uma participação bem pequena no mercado, em 2016 estava em menos de 1% dos smartphones. Os dispositivos Lumia devem continuar recebendo novos updates até 2018 porém mudanças no código-fonte, fazendo com que o Windows 10 Mobile desapareça rapidamente. Mas, provavelmente, os atuais usuários não colocarão as mãos no futuro sistema, até porque existem poucos modelos com a plataforma no mercado e sem previsão de novos lançamentos pela própria empresa ou pelas fabricantes.

Se a Microsoft fizer um bom trabalho e levar o projeto a sério, o recomeço com o tal Andrômeda será bastante empolgante. O mercado ainda está aberto para novidades relacionadas a sistemas operacionais que funcionem além dos smartphones e que sejam híbridos. O Windows 10 bem que tentou suprir esta necessidade, mas ficou claro que se tornou uma decepção.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

2 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter