Review: Samsung QLED TV Q7FN 4K/UHD

No review de hoje, destrinchamos a Samsung QLED TV Q7FN de 55" e contamos se o novo Modo Ambiente vale a pena

Samsung QLED TV Q7FN de 55″ é uma Smart TV 4K voltada para o consumidor que busca uma experiência premium. Neste review você entenderá quais são as principais vantagens e desvantagens dela. Confira:

Pontos positivos:

  • O painel QLED de pontos quânticos da Samsung oferece imagens estonteantes;
  • Design ultrafino e livre de fios;
  • Modo Ambiente que deixa a sala mais linda e traz maior utilidade para a TV;
  • Configuração realizada com facilidade;
  • Conexão fácil: reconhece home theaters e outros aparelhos ao conectar com o cabo HDMI.

Pontos negativos:

  • Controle remoto decepcionante para uma Smart TV deste porte;
  • Conexão com receiver de outras marcas não é tão simples quanto o marketing da Samsung dá a entender.

Design

Review: Samsung QLED TV Q7FN de 55" 4K
Em destaque: bordas minimalistas e base cilíndrica prata

Extremamente fina e elegante, a Samsung QLED TV Q7FN apresenta design compatível com sua faixa de preço. Aqui, vemos uma tela quase ausente de bordas nos quatro lados e, além disso, uma base em formato cilíndrico na cor prata, que causa uma boa primeira impressão para qualquer um.

Outro ponto bastante positivo na escolha de design da Q7FN é a utilização do sistema de Única Conexão (One Connect, no original) da Samsung. Se trata de um fino e transparente cabo que une fornecimento de energia e conectividade em um só lugar. Em outras palavras, entre a central – que recebe todas as conexões – e a Smart TV, não se vê aquele amontoado de cabos (basta um único fio de fibra óptica).

Review: Samsung QLED TV Q7FN de 55" 4K
Todos os cabos vão no hub do One Connect

Quando o assunto é conectividade, a Samsung QLED TV Q7FN novamente entrega mais que o essencial: são quatro entradas HDMI; três entradas USB; uma entrada componente; uma entrada de áudio e vídeo (composto); uma saída de áudio digital (óptica); uma entrada LAN e uma entrada de RF (antena).

Como a Samsung QLED TV Q7FN foi projetada com o Modo Ambiente em mente (sobre o qual você lê em um tópico dedicado logo abaixo), ela também possui algumas opções de suporte que buscam aproveitar esta ideia.

A exemplo, temos o suporte No-Gap, que permite instalar a TV na parede sem oferecer muito espaço entre o corpo dela e a estrutura, permitindo que a Q7FN se “misture” com a parede. No entanto, este e outros suportes são vendidos separadamente.

Imagem

Review: Samsung QLED TV Q7FN de 55" 4K
Painel QLED entrega resultados impressionantes

Por se tratar de uma Smart TV de resolução 4K ou UHD (3840 x 2160 pixels), é natural que as imagens proporcionadas por ela sejam de altíssima qualidade. Entretanto, como se não bastasse este detalhe, a Samsung QLED TV Q7FN possui, também, um painel QLED.

Além de ser praticamente imune ao efeito burn-in e oferecer 10 anos de garantia contra este tipo de defeito, o painel QLED de 55 polegadas deste modelo garante altíssimos níveis de contraste e brilho (com e sem HDR); impressionante gama de cores após calibragem; e, inclusive, um bom upscalling quando você visualizar conteúdos em resoluções abaixo do 4K.

Review: Samsung QLED TV Q7FN de 55" 4K
TV QLED da Samsung oferece 100% do volume de cor

Ah, e, os gamers de plantão podem comemorar, já que o input lag – tempo que os comandos dados pelo jogador levam até aparecer na tela – da Samsung QLED TV Q7FN é baixíssimo. No entanto, fica aqui o lembrete: fora do “Modo Game” oferecido pela TV, o input lag sobe de 10 ~ 20 ms para aproximadamente 70 ms. Então, certifique-se de ativá-lo antes de começar a jogatina.

Áudio

Review: Samsung QLED TV Q7FN de 55" 4K
O design ultra slim tem seu preço

Como de praxe, o sistema de som integrado da Samsung QLED TV Q7FN não se compara a um home theater, mas impressiona muito. Com 40 W, eles oferecem um nível de volume moderado e até claridade para os diálogos das cenas e pode ser suficiente para pequenos ambientes.

Mas, claro, o uso de sistemas de som externos como home theaters ou soundbars é bastante recomendado. Afinal, estamos buscando a melhor experiência possível, não?

Sistema operacional e extras

Review: Samsung QLED TV Q7FN de 55" 4K

Para quem não está muito familiarizado, o sistema operacional utilizado pela Samsung em suas Smart TVs é o Tizen. Maduro e atualizado, o SO garante facilidade na hora de encontrar aplicativos e fluidez na hora de trocar entre eles.

Porém, apesar de possuir uma boa seleção de apps pré-instalados de fábrica, é preciso dizer que nem todo aplicativo vai estar na loja da Samsung. Não se trata de um caso extremo, mas, as lojas do Android TV e do WebOS possuem mais opções.

Ainda assim, clássicos de quem já vive conectado, como a Netflix, Globo Play, Globosat Play, YouTube, Spotify, Plex (um favorito nosso) e, pasme, um futuro suporte para a iTunes Store da Apple, fazem parte do pacote. Dá até para ativar sua conta Steam (Uma loja de games multiplataforma) e fazer streaming de jogos do seu computador do quarto para a QLED da Sala! (Samsung, devolve essa TV maravilhosa, que a gente quer continuar jogando nela).

Review: Samsung QLED TV Q7FN de 55" 4K
Você talvez tropece em algumas pedras no caminho

Mas, nem tudo são flores. Nos testes, quisemos forçar e testar até onde a praticidade do Samsung Tizen iria. Afinal, a empresa sul-coreana sempre reforça a capacidade da Smart TV em detectar seus aparelhos de som, consoles de videogame e outros tipos de dispositivos conectados através do HDMI.

Durante um teste em específico com um receiver da LG, a situação passou um pouco longe do ideal, já que foi necessária toda uma reconfiguração para que ele pudesse ser reconhecido. Sendo assim, a integração promovida pela Samsung deve ser mais levada a sério dentro do próprio ecossistema da empresa.

Review: Samsung QLED TV Q7FN de 55" 4K
Controle remoto é simples demais

Outro ponto negativo encontrado na Smart TV é o controle remoto que a acompanha. Seguindo a linha “menos é mais”, o controle, que possui design agradável, acaba oferecendo pouquíssimos recursos em formato de teclas. Diferentemente dos controles da LG C8 e da TCL C2US, por exemplo, não temos botões dedicados para serviços de streaming como a Netflix.

Modo Ambiente

Review: Samsung QLED TV Q7FN de 55" 4K
TV QLED some em meio à sala

Disponível nas TVs QLED lançadas pela Samsung em 2018, o Modo Ambiente é um novo recurso que integra a Samsung QLED TV Q7FN.

Como visto nesta campanha, o Modo Ambiente foi criado para trazer utilidade a uma Smart TV em standby – ou seja, desligada. Isto porque, ao invés de exibir a clássica tela preta, a TV QLED da Samsung consegue fazer parte da decoração do ambiente no qual está instalada.

Review: Samsung QLED TV Q7FN de 55" 4K
Chega de telas pretas

Explicando melhor: com o Modo Ambiente, a Samsung QLED TV Q7FN imita a parede na qual está acoplada e, consequentemente, age como se fizesse parte do ambiente. E o recurso funciona muito bem, na verdade, já que tudo o que o usuário precisa fazer é usar seu smartphone para fazer uma espécie de calibragem com a câmera.

Seja lá qual for o tipo de azulejo ou pintura que você tenha aí em sua casa, a TV QLED da Samsung consegue se adaptar direitinho e até mesmo exibir informações úteis como: data, hora e clima. Este tipo de detalhe é bem-vindo numa festa, não acha?

Especificações técnicas da Samsung QLED TV Q7FN

Abaixo, você confere os principais detalhes técnicos da Samsung QLED TV Q7FN de 55″:

TelaPainel QLED de 55″ com resolução 4K (3840 x 2160 pixels) e frequência de 120 Hz
Suporte a HDRHDR1500 com HDR10+
ProcessadorQ Engine
Alto-falantes40 W (4.1 canais)
Wi-FiIntegrado
Conectividade                                 4x HDMI / 3x USB / 1x LAN (RJ45) / 1x Saída P2 (Fones de ouvido) / 1x Saída óptica para áudio digital / 1x Entrada de RF / Entradas para áudio e vídeo compostos
One ConnectSim
Modo AmbienteSim
Dimensões (com suporte)1227.2 (Largura) x 784.9 (Altura) x 284.3 (Profundidade) 
mm
Consumo máximo170 W

Conclusão

Review: Samsung QLED TV Q7FN de 55" 4K
Vale a pena?

Disponível por a partir de R$ 6.649,05 no Brasil, a Samsung QLED TV Q7FN de 2018 está certamente em um outro patamar de qualidade, aquele somente atingido pelos melhores e mais exclusivos modelos do mercado. Seu preço é justificado pelo painel QLED, que exibe imagens estonteantes sem sofrer burn-in, pelo design premium livre de cabos e, principalmente, pelo Modo Ambiente, uma novidade exclusiva da marca. No entanto, os audiófilos de plantão devem investir em um sistema de som auxiliar, caso levem uma dessas para casa.

Leia também

Samsung QLED TV Q7FN
  • Design - 10/10
    10/10
  • Imagem - 9.5/10
    9.5/10
  • Áudio - 8.5/10
    8.5/10
  • Sistema operacional - 9/10
    9/10
  • Recursos - 9.5/10
    9.5/10
9.3/10

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta