Por dentro do Snapdragon 865: todas as especificações e novidades

image 5
Com foco em 5G, inteligência artificial e games, o novo Snapdragon 865 é o processador mobile mais rápido do mundo; confira todos os detalhes
Anúncio
Por dentro do Snapdragon 865: todas as especificações e novidades

Nesta quarta-feira (04), aconteceu o segundo dia do Snapdragon Tech Summit 2019, da Qualcomm. Após anunciar oficialmente três novos chipsets da linha Snapdragon para 2020, a empresa compartilhou mais detalhes e tecnologias do modelo Snapdragon 865 – o mais potente que estará em smartphones topos de linha no próximo ano.

A Qualcomm abriu o evento contando um pouco do trabalho feito até chegar no poderoso Snapdragon 865. A empresa levou cerca de três anos no desenvolvimento do processador e, assim, conseguir atender às demandas que são exigidas por empresas e consumidores. 

O Snapdragon 865 é agora o topo de linha da Qualcomm
O Snapdragon 865 é agora o topo de linha da Qualcomm

O novo Snapdragon 865 chega para ser o mais rápido e eficiente – em tudo. Para se ter uma ideia, ele consegue realizar até 15 trilhões de tarefas por segundo, tudo graças ao novo acelerador de tensores Qualcomm Hexagon. Esse número é 5x maior do que era possível há três anos e o dobro da tarefas que o Snapdragon 855 consegue realizar. 

Processo que levou ao desenvolvimento do Snapdragon 865
Processo que levou ao desenvolvimento do Snapdragon 865

O Snapdragon 865 teve como principais pilares: as experiências em inteligência artificial (AI), realidade aumentada (AR), mobile gaming (“Jogo para celular”, em tradução livre), além de áudio de alta fidelidade, segurança e o 5G. Portanto, smartphones topos de linha lançados em 2020 já poderão contar com o chipset que suporta a quinta geração de internet móvel. 

“Temos diversos objetivos na criação do Snapdragon 865, entre eles, a excelência em gravação de vídeo em altas resoluções”, afirma Christopher Patrick, vice-presidente de Engenharia da Qualcomm. Ele explica que as especificações do novo processador foram pensadas para suportar a gravação de vídeo em 8K e registro de fotografias com sensores de até 200 megapixels.

O Snapdragon 865 também é o primeiro processador a suportar integração total Dual SIM. Isso significa que os smartphones equipados com ele poderão dispensar os cartões de operadora e ainda garantir a segurança na ativação de duas linhas. 

Processamento mais potente

Ao todo, ele é baseado em oito núcleos divididos em três grupos: principal, performance e eficiência. O núcleo principal, chamado de “Prime”, é um ARM Cortex-A77 rodando a 2.85GHz e emparelhamento com cache de memória L2 de 512kb, que propicia desempenho máximo. Além disso, outros três núcleos Cortex-A77 com frequência de 2.5GHz completam as partes de desempenho.

Lançado este ano, o Cortex-A77 é a CPU mais poderosa do mundo e o Snapdragon 865 é o primeiro chipset equipado com ela, fornecendo energia suficiente para mobile gaming mais exigentes e outros aplicativos. Para se ter uma ideia, o processador Kirin 990, da Huawei, que equipa os novos Mate 30 e Mate 30 Pro, são compostos por CPUs Cortex-A76.

Os últimos quatro núcleos são ARM Cortex-A55 rodando a 1.8GHz e 128kb de cache L2, com foco em eficiência energética. De acordo com a Qualcomm, a nova versão promete um aumento de desempenho e eficiência de até 25% em relação ao Snapdragon 855.

Na parte gráfica, a Qualcomm equipou o Snapdragon 865 com uma GPU Adreno 650, que deve resultar em um aumento de até 25% em comparação com o Adreno 640. Segundo a empresa, os smartphones equipados com o processador irão rodar jogos “com qualidade de desktops”.

Snapdragon Elite Gaming

Selo Snapdragon Elite Gaming estará em aparelhos equipados com o Snapdragon 865
Selo Snapdragon Elite Gaming estará em aparelhos equipados com o Snapdragon 865

A Qualcomm ainda ressalta o incentivo em desenvolver aparelhos com o selo Snapdragon Elite Gaming. Trata-se de uma identificação que garante que o dispositivo esteja otimizado para jogos. Ele estará presente tanto no Snapdragon 865 como no Snapdragon 765 e 765G.

Ainda na área de games, a Qualcomm falou sobre o Game Smoother, uma tecnologia que entrega uma taxa de quadros ininterrupto independente de atualizações na tela. Vale ressaltar que o Snapdragon 865 tem respostas rápidas, principalmente em jogos, reduzindo significativamente a latência para apenas 5ms. Uma conexão considerada boa para jogar online está na casa dos 20ms a 30ms, por exemplo.

O Desktop Forward Rendering é outro destaque em games e traz realismo extremo. Pela primeira vez, o processador terá atualização de drivers da placa gráfica. O usuário de Android poderá ir até a Google Store e atualizar o driver, como se fosse em um computador.

