Qual é o melhor sistema de Smart TVs em 2018: Android TV, webOS ou Tizen?

sg feature suhd js9500 ua88js9500kxxs 59474359 - Qual é o melhor sistema de Smart TVs em 2018: Android TV, webOS ou Tizen?
Neste comparativo iremos observar e destacar as principais características dos três sistemas operacionais de Smart TVs mais utilizados.

Com tantas opções de Smart TVs no mercado, é natural que se sinta confuso(a) na hora de escolher em qual sistema operacional você irá passar mais tempo. E é por isso que hoje iremos  analisar os pontos positivos e negativos de cada SO encontrado hoje em dia.

Essa área é dominada por três sistemas: Android TV, presente em Smart TVs de marcas como Sony e Philips; webOS, que é exclusividade da LG e, por fim, o Tizen, exclusivo da Samsung. Dito isto, vamos lá:

Android TV

WexgtiYHXArHvia9NaBVED - Qual é o melhor sistema de Smart TVs em 2018: Android TV, webOS ou Tizen?
Organização de ícones que você já conhece.

Presente em uma grande parcela das Smart TVs do mercado, o Android TV é ideal para a maioria das marcas por carregar toda a maturidade do sistema Google. Dentre as suas principais características, está a presença do Chromecast embutido – quando o hardware do televisor permite.

Ou seja, é possível espelhar o conteúdo do seu smartphone para a Smart TV em poucos segundos. Outra vantagem trazida pelo Android TV é sua vasta lista de aplicativos disponíveis. Afinal, o robozinho está aí a muito tempo.

No entanto, é essa generalização que faz do Android TV menos eficiente em modelos de TV de baixo custo. Ainda assim, o Google continua trabalhando em atualizações como esta:

Android TV Android Oreo Final AH 15 - Qual é o melhor sistema de Smart TVs em 2018: Android TV, webOS ou Tizen?
Android TV em sua versão Oreo.

Totalmente integrado com o Google Assistente, o sistema operacional está mais fácil de utilizar. Ainda mais se considerarmos a nova organização da tela inicial, que mostra o que há de mais interessante para você – e até mesmo programas ao vivo.

Mas é claro: nem toda Smart TV com Android TV disponível no mercado brasileiro possuirá acesso a essa atualização. E este é mais um ponto negativo do SO.

webOS

screenshot 20180614 170819 - Qual é o melhor sistema de Smart TVs em 2018: Android TV, webOS ou Tizen?
É possível personalizar o menu do webOS.

Considerado por muitos um dos melhores sistemas operacionais, o webOS da LG funciona muito bem. Seu menu intuitivo, com tons de cor agradáveis para a maioria dos usuários, chama a atenção por apresentar transições suaves.

Além disso, a LG garante que todas as suas Smart TVs, incluindo as de entrada, possuam a mesma experiência de uso que as mais caras. Dessa forma, o webOS 3.5 roda de maneira excepcional tanto em modelos de 28″ quanto os de tamanhos e resoluções maiores.

Outro ponto positivo é a presença do controle remoto Smart Magic, que possibilita uma forma totalmente diferente de usar a sua Smart TV. Isto porque ele te permite usar um cursor de mouse para auxiliar na navegação.

screenshot 20180614 170714 - Qual é o melhor sistema de Smart TVs em 2018: Android TV, webOS ou Tizen?
Smart Magic é uma mão na roda.

Porém, o mesmo aspecto que faz o sistema operacional brilhar, também o traz problema. Já que ele é da LG, seus televisores ficam reféns da vontade da empresa. Assim sendo, atualizações acabam demorando bastante a acontecer.

E isso também afeta a quantidade de apps disponíveis na loja. Embora os principais estejam lá, ainda se trata de um número inferior ao encontrado no Android TV, por exemplo.

Tizen

screenshot 20180614 180424 - Qual é o melhor sistema de Smart TVs em 2018: Android TV, webOS ou Tizen?
Interface limpa e útil.

Por fim, temos o sistema da Samsung, que apresentou ótimo amadurecimento no decorrer dos anos. Um dos seus principais pontos positivos é o fato de estar presente em todas as Smart TVs da empresa sul-coreana.

Também temos por aqui o GameFly, plataforma de streaming de jogos do Tizen. Apesar de não poder ser aproveitada por qualquer brasileiro – por demandar uma conexão de internet acima da média – a plataforma é uma ótima solução para os gamers de plantão.

Ah, e caso esteja assistindo e queira navegar por todo o menu, você não precisa necessariamente sair de uma tela e ir em direção a outra. Basta acessar uma barra translúcida (e discreta) e navegar enquanto não perde sua programação – o que também é possível de se realizar no webOS da LG.

screenshot 20180614 180520 - Qual é o melhor sistema de Smart TVs em 2018: Android TV, webOS ou Tizen?
Tizen traz praticidade na reprodução de mídias.

Aqui, é possível ainda executar comandos de voz através do controle, assim como no Android TV. Apesar de não ser algo surpreendente, acaba sendo essencial para o futuro da sua casa inteligente.

Entretanto, assim como o webOS, o Tizen acaba sofrendo nas mãos de apenas uma fabricante. Este aspecto por si só traz pontos positivos e negativos que você já conhece. E, diferentemente dos modelos da LG, a experiência de uso das Smart TVs menores da Samsung pode ser bastante diferente da encontrada nas mais robustas da marca.

Veredito

No fim das contas, todos os três sistemas operacionais oferecem experiência de uso adequada. No entanto, o webOS se destaca pela maior uniformidade entre os televisores da LG. Enquanto isso, o Tizen brilha nos mais robustos da Samsung, oferecendo aos gamers que não possuem console a chance de jogar.

Quanto ao Android TV, é possível dizer que é um sistema para todos, já que pouca gente não é familiarizada com o robô do Google. Porém, a dica aqui é procurar modelos de Smart TVs mais atualizados para aproveitar os novos recursos trazidos.

Leia também

Como escolher uma Smart TV

sg feature suhd js9500 ua88js9500kxxs 59474359 - Qual é o melhor sistema de Smart TVs em 2018: Android TV, webOS ou Tizen?

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via