O próprio Google, durante Google I/O 2019, demonstrou interesse em “dar autonomia” ao usuário para fazer tais atualizações, deixando o Android mais modular e menos dependentes de atualizações do sistema operacional.

Novo modem X55 5G

O desenvolvimento do Snapdragon 865 teve a conectividade 5G como um dos pilares principais
O desenvolvimento do Snapdragon 865 teve a conectividade 5G como um dos pilares principais

O Snapdragon 865 é a “plataforma 5G mais avançada do mundo”, segundo a Qualcomm. Grande parte dessa conquista se dá pelo modem dedicado Snapdragon X55 5G, diferente do X52 5G, presente nos Snapdragon 765 e 765G, que é integrado. Por não ser integrado, o modem perde em facilidade para economizar energia em relação ao X52 5G, mas consegue lidar com uma quantidade maior de bandas, incluindo 3G, 4G e todas as variantes do 5G.

O X55 5G alcança velocidades multi-gigabit de até 7,5 Gbps, tem capacidade para suportar todas as principais regiões e faixas de frequência do 5G mmWave e sub-6, TDD e FDD aos modos SA e NSA. O suporte 5G NR, LTE ainda inclui: WCDMA, CBRS, TD-SCDMA , HSPA e CDMA. Tecnologias como Qualcomm 5G PowerSave, Qualcomm Smart Transmit, Qualcomm Wideband Envelope Tracking e QualcommSignal Boost ajudam a oferecer estes recursos do 5G da melhor forma possível, segundo a Qualcomm.

O topo de linha da série Snapdragon 800 também é compatível com o padrão Wi-Fi 6 e Bluetooth 5.0, que possibilita conexões mais rápidas com roteadores compatíveis – oferecendo, assim, números maiores de download e upload, além de menos latência. Ainda, um maior fluxo de dados favorece outro ponto importante no Snapdragon 865: a inteligência artificial.

Inteligência Artificial 

Inteligência Artificial e outras tecnologias se destacam no novo Snapdragon 865
Inteligência Artificial e outras tecnologias se destacam no novo Snapdragon 865

Já vimos que a nova geração do Snapdragon trabalha com muitas tecnologias. A partir dos sensores do smartphone funcionando em baixa potência e junto de tecnologias de inteligência artificial do processador, o resultado prático é que funções que anteriormente eram atrapalhadas pela demora no “carregamento”, agora funcionam de forma ágil e, consequentemente, instantânea. 

Por exemplo, ficará mais fácil fazer a detecção automática de músicas, transcrição e tradução de fala em tempo real e classificação contextual de imagens captadas pelas câmeras, etc.

A Qualcomm desenvolveu uma tecnologia capaz de comprimir dados de atividade de AI, fazendo com que as atividades que antes dependiam de potentes servidores em nuvem agora possam ser realizadas pelo próprio aparelho. Além de aumentar a velocidade da realização das tarefas, esse recurso garante mais segurança dos dados, uma vez que eles não saem do dispositivo. 

A tecnologia Qualcomm Sensing Hub aprimora a experiência com assistentes virtuais, como o Google Assistente
A tecnologia Qualcomm Sensing Hub aprimora a experiência com assistentes virtuais, como o Google Assistente

Com a tecnologia Qualcomm Sensing Hub, através de inteligência artificial, será capaz de detectar a voz do usuário com muita precisão. O recurso será utilizado com assistentes virtuais, como Google Assistente, e gastará bem menos energia.

O futuro da fotografia móvel

Qualcomm fala sobre o futuro da fotografia mobile
Qualcomm fala sobre o futuro da fotografia mobile

Durante a apresentação do Snapdragon 865, a Qualcomm abordou a questão da fotografia nos aparelhos. Não à toa, o Snapdragon 865 traz importantes recursos e inteligência para os amantes da arte. 

Ele conta com o processador de imagens Spectra 480, que trabalha com velocidades de até 2 gigapixels por segundo. quatro vezes mais pixels por clique do que o seu antecessor.

Na prática, a Qualcomm explica que o novo ISP consegue remover o ruído das imagens (pontos que aparecem na imagem reduzindo a qualidade da foto). A ideia é compreender e tratar esses “erros”, reduzindo o ruído sem acabar com os detalhes e com o contraste dos seus registros. 

Sensores de até 200 megapixels já estarão disponíveis em 2020, diz a Qualcomm
Sensores de até 200 megapixels já estarão disponíveis em 2020, diz a Qualcomm

Graças ao novo processador de imagens, o Snapdragon 865 oferecerá suporte a sensores de 200 MP, além de permitir fazer gravações em 8K a 30 quadros por segundo ou em 4K a 120 fps, que pode ser usado para efeitos de câmera lenta. E por falar em câmera lenta, uma das melhorias mais significativas nas câmeras é a possibilidade de fazer gravações em HD (720p) com 960 fps e sem limite de tempo. Ou seja, você terá uma maior possibilidade de edição.

Em números, a Qualcomm compartilha: a textura de imagens ficará 18% melhor; 16% a menos de energia gasta para produção de vídeos e processamento de pixels para redução de ruído melhora em 40%. 

Ainda na fotografia, o Snapdragon 865 suportará arquivos HEIF (High Efficiency Image File Format). Esse tipo de arquivo promete substituir o .JPEG, garantindo a qualidade das imagens em um tamanho menor. O HEIF também permitirá salvar os dados EXIF (informações sobre localização e dados da câmera que são salvos a cada registro fotográfico).

Formato High Efficiency Image File Format estará no Snapdragon 865 para garantir mais qualidade de imagem em tamanho menor
Formato High Efficiency Image File Format estará no Snapdragon 865 para garantir mais qualidade de imagem em tamanho menor

Com o Semantic segmentation (ou “Segmentação”, em português), o usuário terá a possibilidade de melhorar a qualidade de imagens produzidas usando inteligência artificial. A tecnologia irá reconhecer os objetos da foto (como fundo, pele, cabelo, tecido, plantas) e, partir daí, aplicar a melhor solução para preservar os detalhes e corrigir possíveis erros. 

Parceria Dolby e Qualcomm

Agora é possível criar conteúdos com o padrão Dolby Vision diretamente no smartphone ou tablet
Agora é possível criar conteúdos com o padrão Dolby Vision diretamente no smartphone ou tablet

Outro recurso abordado durante o Snapdragon Tech Summit 2019 é em relação ao HDR (High dynamic range). A quarta geração de captura de vídeos em HDR já suporta o padrão Dolby Vision for Video Capture. 

A Qualcomm e a Dolby anunciaram que agora é possível a criação de conteúdos com o padrão Dolby Vision para dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Portanto, fica viável a gravação de vídeos em 4K a 120FPS. 

Segurança 

Durante o segundo dia do snapdragon Tech Summit 2019, a Qualcomm anunciou uma parceria com o Google
Durante o segundo dia do snapdragon Tech Summit 2019, a Qualcomm anunciou uma parceria com o Google

A Qualcomm aproveitou o evento para, junto com o Google, reforçar a segurança do sistema Android.  O Snapdragon 865 será o primeiro processador a permitir que os documentos pessoais sejam enviados para o dispositivo com total segurança, a partir do Android R (ou Android 11 se manter a atual nomenclatura). 

3D Sonic Max

Novo 3D Max Sensor

O chip ainda oferece suporte ao novo sistema 3D Sonic Max de leitura ultrassônica de impressões digitais por meio de sensores localizados abaixo do vidro da tela.

A área do sensor terá uma cobertura de leitura 17 vezes maior do que o 3D Sonic, que permite o fazer a leitura em mais lugares da tela, mas também permite fazer a leitura ou de um dedo inteiro ou de dois dedos simultâneos. As vantagens são várias, como por exemplo a utilização transações financeiras.

A nova geração do 3D Sonic também permite personalizar como você quer acessar certas partes do aparelho. Por exemplo, será possível usar um dedo para desbloquear o seu perfil pessoal, enquanto o outro desbloqueará a parte profissional.

Quando chegará ao mercado?

Durante o primeiro dia de Snapdragon Tech Summit 2019, Xiaomi, Oppo e Motorola anunciaram que equiparão as novidades da Qualcomm em seus smartphones a partir de 2020. Mas além destas três, confira outras empresas que também confirmaram a parceria:

  • Xiaomi;
  • Motorola;
  • Oppo;
  • Samsung;
  • Realme:
  • Vivo;
  • HMD Global (Nokia);
  • HTC;
  • OnePlus;
  • LG;
  • Nubia;
  • ZTE;
  • Blackshark;
  • Coolpad;
  • iQOO;
  • Meizu;
  • RedMagic;
  • Smartisan;
  • TCL.

O que achou de todo esse potencial do Snapdragon 865? Deixe nos comentários se você comprará o primeiro smartphone com o novo processador no Brasil!

Ficha técnica do Snapdragon 865

Configuração da CPU1x 2,84GHz (Cortex A77)
3x 2,4GHz (Cortex A77)
4x 1,8GHz (Cortex-A55)
GPUAdreno 650
DSPHexagon 698
Processo 7nm FinFET
Suporte da câmera Único de 200MP / único de 64MP com Zero Shutter Lag
Câmera dupla de 24MP
Híbrido AF, vídeo HDR. redução de ruído multi-frame
Captura de vídeo 8K a 30fps, 4K UHD a 120fps, 720p a 960fps
Reprodução de vídeo Decodificador de vídeo de 8K, 360 graus, 4K até 120fps, 10 bits, H.265 e VP9
A carregar Carga Rápida 4+
Carga Rápida AI
ModemSistema X55 5G e RF
7500 Mbps para baixo
3000 Mbps para cima

*O jornalista viajou para o Havaí à convite da Qualcomm.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter